A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Terceira Geração Modernista Brasileira ( )

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Terceira Geração Modernista Brasileira ( )"— Transcrição da apresentação:

1 A Terceira Geração Modernista Brasileira (1945-1980)

2 Momento Histórico em que se deu a Geração de 45
Fim do Estado Novo (1945) Retorno de Getúlio Vargas à Presidência ( ) Mandato de Juscelino Kubitschek ( ) Fundação de Brasília, Nova Capital Politica do País (1960) Jânio Quadros na Presidência (1961) João Goulart na Presidência (1961-março de 1964) Período Democrático Predominância de Modelos Políticos Populistas O Nacionalismo com Bandeira Esquerdizante Nacional – Desenvolvimento X Reação das Classes Conservadoras Interesse Pela Cultura Popular X Cosmopolitismo

3 Característica Literárias Da Terceira Geração Modernista Brasileira
Retrocesso em relação às conquistas de 1922. Volta ao passado: revalorização da rima, da métrica, do vocabulário erudito e das referencias mitológicas. Passadismo, academicismo. Introdução de uma nova cultura internacional nas letras brasileiras.

4 Os Grandes Criadores De 45, Que Retomam E Fecundam As Experiências Desenvolvidas No País.
Prosa: João Guimarães Rosa E Clarice Lispector. Poesia: João Cabral De Melo Neto. Literatura: Constante Pesquisa De Linguagem + Senso Do Compromisso Entre Arte E Realidade, Engajamento. Síntese De Ambas As Gerações: Experimentalismo + Maturidade Artística; Nacionalismo + Universalismo. Guimarães Rosa: Narrativas Mitopoéticas Que Resgatam A Sutiliza Do Elo Entre A Fala E O Texto Literário. Clarice Lispector: Romance E Contos Introspectivos Que Dialogam Com As Fronteiras Do Indizível. João Cabral: Poesia Que Associa Compromisso Social E Precisão Arquitetônica, Substantiva.

5 João Guimarães Rosa (1908-1967)

6 Obras

7 Clarice Lispector ( )

8 Obras

9 João Cabral De Melo Neto (1920-1999)

10 Obras

11 Síntese dos conteúdos estudados
Neste capitulo, estudamos três grandes autores que se contrapõem ao caráter “passadista” da produção literária da geração de 45: João Guimarães Rosa e Clarice Lispector, na prosa, e João Cabra de Melo Neto, que chegou a pertencer à geração de 45, na poesia. Vimos que consideraram a literatura constante pesquisa de linguagem, expressão artística caracterizada pela singularidade estética, associando tal consciência artística à ideia do senso do compromisso entre arte e realidade, do engajamento do escritor e de sua obra na vida social.

12 Sendo assim, retomam a perspectiva nacionalista da primeira fase do Modernismo e a perspectiva universalista da segunda, podendo ser considerados uma síntese de ambas as gerações, além de alicerces de nossa produção literária contemporânea. As narrativas mitopoéticas de Guimarães Rosa, as narrativas que roçam o “indizível” de Clarice Lispector e a poesia substantiva de João Cabral constituem, portanto, enriquecimentos e lapidações das experiências modernistas mais expressivas, desenvolvidas em nosso país.

13 Aline Brena F. Brena R. João Victor Rafaela Talita
Equipe Aline Brena F. Brena R. João Victor Rafaela Talita


Carregar ppt "A Terceira Geração Modernista Brasileira ( )"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google