Protozoários e as algas eucariontes..  unicelulares e pluricelulares,  microscópicos e macroscópicos,  com células eucariontes por possuírem núcleo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Algas AULA 06 Prof. Fabiano.
Advertisements

REINO PROTISTA Protozoa – unicelulares, heterótrofos, sem parede celular – protozoários. Protófitos – unicelulares ou pluricelulares, clorofilados (autótrofos.
REINO PROTISTA ALGAS.
Algas Protistas Prof.ª Anabelle B.de Paiva CEFET/SC.
Algas.
Reino Protista Algas não azuis 1 adalberto.
BIOLOGIA – YES, WE CAN! Prof. Thiago Moraes Lima
ALGAS.
ALGAS Pluricelulares.
1ª Série Professora: Alexsandra Ribeiro
Ciências Cap. 5 – Protistas e fungos Prof.: Samuel Bitu.
Professora: Rosana Moraes e Emanuelle Grace
Profª. Roberta Fontoura
Ciências Profª. Natália Gaertner
Algas e Protozoários Reino Protista.
Algas Algas.
REINO PROTOCTISTA ALGAS E PROTOZOÁRIOS.
REINO PROTISTA.
Classificação dos Seres Vivos
DOENÇAS ALIMENTARES Profª Adriana S. Nagahashi 2015.
Reino Proctista Algas e Protozoários. “O REINO PROTOCTISTA (PROTISTA)” Algas Protoctistas unicelulares ou pluricelulares Micro ou macroscópicas Habitat:
REINO PROTISTA características gerais REINO PROTISTA clorófita tripanossomo giárdia plasmódio paramecium diatomáceas plasmódio.
Classificação feita pelo Homem primitivo: Perigosos e não perigosos. Comestíveis e não comestíveis. Venenosos e não venenosos. Aristóteles, filósofo grego.
SALMONELLA.
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson. AGROPECUÁRIA NOS PAÍSES DO NORTE Agricultura e pecuária no sistema intensivo. Tecnologias como maquinário, sementes.
Obesidade A obesidade e provocada por excesso de gorduras e açúcares. Para o tratamento da obesidade é fundamental ter uma redução no consumo de calorias,
Módulo 4.: A composição química da célula 1. Os componentes químicos da célula Conteúdo celular possui: componentes inorgânicos e orgânicos. Componentes.
Disciplina de Ciências Professora Viviane. ORGANIZAÇÃO CELULAR Célula : É a menor estrutura de um ser vivo – a maioria só pode ser observada com auxílio.
Trabalho realizado por Catarina Sousa Professora Carmo Cambão.
As atividades rurais são muito importantes para o Brasil: *geram emprego e renda; *alimentam a população; * fornecem matérias-primas para as indústrias;
Protozoários Parasitas.
Reino Monera: Bactérias e Cianobactérias
REINO PROTISTA - ALGAS Eucariontes
REINOPROTOCTISTA (Protista)
:. Usina a Carvão 955g Usina a Óleo 818g Usina a Gás 446g Usina Nuclear: 4g!!!
Fotossíntese Aula Programada Biologia Tema: Fotossíntese.
Bioma Amazônico Comissão de Meio Ambiente do Senado Kamila Botelho do Amaral – Amazonas Brasilia, 19 de março de 2015.
Planeta terra A Terra como um sistema.
Gestar - Matemática UME Lourdes Ortiz Projeto: consumo de energia elétrica 9º ano Prof. Luiz Carlos R. Reis.
Introdução à Parasitologia
REINO PROTISTA E PROTOZOOSES 2º ano- Biologia Professora Vanesca
Protozoários e protozooses
Unicelulares Eucariontes Heterotróficos – parasitas intracelulares Unicelulares Eucariontes Heterotróficos – parasitas intracelulares Classificação Taxionômica.
BIOLOGIA Professora Cristiane C. Camargo. BIOLOGIA Capítulo 10: Nutrição.
1 Geohistória  A vida no Pré – câmbrico. A EROSÃO, O METAMORFISMO E OUTROS FENÓMENOS GEOLÓGICOS ALTERAM AS ROCHAS … ( CICLO DAS ROCHAS ) Livro da TerraRochas.
Aulas 1 e 2 Biologia A Procarióticos e Eucarióticos
Algas.
Síndrome de Guillain- barré Doença que se desenvolve após a imunidade baixa, varias complicações, que atinge os membros inferiores periféricos.
Classificação dos Seres Vivos META Apresentar o sistema de classificação universal para que o aluno perceba que os seres vivos são agrupados de acordo.
CITOPLASMA: - Fica entre a membrana e o núcleo;
IMUNIDADE: capacidade de um organismo resistir a uma determinada doença ou infecção através de vários processos fisiológicos que lhes permitam distinguir.
REINO ANIMAL: PORÍFEROS E CNIDÁRIOS
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
REINO PROTISTA: ALGAS E PROTOZOÁRIOS
Enf:saray.
CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS. CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula)
Filo Poríferos (Espongiários) CAP. 46 SETOR B. Características Evolutivas Como são muito primitivos e não possuem órgãos ou mesmo sistemas. Assim não.
Algas Plantas Marinhas Professor: Milton. Reino Protista Unicelulares e Pluricelulares - Talófitos Eucariontes ( Complexidade celular) Pigmentados: Clorofilas.
Professora Natália 2º ano EM FUNGOS Aula 7. Fungos Reino Fungi 70 mil sp Eucariontes aclorofilados Uni ou pluricelulares Ambientes úmidos ricos em MO.
Trbalho de Geografia Prof: Karina Aluno: Arthur de Oliveira Moteiro.
Reino Fungi. Características gerais - Pluricelulares - Heterótrofos - Parede celular de quitina - Substância de reserva: glicogênio - Digestão extracorpórea.
Diversidade na Biosfera A Célula 1. 2 Que há de comum entre um ser humano, um pássaro, uma flor, um bicho-da-seda, uma levedura, ou mesmo uma bactéria?
REAÇÕES DE COMBUSTÃO. COMBUSTÃO: Reação de uma substância (combustível) com oxigênio, acompanhada de liberação de energia, geralmente na forma de calor.
Reino Monera. O reino Monera Constituído essencialmente por organismos unicelulares e procariontes. Representado pelas Bactérias, Cianobactérias e as.
ECOLOGIA Scheilla Bastos.
O CÂNCER BUCAL.
Biologia Tema: Diatomáceas.
Profº. Romualdo Caetano
Algas META Expor as características gerais atribuídas às algas eucariontes, bem como apresentar os principais grupos de algas, ressaltando a importância.
Transcrição da apresentação:

Protozoários e as algas eucariontes.

 unicelulares e pluricelulares,  microscópicos e macroscópicos,  com células eucariontes por possuírem núcleo delimitado por carioteca.  Eles podem ser autótrofos e/ou heterótrofos

 Protistas autótrofos, são as algas; elas constituem a maior parte do plâncton marinho e do plâncton dulcícola(água doce);  Protistas heterótrofos, neste grupo são encontrados todos os protozoários;

 Vacúolo pulsátil ou contrátil  Vacúolo alimentar, digestivo e residual  Macronúcleo e micronúcleo

 16 a 18 milhões de pessoas na Am. Latina  Cerca de 50 mil morrem a cada ano na região  Brasil: 6 milhões de infectados, sendo 300 mil no estado de SP  Reservatórios naturais: gambás, tatus, cães, gatos, roedores ou humanos.  Tratamento atual: benznidazol (fase aguda da doença – 2 a 4 meses após a picada)  Teste: detecta anticorpos  Sintomas: lesão endurecida, vermelha e inchada no local, febre, anorexia, ínguas, inchaço do fígado e do baço. Casos mais graves: inflamações do coração.(30% transformam-se em pacientes crônicos, que podem permanecer assintomáticos de 10 a 20 anos)  EUA: 100 mil pessoas infectadas por transfusões e transplantes  Possibilidade de um novo tratamento: óxido nítrico e rutênio (USP São Carlos e Ribeirão – 2007)

 Plasmodium vivax: 80% dos casos.  Transmissor: mosquito Anopheles.  Cada 1% de aumento de área desmatada, cresce 8% a população de mosquitos.  40% da pop. Mundial. Mata quase pessoas todos os anos no mundo.  Brasil: 600 mil novos casos por ano: abertura de estradas, migrações internas, crescimento das cidades e desmatamento.  medicamentos: cloroquina e primaquina. Chinesa Youyou Tu desenvolveu a artemisinina (Prêmio Nobel de medicina de 2015)  Doenças parasitárias tratamento com medicamentos específicos e prevenção interrompendo o ciclo.

 Mosquito palha ou birigui secreção salivar anticoagulante + Leishmania brasiliensis  Sangue   Pele e mucosas   Feridas e lesões graves (rosto, braços e pernas)

 protozoário encontrado nas fezes dos gatos e outros felinos. Homens e outros animais também podem hospedar o parasita.  Pode ser adquirida pela ingestão de alimentos contaminados — em especial carnes cruas ou mal passadas, principalmente de porco e de carneiro, e vegetais que abriguem os cistos do Toxoplasma.  Pode ser transmitida congenitamente, ou seja, da mãe para o feto, mas não se transmite de uma pessoa para outra.  Seu diagnóstico é feito levando em conta exames clínicos e exames laboratoriais de sangue.  Sintomas: assintomática ou provocar quadros graves no miocárdio, fígado e músculos, encefalite e vermelhidão pelo corpo em forma de pequenas manchas e pápulas.  No caso de haver sintomas, merecem destaque:* Febre; * Manchas pelo corpo; * Cansaço; * Dores no corpo; * ínguas espalhadas pelo corpo;* Dificuldade para enxergar que pode evoluir para cegueira;* Lesões na retina.

 Corpo das algas chamado de TALO, não há diferenciação de tecidos ou órgãos. Não há raiz, nem folha nem caule.  Podem formar dois tipos de comunidades:  A) fitoplâncton: comunidade formada por microalgas, produtoras de alimento e oxigênio. É a base das cadeias alimentares aquáticas (“pasto marinho”).  B) fitobentos: comunidade de algas macroscópicas fixas no solo marinho.

- É a única alga que não possui parede celular e que apresenta vacúolo contrátil; - Vive exclusivamente em ambiente de água doce; - É mixotrófica, ou seja, pode se comportar de forma autotrófica na presença de luz ou de forma heterotrófica na ausência dela;

-Unicelulares e principais integrantes do fitoplâncton marinho; - predomínio de pigmentos amarelos e marrons; -Possuem parede celular rica em sílica (dura); -Esqueleto silicoso possui várias utilidades para o homem, tais como, na produção velas de filtros de barro, cremes esfoliantes, abrasivos de polimento, ceras e até mesmo na construção civil.

-Importantes componentes do fitoplâncton marinho. - maré vermelha: Fenômeno que provoca a morte de peixes e crustáceos devido a toxinas excretadas por estas algas, ocorrendo também a contaminação de moluscos filtradores, que quando ingeridos por humanos pode causar intoxicações graves ou até a morte. Geralmente, o fenômeno está associado à eutrofização das águas: excesso de nutrientes (poluição orgânica) causa a proliferação dessas algas. -Unicelulares, sendo a clorofila seu pigmento predominante (verde).

Costa Rica

Ilha de Vieques, Porto Rico, baía bioluminescente

Branqueamento dos corais e zooxantelas

- Uni ou pluricelulares; - São os prováveis ancestrais das plantas, baseia-se no fato de ambas terem principalmente a celulose como constituinte da parede celular e a presença de clorofila como principal pigmento fotossintetizante; -Ocorrem em ambientes aquáticos, terrestre úmido ou até mesmo fazendo parte de associações mutualísticas, como nos líquens ( algas + fungos); - São comestíveis;

- Unicelulares e pluricelulares ( em maior número; -Possuem na parede celular polissacarídeos como o ágar e o carragin, o primeiro é utilizado na produção de meio de cultivo para bactérias e fungos, na produção de laxantes e usad0 pela Val Alimentos, de Vista Alegre do Alto (SP), para dar consistência ao marrom-glacê, feito de batata-doce. Já o carragin é uma substância gelatinosa usada na indústria alimentícia (produção de sorvetes) onde participa como agente espessante. É usada no processo de clarificação de cervejas, como faz a Ambev.,facilita a retirada de proteínas que fazem a bebida ficar turva. Obs: não possuem nenhuma relação com o fenômeno da Maré Vermelha

Nori – alimento feito a partir da alga Chondrum Rodofícea séssil = fixa Rodofíceas sésseis = fixas no solo marinho ou nas rochas, fazem parte do bênton. Alga Chondrum

- São exclusivamente pluricelulares, com representantes que variam entre alguns centímetros até aproximadamente 70m de comprimento; - Formadoras de florestas marinhas; - São predominantemente marinhos; - Além da celulose presente na parede celular, também possuem um outro carboidrato chamado algina, utilizada em cremes, maionese, cosméticos e sorvetes. - Em alguns países, após a sua secagem elas são utilizadas na composição de fertilizantes agrícolas (adubos); - Também fazem parte da culinária oriental, assim como algumas rodófitas.

Feofíceas ou algas pardas ou algas marrom

Existem feófitas que alcançam até 70m de comprimento

Feofícea chamada Laminaria, sendo secada para posterior consumo

 Muitas algas apresentam um conteúdo rico em proteínas, vitaminas, sais minerais, polissacarídeos e são amplamente utilizadas na alimentação, principalmente por povos orientais, há cerca de anos.  As mais utilizadas como alimento são as pardas, as vermelhas e as verdes.  Há um grande número delas utilizadas na indústria alimentícia, farmacêutica, cosmética, na medicina e ainda como substâncias em pesquisas científicas.

 O cultivo do Nori, alga que envolve o sushi, movimenta uma indústria US$3 bilhões apenas no Japão.  Mais de100 mil espécies conhecidas de microalgas.  Pesquisa da viabilidade na produção de biodiesel (Revista Pesquisa Fapesp,2008)  Cerca de 2 mil espécies de algas foram descritas no Brasil. Os grupos principais são as diatomáceas, as rodofíceas e as dinofíceas. (Revista Pesquisa Fapesp, nov 2013)

 A maior concentração de algas calcárias formadoras de rodolitos – nódulos formados ao longo de milênios – abastece o Atlântico Sul com uma diversidade de vida marinha, nutrientes e energia. Localizadas no banco dos Abrolhos, cobrem um área de quase 21mil km2 da plataforma continental. Produzem 565 mil toneladas de carbono orgânico todos os dias e atuam como um condomínio para a vida marinha. No entanto corre o risco de encolher por causa da exploração mineral e da acidificação dos mares.