ORIENTE MÉDIO Apresentação montada por Celso Idamiano S. Júnior –

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 5 Fenícios e Hebreus.
Advertisements

PALESTINOS MUÇULMANOS
IMPÉRIO BIZANTINO e ISLÂMICO
Os grandes espaços religiosos
A Civilização Árabe.
O CONFLITO ENTRE ISRAELENSES E PALESTINOS
HEBREUS HISTÓRIA PROF.ª MARYELLA
CONFLITOS ETNICOS na Asia.
Parte 1 – PALESTINA: um pedaço de terra disputado por dois povos
“ OS FILHOS DO MAR & O POVO DE DEUS ”
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: IMPÉRIO ÁRABE I OBJETIVOS RELACIONAR.
CIVILIZAÇÃO MUÇULMANA
Judaísmo A mais antiga religião monoteísta
Hebreus Localização: Palestina entre a Mesopotâmia e o Egito 2000 a.C
ATUALIDADES – DIREITOS HUMANOS
2. COLONIZAÇÃO EUROPÉIA NA ÁSIA
As civilizações hebraica e fenícia.
CONFLITO ÁRABE - ISRAELENSE
FORMAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL
A CIVILIZAÇÃO DOS HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS
Hebreus X SAIR RICHARD ASHWORTH/ ROBERT HARDING WORLD IMAGERY/
CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO
UM OLHAR AO LONGO DA HISTÓRIA.
Cap. 2 - O surgimento das religiões monoteístas
Hebreus.
PODER PARALELO.
A Expansão Muçulmana Os Muçulmanos na Península Ibérica
Capitulo 1- Povos e Nações
Estado, Cultura e Sociedade
ISRAEL X PALESTINA.
Panorama atual do Oriente Médio
Barbara Vieira, Heloisa, Laura, Marjorie, Michele, Rafaella – 1º ano A
ORIENTE MÉDIO PROF. RICARDO SCHMITZ.
Geografia Bíblica Um Panorama das Terras Bíblicas. Unidade III.
Sionismo.
Professor Luiz Felipe Geografia
Mapas de Israel Fonte: BBC
Antiguidade Oriental Fenícios, Persas e Hebreus
BREVE HISTÓRIA DOS HEBREUS
Os Hebreus.
Os Filhos de Abrão ou Abrãao
Hebreus Originários da clã semita de Heber e seus descendentes eram nômades, patriarcal, politeísta, organizado em tribos independentes administradas por.
ORIENTE MÉDIO 9º Ano – 4º Bimestre
Iugoslávia País formado pós 1º Guerra Mundial (fim do Império Austro-Hungaro) unindo seis nações: Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegovina, Sérvia, Macedônia.
CIVILIZAÇÃO ÁRABE O ISLAMISMO.
Hebreus.
PALESTINA Era um mandato britânico convulsionado pelos choques que ocorriam entre árabes e judeus, época da criação sionista. Sionismo: Tinha o objetivo.
QUESTÃO PALESTINA OS PRIMEIROS GRUPOS DE PASTORES, AGRICULTORES E PESCADORES INSTALARAM-SE NA REGIÃO POR VOLTA DE 3500 a. C.OS PRIMEIROS GRUPOS DE PASTORES,
Oriente Médio: conflitos
O CONFLITO ÁRABE ISRAELENSE
Hebreus Egito.
HEBREUS: Geografia: ocuparam a maior parte da Palestina composta por terras áridas, com um pequeno vale fértil junto ao Rio Jordão. Origens: eram pastores.
RELIGIÕES MONOTEÍSTAS
Hebreus.
RECONHECIMENTO DA PALESTINA
CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE
Por que a expansão do Islã foi tão rápida?
O Oriente Médio A Questão Palestina.
OS ÁRABES E O ISLAMISMO.
Conflito árabe-israelense
ORIENTE MÉDIO FOCOS DE TENSÃO.
Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com
FUNDAMENTALISMO ISLÂMICO
Professor Cristiano Almeida. Geografia.
OS ÁRABES E O ISLAMISMO.
CONFLITOS ORIENTE MÉDIO.
PERSAS, HEBREUS E FENÍCIOS
Conflito Árabe X Israelense Prof. eli_geo. Abraão – Rembrandt
A Religião Monoteísta dos Judeus. Os hebreus eram pastores nómadas da Mesopotâmia. No séc. XIX a. C., guiados por Abraão, deslocaram-se para a Palestina,
Transcrição da apresentação:

ORIENTE MÉDIO Apresentação montada por Celso Idamiano S. Júnior –

ASPECTOS GERAIS  Geograficamente, o Oriente Médio se situa em uma posição estratégica.  A interseção de três continentes faz com que a região seja diversa ética e religiosamente.  Tais fatores, gerados há milênios fazem com que a região seja um grande foco de tensão.

Mapa com destaque para a Península Arábica.

OS HEBREUS

A PEREGRINAÇÃO HEBRAICA  Apesar da simbologia utilizada, as origens do Oriente Médio estão nos textos bíblicos.  De acordo com estes, Abraão, descendente de Noé recebeu um chamado à Canaã.  Após conturbadas peregrinações, Abraão e a sua esposa, Sara, chegaram à terra prometida.

A PEREGRINAÇÃO HEBRAICA  A outra missão recebida por Abraão foi a expandir o seu povo, livre das corrupções.  Como sua esposa não podia dar a Luz, Hagar, serva de Sara, deu a luz a Ismael.  Percebendo o sofrimento de Sara, entretanto, Deus fez com que esta desse a luz à Isaac.

Abraão e Hagar Ismael (origem do povo árabe) Abraão e Sarah Isaac (origem do povo hebreu)

Mapa do êxodo hebreu na Palestina Antiga (esq.) e um mapa político atual (dir.).

Abraão foi impedido, por um anjo, de sacrificar seu filho, Isaac.

A PEREGRINAÇÃO HEBRAICA  Após a morte de Abraão, aos 165 anos, Ismael e Hagar constituíram tribos árabes nômades.  Mesmo com o apoio de Abraão, os hebreus de Isaac foram escravizados por diversos povos.

A PEREGRINAÇÃO HEBRAICA  Cercada de mitos, uma nova investida à Canaã foi delegada ao profeta Moisés (1250 a.C).  Além de ocupar a terra sagrada, Moisés ainda recebeu a missão de propagar o monoteísmo.  Dessa forma, por um bom tempo, os herdeiros de Moisés conseguiram se fixar em Canaã.

Moisés, escultura de Michelangelo.

Moisés conduzindo os hebreus à fuga da escravidão, no Egito.

A PEREGRINAÇÃO HEBRAICA  Apesar da fixação dos hebreus em Canaã, as investidas de outros povos persistiam.  A conquista efetiva da região, foi realizada pelo Império Romano em 63 a.C.

A PEREGRINAÇÃO HEBRAICA  Sem forças para resistir, a maioria dos judeus se espalhou pelo mundo, sofrendo a diáspora.  Tal processo teria supostamente enfraquecido os hebreus, que vieram a sofrer perseguições.

Representação gráfica do “cativeiro babilônico”.

A destruição de Jerusalém e o início da “Diáspora”.

O IMPÉRIO MUÇULMANO

 Também originados dos semitas, as tribos árabes foram se desvinculando dos judeus.  Com a exceção de algumas cidades, os árabes viviam basicamente em áreas desérticas.  Assim, antes do séc. VII estas tribos possuíam poucas características em comum.

O IMPÉRIO MUÇULMANO  Foi Maomé, nascido em Meca no ano 570, o responsável por unificar os árabes.  Maomé se baseou nas religiões monoteístas existentes para formular uma própria.  O profeta iniciou suas pregações, e tendo sido perseguido, se refugiou em Medina.

A maioria das tribos árabes se dividiram em grupos de beduínos nômades.

Maomé recebeu, por vezes, a visita do anjo Gabriel.

Entre os islâmicos do Oriente Médio, as representações de Maomé são proibidas.

O IMPÉRIO MUÇULMANO  Mesmo com a morte de Maomé, (632 d.C.) os muçulmanos a expandiram os seus domínios.  A partir da Palestina estes conquistaram a Ásia, o norte da África e parte da Europa.  Esta fase expansionista se deu até meados do séc. XIII, quando se intensificaram as cruzadas.

O IMPÉRIO MUÇULMANO  Aos poucos os muçulmanos foram recolhidos ao Oriente Médio.  Os séculos de dominação, no entanto, fizeram com que o Islã se difundisse.  A influência moura pode ser vista ainda hoje em regiões da Europa e da África.

Meca, cidade que recebe muçulmanos de todo o mundo anualmente.

As cruzadas, aos poucos, conseguiram expulsar os árabes da Europa.

Foto da antiga mesquita na cidade de Granada, na Espanha.

QUESTÃO PALESTINA

ATUALIDADES  Desde a Diáspora em 63 a.C, os hebreus se tornaram uma nação desterrada.  Espalhados pelo mundo, estes fundaram o chamado movimento sionista no séc. XIX.  Os sionistas desejavam a criação de um estado hebreu na Palestina, terra prometida a Abraão

ATUALIDADES  No início do séc. XX, a Palestina fazia parte do Império Turco-Otomano, de maioria árabe.  Os turcos, entretanto, foram derrotados na 1ª Guerra, e os ingleses tomaram a Palestina.  Naquele momento, as pressões judaicas foram ignoradas por medo da retaliação islâmica.

Cartazes alusivos ao movimento sionista.

Extensões do antigo Império Turco-Otomano.

ATUALIDADES  Ao contrário do que se imaginava, o decorrer do século foi ainda pior para os hebreus; Holocausto: perseguições realizadas por Hitler.  Dessa forma, após a 2ª Guerra, aproveitando a fragilidade da Inglaterra, a ONU agiu na região

ATUALIDADES  A saída encontrada foi a demarcação de dois Estados independentes; Israel (estado hebreu) e o Estado Palestino (árabe).  Cedidas mediante à ocupação prévia, as áreas dos novos Estados foram distribuídas assim; 60% das terras para os hebreus e 40% para os árabes.

A ascensão de Adolf Hitler na Alemanha (1933).

Resultado do holocausto promovido pelos nazistas.

Composição da década de 1940 (esq.)e moderna (dir.) da região palestina.

ATUALIDADES  Imediatamente, os árabes se mobilizaram no intuito de não aceitar aquela divisão imposta.  Cabe ressaltar, entretanto, que os israelenses contaram com o apoio de forças capitalistas.  Dessa forma, os árabes, derrotados, viram os seus limites e a sua soberania reduzidos.

ATUALIDADES  Mediados pela ONU, palestinos e israelenses tentaram realizar acordos de paz; Acordos de paz de Oslo (1993).  Ainda assim, a intolerância de ambas as partes acaba por inviabilizar a paz na região.

Composição da década de 1940 (esq.)e moderna (dir.) da região palestina.

Ações expansionistas israelenses.

ATUALIDADES  Em 2007 Israel decretou o bloqueio da Faixa de Gaza, que ficou isolada comercialmente.  Os ataques do Hamas se tornaram ainda mais freqüentes após o embargo israelense.  Israel ignora a ONU e, se baseando na legítima defesa os palestinos, mantem sua luta. Isaac Rabin e Yasser Arafar, em 1993.

ATUALIDADES  Em 2005 Israel desmilitarizou e passou parte da Faixa de Gaza e da Cisjordânia para a ANP.  Naquele ano, Israel retirou suas últimas tropas da Faixa de Gaza e da Cisjordânia.

ATUALIDADES  Em 2006 o Hamas conquistou a maioria do legislativo da ANP.  A vitória do Hamas gerou uma guerra civil e o reaquecimento das tensões no Oriente Médio.

Guerrilheiros do grupo fundamentalista Hamas.

O grupo conta com um considerável apoio popular.

Ataques israelenses realizados na cidade de Gaza.

Os ataques acabam acarretando na morte de civis.