CENTRO DE RECURSOS TIC PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL DE POMBAL Projeto Daisy - 2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

Unidades de Ensino da Microsoft
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
IGM - Centro de Dados Geológico-Mineiros Lisboa - 29 novembro 2000 Helena Abecasis ACESSO/MCT Os Cidadãos com necessidades especiais e a Sociedade de Informação.
Centro de Recursos da Educação Especial do ME Inclusão Digital ESE Leiria 2 de Abril de 2007 Ida Brandão DGIDC - DSEEASE.
Conferência Inclusão Digital: apresentação dos resultados dos projectos de I&D. 2 Abril 2007 | Local: Escola Superior de Educação de Leiria (Instituto.
ID078 POSC: 234/4.3/C/NOR Conferência Inclusão Digital: apresentação dos resultados dos projectos de I&D. 4 Abril 2007 | Local: Escola Superior de Educação.
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
CENTRO DE RECURSOS TIC PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL DE MIRANDELA
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
FACULDADE DOS GUARARAPES
Multimídia no Ensino Fóruns Permanentes Ciência e Tecnologia Junho de 2011 Vera Cabral.
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
Tutorial de utilização do
Escolha/criação da história Distribuição dos papéis que cada aluno vai desempenhar.
Projeto para Desenvolvimento de Sistema
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Software Acessível Introdução O objetivo deste trabalho é fornecer noções básicas sobre os principais sistemas de acessibilidade de deficientes visuais.
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
Plataforma de Ensino a Distância
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Visão Geral.
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
Introdução INTRODUÇÃO
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
Biblioteca Escolar André Soares
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CIN 5329 – AUTOMAÇÃO DE BIBLIOTECAS José Luciano Lourdes.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Medidas educativas para alunos com NEE
Soluções de CTI • CRM • Contact Center • Call Center
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
2. Prioridades de utilização Outro contexto, com maior abrangência de alunos; De Acção de Formação; De Projecto Educativo;
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Conhecendo o TelEduc UNIMINAS - União Educacional Minas Gerais
Luiz Antonio Torres, Maio/2014
Documentos Autores Objectivos Software Descrição Áreas Curriculares Nível de Escolaridade Palavras-Chave Visão Global do Projecto.
1 RePe Centro de Competência TIC da ESE - Santarém E-Portefólio SEMINÁRIO PEDAGÓGICO O Contributo do Portefólio para.
A abordagem de banco de dados para gerenciamento de dados
Introdução à aplicação Lync da Loja Windows
Ferramenta de ensino on-line. O que é o moodle? É um pacote de software para produzir disciplinas baseadas na Internet, e sítios Web, sendo possível disponibilizar.
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Arronches /2012 Agrupamento de Escolas de Arronches.
UNIOESTE CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA Promoção: PEE/UNIOESTE - Campus de Cascavel Convênio: MEC/SESU Ministrante: DORISVALDO RODRIGUES.
Reuniões do Lync Participar numa Reunião do Lync
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão SECADI/MEC Diretoria de Políticas de Educação Especial.
O processo de inclusão do aluno com necessidades especiais na escola regular é um processo ainda muito novo e é um grande desafio para os educadores e.
Diretoria de Tecnologias Aplicadas à Educação – DTAE/STE/SEEMG Núcleo de Tecnologia Educacional da SRE Pacto pelo Fortalecimento REM/Ensino Médio “Os Tablets.
SOFTWARE É toda a parte lógica de um computador. Ex.: Programas.
PRIMEIRO E ÚNICO SOFTWARE DE CONTABILIDADE COM EXCLUSIVO USO ACADÊMICO.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA “Gestão do Desenvolvimento Inclusivo da Escola” Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais do IFRS- Câmpus Rio.
Técnico/a de Eletrónica, Automação e Computadores TDT. Televisão Digital Terrestre Instalações ITED – Leitura, interpretação e execução de projetos.
Ribas do Rio Pardo – MS E. E
Ajudando na construção do conhecimento…. O que você encontrará aqui? O que é o Educa.Net? O que faz o Educa.Net? Quem pode se beneficiar com o sistema?
BASES DE DADOS Acesso e Uso.
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão Tecnologia Educacional Alunas: Monalisa Campos Daniele Kelly Professores: Elsa Guimarães Oliveira Gilca.
FOLHA DE CÁLCULO Encontros de Sabedoria 2015 António Ferreira.
Um Ambiente para Transmissão de Vídeos Instrucionais sob Demanda André Raabe Rafael Canan Ciência da Computação Centro de Ciências.
CRTIC de Pombal 2012/2013 CENTRO DE RECURSOS T I C PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL DE POMBAL.
Conhecendo o Ambiente de Curso. O Moodle É um software livre de apoio à aprendizagem (páginas de disciplinas e grupos colaborativos). Sistema para gerenciar.
Um Centro de Recursos TIC para a Educação Especial que nasceu de uma parceria entre a Fundação PT e o Ministério da Educação — Projecto Astro. 2 CRTIC.
AS TIC E AS TECNOLOGIAS DE APOIO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NEECP Oficina de Formação.
Plano TIC 2013/2014 Apresentação do Trabalho Final.
Indicadores Educacionais Grupo de Trabalho IBGE – INEP - IPEA.
Tarefa Autor: Skyup Informática. Atividade – Tarefa O módulo atividade tarefa tem como principio básico a interação professor-aluno. Os alunos podem apresentar.
Acessibilidades Web.  Prática de fazer websites que possam ser utilizados por todas as pessoas.  Quando um website é corretamente concebido, desenvolvido.
Transcrição da apresentação:

CENTRO DE RECURSOS TIC PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL DE POMBAL Projeto Daisy

Projeto Daisy : Breves Informações Projeto que resulta de uma parceria entre o Ministério da Educação e Ciência, através da Direção-Geral da Educação (DGE), a Fundação Vodafone Portugal e a Porto Editora. Projeto de incentivo à criação e utilização de audiolivros nas escolas, destinado a alunos do 5.º ao 12.º ano de escolaridade com necessidades educativas especiais (NEE) - com baixa visão e cegueira.

Projeto Daisy – Breves Informações O projeto, designado DAISY 2012, inclui a oferta a alunos e professores do software de última geração ‘EasyReader’ para leitura de audiolivros digitais em formato DAISY e noutros formatos, incluindo ePub não protegido. Com este novo projeto, os alunos com baixa visão e cegueira, elegíveis às medidas de Educação Especial, passam a dispor de uma ferramenta que lhes dá acesso a qualquer audiolivro digital no formato DAISY. Este software possui ainda a mais-valia de permitir aos docentes a criação de conteúdos áudio.

Projeto Daisy – Webinar Daisy 2012 – Audiolivros para alunos com Necessidades Educativas Especiais:

Projeto Daisy – Daisy Consortium Daisy Consortium - Tools & Services Software Playback Tools

Projeto Daisy - Destinatários Destinatários - alunos com baixa visão e cegueira – elegíveis às medidas de Educação Especial (PEI). 1ª fase – alunos do 4º, 6º, 9º e 12º anos – realização de condições especiais nas provas finais de exame. Apenas devem requisitar as provas de exame em formato Daisy os alunos cegos ou com baixa visão que já dominem com muita destreza este programa. Caso contrário devem continuar a requisitar as provas em versão braille ou em formato digital. 2ª fase – alunos cegos e com baixa visão dos 5º, 8º e 11º anos.

Projeto Daisy - Implementação Os alunos com baixa visão e cegueira devem ser elegíveis às medidas de Educação Especial (PEI). Computador para cada um dos alunos. Pedido de licença para cada um dos alunos e efetuar pela escola em:

Projeto Daisy - Implementação Será fornecido um número de série, necessário para eventual apoio técnico. Será dado o código de registo (unlock code) que dá para 3 instalações, irreversíveis. Deve ser acautelado onde se vai instalar o software. Deve ser dada preferência ao computador do aluno e ao computador do professor que acompanha o aluno. Existe uma versão de demonstração – 30 dias – que pode ser descarregada em: Nova Versão

Projeto Daisy – Software EasyReader 1 – Pedido de Licenças: 2 – Software de Demonstração – 30 dias: 3 – Instruções para Instalação e Utilização do Software: edu.pt/educacaoespecial/data/ensinoespecial/instrucoes_asyreader_6.pdfhttp:// edu.pt/educacaoespecial/data/ensinoespecial/instrucoes_asyreader_6.pdf 4 – Manual de Instruções do Software - edu.pt/educacaoespecial/data/ensinoespecial/manual_easyreader6.0.pdfhttp:// edu.pt/educacaoespecial/data/ensinoespecial/manual_easyreader6.0.pdf 5 – Todas as informações disponíveis em: Página da DGE: Página Moodle do CRTIC de Pombal 6 – Dúvidas -

Projeto Daisy – Software Easy Reader Projeto Daisy – Página Web da DGE

Projeto Daisy – Software Easy Reader Projeto Daisy – Página Moodle do CRTIC de Pombal - Materiais Separador 10

Projeto Daisy – Software Easy Reader Instruções para Instalação Manual de Utilização

Projeto Daisy – Software Easy Reader Nota Depois de instalar o software Easy Reder deverá selecionar a Voz do Livro e Fala Comigo ScanStof Madalena Full 22 KHz

Projeto Daisy – Software Easy Reader - Funcionalidades

Projeto Daisy – Software Easy Reader - Teclas de Atalho Os alunos cegos farão a utilização do software a partir do teclado e das chamadas Teclas de Atalho. Teclas de Atalho – Consulta em Manual de Utilização do Easy Reader e no Esquema Síntese. Ver – Página Moodle do CRTIC de Pombal – Materiais – Separador 10 (Software EasyReader- Atalhos) -

Projeto Daisy – Utilização pelos Alunos Guião de Utilização – Formato Excel - D:\Projeto Daisy\Guiao.xlsxD:\Projeto Daisy\Guiao.xlsx 1 registo por aluno Duplicar os Número de Sessões quantas forem necessárias – instruções para adicionar páginas - D:\Projeto Daisy\indicações.docx D:\Projeto Daisy\indicações.docx

Projeto Daisy Em caso de dúvida contactar: Bom trabalho!