Doenças que podem ser evitadas pelo simples hábito de lavar as mãos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Saúde Fundação Municipal de Saúde
Advertisements

Influenza A H1N1 Como se prevenir!
As principais portas dos agentes infecciosos
VIAS DE TRANSMISSÃO INDIVÍDUO PESSOA ÁGUA SOLO ALIMENTOS AR
VIROSES Prof Edilson Soares
ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET
Hepatites A hepatite é basicamente uma infecção no fígado de causa variada (vírus, bactérias, medicamentos, tóxicos etc.). Existem vários tipos de hepatites.
Distribuição Geográfica de casos confirmados de Influenza A(H1N1)
GDF-SES - Subsecretaria de Vigilância em Saúde
Autótrofas, Heterótrofas. Anaeróbicas e aeróbicas.
Vírus: Os únicos seres acelulares
Prof. Thiago Moraes Lima
GRIPE. GRIPE Coriza e/ou nariz entupido A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus da gripe. Gripe e resfriado (em inglês) não são a mesma.
VÍRUS.
Gripe Influenza A H1N1.
Bethina Hanke Luana Ledermann Rafaella Ghisleni
Doenças causadas por vírus
HERPES.
O que é a Hepatite A ? Hepatite A é uma doença do fígado altamente contagiosa e algumas vezes fatal. É causada por um vírus, o HAV. Geralmente esta.
GRIPE A(H1N1)v Medidas de Prevenção e Controlo em Meio Escolar.
Vírus Márcia Regina Garcia.
Esclarecimentos referentes às medidas
Influenzae Suína É um vírus Influenzae A - H1N1 que foi recombinado nos porcos Transmissão homem-homem Disseminação : através das gotículas respiratórias.
Influenza A H1N1 Enfermeira Miria T. Cargnin
Doenças relacionadas à água
Rubéola e Sarampo Camapuã/MS Março/2013
Um problema de saúde pública que você pode evitar.
DOENÇAS VIRAIS.
MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE NA UNB
Bacteriófagos.
Prevenção da Gripe A (H1N1)
OLÁ A CLINICA DR. VIETE FREITAS CONVIDA TODOS A CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE AS VACINAS BÁSICAS DO CALENDÁRIO INFANTIL.
Meningite.
PLANO DE INTERVENÇÃO Gripe A (H1N1)
O que é Influenza A(H1N1)?.
O reino de seres vivos mais simples da Terra
Professora: Ludmila Olandim de Souza
conceitos e informações farmacêuticas
Giardíase Giardia lamblia.
GRIPE A.
GRIPE. GRIPE Coriza e/ou nariz entupido A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus da gripe. Gripe e resfriado (em inglês) não são a mesma.
DDS sobre Leptospirose
Cuidado com a GRIPE!.
Vacinação contra gripe
Doenças de pele.
DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS
MENINGITE.
INFLUENZA A H1N1 Minas Gerais
Medidas de Prevenção e Controlo em Meio Escolar
GRIPE = INFLUENZA.
Aspecto Epidemiológico
Gripe influenza tipo A (H1N1)
Gripe Suína/Gripe A Ofélia 07/07/2009.
VIVÊNCIA PROFISSIONAL
Gripe Suína Influenza A (H1N1)..
Febre Tifóide e Hanseníase
Disenteria Bacilar.
SIDASIDA Rafaela Pereira 6ºA N10. SIDA A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa.
Biologia Cap. 05 – Doenças humanas causadas por vírus II
MICROBIOLOGIA E HIGIENE NO REFEITÓRIO
Infeções sexualmente transmissíveis
INFLUENZA A (H1N1) GRIPE SUÍNA.
COLÉGIO SÃO JOSÉ 2º ANO - EM BIOLOGIA PROFESSORA VANESCA 2016.
GRIPE A (H1N1) Conheça a doença que está assustando todo mundo... ATCHIM!!
GONORREIA Causador: Neisseria gonorrhoeae
7º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
Nº 285 Segunda-feira PREVENÇÃO Nº 94 Terça-feira PREVENÇÃO Nº 95 Quarta-feira PREVENÇÃO Treinamento Diário Produção e Segurança (semana 23/11 a 28/11/15)
Vírus Aula 1 Professora Natália.
GRIPE A(H1N1). GRIPE A O que é o novo vírus da Gripe A(H1N1)? É um novo subtipo de vírus que afecta os seres humanos; Contém genes das variantes humana,
Transcrição da apresentação:

Doenças que podem ser evitadas pelo simples hábito de lavar as mãos Elaborado por Andréa Verni

Hepatite A Principal causa de hepatite aguda, o vírus da hepatite A é eliminado pelas fezes, desta forma, ao não higienizar a mão o indivíduo pode contaminar outra pessoa diretamente ou através da contaminação de alimentos. Sintomas: alguns casos têm poucos sintomas, mas outros são caracterizados principalmente por mal-estar, náuseas, vômitos, amarelamento dos olhos e pele (icterícia), urina com cor semelhante a da coca-cola e desconforto abdominal.

Gastroenterites: Para que a infecção ocorra, é necessário que os germes sejam ingeridos e isso acontece quando as pessoas não lavam as mãos com água e sabão após ir ao banheiro ou trocar fraldas, e também em piscinas e lagos com quantidade insuficiente de cloro.

Rotavírus É transmitido por via fecal-oral, pelo contato direto entre as pessoas, por utensílios, brinquedos, água e alimentos contaminados. É importante causa de doença diarreica, principalmente em crianças, podendo levar a quadros de diarreia aguda, geralmente aquosa, sem sinais de muco e sangue. Sintomas: vômitos; febre; coriza e tosse, às vezes; e, em muitos casos, desidratação.

Escabiose (sarna) Doença altamente infecciosa transmissível pelo contato íntimo entre pessoas ou mesmo através das roupas. As lesões mais comuns ocorrem entre os dedos das mãos e é, especialmente, a mão que serve de veículo para levar a escabiose a outros pontos do corpo. No homem, a infecção é comum nos genitais e, na mulher, nos seios. Sintomas: prurido ou coceira, sintoma que se acentua à noite; pequenas lesões que podem formar uma crosta provocada pelo ato de coçar o local.

Gripe É causada pelo vírus Influenza, transmitida por via respiratória através de gotículas eliminadas por tosse ou espirro, penetrando pelas mucosas do nariz, olhos e garganta. Ela também ocorre pela contaminação das mãos com secreções respiratórias, contato direto com outras pessoas (aperto de mãos) ou indireto (tocar em superfícies contaminadas). Sintomas:os principais sintomas são febre, dor de garganta, coriza e dor de cabeça. Nos casos de H1N1, além dos sintomas já descritos, o doente sente dificuldade para respirar.

Varicela (catapora) A transmissão do vírus da catapora ocorre por contato direto através da saliva ou secreções respiratórias da pessoa infectada ou por contato com o líquido do interior das vesículas. Sintomas: febre, mal-estar geral,posteriormente com aparecimento de lesões inicialmente avermelhadas, evoluindo para vesiculares e posteriormente para crostas.

Conjuntivite: A conjuntivite pode ser causada por reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes como poluição e o cloro de piscinas, por exemplo, e por vírus e bactérias. Neste último caso ela é contagiosa. Sintomas: olhos vermelhos e lacrimejantes; pálpebras inchadas; sensação de areia ou de ciscos nos olhos; secreção; e coceira. Recomendações: é preciso evitar ao máximo o contato pessoal e com objetos dos portadores da conjuntivite. Por isso, toalhas de rosto e de banho, lenços e certos tipos de roupas não devem ser compartilhados. Outra medida importante é não coçar os olhos.

Referências eletrônicas Disponível em <http://www.blogdasaude.com.br/saude-fisica/2013/05/15/10- doencas-que-podem-ser-evitadas-pelo-simples-habito-de-lavar-as-maos/> Acesso em 11/04/2016. Hepatite A. Disponível em <http://remediodaterra.com.br/wp- content/uploads/2015/08/tratamentos-naturais-para-hepatite.jpg> Acesso em 11/04/2016. Gastroenterites. Disponível em <http://8ou80foto.com/wp- content/uploads/2011/08/tummyache.jpg> Acesso em 11/04/2016. Ecabiose. Disponível em <http://www.sintomasiniciais.com.br/wp- content/uploads/2016/03/escabiose-467x350.jpg> Acesso em 11/04/2016. Gripe. Dsiponível em <http://www.ohall.com.br/wp- content/uploads/2014/12/gripe.jpg> Acesso em 11/04/2016. Catapora. Disponível em <http://www.sintomasiniciais.com.br/wp- content/uploads/2014/12/catapora-.jpeg> Acesso em 11/04/2016. Conjuntivite. Disponível em <http://saude.consultaclick.com.br/wp- content/uploads/2013/07/conjuntivite_4.jpg> Acesso em 11/04/2016.