IGREJA DE S. PEDRO DE RATES Caso Prático 2 ______ História da Cultura e das Artes – 10º Ano/Curso de Artes Visuais Módulo 3: A Cultura do Mosteiro Escola.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Arquitectura Religiosa
Advertisements

Gótico em Portugal Mosteiro da Batalha.
A ARTE EM PORTUGAL: O GÓTICO - MANUELINO Marina Amorim Santos.
ARTE ROMÂNICA.
Arte gótica Renascimento Barroco
ARTE ROMÂNICA - PORTUGAL
Alunos; Paola e Matheus
A arte barroca Barroco: Estilo artístico dominante entre , nasceu em Roma como instrumento da Igreja católica para impressionar os crentes com.
CULTURA MEDIEVAL As construções que mais representam o período medieval são: As catedrais Os castelos A Igreja nessa época possuía grande influência na.
Idade MÉDIA Queda do Império Romano do Ocidente e do Oriente – ( ).
ARTE BIZANTINA E IDADE MÉDIA.
A ARTE MEDIEVAL História 3ºCiclo.
Tema D – Portugal no contexto europeu dos séculos XII a XIV
Arquitetura, Escultura e Pintura
Mosteiro dos Jerónimos
MONSERRAT A Natureza A Cultura A Espiritualidade Avanço automático.
A ARTE MEDIEVAL ROMÂNICO E O GÓTICO COLÉGIO SALESIANO
HISTÓRIA DA ARTE Prof.Overlane Especialista em História das Artes e
Formação de Portugal Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 03/2012.
ARTE MEDIEVAL RENATO GADELHA Nº 1180 LUCIANA NASCIMENTO Nº 1330
Arte Bizantina.
Desenho de Arquitectura
Arte na Idade Média Séc. V ao séc. XV.
A ARTE GREGA.
Elementos estruturais: colunas ou pilastras das ordens clássicas (coríntia e compósita), abóbada de berço, arco de volta perfeita, frontão triangular ou.
PhotoDisc/Royalty Free
A arte e a mentalidade barrocas
Igreja Nossa Senhora dos Prazeres
CHAVES PATRIMÓNIO HISTÓRICO E CULTURAL
Arte Romana.
COLÉGIO SALESIANO BELO HORIZONTE
CLC 7 – FUNDAMENTOS DE CULTURA LÍNGUA E COMUNICAÇÃO
Arte Gótica.
Arte Medieval 1ª Parte: Gótico
Grécia – séculos VII-V a.C. Arquitetura
A escultura Românica.
A Cultura da Catedral Contexto histórico a Sociedade dos sécs
Escultura Subordinada à arquitetura
Arte gótica   Historia Paulo Cruz 9º A.
História da Cultura e das Artes A Cultura da Catedral
História da Cultura e das Artes
A arquitetura grega.
História da Cultura e das Artes
ARTE ROMÂNICA Período XI - XIII
CULTURA MEDIEVAL As construções que mais representam o período medieval são: As catedrais Os castelos A Igreja nessa época possuía grande influência na.
A Península Ibérica na Segunda metade do século XI
Escola E.B. 2, 3 Padre Alberto Neto História
ARTE MEDIEVAL E RENASCENÇA
MARAVILHAS DE PORTUGAL
CAPÍTULO 11 O BARROCO NO BRASIL.
disciplina de História
Passado e Mundo Actual A arte manuelina.
Arte Românica Grupo: Caio Corrêa; Carol Clack; Felipe Imhoff;
A Península Ibérica na Segunda metade do século XI Os laços familiares do futuro conde D. Henrique e a importância da Ordem de Cluny (continuação) 14/01/2015.
REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA; A RELAÇÃO GEOGRAFIA HISTÓRIA Ano lectivo de
Expansão islâmica.
Escultura - gótica Ligada à arquitetura
História e Geografia de Portugal A arte barroca no concelho de Santo Tirso.
A ARTE GREGA.
CULTURA ARTE RELIGIÃO. Cultura Monástica O Clero era o grupo social mais culto Os monges copiavam a Bíblia e os livros dos autores antigos (decorados.
Nos primeiros tempos da humanidade o Homem para se abrigar utilizou as cavernas naturais.
Arte Bizantina A denominação bizantina deriva de Bizâncio, antiga e grandiosa cidade grega situada no estreito de Bósforo (passagem que liga a Ásia a Europa),
Clicar Este edifício de decoração predominantemente barroco situa-se em Madrid, no local ocupado pela antiga muralha árabe, frente ao antigo palácio.
ARTE ISLÂMICA.
A HISTÓRIA GRAVADA NA PEDRA CLICAR Mosteiro dos Jerónimos A HISTÓRIA GRAVADA NA PEDRA.
Vila Nova de Gaia no contexto Europeu Escola Secundária de Almeida Garrett Life Long Learning Programme – Comenius 2008/2010 ASTROURBIS – Roteiro Astronómico.
ARTE GÓTICA.
A Arte Românica No Século XI e XII Fernando Santos.
GÓTICo.
Arte ROMÂNICA.
Transcrição da apresentação:

IGREJA DE S. PEDRO DE RATES Caso Prático 2 ______ História da Cultura e das Artes – 10º Ano/Curso de Artes Visuais Módulo 3: A Cultura do Mosteiro Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Augusto Correia Prof. José Couto/ O Mosteiro cluniacense de S. Pedro de Rates como símbolo da ruralização e feudalização da Europa românica e da sua característica diversidade regional. O Portal da Igreja de São Pedro de Rates como expoente do carácter da escultura românica portuguesa.

______ História da Cultura e das Artes – 10º Ano/Curso de Artes Visuais Módulo 3: A Cultura do Mosteiro O ROMÂNICO EM PORTUGAL Localização da Igreja de S. Pedro de Rates Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Augusto Correia Prof. José Couto/

______ História da Cultura e das Artes – 10º Ano/Curso de Artes Visuais Módulo 3: A Cultura do Mosteiro PEQUENO HISTORIAL A Igreja de S. Pedro de Rates está inscrita numa zona rural. A sua origem remonta aos finais do século IX, a uma igreja de um mosteiro beneditino. Foi nessa construção que o Conde D. Henrique e D. Teresa mandaram fazer alterações, nos finais do século XI, doando-a posteriormente à Ordem religiosa de Cluny. Foi sob a acção desta ordem que, entre os séculos XII e XIII, a construção românica foi edificada. Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Augusto Correia Prof. José Couto/

______ História da Cultura e das Artes – 10º Ano/Curso de Artes Visuais Módulo 3: A Cultura do Mosteiro FRONTARIA (FACHADA) A fachada, assimétrica, apresenta um pórtico bem dimensionado, franqueado por dois robustos contrafortes e estruturado em cinco arquivoltas assentes em colunelos (colunas pequenas e delgadas) profusamente decorados. Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Augusto Correia Prof. José Couto/

______ História da Cultura e das Artes – 10º Ano/Curso de Artes Visuais Módulo 3: A Cultura do Mosteiro PORTAL PRINCIPAL Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Augusto Correia Prof. José Couto/

______ História da Cultura e das Artes – 10º Ano/Curso de Artes Visuais Módulo 3: A Cultura do Mosteiro PORTAL PRINCIPAL O programa iconográfico do pórtico ou portal principal é um dos mais completos do nosso românico, possuindo aquele que é, talvez, o mais interessante dos tímpanos românicos em Portugal. Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Augusto Correia Prof. José Couto/ Arquivolta Boi – S. Lucas Leão – S. Marcos Capitel Colunelo Cristo em mandorla

______ História da Cultura e das Artes – 10º Ano/Curso de Artes Visuais Módulo 3: A Cultura do Mosteiro PORTAL PRINCIPAL – TÍMPANO No tímpano, Cristo em Majestade, envolvido por mandorla mística, é ladeado por dois evangelistas que espezinham simbolicamente dois hereges, um tema de influência oriental e raro no românico europeu. Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Augusto Correia Prof. José Couto/

______ História da Cultura e das Artes – 10º Ano/Curso de Artes Visuais Módulo 3: A Cultura do Mosteiro PORTAL NORTE Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Augusto Correia Prof. José Couto/

______ História da Cultura e das Artes – 10º Ano/Curso de Artes Visuais Módulo 3: A Cultura do Mosteiro PORTAL SUL Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Augusto Correia Prof. José Couto/ Agnus Dei – cordeiro trespassado por cruz

______ História da Cultura e das Artes – 10º Ano/Curso de Artes Visuais Módulo 3: A Cultura do Mosteiro ESTRUTURA ARQUITECTÓNICA a planta é em cruz latina; as três naves têm cobertura em madeira; o transepto tem uma abóbada de berço; a abside tem uma abóbada de berço quebrada; os dois absidíolos têm uma abóbada de berço; as paredes são reforçadas por contrafortes; os pilares são cruciformes; possui três portais – Oeste, Norte e Sul; a volumetria é horizontal e fechada; o aspecto é maciço, rude e simples. Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Augusto Correia Prof. José Couto/

______ História da Cultura e das Artes – 10º Ano/Curso de Artes Visuais Módulo 3: A Cultura do Mosteiro LOCALIZAÇÃO DA DECORAÇÃO TIPO DE DECORAÇÃO nos portais; na cabeceira (abside e absidíolos); nos capitéis; nos frisos; nos modilhões. relevos com elementos da tradição local; motivos lineares e quase grafíticos; elementos animalistas – leões, aves, cabeças de boi; elementos vegetalistas – folhas estilizadas; animais míticos, sereias e figuras humanas; esculturas de Cristo e dos apóstolos. Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Augusto Correia Prof. José Couto/

______ História da Cultura e das Artes – 10º Ano/Curso de Artes Visuais Módulo 3: A Cultura do Mosteiro VISÃO AXONOMÉTRICA – VOLUMÉTRICA E LONGITUDINAL Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Augusto Correia Prof. José Couto/

______ História da Cultura e das Artes – 10º Ano/Curso de Artes Visuais Módulo 3: A Cultura do Mosteiro PLANTA Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Augusto Correia Prof. José Couto/

______ História da Cultura e das Artes – 10º Ano/Curso de Artes Visuais Módulo 3: A Cultura do Mosteiro CABECEIRA Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Augusto Correia Prof. José Couto/

______ História da Cultura e das Artes – 10º Ano/Curso de Artes Visuais Módulo 3: A Cultura do Mosteiro VISTA GERAL DO TRANSEPTO E DA CABECEIRA (LADO NORTE) Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Augusto Correia Prof. José Couto/

______ História da Cultura e das Artes – 10º Ano/Curso de Artes Visuais Módulo 3: A Cultura do Mosteiro INTERIOR DA IGREJA Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Augusto Correia Prof. José Couto/