COORDENAÇÃO ESTADUAL DST/AIDS GERÊNCIA DE PREVENÇÃO DISQUE DST/AIDS 0800 162550 Lygia Benvenuti Técnica em Prevenção

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Transmissão das Infecções
Advertisements

SIDA.
Trabalho realizado por:
PEP Sexual Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais
Campanha de Prevenção DST/Aids.
DSTS (DOENÇAS SEXUALMENTETRANSMISSÍVEIS)
O que é a sida? A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão.
O que é a SIDA ? A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada.
Hepatites A hepatite é basicamente uma infecção no fígado de causa variada (vírus, bactérias, medicamentos, tóxicos etc.). Existem vários tipos de hepatites.
AIDS / DST.
EJA – Educação de Jovens e Adultos
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
Doenças sexualmente transmissíveis
DST / AIDS DST: Doenças sexualmente transmissíveis, são adquiridas por meio de relações sexuais com pessoas infectadas.
SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE
Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST
Um problema de saúde pública que você pode evitar.
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
DST/AIDS.
ACONSELHAMENTO EM DST, HIV AIDS E HEPATITES VIRAIS
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde.
Quiz sobre o VIH/ SIDA Clica na resposta correta!
ACOLHIMENTO E ACONSELHAMENTO EM DST/HIV/AIDS
Profilaxia Pós Exposição Sexual
Transmissão das Infeções
Sida.
Alice Tavanez nº1 Bráulida Fernandes nº5 Lisandra Maia nº14 9ºB
CEAG- C.E. Antonio Gonçalves
DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS – DST’S
Definição A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é uma doença causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e é caracterizada pelo desenvolvimento.
SIDA Trabalho realizado por:
Dia Universal da Luta contra a Aids
REVISÃO – AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS AVALIAÇÃO 7º ANO – 1° BIMESTRE
Doenças sexualmente transmissíveis
Alunos: Bianca Avelar n° 6 Claudio Kalume n° 9 Eduardo Filgueiras n° 12 Lucas Saldanha n° 24 Luís Mendonça n° 25 Turma: 1° ano C Professora: Roberta.
REVISÃO PROVA BIMESTRAL 7°s ANOS
Acelulares; Bem menores que as bactérias; São vistos apenas ao microscópio eletrônico; Formados por uma capsula de proteína envolvendo o material genético.
Prevenção.
Sida TRABALHO ELABORADO POR : Diogo lobo Nº 1 9ºa BRUNO SILVA Nº8 9ºA EDSON OLIVEIRA Nº11 9ºA PROF: RAQUEL SOARES Ciências NATURAIS.
Revisão Prova Bimestral de Ciências – Profª. Luciana
Secretaria Municipal de Saúde Programa Municipal de DST/Aids
Flávia Larissa Leonora Silmara João Plínio
SAÚDE REPRODUTIVA DAS PESSOAS QUE VIVEM E CONVIVEM COM HIV
Mães HIV positivas e a não amamentação
Monografia apresentada ao Programa de Residência Médica em Pediatria
AIDS – SINDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA
PROGRAMAÇÃO DE AÇÕES E METAS (PAM) 2013 Piracicaba-SP
Educação Sexual A sexualidade sempre foi um tema de difícil discussão, sobretudo para adolescentes. A curiosidade, a descoberta das diferenças no próprio.
REVISÃO PROVA BIMESTRAL 7°s ANOS
Manual Aconselhamento em DST/HIV na atenção básica
Trabalho de Português Doenças sexualmente transmissíveis que mais atingem os jovens hoje x década de 80 Julia Dantas Lucca Tokarski Manuella Freitas.
1 de dezembro DIA MUNDIAL DA SIDA.
O QUE É AIDS? A aids é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada,
Gravidez indesejada Nome: Júlia Vieira S. Silva Nº 20 8° ano A.
Gravidez, métodos contraceptivos, DST/ métodos de prevenção. Thaís Renata – PIBID UNICAMP –
1 De Dezembro Dia Mundial Da Luta Contra a AIDS. A AIDS A AIDS, mais do que uma doença é uma grave questão social, pois grande parte dos indivíduos infectados.
Prevenção contra doenças e gravidez indesejada
DS... O quê??? Essa História em Quadrinhos foi criada para falar, de uma forma dinâmica e leve, sobre coisas importantes como amizade, sexualidade, relacionamento,
S I D A S I D A Síndrome de Imunodeficiência Adquirida.
Transcrição da apresentação:

COORDENAÇÃO ESTADUAL DST/AIDS GERÊNCIA DE PREVENÇÃO DISQUE DST/AIDS Lygia Benvenuti Técnica em Prevenção

SÁUDE

A prática sexual é saudável e natural zSexualidade: fonte de comunicação, de intercâmbio afetivo e de poderosa força psíquica, geradora de agradável sensação de bem-estar e de êxito social zAtividade sexual:comunhão, tocar e se deixar tocar, acariciar e ser acariciado, ter e dar prazer

SEXO E EMOÇÃO “Conhecer o seu próprio corpo e o da parceira(o) é muito importante pra explorar as sensações que o sexo pode proporcionar. Conversa, carícias e beijos são armas muito eficientes na investigação deste território fascinante que é o corpo humano. O vazio afetivo e não ter alguém com quem compartilhar o dia a dia pode gerar ansiedade, pois uma característica natural do ser humano é viver em grupo”. Dr. Celso Marzano

DST zSão transmitidas pela relação sexual (vaginal, oral e anal) e podem ser causadas por: zVírus zBactérias zOutros micróbios

HIV/AIDS zA aids é causada pelo pelo vírus HIV, pode ficar muitos anos em incubação, enfraquecendo o sistema de defesa do organismo. zA aids é uma doença incurável, no entanto, existem tratamentos que proporcionam uma qualidade de vida satisfatória ao paciente.

FORMAS DE TRANSMISSÃO DO HIV zRelações sexuais desprotegidas: vaginal, oral e anal; zSangue infectado: transfusões e compartilhamento de agulhas e seringas; zTransmissão vertical: gestação, parto e aleitamento materno; zAcidente ocupacional.

PREVENÇÃO zUso de preservativos, de forma adequada, em todas as relações sexuais; zPrograma de Redução de Danos para usuários de drogas; zAtenção a gestante e feto no Pré-Natal, e durante o parto.

Era DST/AIDS A exigência de uso da camisinha introduz num relacionamento um vetor de desconfiança, motivo pelo qual é tão difícil negociá-la.

DICAS PARA ADESÃO AO USO DO PRESERVATIVO zconversar sobre o assunto; zpropor o uso da camisinha também como método para evitar a gravidez; zfazer do uso da camisinha uma brincadeira prazeirosa; zter com sua parceria um acordo de respeito e afeto; zprevenir não significa desconfiança.

JANELA IMUNOLÓGICA zÉ o tempo compreendido entre a exposição ao vírus e a positivação do exame HIV. zPara um resultado confiável é necessário aguardar 90 dias, após a exposição ao risco. A critério médico esse exame deverá ser repetido posteriormente.

PROCESSO EDUCATIVO zÉ ingênuo defender que se evitem relações sexuais. O que se deve desejar é que a sexualidade seja exercida sem riscos, e isto implica um processo educativo que leva à modificação de atitudes. zA informação correta é essencial, mas ela só é válida quando é capaz de mobilizar o componente afetivo da personalidade e levar a pessoa refletir e a reformular conceitos, propósitos e condutas.

Discriminação X Acolhimento zTodas as pessoas têm possibilidade de se infectar com o HIV. Por isso, não se deve evitar, culpar, nem discriminar pessoas portadoras desse vírus ou que já desenvolveram a Aids. TODOS PRECISAM DE RESPEITO, SOLIDADARIEDADE E CARINHO

z“Quem pensa que está imune a Aids, na verdade faz parte do único grupo de risco que existe: aquele mantido pela desinformação e pelos preconceitos”. Zenilce Vieira Bruno Psicoterapeuta e Sexóloga

Não é só de beijos que se prova o amor”. João Doria Publicitário/1949 DE PRAZER NÃO SE MORRE VIVE-SE. MULHER SINÔNIMO DE CORAGEM. CORAGEM PARA FAZER ACONTECER....