A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA Disciplina: Análise e Produção Textual III Semestre: 6º Aluno(s): Juliana Peretti de Lima Lilian S. Heiderscheidt Lilaine T. Heiderscheidt

2 Comunidades virtuais de aprendizagem

3

4 As Comunidades Virtuais de Aprendizagem são caracterizadas pelas oportunidades de aprendizagem vivenciadas por indivíduos ou grupos, num determinado ambiente online. Um ambiente online se caracteriza justamente pela “não-presença” física de seus integrantes, porém, mantém os elementos restantes do currículo que caracterizam o processo de ensino aprendizagem.

5 Em uma comunicação mediada pelas tecnologias de informação e comunicação,a“presença social”, é avaliada como fator crítico na criação de um espírito de comunidade.

6 A aprendizagem que ocorre nos ambientes virtuais se estrutura em
Presença Social Presença Cognitiva Presença do Professor

7 de comunicação para criar espaços de aprendizagem,
As comunidades virtuais avançam com a EaD, caracterizados por espaços de interação de pessoas que possuem interesse em comum, onde utilizam tecnologias de comunicação para criar espaços de aprendizagem, exemplos: chats, fóruns, sites, biblioteca virtual, etc.

8 As comunidades destinadas a educação, tem como características específica visar o desenvolvimento cognitivo dos alunos alcançando determinados objetivos de aprendizagem.

9 Para alcançar os objetivos educacionais da EaD as comunidades virtuais de aprendizagem requerem comportamentos que favoreçam a aprendizagem, como a construção coletiva e a existência de interesse mútuo. Nestas comunidades o importante é que uma simples agregação eletrônica de pessoas torne as comunidades virtuais de aprendizagens significativas onde s alunos interagem entre si criando um relacionamento social baseado na troca de informações e construção de seus conhecimentos por meio de uma aprendizagem colaborativa.

10 REFERENCIAS COSTA. Fernando Albuquerque. Comunidades virtuais de aprendizagem: traços, perspectivas de estudo e desafios as instituições educativas. Perspectiva, Florianópolis, v. 30, n.1, 59-75, jan/abr


Carregar ppt "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google