Breve introdução. INTERNET A Internet é a rede das redes, um conglomerado de milhares de redes electrónicas conectadas criando um meio global de comunicação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução à Internet.
Advertisements

Módulo II – Domine a Internet Introdução a Informática DCC - UFMG.
HISTÓRIA DA INTERNET.
Prof. Luciel Henrique de Oliveira
Internet Introdução à Internet Navegação na WWW (Web)
Serviços na Internet: Caracterização e Acesso
Marketing Digital.
INTERNET HISTÓRIA.
DISCIPLINA: Introdução à Computação
Conceitos Básicos de Computação
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
INTERNET O que é ? História da Internet Internet no Brasil
Internet e Intranet A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo Protocolo de Internet que permite.
Oficina de Pesquisa na Rede
INTRODUÇÃO À INTERNET.
Internet Principais conceitos.
A grande rede mundial de computadores
Internet Conceitos elementares.
Comunicação na Internet e a sua utilização para o fortalecimento das comissões de saúde e segurança no trabalho.
INFORMÁTICA BÁSICA EXTRANET INTERNET
INTERNET.
Colégio Cruzeiro do Sul Informática Básica Profª.Michele
História da Internet 1º A Internet foi idealizada na década de 60 nos Estados Unidos. O objectivo inicial, era o enorme potencial de partilha de informações.
Internet é definida como diversas redes de computadores conectadas umas as outras. É considerada, uma rede de redes, formada por redes universitárias,
Compreender a Internet
Aula 9 - Camada de aplicação
Histórico e conceitos básicos.
Prof. Luís Sérgio Carvalho. Attachment - Enviar um attachment significa anexar um arquivo a uma mensagem eletrônica e enviá-lo a alguém. Antivírus - Programa.
INTERNET. Apresentado por: Rita Campante e Juliana Alves, 9º F Alguns aspetos gerais sobre redes de computadores e Internet.
Escola Básica nº 2 de Rio Tinto
O que é a Internet? É uma rede mundial de computadores ligados entre si através de linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação privadas, satélites.
Serviços básicos da Internet
Redes de computadores Interligação de máquinas diferentes, através de conexões físicas (cabos metálicos, fibras óticas)
Escola Secundaria Sebastião da Gama
Tecnologias Informáticas-11º M. L. Silva Pinto/Paulo Malheiro Dias Apresentando as redes de computadores O que são, como funcionam e o que se pode e não.
Redes de comunicação A Internet e a Web
A linha do tempo da Internet
ICORI Instalação e configuração de computadores em redes locais e Internet Pedro Amaro –
INTERNET BÁSICA.
Tecnologias da Informação e Comunicação
O mundo ao alcance de um clique. INTERNET E REDES SOCIAIS.
Colégio Agrícola “José Bonifácio” Redes – Classificação de redes de computadores Prof. Carlos Eduardo Caraski.
(c)AB, WEB: filosofia e origens Grupo de utilizadores Internet Ambiente académico dominado por sistemas UNIX Conjunto de serviços básicos: correio.
INTERNET. Apresentado por: Rita Campante e Juliana Alves, 9º F Alguns aspetos gerais sobre redes de computadores e Internet.
Administração Eletrônica de Negócios ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS Apresentação 1 NEGÓCIOS NO AMBIENTE DIGITAL Capítulos 2 e 6 LIMEIRA,Tania.
Redes de computadores: Aplicações Prof. Dr. Amine BERQIA
O que é a I N T E R N E T ? Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul Secretaria Municipal de Educação - SMEd NTM – Cachoeira do Sul Prof. Nilzo Machado.
TCP/IP.
Trabalho realizado por: John Severino Nuno Fernandes Conceição Mimoso.
INTRODUÇÃO À INTERNET INTRODUÇÃO.
Alguns aspetos gerais sobre redes de computadores e Internet Internet Apresentado por Filipa Correia Nº2 e Cristiana Pinheiro Nº10.
Internet.
Linguagem de Apresentação e Estruturação de Conteúdos Professora: Fabrícia F. de Souza.
As Tecnologias no Ensino Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral Ano Lectivo 2005/2006 Escola Hélia Jacinto Rogério Rodrigues Victor Vieira.
Aula 4 Pesquisas na Internet ( , navegação em sites;
Introdução ao Web Design Prof° Ms. Claudio Benossi
INTERNET.
Introdução à plataforma Web (internet) e protocolos de comunicação
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Rúben Nóbrega | 2012 ESCOLA B+S PROF. DR. FRANCISCO DE FREITAS BRANCO, PORTO SANTO.
INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Rúben Nóbrega | 2012.
Internet A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo protocolo de comunicação TCP/IP que permite.
Curso Sobre Html. Objetivos: Definir as funcionalidades da Internet Compreender os Conceitos Básicos da Web descrevendo como disponibilizar documentos.
Evolução da Internet Introdução Internet Service Providers World Wide Web Protocolos Software para Internet A internet é uma rede de redes. A primeira.
Neste trabalho vou falar sobre como a internet foi evoluindo ao longo do tempo. Introdução Internet Service Providers World Wide Web (WWW) Protocolos Software.
Escola Técnica Machado de Assis Técnico em Informática PROGRAMAÇÃO INTERNET I.
A História da INTERNET.
INTERNET Serviços e protocolos Escola Luís de Camões.
Fábio Rodrigues STC 5 DR4-Contexto macroestrutural.
Transcrição da apresentação:

Breve introdução

INTERNET A Internet é a rede das redes, um conglomerado de milhares de redes electrónicas conectadas criando um meio global de comunicação. Essas redes variam de tamanho e natureza, bem como diferem as instituições que a mantêm e a tecnologia utilizada. As redes conectadas à Internet são como auto- estradas por onde circulam, em âmbito mundial, informações dos mais variados tipos, incluindo textos, figuras, sons e imagens.

História da Internet 1969 A Rede nasceu em 1969 como ARPAnet. Tratava-se de uma rede experimental militar capaz de suportar estragos parciais e garantir a compatibilidade entre máquinas diferentes. O objectivo era que cada computador conectado pudesse comunicar com qualquer outro que também estivesse na Rede: peer-to-peer (entre iguais).

1972 Surge o ; O símbolo "at" ou é escolhido para especificar endereços de pertencendo a outros sistemas.

1974 É desenvolvida a técnica TCP, permitindo que múltiplas redes se compreendam, criando a verdadeira internet O conceito TCP divide-se em TCP/IP e é adoptado formalmente a 1 de Janeiro de O DNS (Domain Name System) é proposto Criação de sufixos como ".com", ".gov" e ".edu".

1990 Tim Berners-Lee cria a WWW (World Wide Web) enquanto desenvolve maneiras de controlar computadores à distância no CERN (Centro Europeu para a Pesquisa Nuclear).

1993 Surge o Mosaic, o primeiro navegador (browser) a combinar gráficos e texto numa única página, abrindo a web para o mundo com um software fácil de usar Surge o primeiro navegador comercial, o Netscape.

Desenvolvida inicialmente para fins militares, nos EUA, possibilitava a troca de pacotes de dados entre as bases. No entanto, a Internet que conhecemos hoje só foi possível através do trabalho memorável de Tim Berners-Lee, um cientista do CERN, na Suíça. Denominada World Wide Web, a rede de computadores que Tim criou interligava sistemas de pesquisas científicas, académicas e de universidades. A WWW tornou o acesso à rede mundial prática e interactiva a partir de 1991, com a chegada da HTML e da HTTP. Originalmente o grosso do conteúdo da Internet era composto por texto mas actualmente é possível encontrar imagens, música, vídeos, jogos e todo o tipo de coisas. A Internet de hoje é essencial para boa parte das movimentações económicas mundiais. INTERNET resumo e conclusão

O que é preciso para aceder à internet ? Para aceder à Internet é necessário: equipamento próprio (PC; Modem) um fornecedor para ligar o computador à Internet (ISP); um programa para navegar (browser).

Que tipos de ligações é que existem ? O acesso à internet é fornecido de 4 formas: Linha telefónica ADSL Cabo Ligações sem fios

Linha telefónica Através da linha telefónica teremos que ter um modem no computador. Neste caso pagamos pelas chamadas que fizermos e pela sua duração. O telefone está ocupado durante o tempo que durar com a ligação.

ADSL O ADSL funciona igualmente por linha telefónica mas é preciso que a central telefónica esteja preparada para a mesma. Pode-se usar o telefone ao mesmo tempo. As ligações na maior parte dos casos são permanentes, pelo que podemos estar ligados permanentemente à internet sem pagar mais por isso. Existe habitualmente um limite de tráfego na ordem dos vários gigabytes, mas é um valor que só se atinge se descarregarmos programas grandes.

Cabo As ligações por Cabo e ADSL, são semelhantes, sendo as chamadas ligações de banda larga. Normalmente obriga a ter outros serviços do operador de cabo. Regra geral a velocidade com que se podem transferir ficheiros do computador para a Internet (chamado upload) é mais baixa que ao contrário (download). Na ligação por cabo, este é partilhado por vários utilizadores pelo que nalguns casos pode haver flutuações no nível de serviço.

Ligações sem fios No caso de ter um portátil com Wi-Fi podemos usar pontos de acesso em locais públicos para aceder à Internet. Em casa podemos instalar um router wireless e aceder à internet de qualquer ponto da sua casa. Pode ainda aceder à internet por satélite mas não existem muitos utilizadores desta modalidade.