Como Apresentar Sermões Encontro de Anciãos Associação Paulistana.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão para a correção, para educação na justiça” (2 Tm 3:16).  
Advertisements

As visitas derrubam barreiras e fortalecem a solidariedade
O PREGADOR E A PREGAÇÃO.
PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (PASCOM)
O poder da Evangelização
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Filipe como missionário
“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins.
LIÇÃO 13 – A IGREJA DO SÉCULO 21 Prof. Lucas Neto.
Jesus Cristo em seu ministério terrestre visando a pregação do evangelho enviou os seus discípulos de dois em dois; Marcos 6:7.
A Solenidade de TODOS OS SANTOS é a festa da Vida e celebra a plenitude da Vida cristã e a Santidade de Deus manifestada em seus filhos, os santos da.
“É indigno de um homem não saber se defender pela palavra, a arma própria do homem”. Aristóteles “É indigno de um homem não saber se defender pela palavra,
QUEM É DEUS? DEUS NÃO EXISTE DEUS É UM DELÍRIO RELIGIÃO É O ÓPIO DO POVO.
Duas vezes abandonado, duas vezes adotado. Sábado 11 de Julho de 2009.
1- Bíblico Oriental 2- A Ocidental.
A Música Litúrgica na Igreja hoje
Conversando sobre Evangelização Pe. Paulo Gil Semana de Animação Bíblica, Teológica e Pastoral PASTORAL.
IGREJA MEMORIAL BATISTA Uma Igreja Viva para o Deus Vivo CLONAGEM DE DISCÍPULOS Mateus
4ª. Igreja Batista Identidade. História Para falarmos sobre quem é a nossa igreja, precisamos conhecer um pouco de sua história. Não somente sobre seu.
 1 O.) PRIMEIRO PERÍODO ( ESQUEMA SOBRE A LITURGIA - O documento Constituição “Sacrosanctum concilium” sobre a Sagrada liturgia.
4 DE JUNHO DE 2016 A vontade do Filho do Homem Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos.
UMA VISÃO DE FÉ: SEGREDO PARA O SUCESSO DO LÍDER I Co
FunçãoMinisterial Da Música e do Canto. Canto processional de Entrada ou Abertura: Finalidade:constituir a assembléia, introduzindo-a no mistério a ser.
TRÊS SEGUNDOS Para mudar sua história “Jesus disse ao paralítico (...) Levante-se (...) Ele se levantou, pegou a maca e saiu à vista de todos, que, atônitos,
A Revelação de Deus Evangelho de João. A Revelação de Deus - Compreender que Cristo participou do ato original da criação. (Saber) - Refletir sobre a.
MOTIVADOS PARA SERVIR.
Cada Domingo é Dia do Senhor Ressuscitado... Vivendo o clima de Páscoa, reunimo-nos em nome de Jesus, para proclamar a nossa fé na Ressurreição. A liturgia.
DEUS EM NÓS: Deus Espírito Santo Texto Bíblico – João Presb. Josimar Santos Rosa.
"Meu Senhor e Meu Deus!" " Felizes os que creram, sem terem visto"
Jeremias, do começo ao fim
Mãe de Deus Dia Mundial da Paz A Liturgia coloca-nos hoje diante de diversas evocações. Celebra-se a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus : somos convidados.
INTRODUÇÃO (qual a ideia...) A ideia é trabalhar com a comunidade no sentido de desenvolver aconselhamento/evangelização/discipulado que liberte as pessoas.
A DOUTRINA DO SERVIÇO CRISTÃO (12.1 a 16.27) Nos capítulos anteriores, Paulo apresenta o pecado e suas consequências, bem como, o plano de salvação. Já,
Deus Uno e Trino A festa da TRINDADE Convida-nos a reflectir sobre o Mistério da vida íntima de Deus e conhecer melhor quem é o nosso Deus. Ele revela-se.
Como Preparar Seminários Tipos de apresentação Cuidados com o apresentador Cuidados com o conteúdo.
Da Liderança Saudável OS DESAFIOS Texto Básico: Atos Escrito por Pr. Edvaldo Amorim João Pessoa/PB.
Ensino 05 Módulo 03 Grupo de Oração Marcelo Bernini
Ciclo C VII Domingo da Páscoa A Ascensão do Senhor VII Domingo da Páscoa A Ascensão do Senhor 9 de Maio de 2013 Música: Jesus ressuscitou das trevas.
Eu sou muito teu amigo Eu também sou tua amiga e gosto de falar contigo.
TESTEMUNHAR RELAÇÕES RELAÇÕES PESSOAIS SINCERAS ACOLHEDORAS PACIENTES RECONCILIADORAS.
Amai-vos como eu vos amei Na Liturgia desses domingos de Páscoa, podemos perceber a preocupação de Cristo em formar a sua Igreja, que continuará a obra.
Bom dia filho(a). Poderia me doar alguns minutos de seu tempo. Jesus Cristo.
MULHERES CALADAS NA IGREJA I CORÍNTIOS 14:34 I TIMÓTEO 2:11-12.
REI, REI DA GLÓRIA (2X) NA PRESENÇA DO REI VAMOS CELEBRAR UM CANTO DE VITÓRIA VAMOS ENTOAR TODO JOELHO DIANTE DELE HÁ DE SE DOBRAR POIS SUA GLÓRIA ESTÁ.
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ A PARTIR DE JESUS-CATEQUISTA.
Estes slides são para uso das igrejas cristãs e irmãos que desejem se aprofundar no tema. Para adquirir as revistas para a sua igreja, acesse
Falsos Cristos e Falsos Profetas ESE Cap XXI
O JULGAMENTO DE JESUS (LC 22,66 – 23, 25). Divisão da Perícope - Em Lucas O Julgamento de Jesus se divide em três partes.  Jesus perante o Sinédrio 22,66.
Grupo de Perseverança Formação: Organização e acompanhamento do GP.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
SERMÃO 01 General Conference Daily Bulletin, Vol. 5, p. 108 Sermão de A. T. Jones 4 de fevereiro de 1893.
Pr. Moisés Sampaio de Paula
1º Tema: O Pré-Tribulacionismo Antes de falarmos sobre o Pré-Tribulacionismo, devemos ter consciência de que existem, pelo menos, quatro maneiras diferentes.
ATOS DOS APÓSTOLOS Um livro histórico que relata os 30 primeiros anos da Igreja Primitiva. Do ano 33 ao ano 64 d.C.
INERRANCIA A FIDEDIGNIDADE DA REVELAÇÃO. INTRODUÇÃO A doutrina da inerrância afirma que a Bíblia é completamente verdadeira em todos os seus ensinos.
"Eu sou o Bom Pastor" O 4º domingo de Páscoa é conhecido como o Domingo do BOM PASTOR, porque todos os anos, Jesus é apresentado como o "Bom Pastor".
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
As primeiras palavras dirigidas por Deus a uma criatura humana e que estão registradas na Bíblia foram: “Sede fecundos e multiplicai-vos e enchei toda.
Marcos “Aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou” I Jo NVI.
Festejamos hoje a festa de TODOS OS SANTOS No "Creio", professamos: "Creio na Comunhão dos Santos". As Leituras aprofundam essa Verdade: A 1.ª leitura.
APROVAR as duas formas sugestivas de liturgia expressas pelo Manual da Igreja (MI, Ed. 2010, notas p. 181 e 182), que ao mesmo tempo diz: "Não existe.
LIÇÃO 12 – COSMOVISÃO MISSIONÁRIA Prof. Lucas Neto.
TEOLOGIA & PRÁTICA DE CULTO As crenças e o jeito presbiteriano de adoração Eber Hávila Rose Cecília Finotti Nishikawa Almeida.
A Liturgia continua o tema do Chamamento. A resposta do homem passa por um caminho de conversão pessoal e de identificação com Jesus. Na 1.ª Leitura,
Três verdades que nos ajudam vencer o pecado
EBD CONSOLIDAÇÃO 2016 – O Ano da Comunhão 2016, O ANO DA COMUNHÃO CONSOLIDAÇÃO.
Disciplina na Igreja.
01. O livro de Jeremias está repleto de símbolos. E a Bíblia, está carregada de simbologia? Deus trabalha com símbolos? Quais são as vantagens do seu.
ATOS DOS APÓSTOLOS Permanecei em Jerusalém até que sejam revestidos de poder.
A Memória que a Igreja celebra hoje não encontra fundamentos explícitos nos Evangelhos Canônicos, mas algumas pistas no chamado Proto-evangelho de Tiago,
Transcrição da apresentação:

Como Apresentar Sermões Encontro de Anciãos Associação Paulistana

a) O poeta nasce – o orador se faz b) “Um Homem de Deus, no Dia de Deus, na Casa de Deus, Pregando a Palavra de Deus para o Povo de Deus”. c) “... mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemu- nhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra”. Atos 1:8

d) “Nem todos os livros escritos poderiam substituir uma vida santa. Os homens acreditarão, não no que o pastor [pregador] prega, mas no que a igreja pratica em sua vida. Com excessiva freqüência, a influência do sermão pregado do púlpito é anulada pelo sermão feito na vida dos que professam ser partidários da verdade”. 3 Testemunhos Seletos, 289 e 290.

e) O Pregador por dentro: Sinceridade Humor - Presença de espírito Convicção Conhecimento Criatividade f) O Pregador por fora:Postura - Roupa Simpatia Entusiasmo Gesticulação Voz (modulação e dicção) Estilo

g) Pregador é uma testemunha, não um Advogado. h) O pregador precisa de equilíbrio mental: relação entre razão, emoção e clareza. i) Preparo: Espiritual Físico - Sono - Alimentação

e) O pregador e a palavra: “Quem não lê, mal ouve, mal fala e mal vê” Só não erra quem não fala, mas... (erros de concordâncias e vocabulário) Saber quando falar e quando calar Improviso

“Nossas palavras, atos, comportamento e vestuário, tudo deve pregar. Não somente com as palavras devemos falar ao povo, mas tudo quanto diz respeito a nossa pessoa deve constituir para eles um sermão.” 2 Testemunhos para a Igreja, 615 e 618.

a) Exegese: O significado das palavras b) Hermenêutica: o significado do texto c) Homilética: A arte de preparar e apresentar sermões

a) Início, meio e fim (linha de raciocínio – falar coisa com coisa) d) Motivação b) Ilustrações c) Aplicações e exortações práticas e) Apelo (tomada de decisão): implícito ou explícito

3.Tipos de Ilustrações Figuras de linguagem Alegorias Parábolas Alusão Histórica Incidente Biográfico Anedotas Experiências pessoais Atualidades

Audiência determina... Tempo Linguagem Tipo de ilustração Estilo

a) Textual b) Expositivo c) Temático: “São essenciais discursos teóricos, para que o povo veja a cadeia da verdade, elo após elo, ligando num todo perfeito; mas nunca se deve pregar um sermão sem apresentar como a base do evangelho a Cristo, e Ele crucificado”. Obreiros Evangélicos, 158. d) Diferença entre um sermão normal e o evangelístico (Didático e participativo)

Podem ser... Esboços amplos De memória Simples notas Espontâneos Totalmente escritos

Podem ser... (ainda) Consolador Evangelístico Didático Exortativo Doutrinário Missionário De chamado Teológico

a) Som – microfone b) Audiovisuais c) Tudo testado com antecedência

VARA 2ª ed. VARC Melhores Textos NVI TNLH Ecumênica Jerusalém Bíblias Anotadas?

a)Falar de Cristo: b) Movido pelo Espírito - Iluminação “Jesus fazia sermões simples, concisos, esquadrinhadores e práticos. Seus embaixadores devem seguir-Lhe o exemplo em todo discurso. Cristo e o Pai eram um; Cristo concordava de boa vontade com todas as reivindicações do Pai. Ele tinha a mente de Deus. O Redentor era o Modelo perfeito. NEle Se manifestava Jeová. O Céu estava envolto na humanidade, e a humanidade abrigava-se no seio do Infinito Amor.” 1 Testemunhos Seletos, 526.