Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouJuan Coelho de Andrade Alterado mais de 8 anos atrás
1
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA Disciplina: Análise e Produção Textual III Semestre: 6º Aluno(s): Juliana Peretti de Lima Lilian S. Heiderscheidt Lilaine T. Heiderscheidt
2
Comunidades virtuais de aprendizagem
4
As Comunidades Virtuais de Aprendizagem são caracterizadas pelas oportunidades de aprendizagem vivenciadas por indivíduos ou grupos, num determinado ambiente online. Um ambiente online se caracteriza justamente pela “não-presença” física de seus integrantes, porém, mantém os elementos restantes do currículo que caracterizam o processo de ensino aprendizagem.
5
Em uma comunicação mediada pelas tecnologias de informação e comunicação,a“presença social”, é avaliada como fator crítico na criação de um espírito de comunidade.
6
A aprendizagem que ocorre nos ambientes virtuais se estrutura em
Presença Social Presença Cognitiva Presença do Professor
7
de comunicação para criar espaços de aprendizagem,
As comunidades virtuais avançam com a EaD, caracterizados por espaços de interação de pessoas que possuem interesse em comum, onde utilizam tecnologias de comunicação para criar espaços de aprendizagem, exemplos: chats, fóruns, sites, biblioteca virtual, etc.
8
As comunidades destinadas a educação, tem como características específica visar o desenvolvimento cognitivo dos alunos alcançando determinados objetivos de aprendizagem.
9
Para alcançar os objetivos educacionais da EaD as comunidades virtuais de aprendizagem requerem comportamentos que favoreçam a aprendizagem, como a construção coletiva e a existência de interesse mútuo. Nestas comunidades o importante é que uma simples agregação eletrônica de pessoas torne as comunidades virtuais de aprendizagens significativas onde s alunos interagem entre si criando um relacionamento social baseado na troca de informações e construção de seus conhecimentos por meio de uma aprendizagem colaborativa.
10
REFERENCIAS COSTA. Fernando Albuquerque. Comunidades virtuais de aprendizagem: traços, perspectivas de estudo e desafios as instituições educativas. Perspectiva, Florianópolis, v. 30, n.1, 59-75, jan/abr
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.