ONDAS ELETROMAGNÉTICAS Taynara Nassar Vera C. B. Oliveira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ONDULATÓRIA PROF. RENATO NUNES.
Advertisements

FENÔMENOS ONDULATÓRIOS
Ondas Perturbação(oscilação) se propagam.
Física e Química – 8º Ano Som e Luz Cláudia Narciso Hugo Pereira
Unidade 2 – Onda Plana Uniforme
O N D A S (1) PROF. CESÁRIO.
O N D U L A T Ó R I A.
ondulatória CONCEITO FÍSICO DE ONDA ELEMENTOS DE UMA ONDA PERIÓDICA
ONDULATÓRIA.
ONDULATÓRIA.
Prof Ivã Pedro ONDAS Prof Ivã Pedro
Mecânica Ondulatória Prof. Raphael Carvalho.
Acústica – Ondas Sonoras
Ondulatória Prof. : ERVAL OLIVEIRA.
ONDAS.
Ondas Eletromagnéticas
Ondulatória.
Física - Ondas Iniciar.
"Onda é a perturbação que se propaga"
E.E. Des. Milton Armando Pompeu de Barros
Bem Vindo ao Jogo de Física
ONDULATÓRIA TEACHERS: PAULO HENRIQUE TEACHERS: ARNALDO NORONHA.
MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES
Livro 3 CAPÍTULO 11 – Ondas e Som
ESPECTROS/RADIAÇÕES/ENER GIA
Fenômenos ondulatórios
Ondulatória conceitos fundamentais
Prof. Ivair Teixeira Redes de Computadores.
Ondas Onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio. Uma onda transfere energia de um ponto para outro, mas nunca transfere.
Aprofundamento de Química
CONCEITOS BÁSICOS DA CINEMÁTICA
ONDULATÓRIA FÍSICA - PROJETO REVISÃO 2015 MW PROFESSOR JOSÉ LUIZ.
Ondas. Onda Luciana Melo Almeida É uma perturbação que se propaga em um meio, determinando a transferência de energia, sem transporte de matéria.
Ondulatória.
Prof. Gustavo Fernandes de Lima
ÓTICA (FGE 160) Prof. Sidney Leal da Silva. Conteúdos (19/06/2013)  LASER E APLICAÇÕES.
Luz, onda ou partícula?.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba S.P.D.A. – Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas Prof. Vilmair E. Wirmond 2011.
1 Geometria Analítica Prof. Paulo Salgado
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2014/01 Aula 10 Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia
RADIOATIVIDADE. Radioatividade Histórico: Em 1896, acidentalmente, Becquerel descobriu a radioatividade natural, ao observar que o sulfato duplo de potássio.
USO RACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ILUMINAÇÃO FORÇA MOTRIZ (ACIONAMENTOS) Lineu B Reis 2010.
O DESFIBRILADOR A desfibrilação é um procedimento terapêutico que visa corrigir arritmias cardíacas. A aplicação de uma grande corrente num tempo muito.
CONDUTORES EM EQUILÍBRIO ELETROSTÁTICO Vamos estudar o campo elétrico e o potencial elétrico de uma distribuição de cargas em um condutor em equilíbrio.
Profa Michelle Rodrigues Ayres de Almeida
Ondas Sonoras Profo Josevi Carvalho.
Prof. Gustavo Fernandes de Lima
Aula 2 – Diodo retificador prof: Elói Fonseca
Aula 5: O Potencial Elétrico
AULA 4 Aceleração Monitores: Hugo Brito Aluno de Engenharia Eletrônica – 6º Período Natalia Garcia Aluna de Engenharia Civil – 4º Período paginapessoal.utfpr.edu.br/cdeimling.
PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA.
PERCEPÇÃO MUSICAL Prof.ª Daiane S.S. da CunhaProf.ª Daiane S.S. da Cunha.
ONDA Propagação de energia em uma região do espaço, através de uma perturbação.
Óptica Geométrica Professor: Reinaldo.
O espectro normal da radiação.  É radiação eletromagnética emitida por todo corpo como resultado de sua temperatura. Todos os corpos emitem essa radiação.
ENERGIA MECÂNICA Energia Cinética  F RESULTANTE =  E c Energia Potencial Gravitacional  P = -  E g Energia Potencial Elástica  F el =  E el.
RADIAÇÃO GAMA (RAIOS GAMA) Por : Matheus Luz. Os raios gama também conhecidos por Radiação gama e simbolizados por (γ), é um tipo de radiação eletromagnética.
AULA 1 – INTRODUÇÃO À ÓPTICA / FENÔMENOS ÓPTICOS
Olá estudante, sou o Professor Newton e estou aqui para auxiliá-lo(a) em seus estudos sobre ONDULATÓRIA: Oscilações e Ondas I. Continuar.
PRINCÍPIO DA DUALIDADE Embora a física clássica explique com clareza o movimento dos corpos em nossa volta, ela não o faz para partículas tão pequenas.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROGRAMA PIBID/FÍSICA MOSTRA FÍSICA CONTEXTUALIZADA.
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I
Optativa Cabeamento estruturado e fibras ópticas Aula 6: Fundamentos de comunicação óptica. (continuação) Prof. Diovani Milhorim.
PROPRIEDADES PERIÓDICAS.
Microfone Converte uma onda sonora contendo informação num sinal elétrico que contém a mesma informação. Altifalante Converte o sinal elétrico numa onda.
Física F III - Unidade I 2 Física F III Conteúdo a ser aprendido Física F III Conteúdo a ser aprendido Física F III Conteúdo a ser ensinado Física F III.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física Ensino Médio, 2ª Série Onda.
Compatibilidade Eletromagnética
MOVIMENTO OSCILATÓRIO Estamos familiarizados com diversos tipos de movimentos oscilatórios periódicos.
Ondas.
Transcrição da apresentação:

ONDAS ELETROMAGNÉTICAS Taynara Nassar Vera C. B. Oliveira

Ondas transversais Ondas transversais são aquelas em que a direção de vibração é perpendicular à direção de propagação da onda.

Como as OEMs se propagam Maxwell (1873): percebeu-se que um campo magnético sofre uma variação no decorrer do tempo e essa variação faz aparecer um campo elétrico induzido, enquanto se um campo elétrico sofre uma variação no decorrer do tempo, essa variação faz aparecer um campo magnético induzido.

Como as OEMs se propagam.

Velocidade de propagação A partir das equações de Maxwell, a velocidade calculada para as OEM é igual a v, que coincide com a velocidade da luz c = 3.10⁸ m/s.

Comprimento de onda e frequência O espectro eletromagnético se estende por frequências que variam desde 10⁴ Hz, frequência das ondas de rádio até 10²⁰ Hz, dos raios gama. Os comprimentos de onda variam desde 10⁻¹² m até 10³ m. Conforme a frequência aumenta, o comprimento de onda diminui (e vice-versa!).

O espectro eletromagnético

Equação de onda.

.

Equação da onda Como a onda eletromagnética também consiste de ondas periódicas e são transversais, sua equação diferencial e soluções são:

Polarização das OEMs A polarização é uma propriedade das ondas transversais; Define-se a direção de polarização da onda eletromagnética como a direção do vetor campo elétrico, ao qual a maioria dos detectores de radiação eletromagnética são sensíveis.

Polarização das OEMs Como é uma onda transversal, a luz se propaga em todas as direções. Ao passar pelo primeiro polarizador, a luz passa a se propagar em uma única direção, portanto, dizemos que a OEM foi polarizada.

Polarização das OEMs A maioria das OEM produzidas por uma única fonte são polarizadas. Entretanto, nas fontes comuns de luz (sol, lâmpada fluorescente), os radiadores, que são átomos constituintes da fonte, atuam independentemente uns dos outros. Como consequência, a luz emitida consiste de várias ondas independentes, cujos planos de vibração se acham orientados aleatoriamente. São essas as ondas não- polarizadas.

Recepção de OEMs: ondas de rádio Cada onda de rádio ou TV que viaja pelo espaço tem uma frequência característica de vibração. E a onda de cada emissora tem uma frequência própria, diferente da frequência das demais emissoras; Sintonizar uma emissora significa fazer seu receptor de rádio ou TV entrar em ressonância com a onda da emissora.

Ondas de rádio: ressonância Quando sintonizamos os aparelhos de rádio ou TV, modificamos a frequência natural de vibração do circuito eletrônico do aparelho. Na ressonância o receptor “capta” energia da onda de rádio ou TV com eficiência máxima e o sinal da emissora é reproduzido pelo receptor. As ondas das outras emissoras, com frequências diferentes, não estão em ressonância com o receptor e passam sem interagir com ele.

Ressonância.

Bibliografia Ondas mecânicas na corda. Profª Elizabeth Andreoli de Oliveira. Notas de aula. São Paulo, Figuras: [1] [2] [3] [4] equacao-diferencial/