Europa África Ásia América do Sul América do Norte É a quantidade e a variedade de plantas que existem num determinado ambiente. Biodiversidade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VEGETAÇÃO.
Advertisements

Causas e efeitos das alterações climáticas
FITOGEOGRAFIA.
ESPAÇOS CLIMÁTICOS E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DESENVOLVIDO
Domínios morfoclimáticos
INFLUÊNCIA DOS FACTORES DO MEIO NAS PLANTAS
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Os Biomas O que são os biomas?
Biomas ..
ÁFRICA A África é o terceiro continente mais extenso (atrás da Ásia e da América) com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados, cobrindo 20,3 % da.
Ecossistemas Terrestres
ECOSSISTEMAS TERRESTRES
Floresta Tropical.
SEMIEXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 09.
Desmatamento Prof. Regis Romero.
Mata Atlântica.
PROFESSOR: Warley Ferreira
Ecossistema É o conjunto dos relacionamentos que a fauna, flora, microorganismos (fatores bióticos) e o ambiente, composto pelos elementos solo, água e.
MUNDO ANIMAL. OS ANIMIAS VIVEM EM LUGARES DIFERENTES. UNS VIVEM NA TERRA... OS ANIMIAS VIVEM EM LUGARES DIFERENTES. UNS VIVEM NA TERRA...
Ecossistemas Mundiais e Brasileiros
Profª Me. Jaqueline M. Della Torre Martins. O CICLO DO NITROGÊNIO O crescimento populacional após a Revolução Industrial (segunda metade do século XIX)
GEOGRAFIA JHONNY. Solos  O solo, mais do que simplesmente a camada superficial da Terra. Trata-se de um recurso natural renovável que é responsável por.
PRINCIPAIS BIOMAS BRASILEIROS CIC/2016.  BIOMA conjunto de vida (vegetal e animal) com agrupamentos de vegetação contíguos e identificáveis em escala.
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson. AGROPECUÁRIA NOS PAÍSES DO NORTE Agricultura e pecuária no sistema intensivo. Tecnologias como maquinário, sementes.
S.O.S. Biodiversidade em Risco! Trabalho realizado por: Diana Ferreira e Soraia.
Professor : Nailton Rodrigues de Castro Disciplina : Prática de Convivência com o Semiárido.
As atividades rurais são muito importantes para o Brasil: *geram emprego e renda; *alimentam a população; * fornecem matérias-primas para as indústrias;
S.O.S. TERRA Catedral Diocesana de Caxias do Sul Campanha da Fraternidade 2011.
Aspectos Naturais, econômicos, políticos e sociais
Direito e Mudanças Climáticas Desmatamento na Amazônia Brasileira André Lima Advogado – Assessor de Políticas Públicas Programa de.
PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE. A qualidade do ambiente próximo O nosso papel na preservação do ambiente A qualidade do ar ÍNDICE.
Distribuição da Vegetação Brasileira
Bioma Amazônico Comissão de Meio Ambiente do Senado Kamila Botelho do Amaral – Amazonas Brasilia, 19 de março de 2015.
TIPOS DE CLIMA.
Professor: Carlos William Disciplina: Gestão Ambiental Acadêmicos : Amélia Fernanda Jefferson Rodrigo Bertolino João Paulo Alves de Lisbôa Julianna Karine.
Fundação Florestal SMA PROPOSTA DE NOVO MOSAICO PELO PODER EXECUTIVO
Cidades Sustentáveis Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial conceito,
Espécies em vias de extinção em Portugal Ciências Naturais – 8.ºano.
Diálogo Florestal para a Mata Atlântica e Pampa: unindo forças e compartilhando resultados para a conservação Diálogo Florestal para a Mata Atlântica.
Evaporação Condensação Formação de NUVENS Evapotranspiração Precipitação Escorrência Infiltração.
PLANTAS AVASCULARES MAIS SIMPLES Pequeno porte Ausência de vasos condutores de nutrientes Lento transporte de água (célula a célula) Ausência.
A desflorestação Escola Secundária Dr. Augusto da Silva Ferreira Ano lectivo 2008/2009 Disciplina: Geografia Docente: Zilda Vasconcelos.
Reino Metaphyta. Relações filogenéticas Algas verdes (grupo externo) BriófitasPteridófitasGimnospermasAngiospermas Gametângios revestidos por células.
Revisão para PO2 – Ciências Professora Patrícia. O que estudamos na ecologia? É um ramo da biologia que estuda os seres vivos e suas interações com o.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - POSGRAP Desafios, Estratégias e Necessidades da Área de Recursos Naturais.
Pluviosidade É a quantidade de chuva que cai numa região num determinado período de tempo. Este factor abiótico condiciona a distribuição das plantas terrestres.
Cód.: PIM-TDPS-HS-0043-Rev.02 UHE Belo Monte - Sítio Pimental.: 0 Nº 256 Segunda-feira PREVENÇÃO APR – ANALISE DE RISCO APR – ANALISE DE RISCO Nº 94 Terça-feira.
Biodiversidade Viva o Ambiente!.
O Planeta da Vida Na Natureza existe uma grande diversidade de seres vivos que foram aparecendo e desaparecendo ao longo de muitos milhões de anos. Os.
Aspectos Naturais Aspectos Humanos Quadro Econômico Matheus Borges, Samuel, Calebe e Maykon. 3° Ano.
Conceito elaborado por Aziz Ab’Saber Síntese das paisagens naturais do País São resultado da combinação ou interação dos elementos do quadro natural.
MOVIMENTO DE ÁGUA NA PLANTA (ABSORÇÃO, TRANSPORTE E PERDAS) Professor: Clovis Pereira Peixoto.
CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE SENAC – SANTOS Prof. Dr. Fernando Santiago dos Santos ECOLOGIA Aula 5 19 jan
Centro-Oeste Professor Wilson forti Alessandra Hanna mine N.1
ENERGIA SOLAR Portugal, onde domina um clima mediterrâneo, apresenta condições propícias ao seu aproveitamento, os maiores da Europa; Portugal, onde domina.
A distribuição da população a nível mundial
REGIÃO NORTE.
Ciências Naturais – 8.º ano
Compreender a Terra 7 3 Subdomínio. Riscos da atividade vulcânica Os gases e as partículas sólidas que os vulcões emitem para a atmosfera poderão ser.
CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE SENAC – SANTOS Prof. Dr. Fernando Santiago dos Santos ECOLOGIA Aula 6 21 jan
Elefantes TEXTO DIFERENÇAS ARTE E O MARFIM PRESERVAÇÃO FIXAR E CÁLCULO.
CONTINENTEEUROPEUCONTINENTEEUROPEU  Prof.º Fylipe Alves Minikovski Europa: Aspectos naturais (capítulo 4 pág. 57 a 69)
O principais resultados encontrados foram: Propriedades pesquisadas em 8 municípios: São Ludgero, Gravatal, Tubarão, Treze de Maio, Jaguaruna, Laguna,
# Invernos extremamente frios e bastante longos # Inexistência de Verão # Amplitudes térmicas anuais elevadíssimas # só existe, na prática, uma estação:
N3 Impactes da exploração e da transformação dos recursos naturais CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
PEIXES PULMONADOS.
Impactes ambientais da agricultura
TRABALHO DE GEOGRAFIA Rafael N e Gabriel V
Colégio de Nossa Senhora de Fátima
Colégio de Nossa Senhora de Fátima
Transcrição da apresentação:

Europa África Ásia América do Sul América do Norte É a quantidade e a variedade de plantas que existem num determinado ambiente. Biodiversidade

Europa África Ásia América do Sul América do Norte Existem na Terra mais de 300 mil espécies de plantas com diferentes formas, tamanhos e maneiras de viver.

A floresta tropical é o ambiente com maior diversidade vegetal. A floresta mediterrânica é dominada por árvores espaçadas entre si. A floresta temperada apresenta como árvores típicas os carvalhos e as faias, mas possui também arbustos, pequenas plantas e musgos. No deserto, onde a água escasseia e há uma grande diferença de temperatura entre o dia e a noite, a biodiversidade vegetal é reduzida.

Uma em cada cinco espécies de plantas da Terra está ameaçada de extinção, a maioria nas regiões tropicais. A principal causa é o desaparecimento dos habitats das plantas devido às atividades humanas.  Desflorestação  Incêndios  Monocultoras (agrícola e florestal)  Introdução de plantas invasoras  Alterações climáticas  Poluição As principais causas da diminuição da biodiversidade vegetal são:

O impacte negativo das atividades humanas sobre a biodiversidade vegetal aumenta todos os dias.  Preservação dos habitats  Prevenção de incêndios  Reflorestação  Criação de áreas protegidas  Limpeza de florestas e matos  Erradicação de espécies vegetais invasoras  Criação de banco de sementes  Controlo da poluição dos solos, da água e do ar  Sensibilização da população para a proteção das plantas Medidas de proteção da biodiversidade vegetal:

É importante preservar as plantas, pois estas desempenham várias funções essenciais aos outros seres vivos. As plantas são …