3 O apelo de Deus.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Batismo no Espírito Santo (parte V)
Advertisements

“Atende oração de teu servo, ó Senhor”
VEDE SENHOR Vede Senhor, quanta gente Nunca ouviu falar de Vós.
As Reações ao Nascimento de Jesus (com base no Evangelho de Lucas)
Uma Busca Constante... O Que Diz Efésios 5: 18-21?
2 João 4-9 Muito me alegrei, Senhora, por ter encontrado alguns dos teus filhos que caminham conforme a verdade, segundo o mandamento que recebemos.
NINGUÉM TEM MAIOR AMOR DO QUE AQUELE QUE DÁ A VIDA POR SEUS AMIGOS
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
Compreender que cada adulto é um mentor que tem o privilégio de instruir as crianças nos caminhos do Senhor. O terno cuidado de Jesus.
COMPARTILHANDO A FÉ DE DOIS EM DOIS
SALMOS, Capítulos 99 a 101 Deus, o Rei poderoso
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Josias, o Rei Menino..
Ezequiel 37:1-14 Pr Joarês Mendes de Freitas
DEUS É QUEM EFETUA O QUERER E O REALIZAR
ENCONTRO PARA ANIMADORES DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE
a minha aliança convosco, e com a vossa descendência.” “Eis que estabeleço a minha aliança convosco, e com a vossa descendência.” (Gn 9:8, 9)
Senhor é bom estarmos aqui!
«Destruí este templo e em três dias o levantarei».
A Liturgia continua o tema do CHAMADO.
Tema do 22º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 22º Domingo do Tempo Comum convida-nos a descobrir a “loucura da cruz”: o acesso a essa vida verdadeira.
Mestre que eu veja !.
TEMA DO 2º DOMINGO DO TEMPO COMUM A liturgia do 2º Domingo do Tempo Comum propõe-nos uma reflexão sobre a disponibilidade para acolher os desafios.
NÃO HOUVE QUEM VOLTASSE PARA DAR GLORIA A DEUS,A NÃO SER ESTE ESTRANGEIRO ! 28º DOMINGO DO TEMPO COMUM 13 DE OUTUBRO DE 2013 APROFUNDANDO OS TEXTOS BÍBLICOS.
O Profeta.
MARÇO 2015 TEMA: TESTEMUNHO.
NEM MESMO EM ISRAEL ENCOnTREI
As Quatro Grandes Comissões
TOD A AUTORIDADE FOI DADA A MIM NO CÉU E SOB A TERRA.
Qual é o seu presente a Deus?
A alegria diante do Senhor: Santuário e Adoração.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Somos inúteis servos: fizemos o que devíamos fazer».
Marcos 2,1-12 Jesus cura o paralítico.
DOMINGO DA SANTÍSSIMA TRINDADE 3 de junho de 2012.
"Testemunhas" Nesse tempo de Páscoa, a liturgia nos apresenta as primeiras aparições de Cristo ressuscitado aos apóstolos, que tinham a missão de continuar.
O caminho da justificação
19º DOMINGO DO TEMPO COMUM 12 de agosto de 2012 Aprofundando os textos bíblicos: 1Reis 19,4-8 Salmo 34(33) Efésios 4,30-5,2 João 6,41-51.
A liturgia do 15º Domingo do Tempo Comum Recorda-nos que Deus atua no mundo através dos homens e mulheres que Ele chama e envia como testemunhas do.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Clique para passagem de slides Ligue o som
OS ÚLTIMOS CINCO REIS DE ISRAEL”
Lição da Escola Sabatina 4 de outubro a 10 de outubro de 2015
Lição 2 para 10 de outubro de 2015
O JUGO DE JEREMIAS Lição de novembro de 2015.
Lição da Escola Sabatina 8 de novembro a 14 de novembro de 2015.
SALVAÇÃO PELA FÉ : VIDA CRISTÃ PELA FÉ : “SEM FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS!” Hb 11.6.
A crise continua 07. A crise continua 07 “O que se gloriar, glorie-se nisto: em Me conhecer e saber que Eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo.
Sentenças e Promessas Objetivos:
Lição da Escola Sabatina 20 de dezembro a 26 de dezembro de 2015.
O Chamado.
13 Os recabitas.
Salmo 1 – Salmo Doutrinário / O homem bem-sucedido
Salmo 51 – Salmo de arrependimento – Saindo do abismo
TEXTO BÍBLICO: Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que.
Salmo 42 – Salmo de desabafo – Esperança na tristeza
14 A nova aliança.
Sobrevivendo aos exílios da vida 9. Leitura Bíblica texto básico texto devocional versículo-chave Jeremias Jeremias 29 Jeremias 29.7 “ Procurai.
Salmos Poesias Inspiradas Salmo 2 – Salmo messiânico – “Tu és meu Filho” 3.
Jeremias, do começo ao fim
O Deus de Jeremias 12. Leitura Bíblica texto básico texto devocional versículo-chave Jeremias Números Jeremias “ Eis que eu sou o.
Salmos Poesias Inspiradas Salmo 23 – Salmo devocional – O Supremo Pastor 6.
Salmo 8 – Salmo doutrinário – “Que é o homem?”
Orar ou não orar? 7. Leitura Bíblica texto básico texto devocional versículo-chave Jeremias ; Esdras Jeremias 14.7 “Posto que as.
Salmo 67 – Salmo de missões – “Louvem-te todos os povos”
Salmos Poesias Inspiradas Salmo 69 – Salmo imprecatório – Como reagir à oposição 11.
Lição da Escola Sabatina 18 de Junho a 24 de Junho.
REFLEXÕES SOBRE OS DISCÍPULOS NO CAMINHO DE EMAUS
Salmo 15 – Salmo doutrinário – O hóspede de Deus
Transcrição da apresentação:

3 O apelo de Deus

Jeremias 26.1-24; 7.1-15 Mateus 21.9-16 Jeremias 7.13 “Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Emendai os vossos caminhos e as vossas obras, e eu vos farei habitar neste lugar.”

entender o que a Palavra de Deus espera de cada um; sentir-se fortalecido na verdade e não seduzido pela mentira; viver uma comunhão plena, não mera religiosidade.

Introdução

Hilquias encontra o Livro da Lei no templo (2Rs 22.8-13) Introdução Hilquias encontra o Livro da Lei no templo (2Rs 22.8-13) A reforma promulgada por Josias: O Livro da Lei é encontrado (2Rs 22.8-13) A Lei dizia que o povo deveria adorar a Deus no Templo (Dt 12.13-14) Josias fecha os santuários locais e concentra todo o culto na capital (2Rs 23.5,8,15,19) O templo se torna o ponto central na vida religiosa do povo Começa o processo de destruição da nação de Judá: Josias morre na batalha contra Faraó Neco (609 a.C.) Jeoacaz assume por 3 meses o reinado (Salum em Jr 22.11) Jeoaquim assume por ordem de Neco por 11 anos

Que rumo o novo rei seguiria? Continuaria as reformas de seu pai? Jeremias percebe que a tendência era outra!

“no princípio do reinado de Jeoaquim” (Jr 26.1) No momento de crise “no princípio do reinado de Jeoaquim” (Jr 26.1) Deus envia Jeremias com uma mensagem que poderia fazer toda a diferença

O apelo (Jr 26.1-3)

Como entregar a mensagem? Com fidelidade “não omitas nem uma palavra sequer” (Jr 26.2) b. Com esperança “Bem pode ser que ouçam [isto é, que escutem, que prestem atenção] e se convertam, cada um do seu mau caminho” (Jr 26.3) Por ocasião das festas anuais que se celebravam em Jerusalém “todas as cidades de Judá” (Jr 26.2) iam adorar no templo, e assim, muita gente ouviria a mensagem do Senhor. Mensagem com: Fidelidade (Jr 26.2) Esperança (Jr 26.3)

“por causa da maldade de suas ações” O apelo é individual “cada um” (cf. At 2.38; 3.26) O apelo é universal “por causa da maldade de suas ações” (Jr 26.3) O apelo é individual: “cada um” (cf. At 2.38; 3.26) E universal: todos estão seguindo por maus caminhos; todos precisam converter-se para escapar do castigo que está por vir “por causa da maldade de suas ações” (Jr 26.3). A mensagem aparece de forma resumida em Jeremias 26.4-6 e completa em Jeremias 7.1-15

Você percebeu como Deus sempre Se preocupou com o Seu povo Você percebeu como Deus sempre Se preocupou com o Seu povo? Assim também acontece em nossos dias. Deus tem Se preocupado com todas as almas que estão em desobediência a Ele.

A qual grupo você pertence, ao grupo da desobediência ou ao grupo da obediência?

A mensagem (Jr 7.1-15)

A mensagem O que isso significa? Apelo à consciência (Jr 7.3-8) A promessa “eu vos farei habitar neste lugar” (Jr 3.7) A condição “se deveras emendardes os vossos caminhos e as vossas obras (Jr 7.5, cf. Jr 7.3) O que isso significa? Deveriam deixar os pecados, a opressão, a violência e a idolatria (Jr 7.6) Apesar das reformas de Josias, o povo ainda seguia caminhos tortuosos (Jr 2.23,36; 3.21)

“ Não confieis em palavras falsas, dizendo: Templo do SENHOR, templo do SENHOR, templo do SENHOR é este.” (Jeremias 7:4 RA) Palavras falsas ?! Mas se tratava do templo do Senhor!

Eles confiavam na religião, em vez de confiar no Senhor (Jr 7.8) o povo estava no lugar certo dizendo palavras bonitas mas havia algo errado: Eles confiavam na religião, em vez de confiar no Senhor (Jr 7.8)

A mensagem (Jr 7.1-15) Apelo à consciência (Jr 7.3-8) Apelo à razão (Jr 7.9-11) Que sentido faz prestar um belo culto no domingo, se você passou a semana desobedecendo aos mandamentos de Deus?

Que “salvação” é essa, que libera o pecado? O povo proclamou a sua própria salvação (v. 10) A resposta de Deus: Que “salvação” é essa, que libera o pecado? Como nos tempos de Paulo alguns pensam que o perdão gracioso de Deus serve de licença para pecar (Rm 5.20; 6.1)

Quem premedita pecar, já com a perspectiva de pedir perdão a Deus, está transformando em libertinagem a graça poderosa de Deus (Jd 4) e fazendo do santuário do Senhor um “covil de salteadores”. O templo era a “casa que se chama pelo meu nome” (Jr 7.11) O lugar designado por Deus, onde o pecador arrependido podia se voltar para Ele e receber o Seu perdão ( 1Rs 8.33-3)

A mensagem Apelo à consciência (Jr 7.3-8) Apelo à razão (Jr 7.9-11) A pelo à história (Jr 7.12-15) Os ouvintes de Jeremias poderiam ter argumentado: “Mas Jerusalém é a cidade de Deus que 'jamais será abalada‘ (SI 46.4-5) Não está escrito que o Senhor ‘escolheu, antes, a tribo de Judá, o monte Sião, que ele amava. E construiu o seu santuário durável como os céus e firme como a terra que fundou para sempre’? (SI 78.68-69) Lembre-se da história, Jeremias! Quando a Assíria atacou Jerusalém, nos dias do rei Ezequias, e parecia que a cidade seria tomada, recorde como o Senhor mandou seu anjo e matou 185.000 soldados assírios numa só noite! (2Rs 19.35) Deus é fiel! Ele não pode permitir a destruição da Sua casa!”

Jerusalém não foi o primeiro santuário do Senhor O primeiro foi Siló Foi ali que as doze tribos se reuniram para repartir a Terra Prometida entre si (Js 18.1-10) Ali esteve o templo onde Samuel ministrou (1Sm 1.3; 3.21) E o que aconteceu a Siló?

O que aconteceu a Siló? Antes Depois “Quando Israel se rebelou e caiu na idolatria, Deus ‘abandonou o tabernáculo de Siló, a tenda de sua morada entre os homens, e passou a arca de sua força ao cativeiro’ (SI 78.60-61) Olhem agora! Só há ruínas onde havia o primeiro templo. E Deus fará a mesma coisa se vocês não se arrependerem”.

Nos momentos de culto você tem adorado de forma verdadeira Nos momentos de culto você tem adorado de forma verdadeira? Você tem enfatizado a lembrança dos feitos de Deus ou menosprezado a disciplina do Senhor? Deus Se alegra com a recordação dos Seus feitos, mas Se entristece quando se despreza a Sua disciplina.

A reação do povo (Jr 26.7-19)

A reação ao apelo Os profissionais da religião (Jr 26.7-11) “Serás morto” (Jr 26.8) Criam que Jeremias, como sacerdote, também deveria dar todo apoio à religião organizada Consideraram Jeremias um grande traidor Essa também foi a reação dos profetas falsos que só falavam palavras agradáveis aos ouvidos do povo: “Paz, paz” (Jr 6.14; 8.11) Queriam que Jeremias, como profeta, também concordasse com a interpretação deles E “todo o povo” segue a orientação dos seus líderes Era Jeremias contra o mundo! Logo foi constituído um tribunal para ouvir o caso e homologar a pena de morte (Jr.10-11)

A reação ao apelo Os profissionais da religião (Jr 26.7-11) A defesa de Jeremias (Jr 26. 12-15) “O Senhor me enviou” (Jr 26.12,15) A resposta que salvou a vida de Jeremias começou e terminou com a mesma declaração: “O SENHOR me enviou” (Jr 26.12,15) Foi a plena convicção de sua comissão divina que deu ao profeta aquela coragem indomável Ele reconheceu que sua fidelidade poderia custar-lhe a vida, mas advertiu que, se fosse morto, o povo sofreria o juízo (Jr 26.14-15) Falou com autoridade e esperança divina O povo tinha ouvido a sua mensagem pela metade: “Será como Siló esta casa, e esta cidade, desolada e sem habitantes” (Jr 26.9), sem prestar atenção à outra metade: “Se não me derdes ouvidos para andardes na minha lei, que pus diante de vós” (Jr 26.4) Deus avisou sobre o juízo e orientou o povo ao arrependimento (Jr 26.13).

A reação ao apelo Os profissionais da religião (Jr 26.7-11) A defesa de Jeremias (Jr 26. 12-15) Os príncipes (Jr 26.16-19) Respeitaram a convicção do profeta (Jr 26.17) O tribunal respeitou a convicção do profeta E havia alguns “anciãos da terra” (Jr 26.17) - leigos, diríamos - que conheciam a palavra de Deus melhor do que os religiosos Recordaram a profecia de Miqueias 3.12 e de como ela surtiu efeito na época. O livramento de Jerusalém nos dias do rei Ezequias foi uma resposta de Deus ao arrependimento real

A reação ao apelo Os profissionais da religião (Jr 26.7-11) A defesa de Jeremias (Jr 26. 12-15) Os príncipes (Jr 26.16-19) O povo (Jr 26.8-9,11-12,16) Seguiram os sacerdotes e profetas contra Jeremias (v. 8-9) Ficaram ouvindo os dois lados (v. 8-12) Seguiram os príncipes em favor de Jeremias (v. 26.16) E aqueles que não conheciam a Bíblia? Veja como agiu “todo o povo” no episódio De início, seguem os sacerdotes e profetas contra Jeremias (Jr 26.8-9) Depois, ficam ouvindo os dois lados (Jr 26.11-12) E acabam seguindo os príncipes em favor de Jeremias (Jr 26.16)

“Não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina” (Efésios 4:14 RA)

Como crentes somos também comissionados às nações Como crentes somos também comissionados às nações. Mas será que temos tido a mesma coragem de Jeremias? Temos preferido a mensagem dos falsos mestres ou a mensagem bíblica proferida por homens verdadeiros de Deus?

Em tempo (Jr 26.20-24)

Yousef Nadarkhani

Deus tem Seus servos fiéis em toda parte E Deus tem Suas razões ao livrar um e não outro (cf. At 12.1-11) O final do capítulo 26 mostra que a libertação de Jeremias não serve de garantia para todo aquele que fala em nome de Deus O profeta Urias é um exemplo de alguém que pagou o preço maior. Foi assassinado por ordem de Jeoaquim Aicão pode ser o herói esquecido nesta história Era filho de Safã, o escrivão do rei Josias Foi Safã que leu o livro da lei a Josias, cerca de treze anos antes Aicão acompanhou seu pai como parte da comitiva que foi à profetisa Hulda para consultar o Senhor (2Rs 22.12-14) Na geração seguinte, Gedalias, filho de Aicão, se tornaria governador de Israel após a conquista de Nabucodonosor (2Rs 25.22)

Em tempos onde a educação dos filhos tem sido terceirizada faz-se necessário afirmar que a tarefa de transmitir a fé de pai para filho pode ter uma recompensa enorme.

Se você é pai, tem se preocupado em transmitir sua fé aos seus filhos Se você é pai, tem se preocupado em transmitir sua fé aos seus filhos? Se você é filho, o que pode dizer a respeito dos ensinos que recebeu de seus pais?

Qual o exemplo que você tem dado aos seus filhos?

Conclusão

Deixou com Deus as consequências O episódio foi típico no ministério de Jeremias e de muitos outros profetas Entregou com esperança e com fidelidade o apelo do Senhor Enfrentou com coragem a oposição despertada pela exposição da palavra de Deus Deixou com Deus as consequências

Pastor Anderson Andujar Aplicado na IBR de Engenheiro Beltrão PR Produzido por Pastor Anderson Andujar Aplicado na IBR de Engenheiro Beltrão PR Em 10/07/2012 O programa utilizado para a elaboração dos slides foi o PowerPoint 2010 Qualquer dificuldade podem entrar em contato pelo e-mail que teremos o maior prazer em ajudá-los andujarpr@hotmail.com