A Pílula (“Pírula” para alguns) É um comprimido que contém hormonas sintéticas semelhantes às que são produzidas pelos ovários das mulheres: o estrogéneo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contracepção hormonal e os medicamentos
Advertisements

Trabalho realizado por: Ana Garcia nº1, 8ºC
PLANEJAMENTO FAMILIAR
Métodos contraceptivos
Planeamento Familiar Flávio Fernandes 5.º B N.º 9.
Fisiologia do Sistema Reprodutivo
O que é que acontece a quem tem diabetes?
O que é a SIDA ? A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada.
PUBERDADE  FSH  LH o aumento na produção de FSH gera o Crescimento dos ovários e secreção de Estrogênio (8-12 anos) Com o aumento do LH pode ocorrer.
Doenças sexualmente transmissíveis
HERPES.
SAÚDE E SOCORRISMO HEPATITE D
Adolescência e Sexualidade
Métodos contraceptivos
CANCRO DO COLO DO ÚTERO.
Trabalho realizador por :
Ciências Naturais 9º ano ________________________
Educação sexual e sexualidade: Quo vadis?
Oral Vip Bebê Clínica.
Métodos contraceptivos
QUINZENA DA MULHER DE 7 A 19 DE MARÇO VISITE-NOS TAMBÉM NO NOSSO SITE:
A DESCOBERTA DA SEXUALIDADE
Gravidez na Adolescência
MATERIAL INSTRUCIONAL DE CAPACITAÇÃO PARA A ASSISTÊNCIA EM PLANEJAMENTO FAMILIAR MÓDULO I MINISTÉRIO DA SAÚDE FEBRASGO.
Quiz sobre o VIH/ SIDA Clica na resposta correta!
O que vai ver são trechos de livros que existem nas nossas escolas, recomendados pelos Ministérios da Educação e da Saúde no documento “Educação Sexual.
NOVOS SINTOMAS DE CANCRO DA MAMA
Contracepção de emergência
Hepatite B Saúde Infantil.
Vamos Falar sobre… SIDA.
CONTRACEPÇÃO DE EMERGÊNCIA
Métodos anticoncepcionais
Sistema Reprodutor Humano Masculino e Feminino 8º Ano A e B
REPRODUÇÃO HUMANA CRESCIMENTO.
CONTRACEPÇÃO Ficha de Verificação de Conhecimentos Avançar.
Assistência Integral à Saúde da Mulher
Prevenção.
Entrevista.
Papiloma Humano.
Métodos contracetivos artificiais hormonais
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA
Trabalho realizado por: Cristiana Rocha nº7 João Couto nº15
Universidade de São Paulo
Trabalho de Projecto Problema: « Relações entre Pais e Filhos »
A adolescência e a sexualidade
Calor/ Exposição solar
Pílula do dia seguinte e interrupção voluntária da gravidez.
A PRIMEIRA VEZ!. Queremos que tudo corra na perfeição, que aquele seja o momento perfeito. Preocupamo-nos em agradar ao outro Queremos ser desejados e.
A adolescência é uma etapa da Vida Humana, marcada por uma porção de transformações: no corpo, nos sentimentos, nas relações com os outros. É um tempo.
Para que servem? -Prevenir a gravidez /planear a família -Proteger contra as IST- Infeções Sexualmente Transmissíveis (alguns)
Concordo / Discordo Sim / Não / Não sei Nada importante / Importante / Muito importante 1º O que penso sobre educação sexual? 9 questões 22 questões 12.
DIU Espermicidas “Pílula do dia seguinte” Aparelho pequeno e flexível em forma de T ou arco que se insere ao nível do útero tendo como função alterar.
METODOS CONTRACEPTIVOS
PÍLULA DO DIA SEGUINTE!!!!!. QUANDO? Nas horas seguintes à relação sexual que se julga de "risco", ou seja, que se efectuou durante o período fértil (entre.
Métodos Contracetivos Não Naturais Químicos
Transcrição da apresentação:

A Pílula (“Pírula” para alguns) É um comprimido que contém hormonas sintéticas semelhantes às que são produzidas pelos ovários das mulheres: o estrogéneo e a progesterona. É um comprimido que contém hormonas sintéticas semelhantes às que são produzidas pelos ovários das mulheres: o estrogéneo e a progesterona.

Como tomar a pilula? Como tomar a pilula? A toma da pílula efectua-se diariamente, durante 21 dias consecutivos, seguidos de um período de 7 dias de descanso. Neste espaço de tempo, ocorrerá a hemorragia de privação, “uma menstruação” e a segurança contraceptiva mantém-se se houver relações sexuais. A toma da pílula efectua-se diariamente, durante 21 dias consecutivos, seguidos de um período de 7 dias de descanso. Neste espaço de tempo, ocorrerá a hemorragia de privação, “uma menstruação” e a segurança contraceptiva mantém-se se houver relações sexuais. Findos estes 7 dias, recomeça-se a toma da pílula com uma nova embalagem, mesmo que a “menstruação” ainda não tenha terminado. Findos estes 7 dias, recomeça-se a toma da pílula com uma nova embalagem, mesmo que a “menstruação” ainda não tenha terminado. A pílula deve ser tomada sempre à mesma hora, com um pouco de água e sem mastigar. Escolher algo que se faça diariamente (lavar os dentes, preparar o despertador, etc), para relacionar com a toma da pílula e assim evitar possíveis esquecimentos! A pílula deve ser tomada sempre à mesma hora, com um pouco de água e sem mastigar. Escolher algo que se faça diariamente (lavar os dentes, preparar o despertador, etc), para relacionar com a toma da pílula e assim evitar possíveis esquecimentos! Uma solução é ter uma embalagem de reserva para solucionar eventuais esquecimentos, ou substituir um comprimido perdido. Uma solução é ter uma embalagem de reserva para solucionar eventuais esquecimentos, ou substituir um comprimido perdido.

De que forma afecta a pílula o teu ciclo menstrual? De que forma afecta a pílula o teu ciclo menstrual? Regularizá-lo: ou seja, os dias de hemorragia passam a ser certos, diminuindo ao mesmo tempo a quantidade de fluxo menstrual. Regularizá-lo: ou seja, os dias de hemorragia passam a ser certos, diminuindo ao mesmo tempo a quantidade de fluxo menstrual. No caso de antes de tomar a pílula haver perturbações e irregularidades menstruais, estas devem desaparecer com o seu uso. No caso de antes de tomar a pílula haver perturbações e irregularidades menstruais, estas devem desaparecer com o seu uso. É muito pouco frequente que não suceda uma hemorragia de privação durante o período de pausa, “menstruação”, sobretudo se a pílula for tomada correctamente de acordo com as instruções que tiveres recebido. Se isto se verificar, a possibilidade de uma gravidez é muito reduzida. No entanto deves falar com um profissional de saúde antes de iniciar uma nova embalagem. É muito pouco frequente que não suceda uma hemorragia de privação durante o período de pausa, “menstruação”, sobretudo se a pílula for tomada correctamente de acordo com as instruções que tiveres recebido. Se isto se verificar, a possibilidade de uma gravidez é muito reduzida. No entanto deves falar com um profissional de saúde antes de iniciar uma nova embalagem.

O que fazer no caso do esquecimento de uma ou mais drageias? O que fazer no caso do esquecimento de uma ou mais drageias? Se o atraso for inferior a 12 horas, tomar o comprimido assim que se der conta do esquecimento e continuar a tomar a pílula normalmente, tomando o comprimido seguinte à hora habitual. Se o atraso for inferior a 12 horas, tomar o comprimido assim que se der conta do esquecimento e continuar a tomar a pílula normalmente, tomando o comprimido seguinte à hora habitual. Se o atraso for superior a 12 horas, esse esquecimento pode comprometer a eficácia da pílula: não tomar a drageia esquecida, continuar a tomar as restantes drageias da mesma forma e à hora habitual e utilizar um preservativo durante 7 dias da toma da pílula (7 dias de pílula + preservativo). Se o atraso for superior a 12 horas, esse esquecimento pode comprometer a eficácia da pílula: não tomar a drageia esquecida, continuar a tomar as restantes drageias da mesma forma e à hora habitual e utilizar um preservativo durante 7 dias da toma da pílula (7 dias de pílula + preservativo). Se o esquecimento for de duas ou mais drageias, então não utilizar mais aquela embalagem e usar preservativo durante as relações sexuais até que surja a menstruação. No primeiro dia da menstruação, iniciar a toma com uma nova embalagem. Nas pílulas progestativas, o esquecimento por mais curto que seja, pode comprometer a eficácia. Habitualmente os esquecimentos nestas pílulas específicas não devem ultrapassar as 3 horas. Se o esquecimento for de duas ou mais drageias, então não utilizar mais aquela embalagem e usar preservativo durante as relações sexuais até que surja a menstruação. No primeiro dia da menstruação, iniciar a toma com uma nova embalagem. Nas pílulas progestativas, o esquecimento por mais curto que seja, pode comprometer a eficácia. Habitualmente os esquecimentos nestas pílulas específicas não devem ultrapassar as 3 horas.

O que fazer no caso de tomares dois comprimidos no mesmo dia? O que fazer no caso de tomares dois comprimidos no mesmo dia? Este incidente não prejudicará em nada a saúde. O que acontece é que a embalagem vai terminar com um dia de antecedência, e o primeiro comprimido da embalagem seguinte deverá ser tomado um dia antes. Este incidente não prejudicará em nada a saúde. O que acontece é que a embalagem vai terminar com um dia de antecedência, e o primeiro comprimido da embalagem seguinte deverá ser tomado um dia antes.

Que fazer no caso de vómitos ou diarreia? Que fazer no caso de vómitos ou diarreia? Se passaram menos de 3 horas:Tomar outra drageia (mas de outra embalagem) e continuar a tomar o resto das drageias que estavas a utilizar, da mesma forma e à hora habitual. Desta forma mantém-se a protecção contraceptiva e não há nenhum risco adicional.- Se passaram mais de 3 horas:Não te preocupes! A segurança contraceptiva está por aqui assegurada, logo continua-se protegida face a uma gravidez. Continuar a tomar como o habitual... Se passaram menos de 3 horas:Tomar outra drageia (mas de outra embalagem) e continuar a tomar o resto das drageias que estavas a utilizar, da mesma forma e à hora habitual. Desta forma mantém-se a protecção contraceptiva e não há nenhum risco adicional.- Se passaram mais de 3 horas:Não te preocupes! A segurança contraceptiva está por aqui assegurada, logo continua-se protegida face a uma gravidez. Continuar a tomar como o habitual...

pílula é sempre eficaz? pílula é sempre eficaz? A segurança da pílula aproxima-se dos 98/99%, um índice superior a qualquer outro método. Em cada 100 mulheres/ano que usa a pílula o número de gravidezes ocorridas equivale a 0,1-1. Deve-se no entanto ter muita atenção no caso de se tomarem outros medicamentos para além da pílula, pois alguns podem diminuir a sua eficácia, do que são exemplo os antibióticos. A segurança da pílula aproxima-se dos 98/99%, um índice superior a qualquer outro método. Em cada 100 mulheres/ano que usa a pílula o número de gravidezes ocorridas equivale a 0,1-1. Deve-se no entanto ter muita atenção no caso de se tomarem outros medicamentos para além da pílula, pois alguns podem diminuir a sua eficácia, do que são exemplo os antibióticos. Quando tiveres dúvidas em relação à interacção da pílula com alguns medicamentos, pergunta a um profissional de saúde ou liga para um serviço de atendimento telefónico na àrea da sexualidade e saúde sexual e reprodutiva. Quando tiveres dúvidas em relação à interacção da pílula com alguns medicamentos, pergunta a um profissional de saúde ou liga para um serviço de atendimento telefónico na àrea da sexualidade e saúde sexual e reprodutiva.

No primeiro mês da toma, a partir de quando é que a pílula é eficaz? No primeiro mês da toma, a partir de quando é que a pílula é eficaz? No 1º mês de toma, a eficácia da pílula não é garantida, pelo que deves usar preservativo. No 1º mês de toma, a eficácia da pílula não é garantida, pelo que deves usar preservativo. No mês seguinte, se a toma foi correcta, ou seja, após os 7 dias de descanso, de acordo com as instruções referidas na embalagem, a protecção contraceptiva inicia-se desde o primeiro dia da toma e mantém-se durante os 7 dias de pausa. No mês seguinte, se a toma foi correcta, ou seja, após os 7 dias de descanso, de acordo com as instruções referidas na embalagem, a protecção contraceptiva inicia-se desde o primeiro dia da toma e mantém-se durante os 7 dias de pausa.

O que fazer no caso de aparecerem hemorragias? O que fazer no caso de aparecerem hemorragias? Não se deve interromper a toma da pílula se durante os três primeiros meses de utilização aparecerem pequenas hemorragias, fora dos 7 dias de descanso. Estas hemorragias são geralmente de pouca intensidade e normalmente desaparecem espontâneamente. Pode significar que o organismo se está a adaptar. Não se deve interromper a toma da pílula se durante os três primeiros meses de utilização aparecerem pequenas hemorragias, fora dos 7 dias de descanso. Estas hemorragias são geralmente de pouca intensidade e normalmente desaparecem espontâneamente. Pode significar que o organismo se está a adaptar. Se continuar além dos 3 meses, é aconselhável recorrer ao médico ou médica que receitou aquela pílula, que verá se tudo está bem ou se é necessário mudar o tipo de pílula. Se continuar além dos 3 meses, é aconselhável recorrer ao médico ou médica que receitou aquela pílula, que verá se tudo está bem ou se é necessário mudar o tipo de pílula.

Quais são as contra-indicações da toma da pílula e quem não a pode tomar? Quais são as contra-indicações da toma da pílula e quem não a pode tomar? Apesar da pílula poder ser tomada por qualquer mulher em idade fértil, existem algumas situações em que se aconselha o uso de outros métodos. Por isso, se pretendes iniciar a toma deste contraceptivo, é aconselhável consultares um médico, por exemplo a médica de família ou do centro de atendimento a jovens Apesar da pílula poder ser tomada por qualquer mulher em idade fértil, existem algumas situações em que se aconselha o uso de outros métodos. Por isso, se pretendes iniciar a toma deste contraceptivo, é aconselhável consultares um médico, por exemplo a médica de família ou do centro de atendimento a jovens Em mulheres fumadoras, a partir dos 35 anos recomenda-se o uso de outro método, já que a possibilidade de aparecimento de efeitos secundários graves aumenta. Em mulheres fumadoras, a partir dos 35 anos recomenda-se o uso de outro método, já que a possibilidade de aparecimento de efeitos secundários graves aumenta. Também não deve tomar a pílula quem tem uma doença hepática (do fígado) em fase activa. Também não deve tomar a pílula quem tem uma doença hepática (do fígado) em fase activa. Quem tenha ou tenha tido fenómenos trombo-embólicos ou vasculares, ou mesmo quem tenha familiares com estas problemas de saúde. Quem tenha ou tenha tido fenómenos trombo-embólicos ou vasculares, ou mesmo quem tenha familiares com estas problemas de saúde. Algumas mulheres ou raparigas podem estar sob medicação que não aconselhe a toma da pílula por haver interacção que diminua o efeito contraceptivo, por exemplo, alguns casos de epilepsia ou quem esteja em tratamento para uma tuberculose. Algumas mulheres ou raparigas podem estar sob medicação que não aconselhe a toma da pílula por haver interacção que diminua o efeito contraceptivo, por exemplo, alguns casos de epilepsia ou quem esteja em tratamento para uma tuberculose. Daí que a toma da pílula deva SEMPRE ser acompanhada por um médico! Daí que a toma da pílula deva SEMPRE ser acompanhada por um médico!

Quem pode usar a pílula? Quem pode usar a pílula? A pílula pode ser tomada por qualquer mulher em idade fértil, sem contraindicações médicas para o seu uso, além das já referidas. A pílula pode ser tomada por qualquer mulher em idade fértil, sem contraindicações médicas para o seu uso, além das já referidas. Existem em todo o mundo milhões de raparigas e de mulheres que utilizam a pílula como método contraceptivo. Este método tem sido alvo de estudos aprofundados. É importante salientar que a maior parte das mulheres saudáveis toleram-na perfeitamente. O risco de efeitos secundários graves é diminuto. Existem em todo o mundo milhões de raparigas e de mulheres que utilizam a pílula como método contraceptivo. Este método tem sido alvo de estudos aprofundados. É importante salientar que a maior parte das mulheres saudáveis toleram-na perfeitamente. O risco de efeitos secundários graves é diminuto. No entanto, se queres iniciar a toma da pílula deves fazê-lo com orientações de profissionais de saúde e sob o seu controlo. A pílula é um medicamento, e deve ser avaliada qual a pílula mais indicada para aquela rapariga / mulher específica. No entanto, se queres iniciar a toma da pílula deves fazê-lo com orientações de profissionais de saúde e sob o seu controlo. A pílula é um medicamento, e deve ser avaliada qual a pílula mais indicada para aquela rapariga / mulher específica.

Porque que razão há tantas pílulas diferentes no mercado? Porque que razão há tantas pílulas diferentes no mercado? As pílulas diferenciam-se umas das outras, tanto pela dosagem em estrogénio e em progestogénios, quanto pelo tipo de progestogéneos usados, o que permite adaptar uma pílula a cada caso concreto. As pílulas diferenciam-se umas das outras, tanto pela dosagem em estrogénio e em progestogénios, quanto pelo tipo de progestogéneos usados, o que permite adaptar uma pílula a cada caso concreto.

É verdade que a pílula engorda? É verdade que a pílula engorda? Não, o que acontece por vezes é um aumento de apetite que leva a pessoa a comer em maior quantidade. No entanto, este pequeno inconveniente tende a desaparecer com a prática de exercício físico e uma correta dieta alimentar. Não, o que acontece por vezes é um aumento de apetite que leva a pessoa a comer em maior quantidade. No entanto, este pequeno inconveniente tende a desaparecer com a prática de exercício físico e uma correta dieta alimentar.

A Pílula protege das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)? A Pílula protege das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)? Não!!!! Não!!!! Apesar da pílula possuir um indíce de protecção contraceptiva muito próxima dos 98/99%, não confere qualquer tipo de protecção em relação às IST, nomeadamente ao VIH, à Hepatite B e C, à sífilis e a herpes genital. Deve usar-se o preservativo em simultâneo com a pílula: só assim existe uma dupla protecção e até maior segurança contraceptiva. Apesar da pílula possuir um indíce de protecção contraceptiva muito próxima dos 98/99%, não confere qualquer tipo de protecção em relação às IST, nomeadamente ao VIH, à Hepatite B e C, à sífilis e a herpes genital. Deve usar-se o preservativo em simultâneo com a pílula: só assim existe uma dupla protecção e até maior segurança contraceptiva.

A pílula afecta a fertilidade de uma mulher? A pílula afecta a fertilidade de uma mulher? Há diversos estudos conducentes à admissão de problemas de fertilidade no caso de mulheres que utilizam a pílula há vários anos. Há diversos estudos conducentes à admissão de problemas de fertilidade no caso de mulheres que utilizam a pílula há vários anos. Por outro lado, também existem estudos sobre mulheres que tiverem aumento de fertilidade correspondente a uma gravidez de gémeos e trigémeos, as quais também utilizavam a pílula há vários anos. Por outro lado, também existem estudos sobre mulheres que tiverem aumento de fertilidade correspondente a uma gravidez de gémeos e trigémeos, as quais também utilizavam a pílula há vários anos.

É verdade que a pílula provoca o cancro? É verdade que a pílula provoca o cancro? Não, ao contrário do que se pensa, as pílulas combinadas têm um efeito protector em relação ao cancro do endométrio e do ovário. Não, ao contrário do que se pensa, as pílulas combinadas têm um efeito protector em relação ao cancro do endométrio e do ovário. No que diz respeito ao cancro da mama, e após estudos efectuados, existem algumas diferenças entre as utilizadoras e não utilizadoras da pílula, penalizando as primeiras. As mulheres que tomam a pílula e que são seguidas regularmente devem beneficiar de um rastreio mais precoce no caso de surgir algum problema. No que diz respeito ao cancro da mama, e após estudos efectuados, existem algumas diferenças entre as utilizadoras e não utilizadoras da pílula, penalizando as primeiras. As mulheres que tomam a pílula e que são seguidas regularmente devem beneficiar de um rastreio mais precoce no caso de surgir algum problema.