E. M. PROF. EURICO SILVA EJA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A MAIOR BRONCA Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
Advertisements

experiências INESQUECÍVEIS!
UTEC – IBURA OFICINA NATALINA
UTEC – IBURA PROJETO 100 ANOS DE FREVO
Quando a escola é de vidro Ruth Rocha Ilustrações de Walter Ono.
O EGA chega à Escola.
Tente ler sem chorar!!!.
Bagagem Paulo Valzacchi Este PPS não tem senha de segurança,
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
A Boneca e a Rosa.
ROSAS VERMELHAS Por:
Como Se Educa Para a Vida Música: Imagine – John Lennon
O FLORICULTOR Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
Rotina....
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
SE VOCÊ RECEBESSE UM DE DEUS, ELE PODERIA SER ASSIM !!!
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
Introdução Meu Portfolio representa tudo que aprendi no primeiro trimestre da disciplina de matemática no ano de Desde o primeiro dia de aula recebemos.
A BONECA.
”Luis é o tipo de cara que você gostaria de conhecer”
Ontem foi o meu primeiro Dia de aulas... Eu ia fazer novos amigos... A mamã tinha dito que Eu ia fazer novos amigos... O papá contou-me que eu Ia.
JUSTIN BANBER - Fila de autógrafos - JUSTIN BANBER
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
Vá clicando à medida que fores lendo. É mais confortável.
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
Rotina....
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
DEPOIMENTOS DOS ALUNOS APÓS APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA DE 2012
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
A BONECA 002 Colacio.j.
Ser Amigo é Uma Honra Um dia, quando estava na minha casa, eram umas 11 horas da noite quando recebi o telefonema de um querido amigo meu. Seu telefonema.
As Meninas Superpoderosas
Leia com A T E N Ç Ã O Click p/ mudar o slide LIGUE O SOM
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
TESTANDO O ATO DE ESTUDAR
Autoria do Texto: Desconhecida
Leia e tente não chorar Exatamente na véspera de Natal, eu corri ao mercado para comprar os últimos presentinhos, que eu não havia conseguido comprar antes.
DEPOIMENTOS DOS ALUNOS APÓS APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA DE 2012
Experiências das Três Leis de Newton
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
COITADO DO PROCESSADOR!!
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
Autor desconhecido Formatado por Leonil
Aprendi Clique.
A TURMA DO MERCADINHO DA ESQUINA
Rotina....
COLÉGIO MARIA IMACULADA – SP PROJETO – FEIRA DAS NAÇÕES 2012
"AMOR UM SENTIMENTO OU SOMENTE AÇÃO"?
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
A Carta do ex-marido para ex-mulher...
A Boneca e a Rosa Branca.
SITUAÇÕES.
Um senhora chegou em casa, depois de uma das consultas médicas, e disse aos seus familiares:
Esta é uma bela história e é, também, uma história real.
WEBQUEST A GENÉTICA EM SALA DE AULA
Pois é isso que me acontece quando estou a teu lado,
Gostava tanto de você (Tim Maia) Autoria do Texto: Desconhecida
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
COMO FAZER O RELATÓRIO DE ERROS
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
Estou completamente apaixonada por você E coisa mais bonita não podia acontecer...
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
Educação Financeira para crianças e Jovens
A velha árvore Traduzida por M. Jesus Sousa (Juca) a partir de joarbol.htm
Transcrição da apresentação:

E. M. PROF. EURICO SILVA EJA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

PROFESSORA: Joaquina Maria Pereira

TRABALHO DESENVOLVIDO COM O JORNAL: O CORREIO

ALIANDO O JORNAL À INTERNET

PROCEDIMENTOS: Os alunos foram divididos em grupos, porém o número de componentes em cada um, ficou a critério deles. Distribuí os jornais, novos e remanescentes. Pedi que lessem as reportagens que lhe chamassem a atenção.

. Após a leitura e comentário, perguntei-lhes se havia algum assunto ou palavra que eles leram, mas não entenderam porque desconheciam o seu significado

Pedi que listassem todos aqueles assuntos que tivessem a curiosidade de conhecer um pouco mais.

Na aula seguinte, foram para o Laboratório de informática e lá pesquisaram sobre os temas escolhidos.

Fizeram anotações do que acharam mais interessante na pesquisa.

De volta à sala de aula, fizeram um relatório sobre o trabalho, expressando suas opiniões sobre ele.

Veja trechos de alguns relatórios:

(...) Trabalhar com o jornal foi uma idéia mágica. Além de nos trazer importantes notícias, trouxe-nos também a leitura, a importância de ler e entender a notícia. Além de escrever bem ainda temos conhecimento do que se passa no mundo. Eu gostei muito de trabalhar com o jornal. A Joaquina teve uma grande idéia ao nos ensinar sem que notássemos e, mesmo cansados, tivemos uma ótima aula de leitura. Quando eu leio uma notícia, logo me desperta a curiosidade de ler ainda mais. Joaquina, você realmente me fez ler e olha que já fazia tempo que eu não lia nada! Alexsandra Silva – 8ª 28

Eu pensava que ler jornal era coisa de velho, mas pude compreender que isso não é verdade. E percebi isso após fazer o trabalho que envolvia o jornal. A professora Joaquina pediu para que escolhêssemos um tema no jornal que nos agradasse. Eu não vou mentir- pensei comigo - O que pode ter num jornal que vai me agradar? Bom, eu peguei o jornal e, de cara, vi a foto do Marcelo D2 e falei: uai, Marcelo d2 no jornal? E li tudo sobre ele e disse: esse é o meu tema. (...) Depois da leitura, passei a admirá-lo mais ainda e quando pesquisei mais na Internet, ficou melhor ainda, porque fiquei sabendo tudo que ele passou antes de ser cantor. Termino dizendo que agora Eu leio jornal ! Henrique Lima Andrade – 8ª 30

Depois que comecei a ler os jornais sinto que a minha mente está mais aberta. Passei a ter curiosidade pelos assuntos e fico sabendo o que acontece no Brasil e no mundo. O trabalho em sala foi uma boa pedida; comecei a ler por obrigação, mas depois despertou-me o interesse e aguçou a minha curiosidade. Quando lia alguma palavra que não sabia, procurava no dicionário. Ler é muito bom! Aparecida de Fátima – 5ª 18

Eu não tinha muito acesso ao jornal porque, devido a minha criação, não o valorizava muito. Comecei a ler jornal na escola e achei muito interessante, pois estava interagindo com o mundo dentro da sala de aula, e percebi que até o nosso falar e escrever fica diferente, porque a leitura é uma riqueza inestimável. Aprende-se a pontuação as palavras que antes não sabia o significado. Devemos valorizar o jornal porque ele é a nossa melhor arma para lutarmos contra os problemas que afligem a sociedade. Paulo César Batista Carijó – 5ª 18

Quando recebi o jornal na sala de aula, fiquei muito feliz porque perto da minha casa não tem banca de jornal. Achei as matérias muito boas e gostei dos assuntos sobre a saúde. Li uma reportagem sobre a obesidade e fiquei sabendo mais sobre o assunto na Internet. Maria das Dores Ramos – 5ª 18 A aula com o jornal e a pesquisa foi muito boa. Eu li uma reportagem que falava sobre nepotismo, um assunto que eu não estava por dentro. Depois que busquei mais sobre ele na Internet, já posso dizer que sei o que significa. William Augusto Araújo – 8ª 28

Achei essa iniciativa de adotarem a leitura de jornais em sala de aula muito boa, porque nós, alunos, ás vezes não temos a oportunidade de ler jornais e nem acesso ao computador. Eu gostei bastante, pena que ainda não entendo bem de computação, mas gostaria de aprender. (Maria Conceição – 5ª 17) Ao ler o jornal, achei uma matéria muito importante que ainda não conhecia que falava sobre o direito do cidadão, informando sobre as passagens aéreas; seus custos e taxas. Agora, estou mais por dentro e acho que vou até realizar meu sonho que é viajar de avião. (Francione Alves da Silva – 5ª 17)

Eu li o jornal e deparei com uma reportagem que falava sobre Bioplastia. Uma palavra muito difícil e fiquei curioso em saber mais sobre isso. Fomos para a aula de computação e lá procurei na Internet o que significava Bioplastia e aí, sim, pude entender a matéria. (Guilherme Ferreira – 5ª 17.) O jornal é muito importante para nós. Gostei muito de ler e pesquisar depois. Li a reportagem sobre a fome na África e achei muito triste essa noticia e quis saber mais. Através do jornal, podemos obter várias informações tristes e alegres. Receber o jornal na escola é muito importante para nós e para os professores. (Rosângela Soares da Silva – 8ª 30)

O jornal abre a nossa mente. Vemos notícias de todos os lugares. Acho muito interessante. Pena que não consegui realizar a minha pesquisa no dia da aula no laboratório de computação, porque não consegui acessar o site. Mas a professora vai marcar outro dia para que eu possa terminá-la. (Suami de Souza mota – 5ª17) Eu vou deixar bem claro, professora, que desde que começou esse trabalho com o jornal, me identifiquei muito, porque temos a oportunidade de ler, de ficarmos por dentro de tudo o que acontece em nossa cidade e região. Estou gostando muito do resultado. Para quem não gostava de ler é uma ótima oportunidade para aprender. (Jequissânia -5ª 17)

No dia 17 de maio, trabalhamos com jornais. Foi muito interessante, porque desse trabalho adquirimos novos conhecimentos importantes. Depois de ler as notícias e escolhermos o assunto sobre o qual gostaríamos de saber mais, fomos para o laboratório de computação e pesquisamos. Foi maravilhoso! Espero ter outras oportunidades de trabalhar com o jornal. (Oneida de Jesus P. Luciano – 5ª7) A reportagem que achei interessante foi a que falava da invasão dos caramujos porque até então não sabia que aquele tipo de caramujo transmitia doenças tão graves. Quando vi na Internet então, percebi a importância da matéria. Concluí que ler jornal e ficar informada é maravilhoso! ( Maria Joana E. Carrijo – 8ª 30)

Comentário da professora Quando comecei a levar o jornal para a sala, pensei que os alunos não fossem se interessar pela leitura, porém, aos poucos, eles foram despertando o interesse pelas reportagens. Senti, então, que já era hora de começar a exigir um pouco mais deles e propus o trabalho de pesquisa na Internet. Surpreendi-me com o resultado, porque eles gostaram muito e, agora, todos os dias me pedem o jornal.