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Prof. Ms. Wesley Luis Carvalhaes

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Apresentação em tema: "Prof. Ms. Wesley Luis Carvalhaes"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Ms. Wesley Luis Carvalhaes
LITERATURA E INFÂNCIA “Ainda acabo fazendo livros onde nossas crianças possam morar.” Monteiro Lobato Prof. Ms. Wesley Luis Carvalhaes UEG – UnU Inhumas

2 Desenvolvimento Humano
Literatura e Desenvolvimento Humano A Psicologia do Desenvolvimento Humano “O desenvolvimento humano caracteriza-se como fenômeno complexo, dinâmico e situado em marcos espaço-temporais concretos” (ARAÚJO; OLIVEIRA, 2010). Base: psicologia sócio-histórica, identificada por Vygotsky como teoria histórico-cultural. Vygotsky (1978; 1998, 2003) afirma que os fenômenos psíquicos são complexos; sua gênese encontra-se na cultura e na sociedade.

3 A cultura e a sociedade são contextos em que se dá a “transformação integrada e constante dos fenômenos mentais” (ORIONTE; SOUZA, 2007, p. 107). Posição oposta à orientação idealista e materialista mecanicista que dominava a psicologia no início do século XX. Para a psicologia sócio-cultural, o desenvolvimento humano é um processo dialético e complexo. Visão inovadora acerca do processo de desenvolvimento, contrariando a modelagem linear e objetivista (funções como resposta a dificuldades e barreiras relacionadas a uma circunstância específica).

4 Na perspectiva da teoria histórico-cultural, o desenvolvimento humano é
“um processo dialético complexo, caracterizado pela periodicidade, desigualdade no desenvolvimento de diferentes funções, metamorfose ou transformação qualitativa de uma forma em outra, imbricamento de fatores internos e externos, e processos adaptativos que superam os impedimentos que a criança encontra” (VYGOTSKY, 2003, p. 96). A psicologia sócio-histórica rejeita a ideia de uma natureza humana independente das formas culturais específicas, algo como uma essência universal do homem.

5 Ao atuar em sistemas concretos de atividades, cada um constrói e reconstrói sua consciência, configurando o mundo externo historicamente constituído e compartilhado em realidade internalizada (ANDRIANI, 2003). A atividade social é mediada por instrumentos materiais e simbólicos é o contexto no qual o ser humano vivencia e se apropria da produção histórica da humanidade (ROSA, 2003), estabelece relações com a realidade cultural e com os outros homens, construindo a história e transformando a realidade (VYGOTSKY, 2003). O homem é visto como parte de sistemas de crenças e valores (ARENDT, 2004; VALSINER, 1997).

6 O que é literatura? Arte; produto cultural; objeto cultural. Para Antônio Cândido, em sua obra Direito Humanos e Literatura, é uma necessidade universal, que precisa ser satisfeita, o que a torna um direito e fator indispensável da humanização; assim como não é possível haver equilíbrio psíquico sem o sonho, pode não haver equilíbrio social, sem a literatura. Literatura como atividade simbólica por meio da qual se estabelecem as relações humanas, em um processo constante de significação e ressignificação.

7 Como pensar a literatura infantil?
Para pensar a literatura infantil, é preciso pensar: quem é seu leitor? Até o Século XVII, as crianças conviviam igualmente com os adultos, não havia um mundo infantil, diferente e separado, ou uma visão especial da infância. Não se escrevia, portanto, para as crianças. Com as mudanças de uma nova estruturação familiar a criança passa a ser vista como um ser humano com necessidades próprias, e um tempo diferente para o seu desenvolvimento.

8 Os primeiros livros para crianças surgem somente no final do século XVII escritos por professores e pedagogos. Estavam diretamente relacionados a uma função utilitário-pedagógica e, por isso, foram sempre considerados uma forma literária menor. A produção para a infância surgiu com o objetivo de ensinar valores (caráter didático), ajudar a enfrentar a realidade social e propiciar a adoção de hábitos. Essa função utilitário-pedagógica ainda persiste na produção de muitas obras (ZILBERMAN, 1985; PALO; OLIVEIRA, 1986).

9 A literatura infantil propriamente dita partiu do livro escolar, do livro útil e funcional, de objeto eminentemente didático (ZILBERMAN, 1985). Será que esse caráter fica marcado em nossa prática? O que dizer sobre perguntas do tipo: O que o autor quis dizer? O que você entendeu sobre o livro? O texto literário, assim como a música, é arte. A arte é feita para ser compreendida? É necessário sistematizar o que se experimenta quando se tem contato com um objeto artístico? Se cantamos para os bebês, por que não lermos para os bebês?

10 Importância da literatura na infância
Despertar o gosto pela leitura. Possibilitar à criança, desde a mais tenra idade, o trabalho com as construções simbólicas. Propor o trabalho com temas relacionados à vida social. Proporcionar momentos de prazer pelo trabalho com a fantasia, com o “faz de conta”. Por meio da ficção, da história, podem-se se trabalhar os aspectos afetivo, intelectual e social (CADERMATORI, 1987). Iniciar a criança em discussão de temas de difícil tratamento objetivo (a morte, por exemplo).

11 Entre

12

13 Referências ARAÚJO, Cláudio Márcio de. OLIVEIRA, Maria Cláudia L. S. de. Significações sobre desenvolvimento humano e adolescência em um projeto socioeducativo. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 3, p , 2010. CADEMARTORI, Ligia. O que é literatura infantil. 4 ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 4 ed. São Paulo: Global Ed., 4ª ed., 1985. PALO, Mª José e OLIVEIRA, Mª Rosa . Literatura  Infantil - Voz de criança. São Paulo: Ática, 1986.


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