PATRIACAS E MATRIARCAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 5 Fenícios e Hebreus.
Advertisements

1 EVANGELHO – Mt 1,18-24 Ambiente:
Pois tudo que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar
Transição da endogamia para exogamia
Os grandes espaços religiosos
FAMÍLIAS DA BÍBLIA: ERROS E ACERTOS
Igreja Presbiteriana do Jardim Guanabara
Um Seder para os Nossos Dias Moacyr Scliar
12 de Janeiro de O Senhor é a minha força O Senhor é minha força Ao Senhor o meu canto. Ele é meu Salvador NEle eu confio e nada temo. (bis)
Os Hebreus.
CAMINHA NA MINHA PRESENÇA
A bendita entre as mulheres
Abraão Significa pai de uma multidão Pai exaltado
Jogo das PERGUNTAS.
A promessa: descendencia e terra
“ OS FILHOS DO MAR & O POVO DE DEUS ”
OS PATRIARCAS GÊNESIS
OS PATRIARCAS GÊNESIS
Cap. 2 - O surgimento das religiões monoteístas
Rainha dos Apóstolos.
Rainha dos Patriarcas.
ABRAÃO INTRODUÇÃO 2000 AC Abrão : pai exaltado
ABRAÃO INTRODUÇÃO 2000 AC Deus o chama de seu amigo
Abrão era filho de Taré, da família de Noé, e morava com a esposa num lugar chamado Harã. Mas um dia Deus disse a Abrão: “Você deve partir de Harã com.
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
PRINCÍPIOS PARA O CRESCIMENTO EXPONENCIAL Genesis 12.1 a 20.
O Livro de TOBIAS O Justo nunca está só !.
O amor é mais forte que a morte !
Paróquia Nossa Senhora de Nazaré
Barbara Vieira, Heloisa, Laura, Marjorie, Michele, Rafaella – 1º ano A
A disposição de um Pai Mateus
Como nasce a Fé e nasce a Bíblia
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS
O casamento de Isaque e Rebeca
Duas classes de adoradores
Civilização da Mesopotâmia
São José Pai adotivo de Jesus, Esposo de Maria
VELHO TESTAMENTO 2 PATRIARCAS GÊNESIS
Os Filhos de Abrão ou Abrãao
“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro...
OS PATRIARCAS GÊNESIS
OS PATRIARCAS GÊNESIS
12.1 a 20   a 20   Nesta Palavra vemos uma ORDEM acompanhada de uma PROMESSA!
Hebreus.
O VENDEDOR                                           DE BALÕES.
Módulo I Formação Bíblica GÊNESIS Cap. 21 OS Patriarcas ISAAC.
LIÇÃO 1 DANIEL, NOSSO “CONTEMPORÂNEO”
01/09/2007 a 07/09/2007 6º encontro Aliança A historia da salvação resume os gestos libertadores de Deus com relação a humanidade. De modo particular estes.
a família no Novo Testamento
OS PATRIARCAS GÊNESIS
"Deus vos cumulou de bênçãos"
Panorama DA CRIAÇÃO ATÉ JESUS
PANORAMA DA CRIAÇÃO ATÉ JESUS
Profeta Abraão. Profeta Abraão Abraão era filho de Terá, 20 gerações depois de Adão, 10 depois de Noé e, a nona geração de Sem, um dos filhos do Patriarca.
VELHO TESTAMENTO 2 PATRIARCAS GÊNESIS
VELHO TESTAMENTO 2 PATRIARCAS GÊNESIS

VELHO TESTAMENTO "E".
INTRODUÇÃO – Neste trimestre letivo, estudaremos o livro de Gênesis.
Amar Missões Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. I João
(Salmo 44,3) Meu irmão, minha irmã, temos uma notícia maravilhosa pra dar a você nestes dias de um novo ano. Meu irmão, minha irmã, temos uma notícia.
C olégio do A mor de D eus Educação Moral e Religiosa Católica UL 2 a universalidade do FENÓMENO RELIGIOSO.
elevesuavida.com Onde não há revelação divina, o povo se desvia; mas como é feliz quem obedece à lei! Pv
A grupamento de E scolas de A brigada EMRC Educação Moral e Religiosa Católica A UNIVERSALIDADE DO FENÓMENO RELIGIOSO.
OS PATRIARCAS SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA. OS PATRIARCAS SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA MÓDULO 2.
OS PATRIARCAS SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA. OS PATRIARCAS SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA MÓDULO 3.
Ciclo A Domingo IV do Advento 22 de Dezembro de 2013 Detalhes da capela “Redemptoris Mater” do Papa João Paulo II. Prenda do Colégio Cardinalício ao Santo.
PLANEJAMENTO BIMESTRAL – ENSINO RELIGIOSO – 4º E 5º ANO CREDO CATÓLICO
Império Morte de Ramsés II Ano1220 Personagens não bíblicos Reis Cananeus Personagens bíblicos JosuéJuizes PeríodoTribal Linha do tempo: Período Tribal.
Transcrição da apresentação:

PATRIACAS E MATRIARCAS *Abrãao *Isaac *Jacó Sara Agar Rebeca Lia Tamar

NOME DOS PATRIARCAS Abrãao: significa “O pai (divino) é exaltado” Jacó: “Deus protege” Isaac: “Deus sorrirá” No mais cada clã tinha suas tradições religiosas e invocava a divindade com um nome. O patriarca era conhecido como o Pai do clã (família)

ABRÃAO Abraão nasceu na cidade de Ur, antiga Mesopotâmia, entre a Arábia e a Pérsia, aproximadamente 2.000 anos a.e.C. Foi o primeiro patriarca hebreu. Abraão significa: "Pai de uma multidão." Deus ordenou a Abraão que deixasse Sua pátria e Sua família para ir viver em outra terra e lhe prometeu grandes bençãos, para Ele e para toda a Sua descendência. Abraão obedeceu ao mandato de Deus e saiu de Ur rumo a Terra Prometida Abraão tinha, então 75 anos de idade. "

ISAAC Isaac, Isaque ou Yitzhak (do hebraico יצחק, literalmente "ele vai rir") é um personagem da Bíblia Hebraica, era filho de Abraão com sua esposa Sara. Após seu nascimento, seu irmão bastardo Ismael foi enviado ao sul e a história do povo judeu segue então a linguagem do filho legítimo de Abraão. Quando ainda pequeno, Isaac foi instrumento da maior prova de fé de Abraão, quando Deus ordenou que ele levasse Isaac ao alto de uma colina para sacrificá-lo. Ao ver que Abraão, resignado e com uma faca pronta para degolar o seu filho, Deus enviou um anjo a segurar sua mão, impedindo de matá-lo.

JACÓ -Foi um dos patriarcas da nação de Israel. Teve doze filhos e uma filha chamada Diná, a cada um dos filhos varões correspondeu uma das Doze tribos de Israel. adquiriu do irmão o direito de primogenitura oferecendo-lhe em troca um prato de lentilhas e tomou a sua bênção paterna quando se fez passar por Esaú oferecendo a Isaac seu Pai um alimento preparado por sua mãe, Rebeca. Segurou calcanhar do irmão, desde o ventre de sua mãe

JAVISTA (ano 1000) – TEOLOGO DA SALVAÇÃO UNIVERSAL Dupla mensagem: - homem é pecado - Deus em seu amor se interessa pelo homem Deu importância as tradições patriarcais do sul – Abrãao e Isaac Dinastia de Davi: reis intermediários entre Deus e os Homens Deus: universalista - Não era somente de povo de Israel, mas de todos os homens

ELOÍSTA (750): TEÓLOGO DA ALIANÇA Deus: particularista mais nacional que universal Rei de Israel é o próprio Deus Reina sobre Israel da maneira de um suserano sobre o vassalo Vive num mundo distanciado do homem Se revela por meio de sonhos – frequentemente por intermediários – anjos, profetas, patriarcas e Moises. Patriarcas - Os patriarcas são modelos de fidelidade ao Deus da aliança e as exigências da moral.

SACERDOTAL (587) TEÓLOGO DA ESPERANÇA Escrito mais abstrato e mais profundo do A.T. Deus: Onipotência transcende a multidão, mas também o “cósmos” inteiro. Criação – sábado: Quadro fictício de uma semana fez o autor identificar com o repouso de Deus o repouso semanal do sábado. Repouso sabático – fundamento divino Observância do sábado – distingue o povo de Israel

CONTEXTO DOS PATRIARCAS E MATRIARCAS Bíblia destaca: Abrãao, Isaac e Jacó Patriarcas: pais do povo de Deu Modelos de vida e fé. História e teologia: - História: modestos acontecimentos da vida das famílias e dos clãs. Teologia: conjunto de interpretações dadas sucessivamente as tradições ancestrais a luz da fé.

MODO DE PRODUÇÃO Comunidade primitiva e tribal Criadores de gado pequenos – ovelhas, cabras, carneiros e asnos Terra: propriedade coletiva do clã familiar Homens: tomavam conta do rebanho Mulheres: assumiam a vida do acampamento e da pequena plantação.

ORGANIZAÇÃO INTERNA auto-suficientes - Todos trabalhavam Sociedade sem classes Critério dos laços de parentescos Fusão de vários clãs para formarem uma tribo O patriarca é o laço de unidade interna da grande família

Coesão interna: auxilio fraterno, acolhida do estrangeiro ou emigrado Mulheres: (Sara, Agar, Rebeca, Lia): não tem poder politico Exerciam grande influência na vida do povo e dos patriarcas Não era valorizada Seus direitos dependiam dos homens Dependência: pai, marido, filho ou cunhado.

POLÍTICA O patriarca tinha autoridade absoluta quer se tratasse de pessoas ou coisas Possuía concubinas e esposa legal Poder: hereditário, sempre na linha paterna - o direito é do primogênito Juiz e qualquer conflito

Repartia as ocupações e as pastagens Segurança assumida por todos Clãs: acordo de ajuda mútua entre as clãs da mesma região Ninguém tinha mais poder que o outro Pilhagem – vingança sagrada: manter a independência, solidariedade e sobrevivência da família

RELIGIÃO Baseada no Deus dos pais ou ancestral do grupo com o qual viajavam Divindade – patrimônio familiar Conversa com ele, caminha com o clã Crenças - diferentes da religião dos cananeus Influenciados pelas religiões do rei do Egito Deus do pai defendia o clã, não os interesses do rei ou do faraó Deus da vida e não da morte – da história Deus de seu pai com El – deus supremo dos cananeus Senhor de todos – deus principal de cada um dos clãs dos patriarcas

MAPA DE ABRAÃO