Lobo Ibérico Animais em vias de extinção em Portugal.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Principais Rios de Portugal
Advertisements

Escola Secundária Dr. António Granjo Trabalho elaborado por: -Tiago Rodrigues nº19 8ºD.
Nura Slides O URSO PANDA Pesquisa NURA SLIDES Figuras da Internet CLIC.
Parques naturais em Portugal
Curiosidades Sobre o Lobo.
Vamos salvar o Lobo Ibérico
Ano lectivo de O I Milénio a. C. no território português – Idade do ferro e presença romana.
CERVO-DO-PANTANAL Características: -É herbívoro; -Pesa de 100 kg a 150 kg; -Mede de 1,1 a 1,2 metros; -Possui pelagem comprida e áspera; -Cria um filhote.
Lobo-guará. Lobo-guará Quando filhote, o lobo-guará pesa 350 g; Sua gestação é de 62 a 66 dias; Ele come pequenas cutias, pacas, aves, répteis e algumas.
MUNDO ANIMAL. OS ANIMIAS VIVEM EM LUGARES DIFERENTES. UNS VIVEM NA TERRA... OS ANIMIAS VIVEM EM LUGARES DIFERENTES. UNS VIVEM NA TERRA...
{ Território e terra Território e terra. Vasto território Brasileiro Vasto território Brasileiro.
Aquecimento solar em Belo Horizonte Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMMA/PBH Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência – CMMCE/PBH.
AS ÁREAS RURAIS EM MUDANÇA. Douro Alentejo.
Fenícios /Hebreus / Persas
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
Câmbio, Inflação e Crescimento: Reflexões e Aplicações à Economia Brasileira Roberto Ellery Jr, FACE/UnB.
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
MISSÃO Promover a Educação de crianças e jovens carenciadas do Douro como forma de Inclusão Social no território.
S.O.S. Biodiversidade em Risco! Trabalho realizado por: Diana Ferreira e Soraia.
RAMOS DO DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA SUBPROGRAMA PIBID/FÍSICA MOSTRA FÍSICA CONTEXTUALIZADA.
O Cachalote Características principais: O maior cetáceo com dentes, é distinto, e difícil de ser confundido com outras espécies. A principal característica.

Itumbiara, 20 de junho de 2013 Estrutura e atribuições do CBH Paranaíba.
APRESENTAÇÃO Projeto RECOPET Paulo Nelson do Rego.
AS PRIMEIRAS COMUNIDADES RECOLETORAS
Movimento populacional de Portugal para o Brasil; Segundo grupo que mais povoou o Brasil; Deixaram profundas heranças para a cultura e etnicidade do povo.
Mercado Saloio da EB de Freiria
Distribuição da Vegetação Brasileira
Trabalho realizado por: Ana Madruga Andreia Raínho Cláudia Alves Vera Gonçalves.
A DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DAS REDES DE TRANSPORTE
ESPÉCIES PISCÍCULAS NO GRANDE LAGO DE ALQUEVA. ESPÉCIES PÍSCICOLAS GASTRONOMIA A PESCA.
Reflexões sobre as noções e os conceitos de área, superfície, espaço e território CNPM, 11 de outubro de 2005 Dr. Evaristo Eduardo de Miranda.
QUESTIONÁRIO.
3. CRESCIMENTO ECONÓMICO, PRODUTIVIDADE E NÍVEL DE VIDA Economia II – Estes materiais não são parte integrante da bibliografia da unidade curricular.
Espécies em vias de extinção em Portugal Ciências Naturais – 8.ºano.
Hidrografia - Características
DA COLÔNIA À POTÊNCIA ECONÔMICA, ATÔMICA E DEMOGRÁFICA
A EXPANSÃO MUÇULMANA As três razões principais que levaram os muçulmanos a lançar- se à conquista de novos territórios: - A pobreza e o superpovoamento.
Antiguidade Clássica A civilização greco-romana serviu de modelo para o desenvolvimento da sociedade europeia e ocidental, por isso o adjetivo clássico,
As origens da bandeira do Brasil
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Inteligência empresarial refere-se à capacidade de uma organização de reunir informações tanto do ambiente interno como externo, de inovar, de criar conhecimentos.
CARTOGRAFIA PROF° ISRAEL FROIS. COORDENADAS GEOGRÁFICAS Latitude – Paralelos (0° a 90° N e S) Longitude – Meridianos (0° a 180° L e O)
Luiz Gustavo Rosa Martins 5º ANO B
A serra do pico. A Serra do Pico (Ponta do Pico, Montanha do Pico ou pelo menos Pico) é o ponto mais alto do vulcão do mesmo nome na ilha do Pico, arquipélago.
A RECONQUISTA CRISTÃ.
Gerês Parque Natural. Localização O Parque Natural de Peneda–Gerês, situa-se no Norte de Portugal, no extremo nordeste do Minho, numa área compreendida.
Silvia M. Shinkai de Oliveira Diretora Presidente do DAEP Vera Lucia Nogueira Diretora Administrativa e Financeira do DAEP A PARTICIPAÇÃO POPULAR NA ELABORAÇÃO.
AS POTENCIALIDADES ECONÔMICAS DO ESTADO DE GOIÁS E O SEU ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO Prof. Paulo Borges Campos Jr 28 de Novembro de 2013.
Os Tempos Modernos Séculos XV e XVI
CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE SENAC – SANTOS Prof. Dr. Fernando Santiago dos Santos ECOLOGIA Aula 5 19 jan
O BRASIL URBANO.
ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO - RELEVOASPECTOS FÍSICOS DO MEIO - RELEVO 14/5/2009http://turmadofrancisco.ccems.pt 14/5/2009.
FUNDAMENTOS DA GEOGRAFIA (conceitos básicos)
Migrações 2º EM – 2015 Jeferson. Migração Deslocamento populacional representativo que possui diversas causas. Problemas Políticos;  Curdos, Palestinos.
A distribuição da população a nível mundial
Motivos da ocupação de maiores porções de territórios:
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
REGIÃO NORTE.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE SENAC – SANTOS Prof. Dr. Fernando Santiago dos Santos ECOLOGIA Aula 6 21 jan
Elefantes TEXTO DIFERENÇAS ARTE E O MARFIM PRESERVAÇÃO FIXAR E CÁLCULO.
CONTINENTEEUROPEUCONTINENTEEUROPEU  Prof.º Fylipe Alves Minikovski Europa: Aspectos naturais (capítulo 4 pág. 57 a 69)
INSTITUTO SANTA LUZIA GEOGRAFIA Prof. Gustavo Macieira 3ª Série – EM.
# Invernos extremamente frios e bastante longos # Inexistência de Verão # Amplitudes térmicas anuais elevadíssimas # só existe, na prática, uma estação:
Escola EB 2,3 Sec. Dr.Hernâni Cidade. 1. Introdução 1. Introdução 2.O Lince Ibérico 2.O Lince Ibérico 3.A Cegonha Preta 3.A Cegonha Preta 4.O Coelho Bravo.
Cervo-do-pantanal.
Cervo-do-pantanal.
Principais Rios de Portugal
Transcrição da apresentação:

Lobo Ibérico Animais em vias de extinção em Portugal

O Lobo-Ibérico (Canis lupus signatus) é uma subespécie do Lobo-Cinzento que ocorre na Península Ibérica. Outrora muito abundante, sua população actual deve rondar os 2000 indivíduos, dos quais cerca de 300 habitam a região norte de Portugal. A subespécie foi descrita pelo cientista espanhol Ángel Cabrera em 1907.

Distribuição Ainda no século XIX o lobo se distribuía por quase todo o território da Península Ibérica. Ao longo do século XX, a caça e a redução do habitat natural causaram sua extinção na maior parte desse território. Actualmente o lobo-ibérico está praticamente restrito ao quadrante noroeste da Península Ibérica. Em Portugal a área de distribuição do lobo abrange cerca de km² no norte do país. Considera-se que existem duas populações separadas pelo Rio Douro: Uma população próspera ao norte do Douro, em uma área montanhosa que ocupa os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança e pequena parte do distrito do Porto. Essa população abrange cerca de 50 alcateias e é contínua com a grande população do lado espanhol da fronteira. Áreas protegidas portuguesas importantes para a preservação do lobo ao norte do Douro são o Parque Nacional da Peneda-Gerês, o Parque Natural do Alvão, o Parque Natural de Montesinho e o Parque Natural do Douro Internacional. Uma população em declínio ao sul do Douro, distribuída em parte dos distritos de Viseu, Guarda e, talvez, Aveiro e Castelo Branco. Essa população abrange apenas 10 alcateias e encontra-se isolada em relação à população do norte do Douro. Seu futuro é incerto, considerando-se que pode extinguir-se no curto ou médio prazo.

Alimentação A sua alimentação é muito variada, dependendo da existência ou não de presas selvagens e de vários tipos de pastoreio em cada região. A vida em alcateia permite ao lobo caçar animais bastante maiores que ele próprio. As suas principais presas são o javali, o corço e o veado, e as presas domésticas mais comuns são a ovelha, a cabra, a galinha, o cavalo e a vaca. Ocasionalmente também mata e come cães e aproveita cadáveres que encontra, isto é, sempre que pode é necrófago.

Reprodução A época do acasalamento abrange o final do inverno e princípio da primavera (Fevereiro a Março). Após um período de gestação de 2 meses nascem entre 3 e 8 crias (lobachos), cegas e indefesas. As crias e a mãe permanecem numa área de criação e são alimentadas com comida trazida pelo resto da alcateia. Por volta de outubro as crias abandonam a área de criação e passam a acompanhar a alcateia nas suas deslocações. Os jovens lobos alcançam a maturidade sexual aos 2 anos de idade. Aos 10 anos já são considerados velhos, mas em cativeiro chegam a viver 17 anos.