EPORTUGUÊSe ePORTUGUÊSe Estratégia da OMS para o acesso à informação em saúde II Reunião de Coordenação da rede BVS ePORTUGUÊSe Maputo 17 a 20 de novembro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rede de saúde em português
Advertisements

Introdução (HINARI SIM e NÃO)
Introdução (HINARI SIM e NÃO). A iniciativa de acesso à rede eletrônica de pesquisa em saúde (HINARI) é coordenada pela Organização Mundial da Saúde (OMS)
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira UNILAB Redenção – Ceará – Brasil.
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Nome do Município data. Nome do Município data.
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
Políticas para uma Rede do Patrimônio Cultural da Saúde: desafios e perspectivas Paulo Elian Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ 8º. Congresso Brasileiro.
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
10 dicas para aproveitar o máximo a plataforma HINARI.
Fabiano André Vergani
Valorização do Património Bibliográfico Nacional na Internet
Biblioteca Virtual em Saúde:
PORTUGAL CRIATIVO, 18 de Junho de 2011 Edgar Secca Palco Principal: Redes sociais, espaços de negócio PORTUGAL CRIATIVO, 18 de Junho de 2011 Edgar Secca.
Lusofonia – a CPLP A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, criada em 1996, aspira à integração dos países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde,
O Papel da Biblioteca Virtual em Saúde em Aleitamento Materno (BVS AM) na Difusão de Informação Científica e Tecnológica na Rede BLH - BR Fundação Oswaldo.
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
HINARI Perguntas Frequentes
Introdução (HINARI SIM e NÃO). •A iniciativa de acesso à rede eletrônica de pesquisa em saúde (HINARI) é coordenada pela Organização Mundial da Saúde.
FORTALEZA, CEARÁ. BRASIL DE JUNHO DE 2010.
O Mundo da Proteção Social em Língua Portuguesa Guiné Bissau
O Mundo da Protecção Social em Língua Portuguesa Moçambique – 2013.
Biblioteca do Conhecimento Online – b-on SCBIILA, São Paulo Setembro de 2007 Maria Teresa Costa.
Tróia, Outubro 2014 A lusofonia enquanto espaço de formação de juízes: o diálogo judicial internacional Nuno Coelho.
TCP CPLP/FAO Formulação do Programa de Cooperação Sul-Sul e Norte-Sul para a implementação da UNCCD INSTALAÇÃO DO COMITÉ NACIONAL DO TCP CPLP/FAO.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Plataforma Nacional de Diálogo e Promoção do uso de Fertilizantes IIAM, 15 de Setembro de 2014.
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
LER E COMUNICAR: EDUCAR PARA A INCLUSÃO MENINOS DO MUNDO
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil Costa Rica – Maio/2007.
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
O Impacto da Internet na Disseminação da Informação Científica e na Potencialização da Inovação Tecnológica no Brasil Renato M.E. Sabbatini Núcleo de Informática.
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil ENCONTRO NACIONAL DE ESCOLAS DE GOVERNO EM SAÚDE ENSP/Fiocruz
TALLER CVSP Mexico Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) Constitui-se numa rede de pessoas e instituições que compartilham o propósito de facilitar.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Financiamento dos laboratórios;
Encontro Lusófono São Paulo , 31 de maio de 2015.
 .
SECRETARIA DE ESTADO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Formação, prática profissional e cultura de segurança Grupo B.
Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da CPLP
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Integração ao Campus Virtual Vice-Presidência de Ensino Informação e Comunicação A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS VIRTUAL FIOCRUZ: Integrando Plataformas e Redes.
Rede Internacional de Formação de Técnicos em Saúde — RETS —
SEMINÁRIO e-PORTUGUESE Como Melhorar o Acesso à Informação Científica e Técnica em Saúde nos PALOP S. PAULO, BIREME/OPAS/OMS, de Junho de 2007 ANGOLAParticipantes:
AAI ECOs e CoPs HotSites Destacados Newsletter BVS Boletim Interno PSI TV Plasma e-alerts Mural Histórico Projetos em Rede Murais Informativos Eventos.
1. Contexto Perfil do país 2. BVS STP  O processo da criação  As realizações  Os constrangimentos  Os desafios  Oportunidades  As perspectivas 
Desenvolvendo capacidades Vozes de África Desafios dos profissionais da informação São Tomé e Príncipe Sao Tomé,27/08/11 Claudina Cruz, NPO HIV, WCO STP.
Sonia Mendes – Analista de Organização e Métodos MS/ DATASUS/BVS RIPSA 26ª Oficina Interagencial de Trabalho da RIPSA (OTI), Brasília, 05 de Junho de 2013.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
Compras e Inovação: Perspectivas e Resultados Jussara de Lima Carvalho Secretária Executiva - CEO Brasília 27 de agosto de 2014 ICLEI – Governos Locais.
O modelo de cooperação técnica da Biblioteca Virtual em Saúde em prol do acesso eqüititativo à informação científica e técnica em saúde Abel L. Packer.
Filipa Pereira, ACS Isa Alves, ACS Teresa Costa, FCCN Maputo, Moçambique, de Novembro de 2009 II REUNIÃO DE COORDENAÇÃO BVS ePORTUGUÊSe.
Panorama da TIC no setor da Saúde Rede ePORTUGUÊSe da OMS Regina Ungerer Coordenadora da rede ePORTUGUÊSe Organização Mundial da Saúde - Genebra 03 de.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
ForçasFraquezas Existe vontade política para instalação do BVS ( Lançamento oficial previsto para Novembro), Existe financiamento para aquisição dos materiais.
7º Termo de Ajuste ao 50º Termo de Cooperação entre o Ministério da Saúde do Brasil e a Organização Pan- Americana da Saúde Ações de cooperação para o.
Aspectos Sociais e Econômicos da Sociedade da Informação Eduardo Navarro de Carvalho Brasília, 14 de Novembro de º Painel Telebrasil.
LUIZ EDUARDO FONSECA Fundação Oswaldo Cruz Centro de Relações Internacionais em Saúde COOPERAÇÃO INTERNACIONAL DA FIOCRUZ COM A ÁFRICA E CPLP.
1 SEMINÁRIO sobre Acesso à Informação Científica e Técnica em Saúde nos Países de Língua portuguesa São Paulo 11 a 15 de Junho de 2007.
WEB Marketing A internet como ferramenta de Negócios e Marketing. Br Portais e Tecnologia (14) ; (14)
EPORTUGUÊSe – junho de |1 | A iniciativa ePORTUGUÊSe e oportunidades para os países de língua portuguesa BIREME/OPAS/OMS - São Paulo.
BVS Brasil: Panorama da Rede Avanços do Espaço Colaborativo Cláudia Guzzo, Coordenadora Bárbara Uehara, Bibliotecária BIREME/OPS/OMS III Reunião do Comitê.
A experiência da BIREME na implementação dos Espaços Colaborativos – ECO 25ª Oficina de Trabalho Interagencial Brasília 31 de outubro de 2012.
III REUNIÃO DA REDE BVS ePORTUGUÊSe Panorama da Rede ePORTUGUÊSe BVS Portugal Filipa Pereira Sofia Ferreira Alto Comissariado da Saúde.
Capacitação BVS para Sao Tome e Principe São Paulo (SP), 4 Junio 2008 Espaço Colaborativo BVS BIREME/PAHO/WHO Latin-American and Caribbean Center on Health.
HIFA-pt | Setembro 2011 Parte da Campanha HIFA2015 – Rede Global de Informação em cuidados da saúde Discussões sobre INFORMAÇÃO EM SAÚDE.
ePORTUGUÊSe HIFA-pt (Informação em Saúde para todos até o ano 2015)
Transcrição da apresentação:

ePORTUGUÊSe ePORTUGUÊSe Estratégia da OMS para o acesso à informação em saúde II Reunião de Coordenação da rede BVS ePORTUGUÊSe Maputo 17 a 20 de novembro de 2009

ePORTUGUÊSe Rede ePORTUGUÊSe Plataforma para fortalecer a colaboração entre os países de língua portuguesa Oportunidade para os países receberem informação em saúde atualizada e relevante e treinamento em seu próprio idioma II Reunião de Coordenação da rede BVS ePORTUGUÊSe Maputo 17 a 20 de novembro de 2009

ePORTUGUÊSe

 Informação circula em idiomas diferentes da língua local  Informação dificilmente alcança os profissionais de saúde nos países em vias de desenvolvimento  Fortalecer os sistemas de saúde  Encorajar ações que transformem o conhecimento em prática  Colaborar para os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio  Inclusão digital e multilinguismo ePORTUGUÊSe

 Português é a sexta língua mais falada do mundo  Mais de 240 milhões de pessoas distribuídas em 8 países e 4 continentes  Português é a terceira língua mais falada no hemisfério ocidental  Português é a língua mais falada no hemisfério sul  Fortalecer a colaboração sul/sul  Mulheres, crianças e o continente Africano na pauta da OMS e na agenda dos líderes mundiais ePORTUGUÊSe

Prioridades da rede ePORTUGUÊSe Bibliotecas Virtuais em Saúde (BVS) Bibliotecas Azuis Videoteca Telessaúde Ensino à Distância Comunidades de Praticas/Fóruns de Discussão (HIFA-pt) BLOGS Jornal eletrônico em Português Treinamento para o uso da plataforma HINARI Uso de TIC para a saúde Desenvolvimento de Recursos Humanos para a Saúde

Biblioteca azul Treinamento na plataforma HINARI Fórum de discussões HIFA-pt BLOGS Página eletrônica para disseminar informações Revista eletrônica em português ePORTUGUÊSe Videoteca Educação à distância Bibliotecas Virtuais em Saúde (BVS) Academia da saúde Telessaúde Espaços colaborativos Twitter Rede ePORTUGUÊSe Notícias Desenvolvimento de Recursos Humanos para a Saúde

Apoiar o desenvolvimento das Bibliotecas Virtuais em Saúde Nacionais (BVS) Discutir a BVS como modelo de gestão de informação e conhecimento técnico e científico em saúde Fortalecer os espaços de colaboração e o compartilhamento da informação Lançar oficialmente o grupo de discussão HIFA-pt Contribuir para Metas de Desenvolvimento do Milênio

Histórico mensal

BLOG ePORTUGUÊSe

ePORTUGUÊSe HINARI platform translated into Portuguese HINARI Acesso à rede eletrônica de pesquisa

Lançamento oficial 19 de novembro de 2009 em Moçambique 2800 membros de 150 países GRUPO DE DISCUSSÃO Rede Global de Informação em Cuidados de Saúde é uma organização sem fins lucrativos responsável pela campanha HIFA2015

HIFA2015 em inglês Importante criar fóruns em outros idiomas Objetivo do HIFA-pt Assegurar que todas as pessoas dos países de língua portuguesa tenham acesso à informação em saúde que necessitam. Porque HIFA-pt?

ACESSO À INTERNET Internet World Stats (2009) PaísPopulação Número de usuários Uso de Banda larga (2008) Acesso à Internet Angola ,00011,7004,3% Brasil ,510,4006,788, % Cabo Verde , % Guiné Bissau ,100n/a2,4% Moçambique ,000n/a1,6% Portugal ,450,8001,555,64141,6% São Tomé e Príncipe , ,7% Timor Leste ,500n/a0,1%

Tendência no uso da Internet Quantas pessoas estão online

Crescimento de usuários da Internet cresce vagarosamente nos países em desenvolvimento Em 2007 somente 13 pessoas em cada 100 tinham acesso à Internet Internet fixa nos países em desenvolvimento é ainda limitada, lenta e cara Acesso à banda larga é rara e o acesso à banda larga móvel é insignificante nos países em desenvolvimento INTERNET

Desenvolvida com o apoio e parceria da Coordenadoria Geral de Documentação e Informação (CGDI) Ministério da Saúde do Brasil Material proveniente da OMS, OPAS/Brasil, Ministério da Saúde do Brasil, Direcção Geral da Saúde de Portugal, editoras privadas e outras fontes. BIBLIOTECA AZUL Portugal acabou de assinar um Memorando de entendimento para participar oficialmente com a doação de material para as Bibliotecas Azuis

Transformação de caixas de papelão para caixas de metal BIBLIOTECA AZUL

+ 40 Bibliotecas Azuis já foram enviadas aos 5 PALOP

Ministérios da Saúde Escritórios de Representação da OMS Universidades Profissionais de zonas rurais e distantes Acesso limitado à Internet nos países de língua portuguesa Cultura do papel ainda forte

SUBSCRIÇÕES DE TELEFONES CELULARES (ITU, 2008) País Subscrições de telefones celulares (000) celulares por 100 habitantes % total de subscrições de telefones PNB (p.c.) US$ (2008) Angola6' %$8,800 Brasil150' %$10,100 Cabe Verde %$3,800 Guiné Bissau %$600 Moçambique4' %$900 Portugal14' %$22,000 São Tomé e Príncipe %$1,300 Timor Leste %$2,400

Tendência no uso da telefonia celular Crescimento no uso de ICT –

DISPOSITIVOS PORTÁTEIS PDA Próximo passo Disponibilizar o conteúdo das Bibliotecas Azuis em dispositivos portáteis

Treinamento é lento e exige compromisso Fragilidade dos sistemas de saúde Carência de recursos humanos Duplicação de atividades e iniciativas Competição por financiamento Dificuldades ePORTUGUÊSe

Próximos passos  Aumentar a sinergia entre os espaços de informação e garantir interoperabilidade  Fortalecer parcerias com associações profissionais entre os países para apoiar a troca de informação e capacitação de RHS  Desenvolver e adaptar metodologias de ensino à distancia  Apoiar o desenvolvimento das BVS nos países para garantir sustentabilidade  Criar oportunidades para novas iniciativas/parcerias/recursos ePORTUGUÊSe

Desafio Mudar a realidade Enfrentar o isolamento Trabalhar em rede

ePORTUGUÊSe Regina Ungerer Coordenadora ePORTUGUÊSe