Professora: Juliana Oliveira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PILHAS E BATERIAS Prof.: Luiz Felipe Schmitz de Souza.
Advertisements

REAÇÕES QUÍMICAS PRODUZINDO CORRENTE ELÉTRICA CORRENTE ELÉTRICA
ELETROQUÍMICA PILHA: É UM DISPOSITIVO EM QUE UMA REAÇÃO DE OXIDORREDUÇÃO ESPONTÂNEA GERA ENERGIA ELÉTRICA.
OXIRREDUÇÃO.
Reacções de Oxidação-Redução
ELETROQUÍMICA Luiz Alberto P da Costa.
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini UNICAMP-FEM-DPM
Eletroquímica (II).
Entende-se por ELETROQUÍMICA o ramo da Química que estuda so fenômenos químicos que envolvem transferência de elétrons. Quando um processo químico ocorre.
Entende-se por ELETROQUÍMICA o ramo da Química que estuda so fenômenos químicos que envolvem transferência de elétrons. Quando um processo químico ocorre.
Físico – Química II Equilíbrio na Eletroquímica
Corrosão.
Eletroquímica: Pilha.
O que você deve saber sobre PROCESSOS ELETROQUÍMICOS
CORROSÃO Faculdade de Tecnologia e Ciências Curso de Engenharia Civil
Eletroquímica Prof: Lourdes.
Eletroquímica É o estudo das reações químicas que produzem corrente elétrica por meio dos processos de oxidação e redução, como também o estudo das reações.
ELETRÓLISE Prof. DENIS.
ELETROQUÍMICA A eletroquímica estuda a corrente elétrica fornecida
ELETROQUÍMICA.
2° COL – SETOR B AULAS 8 e 9 PÁGINA 198
ELETROQUÍMICA PILHA ELETROQUÍMICA ELETRÓLISE
Princípios de Eletroquímica
ELETROQUÍMICA * Eletrólise *Pilhas.
ELETROQUÍMICA ELETRÓLISE
Química Tecnológica Materiais
REAÇÕES QUÍMICAS PRODUZINDO CORRENTE ELÉTRICA CORRENTE ELÉTRICA
ELETROQUÍMICA * Eletrólise *Pilhas.
Como funciona uma pilha?
ELETROQUÍMICA.
ELETROQUIMICA A eletroquímica é a parte da Química que estuda não só os fenômenos envolvidos na produção de corrente elétrica a partir da transferência.
REAÇÕES QUÍMICAS PRODUZINDO CORRENTE ELÉTRICA CORRENTE ELÉTRICA
Professora Giuliana Oehlmeyer
Eletroquímica e Corrosão
Eletroquímica.
CORUJÃO 2013 QUÍMICA Prof. Willian.
Eletroquímica É o estudo das reações químicas que produzem corrente elétrica por meio dos processos de oxidação e redução, como também o estudo das reações.
Eletroquímica: PILHAS Eletrólise
Química A – Prof Marcus Eletroquímica.
O que é corrosão Corrosão é a degradação espontânea, indesejada, de um material exposto a certo meio, por ação química (direta) ou eletroquímica (indireta).
Eletroquímica Definição: Células Galvânicas:
Prof. Alexandre D. Marquioreto
PROF. JOSÉ CARLOS QUÍMICA – 2º ANO
ELETROQUÍMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ PROF. ÉLCIO BARRAK
ELETROQUÍMICA Prof: Luiz Cláudio
Revisão - Pilhas.
Diego Ribeiro Mira Uilly Clif Mota
PILHAS Prof. Marcos/Betinha.
REAÇÕES DE OXI-REDUÇÃO
Electroquímica.
Universidade Federal de Itajubá – Eng. Mecânica
Capítulo 20 Eletroquímica UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ
Universidade Federal de Itajubá
Ana Clara: (EHD) Camila: (EAM) Prof.: Élcio
Helvercio Viturino Eletrônica 1 - Manhã
Professor Otavio Marino S. Neto 2014
Professor Otavio M. Neto
Corrosão Corrosão.
Abrange todos processo químicos que envolvem transferência de elétrons. Quando um processo químico ocorre, produzindo transferência de elétrons, é chamado.
PROFESSORA: Shaiala Aquino
2ª SÉRIE.
Equilíbrio e Volumetria de
Disciplina: MAF – 2130 Química aplicada às engenharias Prof. Dr. Julio Cesar Queiroz de Carvalho Pontifícia Universidade Católica.
A RISTIDES C IPRIANO A ULA 04 ELETROQUÍMICA A vida manda e você por instinto tem que obedecer, já que o que você não aprende em casa ou na escola, a vida.
Pilhas e Baterias uma oxidação útil
Química Geral Profa. Dra. Carla Dalmolin
Eletroquímica Química Geral Engenharia Mecânica
Eletroquímica: PILHAS Eletrólise
Eletroquímica Professor: Careca.
Transcrição da apresentação:

Professora: Juliana Oliveira Eletroquímica Professora: Juliana Oliveira

Eletroquímica O que é eletroquímica? È o estudo das reações químicas que produzem corrente elétrica ou são produzidas pela corrente elétrica. Oxidação: è a perda de elétrons Redução: è o ganho de elétrons Reação de Oxirredução: è quando há transferência de elétrons Número de Oxidação (Nox.): è a própria carga elétrica do íon, ou seja, o número de elétrons que o átomo perdeu ou ganhou.

A pilha de Daniell

A pilha de Daniell Zn + CuSO4 Cu + ZnSO4 Zn + Cu2+ Cu + Zn2+ Esta pilha baseia-se na seguinte reação: Zn + CuSO4 Cu + ZnSO4 ou, na forma iônica Zn ** + Cu2+ Cu + Zn2+ ELÉTRONS DANIELL percebeu que estes elétrons poderiam ser transferidos do Zn para os íons Cu2+ por um fio condutor externo e, este movimento produziria uma Corrente elétrica

A pilha de Daniell: Montagem e funcionamento

A pilha de Daniell: Montagem e funcionamento ELÉTRONS PONTE SALINA ÂNIONS CÁTIONS Zn Cu Cu2+ Zn2+ Cu2+ Zn2+ Cu2+ Zn2+ Zn2+ Cu2+

Nas soluções teremos a passagem dos íons, em excesso, de um lado para o outro através da ponte salina À medida que a reação vai ocorrendo poderemos fazer as seguintes observações O eletrodo de zinco vai se desgastando com o passar do tempo A solução de ZnSO4 vai ficando mais concentrada A solução de CuSO4 vai ficando mais diluída O eletrodo de cobre terá sua massa aumentada ELÉTRONS PONTE SALINA ÂNIONS CÁTIONS Zn Cu Zn2+ Zn2+ Zn2+ Cu2+ Zn2+ Cu2+ Zn2+ Zn2+ Cu2+ Zn2+ Zn2+ Cu2+

Pilha de Daniel Zn 2 e – + Zn2+ (semi-reação de oxidação) Cu Cu2+ + Neste processo teremos, simultaneamente, a ocorrência das seguintes reações: Zn 2 e – + Zn2+ (semi-reação de oxidação) Cu Cu2+ + 2 e – (semi-reação de redução) Cu2+ Zn + Zn2+ Cu (reação global)

Pilha de Daniel Convencionou-se representar a pilha de Daniell (e todas as demais pilhas), esquematicamente, da seguinte maneira: Veja que devem ser indicados os metais que formam os eletrodos, as soluções com as respectivas concentrações e a temperatura de funcionamento da pilha.

Exercício Co Co2+ Au3+ Au a) Quem sofre oxidação? Co b) Quem sofre redução? Au3+ Au c) Qual o eletrodo positivo ou cátodo? d) Qual o eletrodo negativo ou ânodo? Co Co e) Que eletrodo será gasto? f) Qual dos eletrodos terá a sua massa aumentada? Au

A Força eletromotriz (fem) das pilhas Quanto maior a quantidade de água, e maior for a altura da queda, maior será a energia liberada. A quantidade de elétrons através do circuito elétrico externo depende dos materiais que formam a pilha. Quantidade de água que cai corresponde a quantidade de eletricidade que passa por um fio. A altura da queda-d’água corresponde a diferença de potencial (ddp) ou força eletromotriz (fem) da pilha.

A Força eletromotriz (fem) das pilhas A natureza dos metais formadores da pilha: O anodo ‘empurra’ elétrons para o circuito externo. Enquanto o catodo ‘puxa’ elétrons do circuito externo. A fem da pilha Zn/Cu é maior que a fem da pilha Cu/Ag As concentrações das soluções empregadas Zn0(s) + CuSO4 (aq) ZnSO4 (aq) + Cu0 (s) A concentração Padrão de qualquer meia-célula é de 1 mol/L A temperatura da pilha Temperatura padrão de qualquer meia-célula é de 25°C

ELETRODO PADRÃO DE HIDROGÊNIO Para medir o potencial absoluto de um eletrodo metálico, foi necessário adotar um eletrodo padrão. O eletrodo escolhido foi denominado de eletrodo padrão de hidrogênio. Usa-se uma placa de platina esponjosa, que tem a propriedade de reter o gás hidrogênio, desse modo, forma-se uma película de H2 sobre a platina; A reação desse eletrodo é: H2 (g) + 2e- 2H+ (aq) Potencial do eletrodo (E0 ) é igual a Zero. Todos os metais serão confrontados com esse eletrodo padrão.

ELETRODO PADRÃO DE HIDROGÊNIO Para o Zinco, temos o valor no voltímetro de 0,76 V, que é denominado potencial de oxirredução do Zinco, indicado por E0 O zinco está funcionando como polo negativo (anodo) e o hidrogênio como polo positivo (catodo) O Hidrogênio tanto pode ceder elétrons como receber elétrons

Calculo da força eletromotriz (fem) das pilhas A fem (ΔE0) de uma pilha, em condições-padrão é a diferença entre o E0 do oxidante (catodo) e o E0 do redutor (anodo). Matematicamente, temos: ΔE0 = E0Oxidante - E0Redutor Exemplo: Cálculo da fem da pilha de Daniell em condições-padrão

Calculo da força eletromotriz (fem) das pilhas Exemplo 2 : Cálculo da fem da pilha Al0| Al3+|| Fe2+| Fe0 em condições padrão. Reação: 2Al0 + 3Fe2+ 2Al3+ + 3Fe0 Exercício Em uma pilha Ni0 |Ni2+ || Ag+ | Ag0 , os metais estão mergulhados em soluções aquosas 1,0 M de seus respectivos sulfatos, a 25°C. determine: a) A equação global da pilha b) O sentido do fluxo de elétrons; C) O valor da força eletromotriz (fem) da pilha.

ESPONTANEIDADE DAS REAÇÕES DE OXIRREDUÇÃO ΔE0 Positivo: Reação espontânea; ΔE0 Negativo: Reação não espontânea; Todo elemento ou substância que está mais acima na tabela age como redutor dos que estão mais abaixo e portanto sofre oxidação. Exemplo: Zn0 + Fe2+ Zn2+ + Fe0 Um metal (redutor) pode reduzir o cátion de um metal que está mais abaixo na tabela dos potenciais-padrões. Com os não metal (Oxidantes) ocorre o contrario – um não-metal mais abaixo é que vai oxidar outro não-metal que está localizado mais acima na tabela. Todo metal acima do hidrogênio na tabela consegue desloca-lo de um ácido. Oxidação redutor Oxidante Redução

Exercício È possível a reação Zn + FeCl2 ZnCl2 + Fe, em que o Zn desloca o Fe do FeCl2? Analise a reação e diga se o Zn pode deslocar um cátion do H2SO4 Zn + H2SO4 ZnSO4 + H2

Tipos de pilhas Bateria de automóvel: Pilha de Leclanché: Pilhas Alcalinas: Pilha de mercúrio Pilha de níquel-cádimo: Pilha de Lítio-Iodo Pilha ou célula de combustível

CORROSÃO DOS METAIS Corrosão é a destruição ou deterioração de um material devido à reação química ou eletroquímica com seu meio Calcula-se que 20% do ferro produzido é para repor o ferro que foi enferrujado. Apesar da estreita relação com os metais, esse fenômeno ocorre em outros materiais, como concreto e polímeros orgânicos, entre outros.

CORROSÃO DOS METAIS Na formação da Ferrugem: Resistência a corrosão: Presença de ar e umidade; Presença de substâncias ácidas; Ambiente salino Resistência a corrosão: Aço inoxidável; Platina; Titânio. Metais diferentes em contato, forma-se uma pilha.

CORROSÃO DOS METAIS Apassivação do alumínio; Azinhavre; Pintura a base de Zarcão contra a corrosão; Galvanização Metal de sacrifício.

Exercício Uma fita de um determinado metal (que pode ser cobre, zinco, chumbo ou alumínio) foi enrolada em torno de um prego de ferro, e ambos mergulhados numa solução de água salgada. Observou-se, após algum tempo, que o prego de ferro foi bastante corroído. Dados os potenciais-padrão de redução Conclui-se que o metal da fita deve ser qual? Cu ou Pb c) Al ou Cu e) Zn ou Pb Al ou Pb d) Zn ou Al