Capítulo 13 Camada 5 A Camada de Sessão. Sumário 13.1 - A Camada de Sessão.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Redes de computadores I
Advertisements

Redes de computadores I
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
Administração e Projeto de Redes
MODELO DE REFERÊNCIA OSI
Interação Cliente Servidor
Conceitos Básicos de Informática REDES DE COMUNICAÇÃO: INTERNET
Modelo TCP/IP Versus Modelo OSI
Modelos Fundamentais -> Segurança
Comutação Comutação ou chaveamento em uma rede de comunicação refere-se a alocação de recursos da rede (meios de transmissão e equipamentos) para a envio.
Trabalho – Modelo de Referência OSI camada de sessão
REDES COMPUTADORES. Permitem à aplicação enviar dados para todos os hosts de uma rede. É identificado pelo último endereço possível na rede.
Funcionalidades e Protocolos da Camada de Aplicação
Software de Rede Willamys Araújo.
Fundamentos de Segurança da Informação
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Modelo de referência OSI
ALEXANDRA ALINE VERA.
Segurança na Web SSL - Secure Socket Level TLS - Transport Layer Security SET – Secure Electronic Transaction.
Aula 9 - Camada de aplicação
Sistemas Distribuídos
MÓDULO TRANSMISSOR MÓDULO TRANSMISSOR.
REDES DE COMPUTADORES Prof. Deivson
Aula 4 – Redes de Computadores Parte 1
Funcionalidade e Protocolos da Camada de Aplicação
Protocolo DHCP Willamys Araújo.
O Modelo OSI Guilherme Guimarães.
Protocolos e o Modelo OSI
Camada de Transporte prof. Eduardo.
Guia para configuração e envio da Nfe por
Componentes redes de computadores
Protocolos de Janela Deslizante
Na barra de mensagens, clique em Habilitar Edição,
Sistemas Operacionais
Princípios de Sistemas de Informação
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 04 Prof. André Lucio.
CONFIDENCIAL. Distribuição apenas para parceiros sob acordo de confidencialidade. A Microsoft não oferece garantias, expressas ou implícitas. © 2012 Microsoft.
Referência Rápida para Vídeo Iniciar uma conversa de vídeo 1.Focalize a foto de um contato e clique no botão da câmera. 2.Um alerta aparece na tela do.
Escola Secundaria Sebastião da Gama Trabalho realizado por: André Santos 12ºL nº:2 Prof: Carlos Pereira.
Redes de Computadores Prof Rafael Silva.
Referência Rápida do Lync 2013 CONFIDENCIAL. Distribuição apenas para parceiros sob acordo de confidencialidade. A Microsoft não oferece garantias, expressas.
© 2010 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 1 SIP: Session Initiation Protocol [RFC 3261] Visão a longo prazo do SIP: r todas as ligações.
Introdução ao aplicativo Lync da Windows Store Lync 2013.
MODELO DE REFERÊNCIA TCP/IP
Aula 4 Prof. Naércio Filho Técnico em Informática
Protocolo TCP e UDP Ricardo Costa Nº 10 12ºL.
Tecnologias Informáticas-11º M. L. Silva Pinto/Paulo Malheiro Dias Topologias de redes As várias formas de interligar os computadores.
Modelo OSI Apresentação Sessão Transporte Rede Enlace Física Aplicação
Disciplina de: Comunicação de Dados Professor: Carlos Pereira Trabalho Realizado por: João Santos.
MATA59 - Redes de Computadores I
Professor Me. Jeferson Bussula Pinheiro.
Arquitetura de redes ISSO/OSI Liane Tarouco UFRGS.
Integração de Ferramentas CASE
Modelo OSI Disciplina: Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL nº11.
Arquitectura tcp. Camada tcp Ao contrário do protocolo UDP, o TCP representa um grande incremento de qualidade relativamente ao protocolo IP que lhe serve.
Redes Configurações e teste.
DNS Willamys Araújo 1. Introdução A internet possui uma infinidade de sites e, para acessá-los, você digita um endereço no campo correspondente do seu.
Camada de Inter-Redes do modelo TCP-IP Endereço IP e DHCP
Referência rápida do Lync 2013 para Office 365 © 2012 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Com o Lync é possível iniciar a colaboração.
REDES DE COMPUTADORES II
Informática Industrial N8INF
Integrated Services Digital Network
Duvidas Frequentes 09/01/2009. Atualizando o SISMOURA.
Redes de Computadores Prof. Msc. Moisés Pereira Bastos.
Capítulo 14 Camada 6 A Camada de Apresentação. Sumário A Camada de Apresentação.
SOCKET - É um canal de comunicação entre processos que estabelece uma conexão entre eles na forma de cliente-servidor. Por meio de sockets, os computadores.
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
Manual de Instalação e Configuração. Visão geral: O Módulo trabalha por store_view, permitindo assim a integração de varias contas Anymarket com a mesma.
PROCEDIMENTOS PARA CONFIGURAR MICROS EM REDE Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone Ambiente de Rede, em seguida selecione Propriedades.
Transcrição da apresentação:

Capítulo 13 Camada 5 A Camada de Sessão

Sumário A Camada de Sessão.

A Camada de Sessão Objetivo – Explicar de forma simplificada as funções da camada de sessão. Estruturado da seguinte forma: – Visão Geral da Camada de Sessão; – Analogias da Camada de Sessão; – Controle de Diálogos; – Separação de Diálogos; – Protocolos da Camada 5;

A Camada de Sessão Visão Geral da Camada de Sessão – Processos de rede geralmente ocorrem em menos de um segundo, tornando-os difíceis de serem "vistos”; – Ao usar analogias, pode-se entender melhor o que acontece durante esses processos; – Analogia ajuda a explicar a camada de sessão: Dois amigos estão se se comunicando (referindo-se, aqui, como uma "sessão de comunicação" ou "sessão") para discutir algum assunto; Está sendo usado o recurso Instant Mail no America On Line (AOL) ou um Internet Relay Chat (IRC);

A Camada de Sessão Visão Geral da Camada de Sessão Problemas que podem interferir na sua sessão: – suas mensagens podem se cruzar durante a conversação, ou seja, os dois podem digitar mensagens exatamente ao mesmo tempo, interrompendo um ao outro; – necessidade de interromper (para salvar a conversação atual como um arquivo) ou de verificar a conversação anterior de cada um (para obter pistas da razão da discussão) ou de ressincronizar a comunicação depois de uma interrupção. – Primeiro problema é resolvido estabelecendo-se um protocolo ou um conjunto de protocolos que ditem regras de comunicação entre os dois;

A Camada de Sessão Visão Geral da Camada de Sessão – Significa que os dois devem concordar com um conjunto de regras a serem usadas durante a conversação (ex.: revezamento para envio de mensagens para evitar que um interrompa o outro); – Isso é conhecido como comunicação alternada de mão dupla; – Outra solução é que cada pessoa possa digitar sempre que desejar, independentemente de quem estiver transmitindo, e se presume que mais informações estejam sempre a caminho;

A Camada de Sessão Visão Geral da Camada de Sessão – Isso é conhecido como comunicação simultânea de mão dupla; – Para resolver o segundo problema, eles devem enviar um ao outro um ponto de verificação, que significa que cada pessoa deve salvar a conversação como um arquivo; – Depois, cada pessoa deve reler a última parte de sua conversação e verificar a hora no relógio (sincronização);

A Camada de Sessão Visão Geral da Camada de Sessão – Dois pontos de verificação muito importantes são como a conversação inicia e como termina; – Isso é conhecido como início ordenado e término da conversação; – P. ex., quando se usa o Instant Mail ou o Internet Relay Chat, geralmente um se despede do outro, antes do término da sessão, para certificar-se de que o outro saiba que a sessão está sendo terminada;

A Camada de Sessão Visão Geral da Camada de Sessão – Outra analogia: imagine dois amigos se comunicando por correspondência através do serviço postal; – Mesmos problemas podem ocorrer: mensagens podem passar umas pelas outras porque os dois não combinaram usar a comunicação simultânea de mão dupla em vez do controle alternado de mão dupla; ou os dois podem experimentar uma má comunicação porque não sincronizaram os assuntos da conversação.

A Camada de Sessão Analogias da Camada de Sessão – Camada de sessão estabelece, gerencia e termina sessões entre os aplicativos; – Isso inclui iniciar, encerrar e ressincronizar dois computadores que estão tendo uma "sessão de comunicação”; – Camada de sessão coordenará os aplicativos enquanto eles interagirem em dois hosts de comunicação;

A Camada de Sessão Analogias da Camada de Sessão – Comunicações de dados trafegam em redes comutadas por pacotes, diferentemente de ligações telefônicas, que trafegam em redes comutadas por circuitos; – Comunicação entre dois computadores envolve muitas miniconversações, garantindo, portanto, que dois computadores se comuniquem com eficiência;

A Camada de Sessão Analogias da Camada de Sessão – Exigência dessas miniconversações é que cada host execute duas funções: solicitar serviço, como um cliente; e responder com o serviço, como um servidor; – Determinação da função que eles vão executar em um momento específico é chamada de controle de diálogo.

A Camada de Sessão Controle de Diálogos – Camada de sessão decide entre usar a conversação simultânea de mão dupla ou a comunicação alternada de mão dupla; – Decisão é conhecida como controle de diálogo; – Se comunicação simultânea de mão dupla for permitida, camada de sessão fará pouco na forma do gerenciamento da conversação e permitirá que outras camadas dos computadores que estão se comunicando gerenciem a conversação;

A Camada de Sessão Controle de Diálogos – Possível ter colisões da camada de sessão, embora isso seja muito diferente das colisões nos meios que ocorrem na camada 1; – Nesse nível, colisões podem apenas ocorrer quando duas mensagens se cruzam e causam confusão em cada um ou nos dois hosts que estão se comunicando; – Se colisões da camada de sessão forem intoleráveis, controle de diálogo terá outra opção: comunicação alternada de mão dupla;

A Camada de Sessão Controle de Diálogos – Comunicação alternada de mão dupla envolve o uso de um token de dados da camada de sessão, que permite a cada host ter sua vez; – Isso é semelhante à forma como uma token-ring da camada 2 lida com as colisões da camada 1.

A Camada de Sessão Separação de Diálogos – Ponto de verificação é semelhante à forma como processador de textos em um computador stand-alone é interrompido por um instante quando ele executa um salvamento automático do documento atual; – No entanto, esses pontos de verificação são usados, em vez disso, para separar as partes de uma sessão anteriormente referidas como diálogos; – Separação de diálogo é o início, término e gerenciamento de comunicação ordenados;

A Camada de Sessão Separação de Diálogos – Exemplo de sincronização secundária poderia ser: No "Eixo Tempo, t = ponto de verificação", camada de sessão do host A envia uma mensagem de sincronização para o host B, tempo no qual os dois hosts executam a rotina a seguir: – Fazem backup de arquivos específicos; – Salvam configurações de rede; – Salvam configurações de relógio; – Tomam nota do nó de extremidade na conversação. – Sincronização principal envolveria mais etapas de ida e volta.

A Camada de Sessão Protocolos da Camada 5 – Camada 5 tem vários protocolos importantes; – Esses protocolos devem ser reconhecidos quando aparecerem em um procedimento de logon ou em um aplicativo;

A Camada de Sessão Protocolos da Camada 5