Curso Superior em Redes de Computadores SSH Prof. Sales Filho.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Redes de Computadores - RC
Advertisements

Redes de computadores I
Redes II Comércio Eletrônico
Configuração de um servidor SSH
1 Segurança em Redes Elmar Melcher Universidade Federal de Campina Grande
Arquitetura. Transferência de Arquivos – FTP Transferência de arquivos em sistemas remotos Utiliza o protocolo FTP sobre uma conexão TCP Estabelece conexão.
SSR – Secure-Sync OBJECTIVOS:
TCP/IP básico e outros protocolos
Introdução às Redes Privadas Virtuais - VPN
Sistemas Distribuídos
SSL/TLS Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola Politécnica
NETBIOS Disciplina: Redes de Computadores
Aula 9 - Camada de aplicação
HIP Protocolo de Identificação do Usuário Uma visão geral sobre este protocolo que promete ser uma solução às atuais dificuldades de implementação da internet.
Gerencia de Redes Redes de Computadores II
Hash HTTPS SSL Certificados.
Secure Sockets Layer (SSL) e Transport Layer Security (TLS)
Domínio de Conhecimento 2: Segurança em Comunicações
Faculdade de Tecnologia SENAI de Desenvolvimento Gerencial
Segurança e Auditoria de Sistemas
Tópicos Avançados em Redes de Computadores Prof. Fabiano Sabha.
Arquitetura de Redes de Computadores
MODELO DE REFERÊNCIA TCP/IP
Arquitetura de Redes de Computadores – Luiz Paulo Maia Camada de Transporte1 Arquitetura de Redes de Computadores Luiz Paulo Maia Camada de Transporte.
Administração e Projeto de Redes
Introdução à Criptografia Moderna Seminário do Projeto 2 8/6/20151André Guedes - agl / Rodrigo Diêgo - rdma.
1 Programação Distribuída em Java Aula Na aula de hoje veremos: Introdução Conceito de Rede Protocolos Modelo ISO/OSI Modelo TCP/IP Modelo Cliente/Servidor.
TCP/IP.
SSL / TLS.
Camada de Aplicação Prof. Horácio. Objetivo Apresentar os detalhes específicos dos tipos de aplicação; Apresentar o modelo cliente-servidor; Apresentar.
Passagens de Mensagens Prof. Dr. Norian Marranghello
Redes de Computadores Camada de Aplicação.
Redes de Computadores 2 - Camada de Aplicação (Princípios Básicos) –
Redes de Computadores 6º Semestre Plano de Ensino Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE.
PROTOCOLOS ALUNOS: HUDSON JOSÉ WASHINGTON VITÓRIA GABRIEL KURIYAMA THIAGO SANTOS CAROLINA LIMA Professor: Alcebíades Lôbo.
Redes de Computadores - RC Prof. Eduardo. RC Área de formação tecnológica Carga horária: 134 h/a Professor Eduardo Machado Real
Segurança em Comércio Eletrônico Comércio tradicional realizado de maneira centralizada cercado de restrições legais Comércio eletrônico realização de.
Curso Superior em Redes de Computadores OSPF – Parte 2 Prof. Sales Filho.
Configuração de VLANS em ambiente CISCO Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador.
Curso Superior em Redes de Computadores Roteamento IP UNICAST BGP – Parte 1 (Histórico) Prof. Sales Filho.
PROJETO DE REDES WIRELESS. COMUNICAÇÃO DE DUAS REDES EM PRÉDIOS DISTINTOS.
Capítulo 1 Redes de computadores e a Internet Professor: Gustavo Wagner
Alessandro D. R. Fazenda
Curso Superior em Redes de Computadores Roteamento IP UNICAST OSPF – Parte 3 Prof. Sales Filho.
Redes de Computadores e Aplicações – Camada de Rede IGOR ALVES.
Internet - Evolução Sofia Margarida Parreira Rodrigues HOME Última página Introdução Internet Service Providers Protocolos Software para Internet Génese.
Curso Superior em Redes de Computadores FTP Prof. Sales Filho.
Redes de Computadores e Aplicações – Camada de Transporte IGOR ALVES.
Curso Superior em Redes de Computadores Camada de Transporte Prof. Sales Filho.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador I Seminário Final Funcionalidades da.
Curso Superior em Redes de Computadores DHCP Prof. Sales Filho.
Escola de Ciência e Tecnologia Disciplina: Tópicos em Sistemas Operacionais Implementando uma solução de Storage com iSCSI 1
Rede de Computadores.
Curso Superior em Redes de Computadores Roteamento IP ACL – Access Control List Prof. Sales Filho.
Centro Federal de Educação Tecnológica do RN Redes de Computadores Curso Superior em Redes de Computadores Camada de Rede Prof. Sales Filho.
Camada 4 A Camada de Transporte
Redes de Computadores Camada de Rede Projeto de endereçamento - 1 Prof. Sales Filho.
INTERNET Serviços e protocolos Escola Luís de Camões.
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador II Seminário Final Simei Tabordes Gonçalves SERVIÇO NACIONAL.
Sistemas de Informações Fundamentos da Computação B. Internet Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Endereçamento IP Básico
Curso Superior em Redes de Computadores Camada de Aplicação Prof. Sales Filho.
Centro Federal de Educação Tecnológica do RN Redes de Computadores Curso Superior em Redes de Computadores Camada de Rede Roteamento IP UNICAST Prof. Sales.
Redes de Computadores Camada de Rede
Redes de Computadores Arquitetura TCP/IP Prof. Alberto Felipe / Ester Ozório.
Modelo OSI Com o objetivo de efetuar uma divisão das diversas partes da rede que compõem uma transmissão, para que possam existir etapas definidas e que.
Redes de Computadores e Aplicações – Modelo OSI IGOR ALVES.
Curso Superior em Redes de Computadores
Aula 05 Pilha TCP/IP.
Arquitetura de Redes de Computadores
Transcrição da apresentação:

Curso Superior em Redes de Computadores SSH Prof. Sales Filho

2 Objetivo Conhecer as características, funcionalidades e componentes do serviço de terminal remoto seguro (Secure Shell- SSH)

3 Introdução Camada de aplicação Usa os serviços da camada de transporte para permitir a comunicação entre os processos de aplicação Serviço de datagramas Serviço de circuito virtual O desenvolvedor da aplicação deve selecionar o serviço de transporte a ser adotado Serviço de transporte sem conexão Utiliza o protocolo UDP Serviço de transporte com conexão Utiliza o protocolo TCP

4 Características Implementa o serviço de acesso remoto seguro da arquitetura TCP/IP Baseado no modelo Cliente-Servidor Utiliza os serviços de transporte Com conexão Envio e recebimento de mensagens Provê comunicação segura para Aplicações de terminal remoto Transferência de arquivos Execução remota de comandos SSH (Secure Shell)

5 Características Cliente SSH Servidor SSH Estações Conhecidas Protocolo SSH Sessão SSH Chave de sessão Chave de sessão Chave do servidor Chave da estação SSH (Secure Shell)

6 Componentes Servidor SSH Aceita requisições de clientes SSH, provendo autenticação, privacidade e integridade Cliente SSH Envia requisições ao servidor SSH para abrir a sessão de terminal remoto, transferências de arquivos ou execução de comandos Protocolo SSH Define um canal seguro de comunicação Adota a porta TCP 22 Existem duas versões (SSH-1 e SSH-2) SSH (Secure Shell)

7 Chaves de criptografia Chave de estação (assimétrica) Usada como prova de identidade da estação do servidor Cliente mantém uma base de dados de estações conhecidas Chave do servidor (assimétrica) Usada para proteger a chave de sessão Deve ser recriada periodicamente Chave de sessão (simétrica) Usada para cifrar comunicação entre o cliente e o servidor SSH (Secure Shell)

8 Estabelecimento de sessão SSH (Secure Shell) Conexão TCP Cliente SSH Servidor SSH SSH-1.99-OpenSSH_2.2.0 SSH Chave pública da estação Chave pública do servidor Seqüência de verificação Lista de algoritmos de criptografia Lista de algoritmos de autenticação Algoritmo de criptografia selecionado Seqüência de verificação Chave de sessão cifrada Confirmação cifrada Identificação do usuário Requisição de senha Senha de usuário cifrada Confirmação cifrada

9 Atividade Fazer conexões de terminal utilizando o putty Monitorar as conexões TCP e o protocolo SSH Verificar as comunicações abertas Verificar as trocas de chaves Verificar as mensagens cifradas

10 Referências Comer, Douglas E., Interligação de Redes Com Tcp/ip James F. Kurose, Redes de Computadores e a Internet Escola Superior de Redes, Arquitetura e Protocolos de Redes TCP/IP