A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Currículo Quais são as finalidades do curso?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Currículo Quais são as finalidades do curso?"— Transcrição da apresentação:

1 Currículo Quais são as finalidades do curso?
Avaliação Externa: B O Curso de Farmácia objetiva formar profissionais especializados em produção e controle de medicamentos; em produção e controle de alimentos e em análises clínicas e toxicológicas, com a finalidade de suprir as necessidades humanas tais como, o pleno bem-estar físico, social e emocional do indivíduo. Avaliação Interna Ações/situação atual Diretrizes Curriculares

2 Currículo Quais são os objetivos?
Avaliação Externa: B Preparar o profissional para atuar nas áreas de farmácia comercial, hospitalar, indústria farmacêutica e alimentar, laboratório da análises clínicas e toxicológicas e serviços de saúde, além do ensino e da pesquisa em nível universitário, relacionados com as áreas de conhecimento. Verificou a Comissão que são atendidos os objetivos. A especialização de Bioquímica em Tecnologia de Alimentos não foi avaliada por não ter sido possível visitar as instalações do ICTA . Avaliação Interna Formação de profissional generalista (ponto fraco) Ações/situação atual Inserção de novas disciplinas, visando atingir o perfil profissional voltado para a assistência farmacêutica

3 Currículo Os objetivos formulados são atuais. São realistas
Currículo Os objetivos formulados são atuais? São realistas? Podem ser alcançados? Avaliação Externa: B Os objetivos devem ser atualizados periodicamente. Serão alcançados na dependência de recursos financeiros, humanos, de infra-estrutura e melhor gestão dos recursos. Avaliação Interna Ações/situação atual

4 Currículo Quais são as principais orientações do curso, traduzidas no currículo proposto:
Avaliação Externa: B a) teórica ( ) b) prática ( ) c) teórico-prática (x ) d) generalista (x) e) especialista ( ) f) científica (pesquisa) ( ) g) profissionalizante (x) h) formação de professores para 1° e 2 graus ( ) i) formação de professores para o 3° grau ( ) j) outras ( especificar) ( ) Avaliação Interna Formação de profissional generalista (ponto fraco) Ações/situação atual Inserção de novas disciplinas, visando atingir o perfil profissional voltado para a assistência farmacêutica

5 Currículo Os estudantes sabem quais são as metas, os objetivos e a principal orientação do curso?
Avaliação Externa: B Com a disciplina Introdução a Farmácia, as metas, objetivos e orientação do Curso ficam mais claras. Avaliação Interna Disciplina de Introdução à Farmácia Reforma Curricular 1996 Ações/situação atual Diretrizes Curriculares

6 Currículo O currículo, traduzido nos programas das disciplinas oferecidas aos alunos, capacita para:
Avaliação Externa: B a) integrar conhecimento (forma interdisciplinar ou outra) ( ) b) resolver problemas em geral (X) c) resolver situações da prática profissional (X) d) aprender a aprender (para a vida) e a trabalhar a pensar independentemente ( ) e) desenvolver capacidade crítica ( ) f) compreender papel social da profissão ( ) g) desenvolver postura ética (com pacientes, clientes, alunos...) ( ) h) desenvolver respeito e cuidado pelos materiais de uso comum ( ) i) independência na tomada de decisões ( ) Avaliação Interna Compartilhamento de disciplinas com outros cursos Ações/situação atual Inserção de novas disciplinas, visando atingir o perfil profisional voltado para a assistência farmacêutica Realização de estágios ao longo do curso Disciplina não compartilhada, ministrada na Unidade e direcionada ao âmbito profissional

7 Currículo O currículo contém as disciplinas básicas necessárias
Currículo O currículo contém as disciplinas básicas necessárias? O nível da disciplina é satisfatório? Avaliação Externa: B O currículo contém as disciplinas básicas. O nível destas disciplinas não foi possível avaliar. A taxa de ociosidade relatada é referente ao currículo anterior. Avaliação Interna Ações/situação atual Redução do ciclo básico e aumento do ciclo profissionalizante

8 Currículo A oferta de disciplinas opcionais é satisfatória?
Avaliação Externa: B Sim, porém a lista pode ser expandida para outras áreas de atuação do farmacêutico. Avaliação Interna Ações/situação atual Alteração do caráter de algumas disciplinas obrigatórias para opcionais.

9 Currículo Quais são as principais deficiências do currículo?
Avaliação Externa: C O corpo docente e discente criticam o compartilhamento de disciplinas básicas com outras carreiras. Mesmo quando específicas não se adequam às necessidades curriculares para o farmacêutico. Avaliação Interna Compartilhamento de disciplinas com outros cursos Ações/situação atual Disciplina não compartilhada, ministrada na Unidade e direcionada ao âmbito farmacêutico

10 Currículo O currículo, nas disciplinas de 1° ano, motiva o aluno em relação a continuidade no curso? Ou à evasão? Avaliação Externa: A Sim, no currículo atual. Avaliação Interna Realização de estágios ao longo do Curso Disciplina de Introdução à Farmácia Ações/situação atual

11 Currículo A carga horária na seriação aconselhada é:
Avaliação Externa: B a) adequada ( ) b) superior às possibilidades de tempo do estudante ( ) c) inferior às possibilidades de tempo do estudante ( ) d) possibilitam um turno livre (para estudo, visita à biblioteca, pesquisa ou trabalho?) ( X ) Avaliação Interna Carga horária semanal excessiva Reforma curricular 1996 Ações/situação atual


Carregar ppt "Currículo Quais são as finalidades do curso?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google