FERRAMENTAS WEB 2.0 SOCIEDADE EM REDE.  Com o surgimento a World Wide Web mudou o modo de acesso à informação, bem como a maneira de comunicação entre.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comunidades de Aprendizagem
Advertisements

Apresentando.
PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Portfólio de Matemática
Conceitos Básicos de Computação
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
CONVIVA EDUCAÇÃO: Ambiente Virtual
Internet Principais conceitos.
Breve reflexão O Windows Live apresenta-se como uma nova forma de comunicar, publicar e partilhar informação na Web. Possui tecnologias e ferramentas mais.
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Eu partilho… Blogs Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Visão Geral.
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
Webdesigner O Que é?? O web design pode ser visto como uma extensão da prática do design, onde o foco do projeto é a criação de web sites e documentos.
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Acção PDF Web 2.0 é um termo criado em 2004 pela empresa americana O'Reilly Media[1] para designar uma segunda geração de comunidades e serviços,
COMPARAÇÃO ENTRE PLATAFORMAS DE GESTÃO DE CONTEUDOS Autores: André Teixeira Marisa Roque
A Web 2.0 e as Tecnologias Móveis
WEB 2.0 Image Shack Tiny Pic Susana Santos
Treinamento para Professores
Gestão de Conteúdos com Aplicações Baseadas na Web
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Se é professor, provavelmente já ouviu falar sobre… Educação do Séc. XXI Aprendizagem baseada na Internet.
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Ferramentas de comunicação
Tópicos Avançados de Redes de Computadores Prof. Fabiano Sabha.
CC8 Comunicação e colaboração
“Blog: diário (de aprendizagem) na rede”
Bruno Ferreira Wiki. O que é? É um website que permite que um grupo crie e edite os seus conteúdos. Não são necessários conhecimentos avançados.
Oficina Criando um Blog e descobrindo suas Potencialidades Pedagógicas
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Tecnologias e Comunicação Web 2.0 Docente: Vânia Janela Trabalho realizado por: Nuno Santos.
UNIMINAS – União Educacional Minas Gerais Curso de Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Módulo I – Ética e Cibercultura Alunas:
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
INTERNET BÁSICA.
O FICINA III – J ORNALISMO D IGITAL As mídias sociais e o jornalismo Dalila Santos –
AS TECNOLOGIAS E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO A Web 2.0 Oilas Siqueira – Curso Tutoria em EAD.
O QUE É WEB
O uso das redes sociais e ferramentas web em processos de ensino aprendizagem – o desafio prático de uma aprendizagem significativa Maysa Brum.
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
Pacto pelo Fortalecimento REM/Ensino Médio
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
A Revolução da Internet.
Web 2.0 e ensino médico Bernardo e Ekaterini. Artigos utilizados - introdução.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
@ I n t e r n e t + E d u c a ç ã o Como a Internet pode ser Útil na Educação (Para Professores e Alunos) Inter+net (Rede Interconectada)  O que é ? “Rede.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Versão da Web que intensifica a participação em rede, promove a criação em diversos tipos de mídias, favorece o compartilhamento e a propagação de conhecimento.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Web e suas Ferramentas.
Soluções para universidades corporativas
1 Criação e publicação de um site utilizando o Website e Cloud Site.
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Breve introdução. INTERNET A Internet é a rede das redes, um conglomerado de milhares de redes electrónicas conectadas criando um meio global de comunicação.
BELC APLICAÇÕES GOOGLE MARCADORES SOCIAIS (SOCIAL BOOKMARKING) Adaptação dos materiais disponibilizados na formação “A Biblioteca Escolar e a WEB.
Veja o que dá para fazer no Google Aluna: Jenny dos Santos Horta Matr.: Polo: Niterói Curso: Pedagogia 2008/01
Painel Web 2.0: mitos e limites Coordenador: MURILO BASTOS DA CUNHA (UnB) Conteúdo: Com a expansão das redes digitais e o aumento na velocidade de transmissão.
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
Transcrição da apresentação:

FERRAMENTAS WEB 2.0 SOCIEDADE EM REDE

 Com o surgimento a World Wide Web mudou o modo de acesso à informação, bem como a maneira de comunicação entre pessoas, instituições, nações e outros.  Nesse sentido, nasce a sociedade em rede onde milhares de pessoas se conectam por meio de computadores, celulares ipodes.  A Web 2.0 surge para facilitar o acesso à informação por meio de suas inúmeras ferramentas de fácil manuseio. INTRODUÇÃO

Blogue Flickr Delicious Podcasting Dandelife Wiki Google Page Creator Goowy Google Docs Google Calendar PopFly Web 2.0 e Tecnologias Móveis Picasa Second Life Youtube Mapas Conceituais Online PRINCIPAIS FERRAMENTAS

 O blog, ou weblog, é uma das ferramentas de comunicação é fonte de obtenção de informações, o que torna a educação a distância mais dinâmica e mediática.  O blog pode conter conteúdo educativo onde os estudantes podem obter material e informações atualizadas do seu curso. BLOGUE

O Flickr é uma ferramenta que permite a partilha de imagens e propicia a criação de álbuns para armazenamento de fotografias, vídeos, como os provenientes do You Tube. Permite assim aos utilizadores carregar, assistir e compartilhar esse material em blogues e sites pessoais. FLICKR

DELICIOUS O Delicious é um serviço que permite organizar uma colecção de sites favoritos online, em que os links, organizados por tags (palavras-chave), permitem a criação de um grupo de favoritos.

PODCASTING Podcasting é a publicação de conteúdos áudio na internet, que, através da subscrição de “Feeds / RSS”, ficam disponíveis para serem descarregados para agregadores, como o iTunes, ou para outros dispositivos móveis como telemóveis, iPods, etc., possibilitando a sua audição em qualquer lugar e em qualquer momento.

DANDELIFE Dandelife é um serviço focado na criação de linhas do tempo com apoio de fotos (Flickr), vídeos (YouTube) e textos.

WIKI Wiki é uma ferramenta que permite com muita facilidade criar e alterar páginas, possibilitando a aprendizagem colaborativa.

GOOWY Goowy é um desktop online, cujo sistema integra uma conta de , calendário, bloco de notas, agregador de RSS, gerenciador de favoritos. Possibilita armazenar todo o tipo de documentos, podendo o utilizador escolher se os mantém na esfera privada ou pública.

 O Google Page Creator é uma ferramenta que possibilita criar e alojar um website, sem grandes conhecimentos técnicos e com um controle preciso de todo o processo.  É um editor WYSIWYG assim podem ser criadas páginas sem conhecimento de HTML ou qualquer outra linguagem de marcação. GOOGLE PAGE CREATOR

 Serviço de armazenamento online da MS.  Capacidade de armazenamento – 25 GB.  O aluno poderá armazenar o material do curso.

O programa não necessita de instalação para seu uso, por ser online. Basta estar conectado na internet para ter acesso aos seus recursos e criar uma conta no Google. Abrange ferramentas on-line: Processador de textos Planilha de cálculo Editor de apresentações GOOGLE DOCS

 O potencial de aplicação desta ferramenta na educação está a sua potencialidade para o trabalho colaborativo na Internet. CONT. GOOGLE DOCS

Gerenciamento de agenda, agendamento, agendas on-line compartilhadas e sincronização de agenda móvel. GOOGLE CALENDAR

 A agenda on-line gratuita do Google, torna muito mais fácil acompanhar todos os compromissos importantes de um curso a distância em um único lugar.  Permite receber lembretes de eventos (fóruns, chats, tutorias,etc.) por ou mensagens de texto no telefone celular.

 Permite também sua utilização em cursos a distância onde a produção textual é intensa por parte dos alunos. GOOGLE APPS

POPFLY PopFly é um serviço Web, totalmente gratuito, criado pela Microsoft para desenvolver Mashups, Gadgets, Web Pages e aplicações. Através de uma agradável, intuitiva e simples interface gráfica, é possível combinar diversos tipos de aplicações e serviços Web num único produto. Um Mashup é uma aplicação Web que usa conteúdo de mais de uma fonte para criar um novo serviço completo. Como outro software social, os mashups são completamente livres e acessíveis.

WEB 2.0 TECNOLOGIAS MÓVEIS A Web 2.0 e as Tecnologias Móveis (Telemóvel, PDA ou Pocket PC) permitem ir ao encontro das motivações e destrezas da Geração iPhone e, ao mesmo tempo, das exigências da Sociedade do Conhecimento e da aprendizagem em mobilidade. A suite Creator Mobile permiti aos utilizadores aceder a ficheiros Zoho Creator privados ou partilhados.

SECOND LIFE (SL) O Second Life (SL) é uma plataforma de desenvolvimento de ambientes virtuais criada em 2002 pela Linden Labs. Nestes ambientes os utilizadores podem criar avatares, interagir com outros avatares, construir qualquer tipo de objeto, trocar e comprar criações feitas, assim como comprar terrenos virtuais.

MOVIE MAKER Movie Maker, cuja sigla é WMM, é uma aplicação simples de edição de vídeo que surgiu em 2004 e permite montar filmes ou criar animações com base em imagens. A ferramenta é de fácil aprendizagem, permite ao professor e aos alunos fazerem montagens de filmes que podem vir a partilhar no YouTube.

 É uma ferramenta poderosa para a percepção e a cognição.  É um instrumento pedagógico direcionado para ambientes virtuais.  Articula som e imagem, desenvolve uma rede de signos, orientando um processo de comunicação, envolvendo percepção e cognição. YOUTUBE

 Percebe-se um paralelo com a teoria sócio-histórica de Vygotsky.  A EaD apropria-se desta mídia para alcançar seus alunos.  Os vídeos do Youtube podem ser acessados através de um link no ambiente virtual de aprendizagem. CONT. YOUTUBE

MAPAS CONCEPTUAIS ONLINE Mapas Conceptuais Online constituem representações espaciais de conceitos e das suas inter-relações das estruturas de conhecimento que os humanos armazenam nas suas mentes. A ferramenta CmapsTools, explica como se instala no computador e como se cria um mapa de conceitos com texto, imagem, som ou vídeo e como se exporta um mapa.

Na educação podemos utilizá-lo montando web álbum para documentação de atividades acadêmicas, como exemplos: reportar uma pesquisa de campo, documentar resultados de experimentos. PICASA

 As Redes Sociais podem servir como apoio ao curso, visando principalmente no Networking que pode ser criado. REDES SOCIAIS

 Através das redes sociais permitem o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivo, facilitando a interação entre os alunos de diversos locais.  As redes sociais existem para proporcionar meios diferentes e interessantes de interação, tornando muito mais dinâmica a Educação a Distância. REDES SOCIAIS

 O Yahoo Grupos, pode ser utilizado para informações pertinentes ao curso, enviando para os participantes do curso.  O Linkedin é ótima opção para a troca de currículos, informações profissionais, indicações e explanações de projetos desenvolvidos ao longo da carreira. Após a conclusão do curso mantendo o grupo unido em torno de um interesse comum que é o crescimento profissional. CONT. REDES SOCIAIS

 O Twitter pode servir como um suporte a informações, dicas de estudo, resumo de aulas, tópicos de disciplinas para o grupo de alunos.  No Orkut pode ser criado uma comunidade do curso ou disciplina, principalmente na criação de enquetes e depoimentos, sobre temas diversos do curso. CONT. REDES SOCIAIS

O presente trabalho não se encerra nessa apresentação, faz-se necessário continuar pesquisando sobre a aplicabilidade das principais ferramentas da Web 2.0 para aperfeiçoamento do processo comunicacional. CONCLUSÃO

 Manual da Web 2.0 professores - ferramentas-da-web-20-para-professores Acesso em: 11/07/2011  Google Docs - Acesso em: 11/07/2011  Microsoft Word Web Apps - Acesso em: 11/07/2011  as-redes-sociais/46362/  elementos-para-uma-distincao  Youtube - ead-e-design-educacional/ Acesso em: 13/07/2011 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Unidade Curricular Materiais e Recursos para e-learning Mestrado em Pedagogia do e-learning 5ª edição Universidade Aberta de Portugal