As Treze Colônias Guerra de Secessão (1861-1865) Após a consolidação de sua Independência, os Estados Unidos viveram um próspero período marcado.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Grandes Biomas Terrestres
Advertisements

GUERRA CIVIL AMERICANA ( GUERRA DE SECESSÃO )
A EXPANSÃO DOS EUA PARA O OESTE
OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX
EUA: A CONQUISTA DA HEGEMONIA POLÍTICA E ECONÔMICA
VEGETAÇÃO.
Turismo & Meio Ambiente
A descolonização da África
Os EUA no século XIX: Aumento populacional:
A GUERRA DE INDEPENDÊNCIA - EUA
Os Estados Unidos no século XIX
PAISAGENS NATURAIS DO PLANETA
CLIMA E AS FORMAÇÕES VEGETAIS
ECOSSISTEMA TERRESTRE
Geografia Brasileira Mr. Erich Lauer.
1 - Os EUA no século XIX: Aumento populacional:
Formações Herbáceas Alunas: Carolina Sofia da Silva Larissa Barbieri da Silva Letícia Felile Sabrina Richartz 1M1.
Trabalho de geografia.
O papel transformador da esperança e do sonho
BIOMAS BRASILEIROS Regina A.Y Cristiane Peres.
Estados Unidos Séc XIX Prof. Delzymar Dias.
AULA: A INDEPENDÊNCIA DOS EUA PROFESSOR: TALES AUGUSTO
OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
COLONIZAÇÃO E FORMAÇÃO DA AMÉRICA DESENVOLVIDA
A Inglaterra e Estados Unidos no século XIX
PODER PARALELO.
INDEPENDÊNCIA DOS EUA 1776.
Os Biomas O que são os biomas?
INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS
A AMÉRICA NO SÉCULO XIX - OS EUA NO SÉCULO XIX.
Guerra Civil Americana
Rosa Parks.
Expansão dos Estados Unidos
Revisão para prova de Geografia
EPINOCICLO TERRA.
BIOMAS Sistema de classificar as comunidades biológicas e ecossistemas com base em semelhanças de suas características vegetais.
ESTADOS UNIDOS.
África: Aspectos Naturais.
DOMÍNIOS CLIMATOBOTÂNICOS NO MUNDO
OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX.
ECOSSISTEMAS TERRESTRES
A Guerra de Secessão A GUERRA TOTAL: EUA ( )
Os Estados Unidos no século XIX
Escola Estadual Leontino Alves de Oliveira Nome: Nágila, Priscila e Victor Série: 2° ano “A” Professora: Daniela Carvalho Brioschi Disciplina: Inglês.
OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX
Independência dos Estados Unidos
América Anglo-Saxônica
OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX
Parte 1: Território e Nação
Imperialismo - séc XIX (Neocolonialismo)
Liderança Martin Luther King JR..
Imperialismo - séc XIX (Neocolonialismo)
OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX
Tipos de Vegetação e ocorrência na América.
Revisão final enem 2013 historiativanet.wordpress.com.
América Século XIX Estados Unidos.
A FORMAÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS
Revisão 8º ano.
HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO Profª MÁRCIA FABIANI AULA 3
HOJE, NÓS TE PERDOAMOS, AMÉRICA!
“ O Reino de Deus Chegou” – Catequese 10
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
Raízes do crescimento econômico norte-americano
Estados Unidos FATOS HISTÓRICOS.
1) CONTEXTO DAS GUERRAS NAPOLEÔNICAS:
As grandes paisagens vegetais da Terra e as Questões ambientais
CAPÍTULOS 26 E 27 – 3ª. SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ SÉCULO XIX.
Guerra de Secessão Prof. Filipe Carota. Regras de Sala 1)Respeitar 2) Pedir 3) Cumprir.
A independência dos Estados Unidos
IDADE CONTEMPORÂNEA AMÉRICA NO SÉCULO XIX - INDEPENDÊNCIAS DAS NAÇÕES LATINO-AMERICANAS - OS EUA NO SÉCULO XIX - INDEPENDÊNCIAS DAS NAÇÕES LATINO-AMERICANAS.
Transcrição da apresentação:

As Treze Colônias

Guerra de Secessão ( ) Após a consolidação de sua Independência, os Estados Unidos viveram um próspero período marcado pelo crescimento de seus níveis econômicos e o alargamento de suas fronteiras. No entanto, os projetos de desenvolvimento que nortearam a nação norte-americana estabeleceram, paulatinamente, uma grave rixa entre os estados do Norte e do Sul. Os nortistas apoiavam a expansão da pequena propriedade, a utilização do trabalho livre e a diversificação econômica. Já os sulistas, defendiam o uso do latifúndio monocultor sustentado pelo uso da mão-de-obra escrava.

Em 1860, o representante republicano Abraham Lincoln venceu as eleições presidenciais, para o descontentamento das lideranças do sul. Por isso, após as eleições, os sulistas anunciaram o seu desligamento da União e a criação dos Estados Confederados da América. Os Confederados tinham o claro objetivo de preservar os seus interesses e, para isso, estavam dispostos a guerrear contra os nortistas. Com isso, as tropas do sul deram início à guerra civil com a invasão feita ao forte Sumter, em 1861

A expansão territorial para o oeste Após a independência, a população partiu para a conquista do oeste, motivada pela doutrina do Destino Manifesto, segundo a qual os estadunidenses haviam sido escolhidos por Deus para se apropriar das terras situadas entre o Atlântico e o Pacífico.

A expansão territorial dos Estados Unidos para o oeste foi muito rápida e se caracterizou pela compra de terras, por tratados com a Inglaterra e por guerras com o México – principal prejudicado, que acabou perdendo uma extensa área que vai do Texas até a Califórnia.

Vegetações Tundra - A palavra “tundra” é derivada do termo finlandês “tunturia”, que significa planície sem árvores. Essa é uma das características do bioma: o curto período de degelo e as baixíssimas temperaturas impedem as plantas de crescer em altura, resultando em uma vegetação de baixa estatura, composta predominantemente por líquens, musgos, ervas e arbustos.

Pradarias - são vegetações herbáceas fechadas presentes em áreas de clima temperado e que recebem diferentes denominações em diferentes partes do mundo. Na Europa e na Ásia, recebem o nome de “estepe”. Na América do Norte, são chamadas de “pradarias”. Na África do Sul, recebem o nome de “veld”. E, na América do Sul, recebem o nome de “pampa”. Os animais típicos das pradarias são os ratos do campo, raposas, búfalos, espécies de cabras, lebres, antilocapras, cães-da-pradaria, entre outros.

Vegetação desértica - desenvolve em área de clima desértico muito seco e pouquíssima incidência de pluviosidade. Vegetações adaptadas à escassez de água, como as espécies xerófilas.

O Velho Oeste

Racismo nos Estados Unidos da América Nos Estados Unidos da América, o racismo chega a extremos contra os negros, índios, asiáticos e latino-americanos, em especial no sul do país. Até 1965, existiam leis, como as chamadas leis de Jim Crow, que negavam aos cidadãos não-brancos toda uma série de direitos. Leis existiam proibindo casamento interraciais e segregando as raças em transporte público e banheiros públicos. Assim mesmo que uma pessoa não fosse racista, ela estava proibida de casar com alguém de outra raça.

Ku Klux Klan (também conhecida como KKK) é o nome de várias organizações racistas dos Estados Unidos que apoiam a supremacia branca e o protestantismo (padrão conhecido também como WASP) em detrimento de outras religiões. A KKK, em seu período mais forte, foi localizada principalmente na região sul dos E.U.A., em estados como Texas e Mississipi.

A luta contra o preconceito Martin Luther king Jr. Foi um grande líder negro americano que lutou pelos direitos civis dos cidadãos, principalmente contra a discriminação étnica. Ele era pastor e sonhava com um mundo onde houvesse liberdade e justiça para todos. Foi assassinado em 4 de abril de Sua figura ficou marcada na História da Humanidade como símbolo da luta contra o racismo.

El-Hajj Malik El-Shabazz passou para a história como um dos grandes líderes dos negros norte-americanos com o nome de Malcolm X. Enquanto Martin Luther King apostava na resistência pacífica como arma para enfrentar o racismo e a segregação, Malcolm X defendia a separação das raças, a independência econômica e a criação de um Estado autônomo para os negros. Ao lado de Elijah Muhammed, viajou pelos principais Estados norte-americanos para pregar as suas idéias e defender a libertação dos negros. No dia 21 de fevereiro de 1965, quando discursava no Harlem, Malcolm X foi assassinado com 13 tiros, ao lado de sua mulher Betty, que estava grávida, e de suas quatro filhas.

O terrorismo contra os Estados Unidos Os ataques terroristas de 11 foram uma série de ataques suicidas coordenados pela Al-Qaeda aos Estados Unidos. Na manhã daquele dia, 19 terroristas da Al-Qaeda sequestraram quatro aviões comerciais a jato de passageiros. Os sequestradores intencionalmente bateram dois dos aviões contra as Torres Gêmeas do World Trade Center em Nova Iorque, matando todos a bordo e muitos dos que trabalhavam nos edifícios. Ambos os prédios desmoronaram em duas horas, destruindo construções vizinhas e causando outros danos. O terceiro avião de passageiros caiu contra o Pentágono, em Arlington, Virgínia, nos arredores de Washington, D.C. O quarto avião caiu em um campo próximo de Shanksville, na Pensilvânia, depois que alguns de seus passageiros e tripulantes tentaram retomar o controle do avião, que os sequestradores tinham reencaminhado para Washington, D.C. Não houve sobreviventes em qualquer um dos vôos.

Vídeos do Youtube referentes ao conteúdo do arquivo – Filme completo: Dança com Lobos. – Reportagem do Fantástico 1979: Ku Klux Klan – Filme completo: Jovens Pistoleiros. – Filme completo: Jovens Demais para Morrer. – Clipe: Jon Bon Jovi - Blaze Of Glory.