1. 2 Prof. Maurício Rodrigues de Morais Programação Orientada a Objetos II.

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Introdução à Orientação a Objetos em Java Prof. Gustavo Wagner (Alterações) Slides originais: Prof. Tiago Massoni Desenvolvimento de Sistemas FATEC-PB.
Transcrição da apresentação:

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2 Prof. Maurício Rodrigues de Morais Programação Orientada a Objetos II

3 Aula 2 Introdução à linguagem Java

4 Conteúdo  Introdução à linguagem Java  A linguagem Java  Sintaxe da Linguagem Java  Exercícios

5 A linguagem Java  Java é uma linguagem de programação orientada a objetos criada pela equipe da antiga empresa Sun Microsystems e teve sua primeira publicação em  Originalmente criada para ser utilizada como linguagem embarcada em produtos eletrônicos, é hoje conhecida por ser a mais utilizada linguagem para aplicativos web.

6 A linguagem Java  Java e o Mercado  Ambientes  Desktop (JSE)  Web (JEE)  Mobile (JME)  TIOBE Index  Java Community (JCP e JSR) 

7 A linguagem Java  Características da linguagem Java  Simplicidade  Orientação a Objetos  Processamento Distribuído  Multithreading  Exceções  Garbage Collector  Portabilidade

8 A linguagem Java

9 Sintaxe da Linguagem Java  Tipos de dados primitivos Em Java, tipos de dados primitivos são aqueles que não são representados por classes. São eles: boolean, byte, char, short, int long, float e double. Estes tipos, como em outras linguagens, permitem que indiquemos que tipos de valores serão armazenados em variáveis ou atributos.

10 Sintaxe da Linguagem Java  Declaração de Variáveis A declaração de varíaveis em Java é similar a praticada na linguagem C, seguindo o formato: tipo_dado nomeVar; Exemplo: int valor; boolean cancelado; Também é possível em Java, como em C, declarar e já definir um valor à variável. Exemplo: int valor = 10;

11 Sintaxe da Linguagem Java  Arrays O conceito de vetores e matrizes em Java é muito similar ao praticado em C. Há apenas uma pequena alteração na sintaxe de declaração das variáveis, que segue o formato: tipo_dado[] nomeVar; tipo_dado[ ][ ] nomeVar Exemplo: float[ ] notas1Bim; float[ ][ ] notasGeral; Também é possível em Java, como em C, declarar e já definir um valor à variável. Exemplo: float[ ] notas1Bim = {5.0,6.0,7.0,8.0};

12 Sintaxe da Linguagem Java  Arrays (continuação) Apenas um detalhe importante: diferente do C, um array de chars em Java não compõe uma String. Em Java String são representadas por uma classe própria e não é um dos tipos primitivos de dados.

13 Sintaxe da Linguagem Java  Comentários Em diversos momentos, durante a programação, é importante que possamos inserir comentários no código. Esses comentários podem ser informações sobre a funcionalidade implementada, o algoritmo proposto, ou apenas informações de apoio a outros programadores. Os comentários são ignorados pelo compilador e não exercem efeito na execução do programa. Em Java, são delimitadores de comentário: // - Marca o resto da linha como comentário /* */ - Tudo o que estiver entre o símbolo /* até o símbolo */ é considerado comentário

14 Sintaxe da Linguagem Java  Estruturas de Controle As estruturas básicas de controle em Java possuem exatamente a mesma sintaxe que em C. São elas:  Seleção  if  if - else  if - else if - else  Iteração  for  while  do - while

15 Sintaxe da Linguagem Java  Leitura e escrita em Java (interface caracter) A escrita de dados na tela e a leitura de dados provenientes do usuário em Java é bem específica. Para isso, faz-se uso de classes e objetos da linguagem:  Escrita: System.out.println(“Texto”);  Leitura: Scanner leitor = new Scanner(System.in); String texto = leitor.nextLine();

16 Sintaxe da Linguagem Java  Exercícios  Crie um programa que escreva na tela a frase “Olá Mundo”

17 Sintaxe da Linguagem Java  Exercícios  Crie um programa que leia uma mensagem do usuário e escreva de volta esta mesma mensagem

18 Sintaxe da Linguagem Java  Exercícios  Crie um programa que leia do usuário 2 números inteiros e devolva o valor da soma dos mesmos

19 Sintaxe da Linguagem Java  Exercícios  Crie um programa que leia do usuário 2 números inteiros e o símbolo de uma das quatro operações aritiméticas, efetue a operação e devolva o resultado

20 Sintaxe da Linguagem Java  Exercícios  Crie um programa que preencha um vetor de 10 posições, exiba-o, ordene-o e exiba-o novamente já ordenado.

21 Sintaxe da Linguagem Java  Exercícios  Crie um programa que auxilie o censo da cidade de Asgard. Deverão ser lidos os seguintes dados de cada entrevistado:  Nome  Idade  Altura  Peso A leitura deve ser feita até que seja informado um nome em branco (“”). Após a carga dos dados, deverão ser apresentadas as seguintes informações:  Idade da pessoa mais alta  Peso médio da população  Altura do idoso (idade > 60 anos) mais velho  Nome das pessoas com maior e menor IMC