Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº. George – 8º ano EF.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PALESTINOS MUÇULMANOS
Advertisements

CRIAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL
Palestina Israel.
O CONFLITO ENTRE ISRAELENSES E PALESTINOS
ORIENTE MÉDIO OS CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO REMONTAM Á ANTIGUIDADE, QUANDO OS HEBREUS, ANTEPASSADOS DOS JUDEUS, LUTAVAM PELO CONTROLE DA PALESTINA.
Trabalho de Geografia Alunas: Camila Vecchi Daiane Nogueira
ISRAEL E A QUESTÃO PALESTINA
ISRAEL E A QUESTÃO PALESTINA
“Pós-Guerra Fria” Prof° Davi Ruschel.
ATUALIDADES – DIREITOS HUMANOS
Questão Palestina.
CONFLITOS ÁRABES x ISRAELENSES e QUESTÃO PALESTINA
IDADE CONTEMPORÂNEA ORIENTE MÉDIO
Acordo de Oslo, árabe-israelense, 1993
Conflito árabe-israelense
NOVA ORDEM MUNDIAL CAPÍTULOS 27, 28 e 29.
FORMAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL
CONFLITOS ATUAIS/ RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Conflitos no Oriente Médio Colégio Militar de Belo Horizonte História -
CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO
ARÁBES (Islã) X ISRAELENSES (Judeus)
ISRAEL X PALESTINA.
Panorama atual do Oriente Médio
CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO
ORIENTE MÉDIO PROF. RICARDO SCHMITZ.
Sionismo.
O conflito no Oriente-Médio
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
Professor Luiz Felipe Geografia
Profª Raudilene Silveira
Mapas de Israel Fonte: BBC
Mapa Físico da Ásia.
ORIENTE MÉDIO 9º Ano – 4º Bimestre
Conflito árabe-israelense
PALESTINA Era um mandato britânico convulsionado pelos choques que ocorriam entre árabes e judeus, época da criação sionista. Sionismo: Tinha o objetivo.
QUESTÃO PALESTINA OS PRIMEIROS GRUPOS DE PASTORES, AGRICULTORES E PESCADORES INSTALARAM-SE NA REGIÃO POR VOLTA DE 3500 a. C.OS PRIMEIROS GRUPOS DE PASTORES,
Oriente Médio: conflitos
O CONFLITO ÁRABE ISRAELENSE
ORIENTE MÉDIO: “um barril de pólvora”
Conflitos no Oriente Médio
ORIENTE MÉDIO.
A guerra da Palestina
CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE
O Oriente Médio A Questão Palestina.
Conflito árabe-israelense
ORIENTE MÉDIO FOCOS DE TENSÃO.
Conflito árabe-israelense
Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com
Conflitos Regionais no Mundo A Guerra do Líbano
PALESTINOS MUÇULMANOS
FUNDAMENTALISMO ISLÂMICO
Conflitos Regionais Grupo VII, Cap. 5.
conflitos árabe-israelenseS
Professor: Rodrigo Neves Disciplina: Geografia..
CONFLITOS ORIENTE MÉDIO.
QUESTÃO PALESTINA E ISRAEL
Aspectos Naturais, econômicos, políticos e sociais
Conflito Árabe X Israelense Prof. eli_geo. Abraão – Rembrandt
GEOPOLÍTICA PROFESSOR JHONNY. O Estado Islâmico Nome Oficial  Estado Islâmico do Iraque e do Levante (Jordânia, Israel, Palestina, Líbano, Chipre e.
A RECONQUISTA CRISTÃ.
ORIENTE MÉDIO O que é o Oriente Médio?. O ORIENTE MÉDIO: Outros envolvidos nas questões do Oriente Médio: Paquistão, norte e nordeste da África (Egito,
 Cáucaso: região de grande diversidade étnica, teve duas influências religiosas fundamentais: a cristã ortodoxa e a islâmica. Os conflitos atuais dessa.
Professor responsável: Jorge Pacheco Feito por: Mafalda Aguiar nº22 6ºG.
Trabalho de História. Guerra do Líbano Primeira Guerra do Líbano (em hebraico: מלחמת לבנון הראשונה‎, transl. Milhemet Levanon Harishona) começou em 6.
1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO GEOGRAFIA.
Questão Palestina Radiografia de um conflito interminável.
Conflitos entre árabes e israelenses 29 de setembro de 2016
O MUNDO DA GUERRA FRIA AULAS 10 E 11.
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Transcrição da apresentação:

Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº. George – 8º ano EF

CRIAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL

CONFRONTO SEM FIM 1948: A ONU aprova a partilha da Palestina, então administrada pelos britânicos, em dois Estados: um judeu e outro palestino. Os britânicos se retiram, mas a Liga Árabe (Egito, Jordânia, Síria e Líbano) não reconhece Israel e ataca o novo Estado. Os árabes são derrotados e Israel ocupa grande parte do que seria o Estado palestino. 1949: Israel e países árabes assinam trégua; o Egito fica com o controle da Faixa de Gaza e a Jordânia anexa a Cisjordânia, também chamada Margem Ocidental do Rio Jordão.

1956: Em resposta à nacionalização do Canal de Suez pelo Egito, tropas israelenses, com apoio de franceses e britânicos, invadem a península do Sinal e a Faixa de Gaza. Os israelenses se retiram no ano seguinte e são substituídos por capacetes azuis da ONU (entre eles, brasileiros) 1967: Durante a Guerra dos Seis Dias (junho), as Forças de Defesa de Israel Israel atacam os Exércitos do Egito, da Jordânia e da Síria e ocupam a Faixa de Gaza, Cisjordânia, Península do Sinai e as Colinas de Golã (sírias) 1973: Uma coalizão de Exércitos árabes liderada pelo Egito e pela Síria ataca Israel, ocupando o Sinai e as colinas de Golã. Mas os israelenses lançam uma contraofensiva, detêm o ataque e reocupam os territórios. Pressionada pelos EUA e pela URSS, a ONU impõe um cessar-fogo.

1979: Com a mediação do presidente americano Jimmy Carter, Israel e Egito assinam o Tratado de Paz de Camp David. Israel devolve a península do Sinal ao Egito. Gaza – cuja população é palestina – continua sob ocupação israelense. 1987: Jovens palestinos se rebelam contra a ocupação em Gaza e na Cisjordânia, na chamada Intifada. O braço palestina da Irmandade Muçulmana funda o Hamas para lutar contra a ocupação.

1993: Com o aval do presidente americano Bill Clinton, Israel e OLP assinam acordos que preveem a criação da Autoridade Palestina em parte da Cisjordânia e de Gaza. O Hamas lança uma série de ataques suicidas contra israelenses. 2000: Fracassam negociações nas quais o premiê israelense Ehud Brarak propôs ao líder da OLP, Yasser Arafat, a devolução de 97% de Gaza e da Cisjordânia. A visita do líder da linha-dura israelense Ariel Sharon à esplnada das mesquitas, em Jerusalém, provoca a eclosão da segunda Intifada, liderada pelo Hamas.

2004: Foguetes lançados por Israel matam o fundador e líder espiritual do Hamas, o xeque Ahmed Yassin, atingido em casa em sua cadeira de rodas. Um mês depois, seu sucessor, Abdel Aziz al-Ratinssi, é morto pelas forças israelenses. Em resposta, o Hamas lança foguetes contra Israel. 2005: Depois de 38 anos, o premiê israelense Ariel Sharon determina a desocupação total da Faixa de Gaza, deixando-a sob o controle da Autoridade Nacional Palestina, dominada pela Fatah, principal facção da OLP.

2006: O Hamas ganha as eleições para o Parlamento palestino derrotando a Fatah. A vitória fortalece a ala moderada, liderada por Ismail Haniya. 2007: As forças de segurança do Hamas expulsam os dirigentes da Fatah da Faixa de Gaza e assumem o controle do território. A Fatah fica confinada à Cisjordânia. Israel responde bloqueando quase totalmente a Faixa de Gaza. 2008: Em junho, Israel e Hamas acertam um cessar-fogo de seis meses. Em dezembro, o Hamas não renova o acordo e volta a lançar foguetes contra Israel. Israel inicia um pesado ataque contra a Faixa de Gaza.