OS NOVOS HIPPIES E SUA OPOSIÇÃO AO SISTEMA COLÉGIO GIORDANO BRUNO Rod. Raposo Tavares, 14.200, Jardim Pinheiros, São Paulo - SP Finalistas: Mariana Dolcetti.

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Transcrição da apresentação:

OS NOVOS HIPPIES E SUA OPOSIÇÃO AO SISTEMA COLÉGIO GIORDANO BRUNO Rod. Raposo Tavares, , Jardim Pinheiros, São Paulo - SP Finalistas: Mariana Dolcetti Lopes e Thais Zucas de Castro Orientador: Roberto Ravena Vicente JUSTIFICATIVA Conflitos e mudanças » Hippies na atualidade. Primeiro momento » Relação atual: conflito ou oposição? Segundo momento » Existência duvidosa. Análise referente à existência do movimento hippie na atualidade: Ampla decorrência de ex-hippies; Existência de comunidades alternativas; Compreender quem são essas novas figuras; Comparar essas novas figuras aos pioneiros da vida em comunidades. QUESTÃO NORTEADORA De que maneira se dá a vida nas comunidades atuais, e no que esta se assemelha e se diferencia da vida levada nas comunidades hippies? HIPÓTESES I.Aqueles que atualmente vivem em comunidades se diferem dos hippies ao que se diz maiores responsabilidades; II.Os hippies ainda existem e não criam conflitos diretos contra os capitalistas ou o capitalismo em si, pois acreditam na paz acima de tudo; III.O movimento hippie pode, na verdade, ser tido como fracasso, já que o capitalismo é quase que inevitável; IV.A decorrência de ex-hippies está crescendo; V.Apesar de considerados ex-hippies, a ideologia hippie não é abandonada pelo indivíduo. OBJETIVO Entender os fatores que fizeram com que o movimento não fosse adiante com a mesma intensidade, tentando estudar estes que seriam os “novos hippies”. METODOLOGIA Questão Norteadora TemaHipóteses Pesquisa Teórica Pesquisa Empírica Contextualização Histórica Ex Moradores de Comunidade Atuais Moradores de Comunidade Perguntas Objetivas Perguntas Sentimentais PESQUISA TEÓRICA Capitalismo Sistema; Origem na Era Moderna; Luta de Classes: Burguesia (proprietários e exploradores dos meios de produção); Proletariado (trabalhadores que vendem sua força de trabalho para sobreviver). Hippies nos Estados Unidos Participação dos EUA na Guerra do Vietnã (1959 – 1975) » Surgimento da contracultura e dos hippies: Prazer como meio de contestação; Desvalorização do conflito direto; Negação do modelo político institucional estabelecido » “Vagabundos”; Ideais na paz, no amor livre e na igualdade entre os seres; Enfraquecimento do movimento » Neo-hippies Hippies no Brasil Ditadura Militar (1964 – 1985) + influências importadas » Contestação jovem: Oposição declarada ao governo » Movimentos estudantis; Choque ideológico: Hippies. Rompimento¹: Drogas = Busca por prazer pessoal; Vendedores de artesanato; Moradores de comunidades. ¹ DUARTE, S. Os invisíveis: novos hippies na sociedade contemporânea. Setembro de f. Dissertação (Mestrado em Sociais e Humanidades) - PPGSD/UFF. Rio de Janeiro, PESQUISA EMPÍRICA Ex moradores de comunidade Presença de ideais capitalistas; Saudade da liberdade; Contradição. Atuais moradores de comunidade Espiritualistas; Ausência de rotina fixa; Oposição ao sistema; Trabalho e organização » Distanciamento da noção de vagabundagem; Reconhecimento e apropriação do dinheiro. RESULTADOS E CONCLUSÃO I.Confirmada; Hippies = Sinônimo de “vagabundagem”; Orgulho dos trabalhos físico e espiritual; Reconhecimento da necessidade do dinheiro; II.Refutada; Hippies fragmentados. III.Parcialmente refutada; Sistema = Organismo vivo » Contestação viva; IV.Parcialmente comprovada; Fundamentação errônea; V.Parcialmente comprovada; Ideais hippies permanecem, mas com contradições. Fatores comuns: Insatisfação com o sistema; Ato de tentar conscientizar as pessoas; Contestar os valores impostos; Valorização do espiritual; Fatores adversos: Apropriação da lógica capitalista; Visão do trabalho; Revolução = futuro.