Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
2ª geração do Modernismo
Advertisements

Vanguardas e Modernismo
O romantismo I – Contexto Histórico.
Vidas secas (1938) GRACILIANO RAMOS
PRÉ-MODERNISMO BRASILEIRO ( )
Prosa Medieval Séculos XIII e XIV.
Elisabeth Scaramussa Correia
Memórias de um Sargento de Milícias
Pré-Modernismo O pré-modernismo deve ser situado nas duas décadas iniciais deste século, até 1922, quando foi realizada a Semana da Arte Moderna. Serviu.
Laura Jane Pereira Fernandes Lia Jussara Leães Segala
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
1ª GERAÇÃO DO MODERNISMO
ROMANTISMO NO BRASIL ROMANCE E TEATRO
MODERNISMO.
Aliteração- repetição de sons consonantais (consoantes)
Pré-Modernismo.
MODERNISMO Literatura
Interpretação de Texto
A poesia brasileira contemporânea
ROMANTISMO.
Professora: Aíla Rodrigues
Classicismo (1527 – 1580).
MODERNISMO segunda fase(1930/1945)
Colégio da Polícia Militar
Modernismo – 2 ª fase A prosa regionalista.
Aula: Modernismo – Geração de 45 Profª: Paulo Monteiro Data: 18/10/2005 Instruções: Para que esta apresentação seja exibida de forma satisfatória é necessário.
A poesia da geração de 1930 Carlos Drummond de Andrade ( )
Carlos Drummond de Andrade
A importância do ato de Ler
ENEM LITERATURA Prof Hélia.
Geração de 45 Prosa I – Clarice Lispector (p. 30)
Contexto Histórico e Sociocultural em que se passa o Livro
Alunos: Bárbara Cristina
Figuras de Linguagem Prof. Rafael Costa.
BARROCO Prof. Nichele Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para apresentar materiais de treinamento em um cenário em grupo. Seções Clique.
PARNASIANISMO E SIMBOLISMO
ROMANTISMO / ROMANTISMO EM PORTUGAL
SENTIMENTO DO MUNDO (1940) CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
O objecto da Ciência da Literatura. O que quer dizer «Literatura» De acordo com o significado da palavra, abrange toda a linguagem fixada pela escrita.
Revisão – professora Margarete
Pré-modernismo no Brasil
CAPITÃES DA AREIA 1937 JORGE AMADO.
Nome:Letticia de Souza n°23 3°B Luana Biu n°24
Realismo - Naturalismo
DIZ-ME, ANTÓNIO.
Sentimento do mundo.
“ Sentimento do Mundo” – Carlos Drummond de Andrade - Mãos Dadas -
Sentimento do mundo Andressa nº04 3°A Janaina nº 15 Carlos Drummond de Andrade.
Períodos Literários e estilos de época
SEGUNDA FASE DO MODERNISMO / GRACILIANO RAMOS
Literatura Brasileira
13, 15 e 17 de Fevereiro MODERNISMO NO BRASIL 13, 15 e 17 de Fevereiro
DICAS DE LITERATURA.
MODERNISMO PROSA FASE 2. MODERNISMO PROSA FASE 2.
MODERNISMO NO BRASIL.
Romantismo poesia. Características:  Um novo público: a mulher e o estudante  Vinda da Família Real  Imprensa passa a existir no Brasil  Folhetins.
FRASE Enunciado provido de sentido: Emoções, ordens, apelos... Ex. Anoitecia/Boa noite.../ Cuidado! Copyright © Dale Carnegie & Associates, Inc.
O que foi? O Simbolismo é uma escola literária que se manifesta especificamente na poesia e em outras esferas artísticas nascidas na França em fins do.
Modernismo no Brasil A literatura passou a ser voltada para as raízes nacionais; Considera-se o homem como um ser de conflitos interiores e traços emocionais;
Vidas Secas.
O Pré-Modernismo No início do século XX, a literatura brasileira atravessava um período de transição. De um lado, ainda era forte a influência das tendências.
Hídrias Dora Ferreira da Silva.
PARNASIANISMO PORTUGUÊS CAM 242 IFRJ LOUYSE FREIRE THALES SOARES PABLO DOS SANTOS MATHEUS RODRIGUES.
Literatura – André Araújo.  Busca de uma língua brasileira;  Versos livres;  Ironia e humor.  Deboche  Aproximação da língua falada  Critica a importação.
Figuras de linguagem.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
Correntes do Barroco.
ETAPAS DA OLIMPÍADA 1ª ETAPA - ESCOLAR 2ª ETAPA - MUNICIPAL 3ª ETAPA - ESTADUAL 4ª ETAPA - REGIONAL 5ª ETAPA - NACIONAL.
PARNASIANISMO LITERATURA.
Figuras de Linguagem.
Transcrição da apresentação:

Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo

R EVISÃO L ITERATURA – AG – 3 ª. ETAPA 2º. Ano

 Fase (2ª) – “eu menor que o mundo” (27 poemas + 1 poema em prosa)  Contexto histórico: Ditadura Vargas/ 2ª Guerra Mundial/ Crescimento do nazifascismo  Solidariedade (“nós”): engajamento/ compromisso com o tempo presente/ espírito de luta, contestador e crítico  Visão sombria e pessimista (Mundo frio e mecânico/ Impotência/ “noite”) X Esperança no futuro (“aurora”)  Sentimento do mundo: dor, perplexidade, “medo”  Consciência de classe: crítica ao capitalismo/ operário x burguesia  Versos livres, prosaísmo, linguagem informal, ausência de rimas, predomínio de poemas curtos

PERGUNTAS O texto acima é trecho de “Mãos Dadas”, poema que integra o livro Sentimento do Mundo, de Carlos Drummond de Andrade, um dos maiores nomes do Modernismo Brasileiro. É muito comum a associação dessa escola literária à preocupação com a construção de poemas de cortes bruscos entre orações e estrofes e linguagem irônica. Tais características podem ser vistas no excerto apresentado?

R ESPOSTA Em “Mãos Dadas” não existem cortes bruscos nos versos e orações, muito menos uma postura irônica. Ao contrário, há no poema linguagem grave e versos mais extensos e fluentes, sem as rupturas bruscas típicas da iconoclastia modernista.

Tenho apenas duas mãos o sentimento do mundo, mas estou cheio de escravos, minhas lembranças escorrem e o corpo transige na confidência do amor. (ANDRADE, Carlos Drummond de. Sentimento do Mundo. Companhia das Letras: São Paulo) Da leitura do texto acima, trecho de “Sentimento do mundo”, de Carlos Drummond de Andrade, só não está presente a alusão à a) precariedade do indivíduo. b) sensibilidade ao sofrimento coletivo. c) consciência social. d) presença do passado. e) busca da religiosidade.

R ESPOSTA E

É preciso casar João, é preciso suportar Antônio, é preciso odiar Melquíades, é preciso substituir nós todos. É preciso salvar o país, é preciso crer em Deus, é preciso pagar as dívidas, é preciso comprar um rádio, é preciso esquecer fulana. É preciso estudar volupaque, é preciso estar sempre bêbedo, é preciso ler Baudelaire, é preciso colher as flores de que rezam velhos autores. É preciso viver com os homens, é preciso não assassiná-los, é preciso ter mãos pálidas e anunciar O FIM DO MUNDO. (ANDRADE, Carlos Drummond de. Sentimento do Mundo. Companhia das Letras: São Paulo)

No texto acima, “Poema da necessidade”, a figura de linguagem usada de forma intensa no poema é a a) hipérbole: expressão exagerada de uma ideia. b) prosopopeia: atribuição de qualidades humanas a seres inanimados. c) anáfora: repetição enfática de um termo ou expressão no início de frases. d) sínquese: inversão brusca dos termos da oração capaz de dificultar sua compreensão. e) paronomásia: trocadilho, trabalho entre palavras de som parecido.

C

A poesia da 2ª fase modernista percorreu um caminho de amadurecimento. No aspecto formal, o verso livre foi o melhor recurso para exprimir sensibilidade do novo tempo, se caracteriza como uma poesia de questionamento: da existência humana, do sentimento de “estar-no-mundo”, inquietação social, religiosa, filosófica e amorosa

P ERGUNTA Após ler os itens, assinale apenas as alternativas corretas. ( ) Moderno e versátil, Vinícius de Moraes compõe, com maestria, tanto letras para canções populares como poemas dentro dos mais estritos padrões clássicos. ( ) Cecília Meireles caracterizou sua poesia pela constante sugestão de sombra, identificação e ausência; mas soube também incorporar a matéria histórica, ( )Jorge de Lima destaca-se na literatura brasileira por apresentar uma prosa intimista, preocupada com aexistência do homem. ( ) Carlos Drummond de Andrade inicia sua poética com forte influência de poetas parnasianos no seu primeiro livro Alguma Poesia ( ) Murilo Mendes apresenta uma poesia com uma linguagem rebuscada e erudita.

R ESPOSTA Os dois primeiros itens são verdadeiros

Na prosa, foi evidente o interesse por temas nacionais, uma linguagem mais brasileira, com um enfoque mais direto dos fatos marcados pelo Realismo – Naturalismo do século XIX. O romance focou o regionalismo, principalmente o nordestino, onde problemas como a seca, a migração, os problemas do trabalhador rural, a miséria, a ignorância foram ressaltados

Considere as seguintes afirmações sobre a obra de Graciliano Ramos e marque apenas os itens verdadeiros sobre esse grande autor brasileiro: ( ) Uma das características da ficção do autor é a construção do herói problemático, cujo traço marcante é a não aceitação do mundo, nem dos outros, nem de si próprio. ( ) O texto de Memórias do Cárcere ilustra a linguagem despojada de Graciliano Ramos, marcada pela sintaxe clássica, de períodos curtos, como se encontra, também, em Vidas Secas e em São Bernardo. ( ) A relação conflituosa do narrador com o meio familiar e o social é o que distingue Memórias do Cárcere (obra autobiográfica e histórica) e São Bernardo (obra de ficção). ( ) O tom regionalista de Graciliano Ramos marca-se especialmente em Vidas Secas, romance sobre a opressão, tanto da natureza (que impõe os rigores da seca) quanto dos que detêm o poder.

R ESPOSTA Os dois últimos itens são verdadeiros