T ONINHO V ENDRAMINI FORMATAÇÕES A P R E S E N T A texto de minha autoria com sequência automática Arte final: Arquivo Pessoal e Internet.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A TIGELA DE MADEIRA Criação Ria Slides.
Advertisements

O valor de uma história.
Conto.
A mensagem é linda e profunda.
AS CRIANÇAS SÃO PURAS NA FÉ.
O tempo de Deus.
UMA FAMÍLIA ESPECIAL.
O TEMPO DE DEUS.
O TEMPO DE DEUS.
Slide automático e sonorizado
CRIANÇAS SÁBIAS.
Colaboração: Carlos Penatti
Na cidade de São Paulo, numa noite fria e escura de inverno, próximo a uma esquina por onde passavam várias pessoas, um garotinho vendia balas a fim de.
T ONINHO V ENDRAMINI S LIDES A P R E S E N T A um texto de minha autoria com sequência automática Paisagens e fotos de Arquivo: By : Toninho Vendramini.
A tigela de madeira.
Claudio Geldres Era uma vez um rapaz que tinha muitos problemas. Constantemente, em suas orações, ele pedia que Jesus viesse visitá-lo no seu sofrimento.
Clique para passagem de slides Ligue o som
Um de meus amigos ia toda quinta-feira a noite a uma piscina coberta. Ele sempre via ali um homem que lhe chamava a atenção: ele tinha o costume de correr.
A verdadeira história da casa 352. Um menino chamado Lucas teve que mudar de casa, para um lugar perto de um vilarejo. Então seus pais estavam procurando.
Apresentam UMA FAMÍLIA CHAMADA BRASIL AUTOMÁTICO.
Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem- sucedidos. Pv 16.3.
“Então Jesus lhes disse: Como vocês demoram a entender e a crer em tudo o que os profetas disseram!” Lucas
30 de maio de :46:28 Naquela casa reinava a paz e o amor, todos eram bem- vindos e era um entra e sai diário, era gente chegando, era gente saindo,
T ONINHO V ENDRAMINI S LIDES A P R E S E N T A COM SEQUÊNCIA AUTOMÁTICA FOTOS E PAISAGENS DE ARQUIVO.
AVANÇO AUTOMÁTICO Paisagem: Warsaw, a cidade velha - Polônia.
MOSTRA FÍSICA CONTEXTUALIZADA EM CANÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INCIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROGRAMA.
Avanço automático Aguarde a sequência... APRESENTA A SEGUIR: UM TEXTO DE SUA AUTORIA UM TEXTO DE SUA AUTORIA.
Os 3 reis magos e a estrela de Natal
A boneca Véspera de feriado. Corri ao mercado para fazer compras de última hora. Quando vi todas aquelas pessoas na fila, comecei a reclamar: “Isto vai.
As cinco mais de ROBERTO CARLOS
Pulsar das ondas... Progressão automática. Helio di Pinho.
T ONINHO V ENDRAMINI S LIDES APRESENTA... AVANÇO AUTOMÁTICO.
UMA HISTÓRIA DE NATAL... Progressão automática. S empre que se aproxima o Natal, fico lembrando de um fato ocorrido, na minha infância, que marcou para.
O menino que cresceu no jardim Texto: Gonçalo Tavares Formatação: Maria Jesus Sousa (Juca)
T ONINHO V ENDRAMINI S LIDES A P R E S E N T A um texto de minha autoria com sequência automática Paisagens, pinturas e fotos: Arquivo Pessoal e Internet.
T ONINHO V ENDRAMINI S LIDES A P R E S E N T A um texto de minha autoria com sequência automática Arquivo Pessoal e Internet.
APRESENTA Paisagens / Fotos Arquivo By: Toninho Vendramini Arquivo By: Toninho Vendramini.
Acontece só uma vez... Progressão automática. U m dia eu tive a impressão de que o amor tinha chegado. Meio súbito, meio sem jeito, meio calado, e aquele.
VIRGINIA SATIR O Terapeuta deve especular sobre a relação do casal. Esta é a 1ª coisa que o terapeuta deve verificar, pois para ela a terapia de família.
Missões – 10/outubro Takila Zâmbia. Takila é pioneiro da Missão Global no país de Zâmbia, na Divisão Sul-Africana Oceano Índico, cujos projetos missionários.
Paisagens & Fotos Arquivo Pessoal / Internet MULHERES TEXTO DE MINHA AUTORIA Sequência automática.
avanço automático UM TEXTO DE SUA AUTORIA SÃO LOURENÇO E O TREM DAS AGUAS E O TREM DAS AGUAS 1424 O CAVALO DE FERRO.
TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA Foto: AVN - Boiullon - Bélgica Um texto de minha autoria.
CLARICE LISPECTOR PROGRESSÃO AUTOMÁTICA Já escondi um amor com medo de perdê-lo. Já perdi um amor por escondê-lo. Já segurei nas mãos de alguém por estar.
CHURUBUZCO O ÚLTIMO CAUDILHO Avanço Automático Toninho Vendramini Formatações.
GALO DA MADRUGADA O CORNETEIRO DA PAZ Avanço Automático Toninho Vendramini Formatações.
Progressão automática. Que você, mesmo sob a pressão do mundo, jamais negue o seu espírito. Que você não permita que suas emoções estranhas, bloqueiem.
Esta mensagem foi elaborada por PL Mensagens – Cadastre-se no site
O DIA DA TEMPESTADE. “Qualquer que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante. É semelhante ao homem que.
Sequência Automática APRESENTA UM TEXTO DE MINHA AUTORIA NA JANELA D E B R U Ç A D A.
Na alegre Vila de São João da Serra, tinha uma pracinha que parecia um ovo com um lado mais estreito apontando para o Morro do Tostão e ali naquele.
Avanço Automático Toninho Vendramini Formatações.
TONINHO VENDRAMINI FORMATAÇÕES APRESENTA DE MINHA AUTORIA COM SEQUÊNCIA AUTOMÁTICA CAMINHOS E ENCONTROS FOTO: PORTO - GÊNOVA - ITÁLIA by TONINHO VENDRAMINI.
T ONINHO V ENDRAMINI S LIDES A P R E S E N T A MEMÓRIAS DE VIAGENS um texto de minha autoria com sequência automática Paisagem - Sur de Chile fotos de.
Avanço Automático Toninho Vendramini Formatações.
Anam Cara É uma expressão celta que significa... Anam Cara É uma expressão celta que significa... Amigo da minha alma ou amigo d’alma.Amigo da minha alma.
PRODUÇÃO DE TEXTO – 7º ANO CARTA ENIGMÁTICA E HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Avanço Automático Toninho Vendramini Formatações.
V I N H O, O N É C T A R D O S D E U S E S Branco... Tinto... Rosado... Incline a taça e acaricie os seus lábios...
Para pescar Zico estava sempre as ordens, mas para trabalhar nem tanto: era um fulano escorregadio o tal de Zico, era só falar em trabalho que ele ficava.
T ONINHO V ENDRAMINI S LIDES A P R E S E N T A Sequência Automática Catedral de Palma de Mallorca – Ilha Espanhola das Canárias by: Arquivo / Toninho.
O velho e o menino O velho e o menino Soélis Sanches Soélis Sanches.
Avanço Automático Toninho Vendramini Formatações.
Cidade pequena, mas tão pequena que dizer pequena era muito e podia ser considerado um elogio, os habitantes não passavam de um mil ou pouco mais; era.
Fato Real Esse fato aconteceu comigo,em fevereiro de 2.008, nesse dia tive uma crise forte de labirintite, que pensei que seria o meu fim.
Avanço Automático Toninho Vendramini Formatações.
APRESENTA AVANÇO AUTOMÁTICO T ONINHO V ENDRAMINI S LIDES.
Foto: Veneza - Itália. APRESENTA COM SEQUÊNCIA AUTOMÁTICA.
ECLIPSE SOLAR Em alto mar Um eclipse solar total ocorreu em 3 de novembro de Foi visível com totalidade no norte do Oceânico Atlântico, a leste.
Transcrição da apresentação:

T ONINHO V ENDRAMINI FORMATAÇÕES A P R E S E N T A texto de minha autoria com sequência automática Arte final: Arquivo Pessoal e Internet

Ouviu-se do quarto de dormir o som das doze badaladas produzidas pelo imponente relógio da família, postado na sala de jantar e estar. Soberano em todos os seus momentos, registrou muitas histórias contadas ao redor da mesa de jantar da família em seu esplendor, marcando horas felizes, naqueles jantares memoráveis, onde os assuntos do cotidiano eram debatidos pelos filhos, sempre com a mediação do patriarca e sua recatada esposa.

O antigo mecanismo ainda se fazia presente naquela noite, marcando com os seus sons matutinos e vespertinos, os passos dos personagens da casa secular, contabilizando o desencadear de suas vidas, transformando as alegres crianças em adultos que, aos poucos, foram deixando os pais refém do último filho...

Esse, nos momentos de reflexões que ali passava, com seus pensamentos furtivos, ouvia o marco dos devaneios daqueles momentos que ficaram no passado.

Olhou para a janela e observou que já era noite, começando a madrugada. O sono não chegava e a mente trabalhava incessantemente, procurando encontrar qual seria o seu caminho, o que viria pela frente. Os seus pais muitos idosos já não desciam para a sala de jantar. A governanta, que beirava a idade do casal, ainda conseguia arrastar os pés e levar o pequeno jantar para os velhinhos. Na passagem pelo seu quarto, sempre dizia que a sua comida estava no forno e que ela iria deitar-se.

Nesse ínterim, o relógio marcou uma badalada, a primeira daquela fria madrugada; o farfalhar das árvores ao redor da casa trazia pensamentos malignos. Pensou em ligar a televisão, mas lembrou-se que estava quebrada já fazia muitos anos. Tentou, então, ler o livro que estava à sua cabeceira e que não conseguia chegar ao epílogo, pela preguiça mental que embaralhava os assuntos em sua mente perturbada.

O silêncio era profundo e sepulcral. Foi quando ouviu um barulho que vinha da cozinha, passava pela imensa sala e penetrava em seu quarto. Era uma espécie de ranger de porta aberta que se lançava sobre o batente e espocava, como um estampido, em seus ouvidos

Removeu as cobertas, calçou as chinelas e começou a descer as escadas, passando pelo relógio que pendulava sem parar, marcando aquele momento angustiante. Seria a porta batendo, seria alguém que teria se infiltrado sem que os velhos notassem presença.

Continuou a descer na ponta dos pés; chegando à cozinha, acendeu a luz e viu, para seu espanto, o velho gato da casa caminhando com dificuldade, subindo as escadas do porão. Foi até lá, mas o local estava muito escuro e não havia luz para iluminar a escada e, muito menos, o ambiente do fétido compartimento encravado no subsolo, mais parecendo um bunker, onde todas as tralhas, móveis e outros objetos não mais utilizados estavam à mercê daquela escuridão, que servia de esconderijo ao gato.

Buscou, próximo dali, um lampião de gás, cujo bujão prendia-se ao vidro. Levou-o até a cozinha e riscou um fósforo e a chama propagou; e percebeu que tinha uma pequena reserva, suficiente para uma inspeção no porão, para ver de onde vinha aquele ruído que se tornava, agora, mais acentuado.

Notou, então, que a tampa da caixa de papelão que continha velhas fotografias estava encostada à parede; ali o gato fez sua cama e, quando saía, ficava entreaberta; o vento penetrava pelo respiro na parede que vinha da rua e provocava aquele som.

Apanhou a caixa, aproximou do lampião e sentou-se em uma velha cadeira, uma vez que naquela casa tudo era velho, e começou a esmiuçar fotos antigas de quando era menino. Viu, a cada foto que passava por suas mãos, como em um passe de mágica, todo o passado de sua vida.

Olhou, com alegria, todos os personagens daquela casa ainda jovens; seu pai, que tanto idolatrava, estava sempre presente nas fotos e ele é quem organizava as posições para as fotos, quem ficava em pé, sentado ou no colo da mãe.

Nesse vai e vem de fotos, separou algumas para mostrar ao velho pai, para saber de alguns personagens que visitavam o seu lar de que já não se lembrava mais e, certamente, o patriarca faria longos comentários detalhados daquelas pessoas.

Sentiu, então, que sua sina era cuidar dos pais até o seu final e, depois, pensar em se casar para dar continuidade à família e zelar pelo sobrenome muito respeitado no local onde moravam.

Percebeu que o dia já raiava, subiu pelos degraus, chegou à cozinha, tomou um café, e falou para a governanta sobre aquelas fotos que tinha nas mãos e estavam naquela caixa de papelão e que mostraria aos velhos.

Bateu à porta do quarto e, como não respondiam, entrou com cuidado e verificou que os dois velhinhos tinham falecido naquela noite, sob o som das badaladas daquele relógio que marcou a vida e transformou aquela casa em um reduto de lembranças, onde apenas as fotografias ficaram para contar a história.

O conto é uma obra de ficção que cria um universo de seres, de fantasias ou acontecimentos. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo. Classicamente, diz-se que o conto se define pela sua pequena extensão. Mais curto que a novela ou o romance, o conto tem uma estrutura fechada, desenvolve uma história e tem apenas um clímax. Num romance, a trama desdobra-se em conflitos secundários, o que não acontece com o conto. O conto é conciso, ou seja, reduzido ao essencial; em poucas palavras. Toninho Vendramini

ACESSE MEUS ESPAÇOS CULTURAIS E TORNE-SE MEU SEGUIDOR MEMBRO EFETIVO: ASSOCIAÇÃO DOS POETAS E ESCRITORES DE JUNDIAÍ E REGIÃO. ACESSE MEUS ESPAÇOS CULTURAIS E TORNE-SE MEU SEGUIDOR MEMBRO EFETIVO: ASSOCIAÇÃO DOS POETAS E ESCRITORES DE JUNDIAÍ E REGIÃO. O efeito do arco-íris pode ser observado sempre que existirem gotas de água suspensas no ar e a luz do sol estiver brilhando acima do observador em uma baixa altitude ou ângulo. O mais espetacular arco-íris aparece quando metade do céu ainda está escuro com nuvens de chuva e o observador está em um local com céu claro. Outro local propício à apreciação do arco-íris é perto de cachoeiras. FORMATADO POR: TONINHO VENDRAMINI Músicas de Fundo Abertura: Je Pense à Toi Acompanhamento: Acompanhamento:EdelweissEncerramento: No Final do Arco Iris