A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“É indigno de um homem não saber se defender pela palavra, a arma própria do homem”. Aristóteles “É indigno de um homem não saber se defender pela palavra,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“É indigno de um homem não saber se defender pela palavra, a arma própria do homem”. Aristóteles “É indigno de um homem não saber se defender pela palavra,"— Transcrição da apresentação:

1

2 “É indigno de um homem não saber se defender pela palavra, a arma própria do homem”. Aristóteles “É indigno de um homem não saber se defender pela palavra, a arma própria do homem”. Aristóteles “A prática do Direito consiste de modo muito fundamental em argumentar”. “A prática do Direito consiste de modo muito fundamental em argumentar”. Manuel Atienza

3 O Direito é Lógica ou Retórica? É demonstração ou argumentação?

4 I. Retórica Segundo Olivier Reboul: Segundo Olivier Reboul: Retórica é a arte de persuadir pelo discurso.

5 A retórica aplica-se aos discursos persuasivos: sermão; cartaz publicidade; panfleto; alocução política; propaganda; defesa em um júri etc

6 Meios persuasivos Racionais: raciocínio silogístico (entimema); Racionais: raciocínio silogístico (entimema); Trata-se de um argumento no qual uma ou mais proposições estão subentendidas. Trata-se de um argumento no qual uma ou mais proposições estão subentendidas. Por exemplo : Por exemplo : Todo metal é corpo,[o chumbo é metal] logo o chumbo é corpo. Todo metal é corpo,[o chumbo é metal] logo o chumbo é corpo. Mais um exemplo : Mais um exemplo : Todo quadrúpede tem 4 patas. [o cavalo é um quadrúpede] Logo, um cavalo tem 4 patas. Todo quadrúpede tem 4 patas. [o cavalo é um quadrúpede] Logo, um cavalo tem 4 patas.

7 Silogismo Raciocínio Lógico (A = B e B = C, então A = C) A Grécia é governada por Atenas. Atenas é governada por mim. Eu sou governado por minha mulher. Minha mulher é governada por meu filho, criança de 10 anos. Logo, a Grécia é governada por esta criança de 10 anos. Temístocles (General Ateniense)

8 Meios persuasivos Afetivos: Afetivos: 1 Ethos – argumentação baseada no caráter do orador ; 1 Ethos – argumentação baseada no caráter do orador ; argumentação centrada na pessoa do orador; argumentação centrada na pessoa do orador; argumentação baseada no ethos ocorre quando o próprio discurso causa no auditório a impressão de que o orador é digno de confiança. argumentação baseada no ethos ocorre quando o próprio discurso causa no auditório a impressão de que o orador é digno de confiança.

9 Meios persuasivos 2 Afetivos 1 Ethos 1 Ethos 1.o tema de nosso governo será: nada contra a estabilidade, tudo contra a desigualdade. Tudo a favor do progresso para todos. 1.o tema de nosso governo será: nada contra a estabilidade, tudo contra a desigualdade. Tudo a favor do progresso para todos. 2.(...) quando saneamos as finanças e recolocamos o Estado no rumo do desenvolvimento econômico e social. 2.(...) quando saneamos as finanças e recolocamos o Estado no rumo do desenvolvimento econômico e social. 3. Não hesitaremos em buscar o diálogo com outros partidos. 3. Não hesitaremos em buscar o diálogo com outros partidos. 4. Podemos dizer que foram muitos os brasileiros que tiveram a esperança de acabar com a inflação. 4. Podemos dizer que foram muitos os brasileiros que tiveram a esperança de acabar com a inflação. (José Serra, 2002 (José Serra, 2002

10 Meios persuasivos 2 Afetivos: 2 Afetivos: 2 Pathos – argumentação baseada no estado emocional do auditório; 2 Pathos – argumentação baseada no estado emocional do auditório; discurso apela aos sentimentos e emoções dos ouvintes, impressionando-os; discurso apela aos sentimentos e emoções dos ouvintes, impressionando-os; Mesmo oradores com bons argumentos podem ter que se apoiar nas emoções do auditório para suscitar adesão. Mesmo oradores com bons argumentos podem ter que se apoiar nas emoções do auditório para suscitar adesão.

11 Meios persuasivos 2 Afetivos 2 Pathos 2 Pathos Um político que na campanha eleitoral usa uma linguagem emotiva e privilegia temas que despertam emoções fortes em muitas pessoas (como por exemplo a criminalidade e a insegurança), tenta persuadir os eleitores baseando-se no estado emocional destes. Um político que na campanha eleitoral usa uma linguagem emotiva e privilegia temas que despertam emoções fortes em muitas pessoas (como por exemplo a criminalidade e a insegurança), tenta persuadir os eleitores baseando-se no estado emocional destes.

12 O discurso persuasivo comporta: O discurso persuasivo comporta: Aspecto argumentativo; Aspecto oratório: gestos, tom de voz, ornato: figuras de linguagem, metáfora, hipérbole, antítese etc.

13 Funções da Retórica Segundo Reboul 1.Persuasiva: argumentação e oratória; 1.Persuasiva: argumentação e oratória; 2.Função hermenêutica: “arte de interpretar textos”. O orador deve compreender seu interlocutor e fazer-se compreendido. 2.Função hermenêutica: “arte de interpretar textos”. O orador deve compreender seu interlocutor e fazer-se compreendido. 3.Função heurística: do verbo euro, eureka, encontrar 3.Função heurística: do verbo euro, eureka, encontrar - função de descoberta; - função de descoberta; - fornecer elementos para uma decisão possível - fornecer elementos para uma decisão possível 4.Função pedagógica: a busca de adesão do auditório envolve uma aprendizagem. 4.Função pedagógica: a busca de adesão do auditório envolve uma aprendizagem.

14 Estrutura do Discurso Introdução: Introdução: Exórdio: início do discurso Exórdio: início do discurso função essencialmente fática função essencialmente fática objetiva tornar o auditório dócil, atento e benevolente; objetiva tornar o auditório dócil, atento e benevolente; exposição clara, breve da questão a ser tratada; exposição clara, breve da questão a ser tratada;

15 Estrutura do Discurso Desenvolvimento: Desenvolvimento: 1.Narração dos fatos referentes à causa, 1.Narração dos fatos referentes à causa, exposição das ideias; exposição das ideias; - exige-se clareza, brevidade; - exige-se clareza, brevidade; - ordem cronológica ou psicológica (flashback); - ordem cronológica ou psicológica (flashback); - prevalece o logos sobre o pathos e o ethos; - prevalece o logos sobre o pathos e o ethos; 2.Confirmação ou apresentação do conjunto de 2.Confirmação ou apresentação do conjunto de provas seguido por uma refutação que destrói provas seguido por uma refutação que destrói os argumentos adversários; os argumentos adversários; - argumentos fortes, fracos, retorno aos fortes; - argumentos fortes, fracos, retorno aos fortes;

16 Características do Texto Argumentativo Características do Texto Argumentativo Toda argumentação é parcial explícita; Toda argumentação é parcial explícita; Procura-se adesão; Procura-se adesão; Todos os argumentos articulados têm por Todos os argumentos articulados têm por fim indisfarçável a defesa de interesses; fim indisfarçável a defesa de interesses; Constitui-se de tese ou teses jurídicas; Constitui-se de tese ou teses jurídicas; Ocorre no processo de forma oral ou escrita; Ocorre no processo de forma oral ou escrita; Texto temático: ideias e conceitos; Texto temático: ideias e conceitos; Não comprova uma tese totalmente. Não comprova uma tese totalmente.


Carregar ppt "“É indigno de um homem não saber se defender pela palavra, a arma própria do homem”. Aristóteles “É indigno de um homem não saber se defender pela palavra,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google