CONFLITOS ORIENTE MÉDIO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PALESTINOS MUÇULMANOS
Advertisements

RACISMO E XENOFOBIA Imigrantes latinos,afros e asiáticos sofrem ataques violentos na Europa Grupos radicais europeus neonazistas e neofacistas crescem.
CRIAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL
Os grandes espaços religiosos
O CONFLITO ENTRE ISRAELENSES E PALESTINOS
ORIENTE MÉDIO OS CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO REMONTAM Á ANTIGUIDADE, QUANDO OS HEBREUS, ANTEPASSADOS DOS JUDEUS, LUTAVAM PELO CONTROLE DA PALESTINA.
Conflitos no Oriente Médio
ISRAEL E A QUESTÃO PALESTINA
“Pós-Guerra Fria” Prof° Davi Ruschel.
ATUALIDADES – DIREITOS HUMANOS
Questão Palestina.
CONFLITOS ÁRABES x ISRAELENSES e QUESTÃO PALESTINA
Acordo de Oslo, árabe-israelense, 1993
Conflito árabe-israelense
CONFLITO ÁRABE - ISRAELENSE
NOVA ORDEM MUNDIAL CAPÍTULOS 27, 28 e 29.
OS CONFLITOS MUNDIAIS PELO PETRÓLEO
ÁSIA ORIENTE MÉDIO.
FORMAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL
CONFLITOS ATUAIS/ RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Conflitos árabe-israelenses
CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO
Tecnologia Bélica na Atualidade
Trabalho De História.
ISRAEL X PALESTINA.
Panorama atual do Oriente Médio
ORIENTE MÉDIO PROF. RICARDO SCHMITZ.
ORIENTE MÉDIO – IMPORTÂNCIA GEOPOLÍTICA
A Nova Ordem Mundial e os Estados Unidos
CONFLITOS PROF. RICARDO SCHMITZ
Sionismo.
O conflito no Oriente-Médio
Professor Luiz Felipe Geografia
Mapas de Israel Fonte: BBC
CAP. 17 – GUERRA E PAZ NO ORIENTE MÉDIO
Mapa Físico da Ásia.
ORIENTE MÉDIO 9º Ano – 4º Bimestre
Características e Conlfitos
Revisão 7ª série.
Iugoslávia País formado pós 1º Guerra Mundial (fim do Império Austro-Hungaro) unindo seis nações: Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegovina, Sérvia, Macedônia.
PALESTINA Era um mandato britânico convulsionado pelos choques que ocorriam entre árabes e judeus, época da criação sionista. Sionismo: Tinha o objetivo.
QUESTÃO PALESTINA OS PRIMEIROS GRUPOS DE PASTORES, AGRICULTORES E PESCADORES INSTALARAM-SE NA REGIÃO POR VOLTA DE 3500 a. C.OS PRIMEIROS GRUPOS DE PASTORES,
Oriente Médio: conflitos
O CONFLITO ÁRABE ISRAELENSE
ORIENTE MÉDIO: “um barril de pólvora”
GUERRAS DO GOLFO 1991 / 2003 PROF. LÉO && LeMA MATERIAIS DIDÁTICOS.
Conflitos no Oriente Médio
ORIENTE MÉDIO.
Iêmen – nova guerra no Oriente Médio
EXERCÍCIOS - ORIENTE MÉDIO
ORIENTE MÉDIO.
CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE
O Oriente Médio A Questão Palestina.
ORIENTE MÉDIO – IMPORTÂNCIA GEOPOLÍTICA
Conflito árabe-israelense
CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO: FUNDAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL
ORIENTE MÉDIO FOCOS DE TENSÃO.
História já ! O tempo presente
Conflito árabe-israelense
Geografia geral PROFESSOR JHONNY.
Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com
Conflitos Regionais no Mundo A Guerra do Líbano
FUNDAMENTALISMO ISLÂMICO
Professor Cristiano Almeida. Geografia.
Conflitos Regionais Grupo VII, Cap. 5.
Os conflitos REGIONAIS NA ORDEM GLOBAL PÁG. 138 A 149
ORIENTE MÉDIO Cap. 9.
 Cáucaso: região de grande diversidade étnica, teve duas influências religiosas fundamentais: a cristã ortodoxa e a islâmica. Os conflitos atuais dessa.
O Oriente Médio A Questão Palestina.
Transcrição da apresentação:

CONFLITOS ORIENTE MÉDIO

ISRAEL X PALESTINA Cidade de Ur ( atual Iraque) Migração do povo Hebreu, em busca da terra prometida (atual Palestina) Fundaram dois reinos – primeira religião monoteísta – JUDAISMO Fundaram a cidade de Jerusalém Foram escravizados por assírios e persas (iranianos), egípcios e romanos. Diáspora – expulsão forçada dos judeus pelos romanos. Expalham-se pelo mundo todo, especialmente na Europa, instalando-se na Alemanha.

Sionismo - movimento de retorno – criação do estado de Israel 15 de maio de 1948 – ONU cria o Estado de Israel com 14.000km² Nasce também o Estado da Palestina 1 ano após Israel passa a ter 20.000 km² Os povos vizinhos já islamizados não aceitam os judeus Começam os conflitos devido a tomada das terras palestinas por Israel Israel passa a ser um estado poderoso, forte, respaldado pelos americanos Em 1967 Israel é invadido pelo Egito, Jordânia, Síria e Líbano. Porto de Eilat – navios israelenses proibidos de se instalar

Guerra dos 6 dias – Israel toma Penísula de Sinai, região do sul do Líbano, Colinas de Golã e toda a Cisjordânia. 1972 – Israel devolve a região da Penísula de Sinai ao Egito em troca do reconhecimento do estado de Israel pelo Egito. 1973 , no dia do Perdão, Israel é novamente invadida, mas conseguem vencer. O mundo não aprova as ações de Israel. Países produtores de petróleo aumentam o valor do barril, como forma de protesto para que Israel reconheça o estado da Palestina causando problemas na economia mundial.

Ariel Sharon (1º Ministro Israelense) invade a Jerusalém, causando INTIFADIA (Guerra das Pedras) 2004 - O líder dos palestinos Yasser Arafat morre e Abbas assume e faz acordo com Sharon. A Faixa de Gaza é devolvida a Israel em troca pelo fim dos ataques aos povos de Israel. Faixa de Gaza é comandada pelo Hamas, inimigo de Fatah (partido que fez acordo com Sharon), ocorrem conflitos Hamas vence e a Faixa de Gaza é comandada por Hamas Israel não aprova e cria um embargo econômico contra a Faixa de Gaza Israel constrói muro isolando a Cisjordania (povos palestinos), surgem cada fez mais acampamentos palestinos na Cisjordânia.

Sul do Líbano controlado pelos Hesbolah (grupo radical de refugiados palestinos), ataca com misseis cidades do norte de Israel. Israel revida atacando o Líbano por aceitar esses refugiados. Tel Aviv capital de Israel que foi planejada e construída, Israel entende que Jerusalém é a sua capital. Jerusalém Oriental = população palestina e Jerusalém Ocidental = população de judeus.

IRÃ X IRAQUE

IRÃ: Localizado no sudeste asiático, banhado pelo Golfo Pérsico, de Omã e mar Cáspio. Até 1979 era um dos maiores aliados dos EUA, por abrigar a maior parte de reservas de petróleo do mundo. Sofreu a Revolução Islâmica, resultando na deposição do imperador Reza Pahlev e na pose do chefe religioso o aiatolá Khomeini, um xiita radical que se opôs aos padrões ocidentais. Deixa de ser uma monarquia ligada ao ocidente e passa a ser uma ditadura de cunho xiita ( islâmicos radicais) IRAQUE: Limitado a norte pela Turquia, a leste pelo Irã, ao sul pelo Golfo Pérsico, Kuwait e Arábia Saudita e a oeste pela Jordânia e Síria. Governado pelo ditador Saddam Hussein, que se sentia incomodado com a ascensão política de um xiita. De corrente sunita, língua árabe. Governo de inspiração ocidental.

Em 1980, o Iraque reivindica o canal do Chatt-el-Arab, que liga o Iraque ao Golfo Pérsico, por onde é escoado a produção petrolífera do país, apesar de não haver nenhum problema em relação às embarcações que se dirigiam ao Iraque. O pedido foi negado pelos iranianos. Os iranianos fecharam o estreito de Ormuz principal passagem do petróleo. Após negociações, que também envolviam EUA e URSS, Irã e Iraque entraram em paz com a remarcação do canal do Chatt-el-Arab como divisa. Muitas pessoas foram mortas.

GUERRA DO GOLFO

Primeiro conflito pós Guerra Fria, agregou vários países e foi muito importante na redefinição geopolítica do Oriente Médio. Golfo Pérsico é uma área no Oriente Médio, cercada de países produtores de petróleo, produto utilizado pelas potencias mundiais, petróleo que é a base energética do mundo industrializado. 02/08/1990 o Iraque invade o Kuwait, com o pretexto de que o Kuwait estaria vendendo petróleo mais barato para as potências ocidentais, prejudicando a economia iraquiana. Mas o real motivo é que o Kuwait tem muito petróleo e o Iraque se firmaria como potência local. Em 15/01/1991 a ONU dá um intimato ao Iraque, ordenando que ele desocupe o Kuwait, mas isso não acontece.

Países se organizam sob a liderança dos EUA, invadem o Kuwait na missão chamada de tempestade no deserto, libertando-o Em 28/02/1991, o Iraque se rende, mas Saldam Hussein continua no poder. Iraque passa a sofrer embargues econômicos, relações cortadas com o Ocidente e passa por um grande período de crise econômica. Os EUA se firmam como potência militar aumentando sua influência numa região de grande interesses dos EUA. A importância da Guerra do Golfo não foi o curto tempo de duração, mas o que ela significou no contexto pós Guerra Fria e no reordenamento do Oriente Médio.