1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Platelmintos prof Sanvido.
Advertisements

PLATELMINTOS E NEMATELMINTOS
Reino Animal: Os invertebrados.
Platelmintos Nematelmintos
PLATELMINTOS Animal de corpo achatado, invertebrados, corpo alongado, rastejantes.São terrestres ou aquáticos água doce ou salgada; várias espécies parasitas.
VERMINOSES Platelmintos Parasitas.
FILO PLATYHELMINTHES (do grego: platy, achatado; helminthes, vermes)
NEMATELMINTES.
Filo Mollusca (Moluscos)
Filo Nematelmintos Características:
PLATYHELMINTES Alexsandro M. Viégas
VERMES PLATELMINTOS E NEMATÓDEOS – UT 12
FILO PLATHYELMINTHES: Vermes Achatados
Filo Nematoda.
Exemplos: planária e Taenia solium.
Filo dos Platelmintos (Platyhelminthes).
Ciências Karol.
Filo Molusca (Moluscos)
Platelmintos e Nematelmintos
Filo Nematodea (Nematelmintos)
Aula 16 Nematelmintos I.
Nematódeos parasitas do ser humano
PLATELMINTOS “Vermes chatos”
Verminoses ANTONIO JOSÉ DE FIGUEIREDO (PROFº DEDÉ)
Verminoses.
ANELÍDEOS, PLATELMINTOS E NEMATELMINTOS
Ensino Fundamental 7º Ano – Ciências
PLATELMINTOS “Vermes chatos”
Moluscos.
Platelmintos Vermes achatados.
Prof.: Samuel Bitu Biologia 2 Cap.15 e 16 – Platelmintos.
MOLUSCOS.
Biologia Ivan,Rodolfo,Bruno 2M1
Aula 15 Platelmintos II.
Filo Platelmintos.
Foto do personagem Jeca Tatu, de Monteiro Lobato
Sistema excretor: presente Reprodução assexuada ou sexuada
PLATELMINTES.
NEMATÓDEOS.
Platelmintos e Nematelmintos
INVERTEBRADOS 04/08/10 1.
Animais de corpo mole.
VERMINOSES.
Nematódeos parasitas do ser humano
INVERTEBRADOS 04/08/10. PORÍFEROS PORÍFEROS 04/08/10.
Moluscos 7°ano – Profª. Elisete.
Ciências - professora Vanesca
Características Gerais dos Filos
Invertebrados inferiores
MOLUSCOS.
Filo Nematelminto   Ø    Características: Animal de corpo fino e tubular são triblásticos, pseudocelomados e com simetria bilateral. Ø    Habitat: Animais.
PLATELMINTOS E NEMATELMINTOS
Colégio Maria Imaculada
Professora: Roberta Fontoura
NEMATELMINTES.
Platelmintos e Nematelmintos
PLATELMINTOS Platyhelminthes Animais Invertebrados
VERMINOSES.
FILO ASQUELMINTOS OU NEMATELMINTOS
Platelmintos e Nematelmintos
HELMINTOS (Vermes).
DOENÇAS CAUSADAS POR NEMATELMINTES
Filo Anelídeos CAP. 48 SETOR B.
Filo Mollusca Componentes: João Emmanuel Wesley Vicente Siderley Wendell.
PLATO=CHATO HELMINTO=VERME
DOENÇAS CAUSADAS POR PLATELMINTES
Filo Platyhelminthes Características:
Transcrição da apresentação:

1

Possuem inúmeros poros em sua superfície Vivem exclusivamente na água; PORÍFEROS Possuem inúmeros poros em sua superfície Vivem exclusivamente na água; Crescem fixos nas rochas; Praticamente não se locomovem (sésseis); A água penetra no corpo dos poríferos através dos poros, trazendo consigo oxigênio e alimentos, por isso são considerados animais filtradores; Crescem em direção aos alimentos; Possuem propriedades antibióticas, anti-inflamatórias e tumorais; Não formam tecidos verdadeiros, possuem apenas organização celular. 2

04/08/10

Os poríferos podem se reproduzir das seguintes formas: Assexuada Reprodução Os poríferos podem se reproduzir das seguintes formas: Assexuada - Brotamento: surge um broto no corpo da esponja, que pode se soltar e dar origem à um novo indivíduo. - Fragmentação: pequenos fragmentos de uma esponja podem dar origem a novos indivíduos, pois as esponjas possuem um grande poder de regeneração. 4

Sexuada: A maior parte das esponjas é hermafrodita. Os espermatozóides saem da esponja pelo ósculo e penetram em outra esponja pelos poros, junto com a corrente de água. São transferidos até os óvulos, que promovem a fecundação. Do ovo surgirá uma larva ciliada, de vida livre, que abandona a esponja e nada até se fixar em um substrato e dar origem a um novo indivíduo. 5

04/08/10 6

CNIDÁRIOS

Exclusivamente aquáticos; Possuem células urticantes, provocadoras de queimaduras (cnidócitos) Água-viva, Anêmona-do-mar e Coral. Passam por 2 fases: Pólipo – Corpo cilíndrico, boca voltada para cima. Medusa – forma de guarda-chuva, boca na parte inferior, tem vida livre.

MEDUSAS PÓLIPOS

Reprodução Brotamento – O corpo do animal emite um broto que se desprende originando novos animais. Sexuada – Os espermatozóides são lançados na água e se deslocam até um óvulo para a fecundação, surgindo um novo animal.

CNIDÓCITOS Para a Proteção e Alimentação – produzem uma substância urticante, que em pequenos animais causam a paralisação e até a morte, e em seres humanos causam queimaduras.

PLATELMINTOS São vermes achatados Podem medir desde alguns milímetros até metros de comprimento, Os platelmintos possuem tubo digestório incompleto. Alguns nem tubo digestório têm e vivem adaptados à vida parasitária, absorvendo, através da pele, o alimento previamente digerido pelo organismo hospedeiro.

PLATELMINTOS – VERMES ACHATADOS ESQUISTOSSOMOSE: Barriga d'água Schistosoma mansoni

- Hospedeiro intermediário – Caramujo - Hospedeiro definitivo – Homem Ao penetrarem na pele caem na corrente sanguínea até chegarem as veias do fígado e intestino. - Hospedeiro intermediário – Caramujo - Hospedeiro definitivo – Homem Prevenção: evitar entrar em águas que contenham caramujos, saneamento básico, criar tilápias (comem os caramujos), usar botas. Sintomas: Aumento do volume abdominal, diarréia, vômitos, emagrecimento.

TENIASE Solitária Taenia salium ou Taenia saginata

Instalam-se no intestino humano. - Hosp. Intermediário – Porco ou gado - Hosp. Definitivo – Homem. Ao comer carne mal passada ou mal cozida estamos ingerindo os proglotes cheio de ovos. Prevenção: Comer carnes bem passadas, saneamento básico. Sintomas: Diarréia, insônia, irritabilidade, anemia, indisposição e cansaço.

NEMATELMINTOS São vermes de corpo cilíndrico, afilado nas extremidades. Muitas espécies são de vida livre e vivem em ambiente aquático ou terrestre; outras são parasitas de plantas e de animais, inclusive o ser humano. Possuem tubo digestório completo, com boca e ânus. Geralmente têm sexos separados, e as diferenças entre o macho e a fêmea podem ser bem nítidas, como no caso dos principais parasitas humanos.

NEMATELMINTOS – CORPO ALONGADO E CILINDRICO. ASCARIDÍASE – Lombriga. Ascaris lumbricoides

A contaminação por ele se dá pela ingestão de seus ovos, geralmente encontrados no solo, água, alimentos e mãos que tiveram um contato anterior com fezes humanas contaminadas. Sintomas - febre, dor de barriga, diarreia, náuseas, bronquite, pneumonia, convulsões e esgotamento físico e mental. Prevenção - ingerir somente água tratada, lavar bem frutas e legumes antes de ingeri- los, lavar sempre as mãos, não defecar em locais inapropriados.

ANCILOSTOMOSSE – AMARELÃO Ancylostoma duodenale

Sintomas - graves problemas respiratórios, coceira no nariz e na garganta . Já o verme quando adulto causa outras doenças como vômitos, cólicas e convulsões. Prevenção - Saneamento Básico, condições sanitárias adequadas, pois assim as fezes não irão contaminar o meio ambiente. Ao se alimentar, deve-se lavar muito bem os alimentos que serão ingeridos crus. As verduras cruas devem ser bem desinfetadas ou, se possível, cozidas e não andar desçalso.

OXIUROSE Sintomas – Coceira anal, irritabilidade, diarreia, náuseas, emagrecimento, vômitos e dores abdominais Ao levar a mão contaminada à boca, os ovos são direcionados até o intestino delgado, local onde são eclodidos. As larvas se encaminham até o intestino grosso, onde ficam até atingir a maturidade sexual. A reprodução ocorre neste local sendo que, após o ato, o macho morre.

04/08/10

ELEFANTÍASE eWulcheria bancrofty - Ficam alojados nos vasos linfáticos, principalmente nas pernas, provocando inchaço e retenção de líquidos. Tem como transmissor os mosquitos dos gêneros Culex, Anopheles, Mansonia ou Aedes, presentes nas regiões tropicais e subtropicais

MOLUSCOS Animais de corpo mole; Possuem uma concha que protege o corpo. Nesse grupo, encontramos o caracol, o marisco e a ostra. Há também os que apresentam a concha interna e reduzida, como a lula, e os que não têm concha, como o polvo e a lesma, entre outros exemplos. A forma e o tipo da concha são alguns dos critérios usados na classificação dos moluscos. Atualmente, esses animais estão divididos em três classes: os gastrópodes, os bivalves e os cefalópodes. Gastrópodes - A concha única, em espiral (o caracol e o caramujo; a lesma). São animais aquáticos ou terrestres de ambiente úmido. Os aquáticos respiram por meios de brânquias, enquanto os terrestres apresentam pulmões. Bivalves - Apresentam concha com duas peças fechadas por fortes músculos. São seres aquáticos, filtradores e, em geral, vivem no ambiente marinho. A respiração desses animais é branquial;

Cefalópodes – Pés na cabeça A concha pode não existir (como no polvo), ser interna e reduzida (como na lula) ou ser externa (como no náutilo). A respiração é branquial. Eles têm um sistema nervoso bastante desenvolvido se comparado ao de outros invertebrados. Além da visão, o olfato é bem apurado. Como recurso de defesa, alguns moluscos contam com a camuflagem. Ao mudarem de cor são confundidos com o ambiente. A lula e o polvo, por exemplo, expelem uma substância escura na água. Isto confunde os predadores desses moluscos, permitindo a sua fuga.

Gastrópodes Bivalves Cefalópodes

ANELÍDEOS Possuem corpo segmentado, dividido em anéis; Vivem no solo úmido, na água doce e na água salgada; Podem ser parasitas ou de vida livre; Possuem vários nichos ecológicos, ou seja, apresentam atividades herbívoras, onívoras, detritívoras, de predadores e parasitas; O corpo dos anelídeos é revestido por uma pele fina e úmida. Essa é uma característica importante da respiração cutânea - respiração realizada através da pele, pois os gases respiratórios não atravessam superfícies secas; Na maioria das vezes, os anelídeos são hermafroditas, isto é, cada animal possui os dois sistemas reprodutores: o masculino e o feminino.