SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DO CEARÁ CURSOS TÉCNICOS RELATIVOS AO SEGMENTO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avenida Gonçalves, Bairro Flosi – Barretos / SP 17 – 3323 – 3333.
Advertisements

CPA – COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO FIQUE SABENDO Porto Velho 2010/2011.
Técnico em Automação Industrial
Engenharia Ambiental Engenharia Ambiental.
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
UFBA Universidade Federal da Bahia
As políticas públicas setoriais: expectativas dos ministérios do Trabalho, da Educação, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Ciência.
Francisco Edson N. Fraga
Curso de Engenharia Mecânica
Seminário de Engenharia Engenharia de Energia
Curso de Engenharia Mecânica Prof. Dr. Francisco Edson Fraga.
Técnico em Mecânica Guilherme Lopes Erick dos Santos
UFES AGOSTO 2004.
GTPT - Prospecção Tecnológica – Coordenador: Brittes (CPFL)
Curso de Engenharia de Computação
CAPÍTULO 1 1. Introdução à mecatrônica
SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Engenharia da Produção
OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO ETAPA ESTADUAL
Introdução à Engenharia de Produção 1.º Semestre Eng.ª de Produção
COORDENADORES DE EIXOS
Curso Técnico em Meio Ambiente
GESTÃO DE PROJETOS Aula 3 1.
V & S ener r gia. CONSULTORIA EM ANÁLISE DE PERFIL DE CONSUMO ENERGÉTICO.
SEJA BEM VINDO AO C E F E T - S P.
IB 1 Introdução à Computação Apresentação do curso Fonte: Prof: Joseana Macedo Fachine na01.ppt.
CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA
Engenharia de Computação
Introdução à Automação Industrial
2o ENCONTRO DA CADEIA DE FERRAMENTAS, Desafios para a indústria
A origem do computador.
Auto Produção de Energia Elétrica na Ponta Impactos e Perspectivas
ENGENHARIA AERONÁUTICA
São Paulo, 24 de abril de 2014 Modelo de Prospectiva e Projeção Conceitos Básicos e Resultados.
Centro Integrado SESI SENAI de Aracati. Inauguração do Centro Integrado SESI SENAI de Educação Básica e Profissional de Aracati.
Mais de 80 oportunidades para voce!.
Engenharia Naval.
ELETROTÉCNICA.
CENTRO DE EDUCAÇÃO E TREINAMENTO EM ENGENHARIA. O Centro de Educação e Treinamento em Engenharia, CETE, é uma empresa educacional genuinamente paraense.
Conceitos Básicos de Automação
Marcelo Gomes dos Santos
Currículo Quais são as finalidades do curso?
INFORMAÇÕES BÁSICAS Turnos: Turnos: Manhã, Noite e Finais de Semana Carga Horária Total Carga Horária Total : H/A Carga Horária Teórica Carga.
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
Qualificação Profissional
DECRETO Nº /2011 – PUBLICADO EM 19/07/2011
ENGENHARIA.
ESCOLA TÉCNICA DE SEGURANÇA Formação de Vigilantes.
PME Projeto Integrado II - 2º Semestre 2005 Departamento de Engenharia Mecânica - EPUSP Estudo de viabilidade para racionalização energética do.
Técnico em Edificações
TÉCNICO I – REDE EXTERNA
Funcionalidades do Gerenciamento da Manutenção
Engenharia Mecânica.
Avaliação Própria de Curso (APC) Resultados Preliminares.
A Sensor Automação Industrial atua na área elétrica e mecânica e de telecomunicação com ênfase na prestação de serviços, sendo especializada em automação.
ENG. GESTÃO – PP 2016 ATUALIZAÇÃO DEVIDO ÀS MUDANÇAS DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DAS ENGENHARIAS. POUCAS MUDANÇAS DEVIDO: - NOTA 5 NO ENADE - ACEITAÇÃO.
PLANO DE AÇÃO
Projeto de Reestruturação Curso: Tecnólogo Mecatrônica Industrial Campus Joinville.
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
Prof. Dr. Mário Luiz Tronco
CONHECIMENTOS DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO. ENGENHARIA Segundo José Roberto G. Silva entre as definições de engenharia e a que ele utilizou como a mais pertinente.
Referenciais Referenciais Objetivos Objetivos Oferta de produtos e serviços Oferta de produtos e serviços.
SOEBRAS ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA DO BRASIL INSTITUTO SUPERIOR TECNOLÓGICO REGIONAL - INTER DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ENGENHARIA CIVIL “Grade Curricular Geral”
PRONATEC COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO CAMPUS PARNAMIRIM.
Prof. Gustavo Fernandes de Lima Corpo Doscente e Técnico Administravo.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Missão do cargo Assegurar o cumprimento das metas de produção, dentro dos padrões de qualidade, quantidade, custos.
Senado Federal Comissão de Serviços de Infraestrutura Painel: "Eletricidade Alternativa” “Energia e Desenvolvimento do Brasil” Programa para
Visa favorecer o desenvolvimento de competências técnicas e habilidades comportamentais de universitários dos cursos das Áreas de Engenharia para atuar.
II Seminário de Barramentos Blindados – BUS WAY
Transcrição da apresentação:

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DO CEARÁ CURSOS TÉCNICOS RELATIVOS AO SEGMENTO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS

Cursos Técnicos generalistas, mas que podem atender a demanda por profissionais ligados às energias renováveis. Rápido crescimento do segmento e das EEEP. SITUAÇÃO ATUAL

Cursos ligados às energias renováveis (área mais técnica): Mecânica; Eletromecânica; Eletrotécnica. CURSOS ATUAIS

MECÂNICA (MATRIZ) Informática Básica Ciências Aplicadas Materiais para Construção Mecânica Higiene e Segurança do Trabalho Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Gestão da Qualidade Metrologia Dimensional Elementos de Máquinas Lubrificação Industrial Gestão da Manutenção Eletroeletrônica Básica Acionamentos Hidráulicos e Pneumáticos Instalações Elétricas Industriais Tecnologia Mecânica Usinagem com Máquinas Convencionais Processos de Soldagem Manutenção Mecânica de Máquinas e Equipamentos Resistência dos Materiais Processos de Fabricação Mecânica Desenho Mecânico Desenho Auxiliado por Computador Comando Numérico Computadorizado Gestão da Produção Estágio Supervisionado

Morada Nova; Ipueiras; Icó; Várzea Alegre. MECÂNICA (MUNICÍPIOS)

ELETROTÉCNICA (MATRIZ) Desenho Técnico Eletricidade Cálculo I Informática Básica Medidas Elétricas Eletrotécnica Instalações de Baixa Tensão Eletrônica Analógica Eletrônica Digital Eletrônica de Potência Instrumentação e Controle Máquinas Elétricas Desenho Aux. por Computador Comandos Elétricos Industriais CLP Instalações de Média Tensão Manutenção Elétrica Geração e Subestação Fontes Alternativas de Energia Higiene e Segurança do Trabalho Planejamento e Controle da Manutenção Estágio Supervisionado

Aquiraz; Trairi; Santana do Acaraú; Beberibe; Nova Russas; Pedra Branca; Várzea Alegre; Aurora. ELETROTÉCNICA (MUNICÍPIOS)

ELETROMECÂNICA (MATRIZ) Desenho Técnico Legislação e Ética Profissional Higiene e Segurança no Trabalho Informática Básica Tecnologia dos Materiais Metrologia Dimensional Gestão da Qualidade Eletricidade e Eletromagnetismo Processos Mecânicos Eletrônica Linear Elementos de Máquinas Instalações Elétricas Prediais Máquinas e Comandos Elétricos Desenho Assistido por Computador Lubrificação Eletrônica Digital Manutenção Mecânica de Máquinas e Equipamentos Eletrônica de Potência Resistência dos Materiais Hidráulica e Pneumática Gestão da Manutenção Automação Estágio Supervisionado

Caucaia; Acaraú; Eusébio; Camocim; Massapê; Assaré. ELETROMECÂNICA (MUNICÍPIOS)

Projetar, dimensionar, instalar e manter sistemas de energia renovável. Propor e coordenar atividades de utilização e conservação de energia enfatizando o uso de fontes alternativas tais como energia eólica e solar. Elaborar projetos de viabilidade da utilização de fontes alternativas de energia em substituição das fontes convencionais de energia tendo como motivação a redução do impacto ambiental. CURSO TÉCNICO EM SISTEMAS DE ENERGIA RENOVÁVEL (PERFIL)

Tipos de energia renovável; Projetos e instalação de sistemas de energia renovável; Eletrônica básica; Eletricidade básica e instalações elétricas; Meteorologia aplicada. CURSO TÉCNICO EM SISTEMAS DE ENERGIA RENOVÁVEL (TEMAS)

Empresas que atuam ou usam sistemas de energia renovável. Grupos de pesquisa ou projetos na área. Órgãos públicos que lidem com essa temática. CURSO TÉCNICO EM SISTEMAS DE ENERGIA RENOVÁVEL (ATUAÇÃO)

Biblioteca incluindo acervo específico e atualizado; Laboratório de informática com programas específicos; Laboratório de eletrônica; Laboratório de eletricidade; Laboratório de Sistemas de Energia Renovável. CURSO TÉCNICO EM SISTEMAS DE ENERGIA RENOVÁVEL (ESTUTURA)

Grato pela atenção! CONCLUSÃO