3ª fase do Modernismo Brasileiro Geração de 45 Prof. Me. Cid.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
By Roberto Romanelli Maia
Advertisements

MODERNISMO 3ª Fase - Prosa
LITERATURA E SUAS FUNÇÕES
Você está recebendo isto porque é uma mulher, porém os homens não devem ficar isento de conhecer e difundir a mensagem..  
Rotina....
Você está recebendo isto porque é uma mulher, porém os homens não devem ficar isentos de conhecer e difundir a mensagem... 
Visita De Jesus
CÂNCER DE MAMA “PARA LEVAR EM CONTA”.
Poema da Gratidãao Autor: Divaldo Pereira Franco ( médium ) Amélia Rodrigues ( espírito )
Existe uma história de simplicidade linda, que gostaria de contar...
Divaldo Franco / Amélia Rodrigues
Geração de 1945.
BENDITO SEJA VOCÊ, MEU DEUS, PELAS MONTANHAS PELO AZUL DO MAR
Rotina....
Crônica Prof. Luiz Carlos Souza.
JESUS É O GRUPO SOMENTE JESUS É O CAMINHO
Poema de Gratidão.
XXVIII Domingo do Tempo Comum Dinamização 4º Ano
Ferreira Gullar.
Você está recebendo isto porque é uma mulher, porém os homens não devem ficar isento de conhecer e difundir a mensagem... 
Pedido Inocente Pinho Sannasc.
ACREDITA NA FIDELIDADE MASCULINA?
Poema da Gratidão Poema da Gratidão.
A OUTRA ASA.
Você está recebendo isto porque é uma mulher, porém os homens não devem ficar isento de conhecer e difundir a mensagem...
Você sabia que estou em todas as religiões? E que a sua é a melhor para você neste momento e assim também ocorre com todos? Tem muitos caminhos até.
HAMILTON H AMILTON S LIDE PRECISO DE ALGUÉM HAMILTON Preciso de alguém: Que me olhe nos olhos quando falo. Que ouça as minhas tristezas e neuroses com.
POEMA DA GRATIDÃO avanço automático avanço automático.
ROLAGEM AUTOMÁTICA FAIXA 4 DO CD “JOHANNA MARIA EM RIMAS E MELODIAS”
Fragmentos do livro de Carlos Costa “Time is flowing in the middle oft the night.”Tennyson. (O tempo corre no meio da noite) Carlos Costa.
Cantata “JESUS, NOSSO TESOURO”. Cantata “JESUS, NOSSO TESOURO”
MODERNISMO NO BRASIL.
VOCÊ ACREDITA NA FIDELIDADE MASCULINA? Um jovem casal foi convidado para uma festa a fantasia.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
A Terceira Geração Modernista Brasileira ( )
9 DE ABRIL DE 2016 As origens do Filho do Homem Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor. (Lc 2:11)
INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN CAMPUS JOÃO CÂMARA DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS PROF: CHICO ARRUDA Conceituação de Verbo.
Passagem By jrfilippi De repente eu me desperto e tomo consciência de meu próprio ser.
Mulherão 1 Mulher virtuosa quem a achará? Provérbios 31:10.
UMA HISTÓRIA DE NATAL... Progressão automática. S empre que se aproxima o Natal, fico lembrando de um fato ocorrido, na minha infância, que marcou para.
MISSA DA SAGRADA FAMÍLIA
T ONINHO V ENDRAMINI S LIDES A P R E S E N T A um texto de minha autoria com sequência automática Arquivo Pessoal e Internet.
“Assim sabemos que amamos os filhos de Deus: amando a Deus e obedecendo aos seus mandamentos. Porque nisto consiste o amor a Deus: obedecer aos seus mandamentos.
Acontece só uma vez... Progressão automática. U m dia eu tive a impressão de que o amor tinha chegado. Meio súbito, meio sem jeito, meio calado, e aquele.
DOMINGO VI DO TEMPO PASCAL FESTA DA PALAVRA 1 de maio de 2016 Eucaristia das 12h00 | Igreja Matriz de Vila do Conde.
DIA MUNDIAL DA POESIA.
Silêncio, é sentir a voz quente do amor, Silêncio, é ouvir a voz calada da alma, É ouvir a voz de Deus, nosso Pai do céu, É o murmúrio silencioso da.
Nos anais da História francesa, Exupéry, de estimável valor, Dedicou-se com garbo e nobreza, Ao ideal, com todo seu ardor. Antoine Saint Exupéry, De.
CLARICE LISPECTOR PROGRESSÃO AUTOMÁTICA Já escondi um amor com medo de perdê-lo. Já perdi um amor por escondê-lo. Já segurei nas mãos de alguém por estar.
Uma reflexão sobre o amor e a vida... Progressão automática.
Progressão automática. Que você, mesmo sob a pressão do mundo, jamais negue o seu espírito. Que você não permita que suas emoções estranhas, bloqueiem.
Uma mensagem de Deus canalizada por Gloria Wendroff.
Eu, tirar minhas marcas de expressão? Qual o por quê de extraí-las, se foram elas que me deram expressão? Limpar da minha vida as tristezas que fizeram.
Sou Teu Deus Ligue o som e aguarde! Sou Teu Deus Ligue o som e aguarde! Clique para avançar!
Na alegre Vila de São João da Serra, tinha uma pracinha que parecia um ovo com um lado mais estreito apontando para o Morro do Tostão e ali naquele.
É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia. A noite vem, quando ninguém pode trabalhar Jo 9.4.
A CPCJ EXPLICADA AOS JOVENS CONTACTOS: Morada: Praça da Paz, Bloco F - Cave Lagos Telefone: E – mail:
ABORDAGENS E OBJEÇÕES.  Abordar pessoas que você não conhece;  Pode ocorrer em qualquer lugar: banco, consultórios, rua, supermercado, farmácia... 
HOJE QUERO DIZER QUE TE AMO QUE TE AMO (NOSSA HISTÓRIA DE AMOR) 09/10/13 AUTORIA :Norma Aparecida Silveira de Moraes (NOSSA HISTÓRIA DE AMOR) 09/10/13.
«Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. 32Mas tínhamos de fazer uma festa e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e reviveu;
Nossa Senhora, Mãe do meu Salvador Nossa Senhora, Mãe do meu Salvador Todo o dia acordo, pego no meu terço, Rezo o meu rosário pra você Durante o dia peço.
Declaração de Amor.
APRESENTA AVANÇO AUTOMÁTICO T ONINHO V ENDRAMINI S LIDES.
Procura-se o autor. Melhor visualizado no Power Point 2000.
Quatro Meses Silvia Schmidt Clik para avançar Outro dia foi o aniversário da partida de uma senhora por muitos conhecida e muito querida. Algum tempo.
Poemas de Autores Portugueses Clicar com o Rato Com Som.
Poesia Concreta 1956 – Exposição Nacional de Arte Concreta
Transcrição da apresentação:

3ª fase do Modernismo Brasileiro Geração de 45 Prof. Me. Cid

Contexto histórico Fim da II Guerra Mundial Início da Era Atômica Crença na paz duradoura (ONU / Declaração dos Direitos do Homem) Fim da ditadura Vargas Partidos Legalizados

Prosa Intimista / Sondagem psicológica / Introspectiva EXISTENCIALISMO 1) Clarice Lispector

CLARICE LISPECTOR

2) João Cabral de Melo e Neto Morte e vida severina = preocupação social Poesia = Negação da liberdade formal, das ironias e das sátiras de 22; Poesia mais equilibrada e séria; Geometria das formas.

3) Guimarães Rosa Regionalismo + Universalismo Grande Sertão Veredas

Crônica Rubem Braga Recado ao senhor 903 Vizinho, Quem fala aqui é o homem do Recebi outro dia, consternado, a visita do zelador, que me mostrou a carta em que o senhor reclamava contra o barulho em meu apartamento. Recebi depois a sua própria visita pessoal - devia ser meia-noite - e a sua veemente reclamação verbal. Devo dizer que estou desolado com tudo isso, e lhe dou inteira razão. O regulamento do prédio é explícito e, se não o fosse, o senhor ainda teria ao seu lado a Lei e a Polícia. Quem trabalha o dia inteiro tem direito ao repouso noturno e é impossível repousar no 903 quando há vozes, passos e músicas no Ou melhor: é impossível ao 903 dormir quando o 1003 se agita; pois como não sei o seu nome nem o senhor sabe o meu, ficamos reduzidos a ser dois números, dois números empilhados entre dezenas de outros. Eu, 1003, me limito a Leste pelo 1005, a Oeste pelo 1001, ao Sul pelo Oceano Atlântico, ao Norte pelo 1004, ao alto pelo 1103 e

e embaixo pelo que é o senhor. Todos esses números são comportados e silenciosos; apenas eu e o Oceano Atlântico fazemos algum ruído e funcionamos fora dos horários civis; nós dois apenas nos agitamos e bramimos ao sabor da maré, dos ventos e da lua. Prometo sinceramente adotar, depois das 22 horas, de hoje em diante, um comportamento de manso lago azul. Prometo. Quem vier à minha casa (perdão; ao meu número) será convidado a se retirar às 21 :45, e explicarei: o 903 precisa repousar das 22 às 7 pois às 8:15 deve deixar o 783 para tomar o 109 que o levará até o 527 de outra rua, onde ele trabalha na sala 305. Nossa vida, vizinho, está toda numerada; e reconheço que ela só pode ser tolerável quando um número não incomoda outro número, mas o respeita, ficando dentro dos limites de seus algarismos. Peço-lhe desculpas - e prometo silêncio....Mas que me seja permitido sonhar com outra vida e outro mundo, em que um homem batesse à porta do outro e dissesse: "Vizinho, são três horas da manhã e ouvi música em tua casa. Aqui estou". E o outro respondesse: "Entra, vizinho, e come de meu pão e bebe de meu vinho. Aqui estamos todos a bailar e cantar, pois descobrimos que a vida é curta e a lua é bela".

E o homem trouxesse sua mulher, e os dois ficassem entre os amigos e amigas do vizinho entoando canções para agradecer a Deus o brilho das estrelas e o murmúrio da brisa nas árvores, e o dom da vida, e a amizade entre os humanos, e o amor e a paz.

Poesia Ferreira Gullar NÃO HÁ VAGAS O preço do feijão não cabe no poema. O preço do arroz não cabe no poema. Não cabem no poema o gás a luz o telefone a sonegação do leite da carne do açúcar do pão Comprometimento político e social

O funcionário público não cabe no poema com seu salário de fome sua vida fechada em arquivos. Como não cabe no poema o operário que esmerila seu dia de aço e carvão nas oficinas escuras - porque o poema, senhores, está fechado: "não há vagas" Só cabe no poema o homem sem estômago a mulher de nuvens a fruta sem preço O poema, senhores, não fede nem cheira

Neoconcretismo mar azul mar azul marco azul mar azul marco azul barco azul mar azul marco azul barco azul arco azul mar azul marco azul barco azul arco azul ar azul

Poesia Concreta Décio Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos Publicação da Revista Noigandres Exposição Nacional de Arte Concreta (MASP)

Coração cabeça Augusto de Campos

O Pulsar Augusto de Campos

Precursores : Oswald de Andrade e João Cabral Poema-objeto “crise do verso” recursos Acústico Visual Carga semântica Espaço tipográfico Disposição geométrica dos vocábulos na página