Relatório de Desenvolvimento Humano 2014 Mensagens Chave As vulnerabilidades devem ser tratadas para que o desenvolvimento humano seja assegurado e para.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Atlas de Desenvolvimento Humano do Brasil
Advertisements

PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
Perfil das Famílias Beneficiárias do Programa Bolsa Família
Indicadores Socioeconômicos – IDB/RIPSA
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
Distribuição de renda.
INDICADORES SÓCIO ECONÔMICOS - IDH
Desenvolvimento Econômico - Visão Geral
Para cada criança Saúde, Educação, Igualdade, Proteção FAZENDO A HUMANIDADE AVANÇAR.
Desigualdade e exclusão Cap. 14
ÍNDICES SINTÉTICOS X CONTAS NACIONAIS
Os indicadores da população
Vila Nova Esperança Caracterização Socioeconomica.
O IMPACTO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO
Políticas e Serviços da Primeira Infância no Brasil UNESCO
O CONTEXTO DAS FAMILIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL
Saúde Coletiva e Meio Ambiente
Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio na Bahia
Marcio Pochmann Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Porto Alegre, 31 de janeiro de Rio Grande Sul.
Instituto de Economia – UFRJ
OS PROBLEMAS DA REGIÃO NORDESTE
% Fonte: PNAD Elaboração: IETS % % em 2006 Fonte: PNAD Elaboração: IETS.
O LUGAR DAS POLÍTICAS SOCIAIS NO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO NACIONAL
O retrato do Brasil pelos dados da PNAD
Reduzindo Fome, Pobreza e Desigualdade
Desenvolvimento e Trabalho Decente: uma agenda para o futuro
OS RUMOS DO DESENVOLVIMENTO DO BRASIL Recife, 11 de agosto de Pedro Eugênio Deputado Federal PT/PE.
1. Apoio à Universalização do acesso à Educação Infantil (crianças de 4 e 5 anos)
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
A 5 anos dos ODM, Brasil atinge duas metas País reduziu pobreza e fome e controlou doenças, como preveem os Objetivos do Milênio; esgoto e óbito materno.
O Mundo em Perspetiva Economia C 12.º Ano
Indíce de Desenvolvimento Humano IDH 2010
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 AS REGIÕES DA ONU
EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS.
Redução da pobreza e das desigualdades – primeira infância ANDI 17/06/2015.
Indicadores socioeconômicos do Brasil.
Seminário Preparatório da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde 5 de agosto de 2011.
TAXA DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Juventude, Trabalho e Renda. Funil da Educação Média Dos 10,6 milhões de jovens 15 a 17 anos 8,2 milhões estão na escola 4 milhões no Ensino Médio 1,8.
Os diferentes níveis de desenvolvimento
Estabilização, reformas e desequilíbrios macroeconômicos
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS E UNIDADES PÚBLICAS
Análise CEPLAN Recife, 27 de abril de
Brasil Carinhoso Brasília, agosto de 2015.
Profa. Renata Medici Frayne Cuba
A Previdência Social e o Envelhecimento da População
“O BPC no Contexto do Suas: Acompanhamento dos Beneficiários pela rede de serviços socioassistencial” FLÓRIDA PR Rosemeiri Morezzi Assistente Social.
2. Compreender o grau de desenvolvimento dos países com base no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e em outros Indicadores Compostos 2.1. Caraterizar.
Programa Bolsa Família
Indicadores de exposição aos riscos e de vulnerabilidade
Destaques PNAD 2014 MDS 13 de novembro de 2015.
Brasília, 26 de novembro de 2015
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
IDH – ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO.  Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Halina Amorim Wesley Diógenes.
PNAD 2013 Trajetória da Extrema Pobreza. Todas as taxas de extrema pobreza calculadas por diferentes instituições convergem ao longo dos anos.
ESTRUTURAS DA POPULAÇÃO Crescimento da população: Até 1930 – aumento com a contribuição dos imigrantes; 1934 – “Lei de Cotas” – limitações à entrada de.
“ Crianças nesse mundo hoje passam fome, sofrem com o frio e por faltar um teto choram então a terra também choram o céu quando uma criança fica em silêncio”
SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 5: OS INDICADORES DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Vera Lúcia Lima da Silva Diretora do Departamento de Políticas.
Desde 2010, o escritório do UNICEF no Brasil participa da iniciativa global Out of School Children – Pelas Crianças Fora da Escola. No Brasil, a iniciativa.
Indicadores Socioeconômicos Professora Edir Antunes Carvalho.
Indicadores Educacionais Grupo de Trabalho IBGE – INEP - IPEA.
Transições epidemiológica, demográfica e de gênero Papel das políticas públicas Saúde e Ciclos de Vida 1 - Simone G. Diniz – Departamento.
" Perspectivas 2005: Oportunidades de Desenvolvimento" CDES – Clemente Ganz Lúcio.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 AS REGIÕES DA ONU
Transcrição da apresentação:

Relatório de Desenvolvimento Humano 2014 Mensagens Chave As vulnerabilidades devem ser tratadas para que o desenvolvimento humano seja assegurado e para que o progresso seja sustentável. Todos devem ter acesso à educação, à saúde e a outros serviços básicos. Colocar esse princípio da universalidade em prática requer atenção dedicada e recursos, particularmente para os pobres e outros grupos vulneráveis. Um sistema de proteção social forte e universal aumenta não apenas a resiliência individual – ele também pode reforçar a resiliência da economia como um todo. O pleno emprego deve ser um foco das políticas públicas para as sociedades em todos os níveis de desenvolvimento.

O Brasil no Relatório de Desenvolvimento Humano 2014 O Brasil é citado no texto como exemplo de: Adoção de políticas voltadas à superação da pobreza. (p.102) Resposta à crise de 2008: política de valorização do salário mínimo amenizou efeitos e contribuiu para aumentar os salários e a distribuição de renda. (p.95) Aumento na taxa de emprego combinado a redução da informalidade. (p.68) Combinação virtuosa de políticas públicas de curto e de longo prazo por meio das transferências condicionadas do Bolsa Família, promovendo a situação educacional e de saúde, especialmente para os mais jovens, e contribuindo para o aumento da resiliência das pessoas e da economia. (p.83, 85, 99) Desenho institucional que maximiza resultados do Bolsa Família. (p.88) Aumento do consumo dos mais pobres. (p.39 e 41) Adoção de políticas de ação afirmativa (p.103) Ação coletiva e engajamento político no nível local (p )

Crescimento contínuo do IDH do Brasil em todos os indicadores Ano Esperança de vida ao nascer Anos esperados de escolaridade Média de anos de estudo RNB per capita (2011 PPP US$) IDH ,79,92, , ,512,23, , ,314,35, , ,115,27, , ,415,27, , ,715,27, , ,915,27, ,744 Variação ,9%53,5%176,9%55,9% 36,5% O IDH do Brasil cresceu 36,5% desde Uma média de 0,95% ao ano. O IDH do Brasil cresceu 36,5% desde Uma média de 0,95% ao ano. Fonte: RDH Elaboração: MDS.

Embora haja avanços na utilização de dados mais consistentes no relatório, persistem: o uso de dados não atualizados ou não oficiais (esperança de vida e média de anos de estudo) diferentes tratamentos na compatibilização das séries históricas dos países (anos esperados de escolaridade)

IDH publicado no RDH 2014 IDH com os indicadores atualizados DimensõesIndicadoresRDH 2014IDH Saúde (vida longa e saudável)Esperança de vida ao nascer 74,8 0,764 Acesso ao conhecimento Anos esperados de escolaridade 16,3 Média de anos de estudo da população adulta 7,6 Padrão de vida decente Renda Nacional Bruta per capita em $ PPP º DimensõesIndicadoresRDH 2014IDH Saúde (vida longa e saudável)Esperança de vida ao nascer 73,9 0,744 Acesso ao conhecimento Anos esperados de escolaridade 15,2 Média de anos de estudo da população adulta 7,2 Padrão de vida decente Renda Nacional Bruta per capita em $ PPP º

Esperança de vida ao nascer O indicador usado no relatório é referente a O indicador usado no recálculo é referente a Anos esperados de escolaridade O indicador usado no relatório é referente a O indicador usado no relatório desconsidera matrículas de crianças de 5 anos que estão na pré-escola e de adultos de 40 anos ou mais que frequentam o ensino fundamental e o médio. O indicador usado no recálculo representa melhor a realidade brasileira, porque a OCDE não exclui os dois grupos mencionados acima do cálculo do indicador. Média de anos de estudo da população de 25 anos ou mais O indicador usado no relatório é referente a O indicador usado no recálculo é referente a Fonte: IBGE, Projeção da População do Brasil por sexo e idade: Disponível em Fonte: IBGE, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Elaboração: IPEA Disponível em Fonte recálculo: OCDE, Education at a Glance: OECD Indicators, 2013 Disponível em

O Brasil vem atuando fortemente para a redução da desigualdade O ajuste do IDH do Brasil em razão da desigualdade vem caindo: 29,6% em ,7% em ,2% em ,0% em 2013 Algumas das políticas brasileiras para redução da pobreza e das desigualdades são: Brasil sem Miséria Política de valorização do salário mínimo Incentivo à formalização do trabalho e à geração de emprego Apoio à agricultura familiar Sistema de quotas

O Brasil vivencia uma combinação virtuosa de crescimento com redução da desigualdade

Vigésimos de renda domiciliar per capita 20,1 12,0 11,0 10,0 9,6 9,1 9,0 8,9 9,0 8,4 7,8 7,0 6,7 7,5 7,2 6,9 6,1 5,7 9,4 Variação % da renda domiciliar per capita por vintis ( ) A renda de todos cresceu. E a dos mais pobres foi a que cresceu mais A renda cresceu 20,1% entre os 5% mais pobres em 2012 Mais pobres Mais ricos Fonte: Ipea/SAE, a partir dos microdados da PNAD/IBGE.

Índice de Pobreza Multidimensional Identifica múltiplas privações usando três dimensões com 10 indicadores ao todo: Educação (33,3%) Escolaridade Frequência escolar Saúde (33,3%) Nutrição Mortalidade infantil Padrão de vida (33,3%) Eletricidade Água de beber Saneamento Combustível para cozinhar Viver em casa com chão de terra Ativos (rádio, TV, telefone, bicicleta, carro, geladeira, terra arável etc) A soma das privações nas três dimensões nos dá a pontuação de privações do domicílio. Se a pontuação for superior a 33,3%, o domicílio e todos que nele vivem são pobres Pobreza multi- dimensional severa 0,7%0,5% Pobreza multidimensional 4,0%3,1% Perto da pobreza multidimensional 11,2%7,4%