DA PRÉ-HISTÓRIA ÀS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANTIGUIDADE ORIENTAL: EGITO e MESOPOTÂMIA
Advertisements

A MESOPOTÂMIA “ TERRA ENTRE RIOS ”.
Nas vias do tempo, a trajetória humana
Aula de História EGITO ANTIGO Profº Sérgio Augusto.
Mesopotâmia PROFESSOR CHIQUINHO.
Capítulo 5 As relações de poder na Mesopotâmia; A vida sob as ordens do rei; Babilônia; cidade real e religiosa.
CURSO DE HISTÓRIA ANTIGA
Mesopotâmia.
Pois é o homem quem faz a história e não a história que faz o homem.
AS GRANDE CIVILIZAÇÕES ANTIGAS
ARQUEOLOGIA.
MESOPOTÂMIA E EGITO PAULA GRACIELE CARNEIRO  .
TEMA DA AULA.
MESOPOTÂMIA.
Mesopotâmia Antiga. Mesopotâmia Antiga Outra grande civilização da Antiguidade oriental, em que o Estado possui grande poder e controle sobre tudo.
MESOPOTÂMIA.
Um olhar sobre nós (?) mesmos!
CIVILIZAÇÕES DO EXTREMO ORIENTE
MESOPOTÂMIA.
Mesopotâmia.
ANTIGUIDADE ORIENTAL.
Primeiras Comunidades.
Civilizações do Oriente Próximo
Um olhar sobre no passado Edson Roberto – Adaptado por Sibele
Mesopotâmia.
Correção da tarefa de História – 6º ano p. 60 PAULA GRACIELE CARNEIRO.
Fenícios /Hebreus / Persas
Formaram o primeiro Exército organizado e. MESOPOTÂMIA A palavra Mesopotâmia tem origem grega e significa " terra entre rios". Essa região localiza-se.
Aspectos Naturais, econômicos, políticos e sociais
“Arte Mesopotâmica e a Arte Egípcia ” Prof° Joyce de Sousa História da Arte Módulo 2 – Escola Quarup.
O POVOAMENTO DA AMÉRICA
AS PRIMEIRAS COMUNIDADES RECOLETORAS
O nascimento da Filosofia
Hebreus (Monoteísmo e judaísmo) Aulas 6 e 7. I- Local: região da Palestina (“Canaã” ou “terra prometida”). Atualmente: Israel. II- Fontes: Bíblia (Antigo.
Esparta e Atenas Aulas 10 e 11. Período Arcaico (séculos VIII - VI a.C.): Os genos perderam força, o que provocou a segunda diáspora e, depois, a formação.
Cidade, Comércio e Poder Professora Janaina Maranhão História – 6º Ano.
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO Técnico em Eletromecânica. Professor Camilo Bertól. Carga Horária: 60 hr. 4ª Fase.
Feito por:Pedro Henrique 5º ano B. A abdicação do imperador Nas primeiras décadas do século XIX, o Brasil havia saído da condição de colônia de Portugal.
HISTÓRIA DAS VIAGENS E TURISMO PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN
DIREITO E SOCIEDADE NO ORIENTE ANTIGO
A PRÉ-HISTÓRIA Custom animation effects: horizontal scrolling text
Antiguidade Oriental: Persas, Fenícios e Hebreus Prof. Alan.
A União Ibérica. Regresso ao Norte de África Crise do Império do Oriente  Viragem para o Norte de África Marrocos estava mais próximo, tinha menos riscos.
Os contributos das primeiras civilizações urbanas
A EXPANSÃO MUÇULMANA As três razões principais que levaram os muçulmanos a lançar- se à conquista de novos territórios: - A pobreza e o superpovoamento.
Antiguidade Clássica A civilização greco-romana serviu de modelo para o desenvolvimento da sociedade europeia e ocidental, por isso o adjetivo clássico,
A NÚBIA E O REINO DE CUXE. NÚBIA, BERÇO DA CIVILIZAÇÃO NA ÁFRICA Situada a nordeste da África Serviu nos tempos antigos como elo entre povos da África.
Persas e Fenícios Um pouco de seus modos de trabalho e cultura Bolsistas PIBID: Monique R Marcelly I.
Introdução às Ciências Políticas Atividade 6 – Introdução às Ciências Políticas Significados do termo Política Significados do termo Política: ação coletiva.
IDADE MÉDIA CRISE DO FEUDALISMO
Processo de Urbanização Prof. Guilherme Silva. * Estabelecidas próximas ao leito de grandes rios; * Região do “Crescente Fértil”;
MESOPOTÂMIA.
A Necessidade de Contar
“O Egito é uma dádiva do Nilo.” Heródoto -A vida cotidiana no antigo Egito girava em torno do Rio Nilo, e das terras férteis ao longo de suas margens.
A Origem dos calçados Escola: Coopen Aluno: Augusto Série: 5°ano A.
Avanço Automático Toninho Vendramini Formatações.
Terra entre rios..
Professor responsável: Jorge Pacheco Feito por: Mafalda Aguiar nº22 6ºG.
O OURO NO BRASIL.
Capítulo 3. Formação dos Grandes Impérios do Oriente Próximo (Oriente Médio) ∆Egito ∆ Egito ∆ Mesopotâmia ∆Persas – Hebreus - Fenícios ∆ Persas – Hebreus.
CAPÍTULO 3: AS PRIMIERAS SOCIEDADES Professora Arluce Dantas Bezerra.
Tibete “Seja a mudança que você quer ver no mundo”. Dalai Lama.
PROF. JOSÉ AUGUSTO FIORIN
Depois de Babel, que simboliza o máximo do pecado, Deus intervém, dando início à história da salvação. Escolhe Abraão e seus descendentes. Liberta-os da.
Avançar Voltar Avançar Voltar Avançar Voltar.
Prof° Joyce de Sousa História da Arte Módulo 3 - Escola Quarup.
Grandes Civilizações do mundo antigo
EGITO.
Civilizações Orientais
MESOPOTÂMIA.
Transcrição da apresentação:

DA PRÉ-HISTÓRIA ÀS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES Prof. Natania A S Nogueira Mestre em História nogueira.natania@gmal.com

OS PRIMEIROS HOMINÍDEOS Nosso ancestral mais antigo foi o australopithecus, que teria surgido no mundo há mais ou menos 4 milhões de anos. Ele era um hominídeo. Existiram dois tipos de hominídeos: os australopithecus e os homo. Nós pertencemos à espécie homo. Antes de nós, havia o homo habilis, o homo erectus e o homo sapiens neanderthalensis.

A PERIODIZAÇÃO HISTÓRICA A divisão da pré-história segue o desenvolvimento tecnológico dos grupos humanos  Paleolítico: Pedra Lascada  Neolítico: Pedra Polida  Idade dos Metais

INVENÇÕES E APRIMORAMENTOS ? – Fogo, roda, instrumentos naturais +/- 10.000 a.C. Agricultura e domesticação +/- 6.000 a.C. – Cerâmica +/- 5.000 a.C. – Bronze 100.000 a.C.– Homo Sapiens Moderno Revolução Urbana: Crescente fértil, China, Índia +/- 4.000 a.C. – Escrita

A METALURGIA  Cobre: 7 mil anos a.C. Utilizado para fazer estatuetas e enfeites. Pouco usado na fabricação de armas e ferramentas  Bronze: 5 mil anos a. C. Utilizado para produzir armas e ferramentas. Egípcios e mesopotâmicos conseguiram aumentar seu poder militar graças ao conhecimento do uso do bronze.  Ferro: 1500 anos a.C. Misturado a outros elementos químicos, como o carbono e o manganês, produz ligas bastante resistentes. Armas duradouras, instrumentos agrícolas e novos tipos de utensílios e ferramentas (alicate).

O NASCIMENTO DA CIVILIZAÇÃO A região conhecida como crescente fértil é considerada o berço da civilização. Nessa região ficam os grandes rios: Nilo, Tigre, Eufrates e Jordão. Às suas margens desenvolveu-se a agricultura e surgiram as primeiras cidades de governos.

A MESOPOTÂMIA A Mesopotâmia é também chamada de terra entre rios, uma referência aos rios Tigre e Eufrates, que cortam a região. Ela se localiza no Oriente Médio, onde hoje ficam países como Irã e Iraque. Atualmente, devido à guerra, o que resta destas civilizações têm sido destruído e saqueado.

O grupo extremista saqueou e depredou Nimrud, fundada no século 13 a.C. Jihadistas usam veículos pesados e apropriam-se de itens arqueológicos. Fundada no século 13 a.C, Nimrud é uma das joias da era assíria. A cidade situada às margens do rio Tigre fica a cerca de 30 quilômetros a sudeste de Mossul, sob controle dos insurgentes desde junho do ano passado. O ataque provocou consternação e alarme, com alguns arqueólogos e especialistas em patrimônio histórico comparando o fato à demolição dos Budas Gigantes de Bamiyan pelos talibãs, em 2001.

RELIGIÃO A religião dos povos da mesopotâmia era politeísta, ou seja, eles acreditavam em vários deuses. Acreditavam que os deuses interferiam na vida dos homens e por isto construíam para eles grande templos, chamados ZIGURATES, onde faziam oferendas. Sua economia baseava-se na agricultura. Embora em menor quantidade, utilizavam o trabalho dos escravos.

Torre de Babel Zigurate

OS SUMÉRIOS Os sumérios foram um povo muito antigo que ocupou a Mesopotâmia. Eles desenvolveram o primeiro tipo de escrita, a cuneiforme. Os sumérios também desenvolveram técnicas de irrigação e barragens, que permitiram melhor aproveitamento das águas dos rios nas lavouras.

OS AMORITAS OU BABILÔNIOS Formaram o primeiro grande império da Mesopotâmia. Fizeram da cidade da Babilônia a cidade estado mais importante. Seu governante mais importante foi HAMURABI Hamurabi criou um dos primeiros códigos de leis escritas, o Código de Hamurabi, baseado na lei do Talião: OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE

(Assurbanipal, após tomar a cidade da Babilônia). OS ASSÍRIOS "Ergui um  muro diante das grandes portas da cidade. Mandei esfolar os chefes da revolta e cobrir o muro com suas peles. Uns foram enterrados  vivos na construção, outros foram crucificados ou empalados ao longo do muro. De vários mandei arrancar a pele na minha presença e revestir este muro  com ela. Mandei dispor as cabeças em forma de coroas, e os cadáveres trespassados em forma de grinaldas." (Assurbanipal, após tomar a cidade da Babilônia).

Os Assírios eram um povo extremamente violento, que ao dominarem um povo o reprimiam e destruíam sua cultura. Sua principal fonte de renda eram os impostos e tributos, pois devido à sua grandeza o Império recolhia volumosas quantias tributárias, de todos os povos dominados. Esse recolhimento só era possível devido ao forte poder militar dos Assírios, que tinham os melhores exércitos da época. Eram, também, excelentes artesãos, trabalhando principalmente com metais.

OS CAUDEUS Os caudeus expulsaram os Assírios da Babilônia e fundaram o Segundo Império Babilônico . Seu rei mais conhecido foi Nabucodonosor II, que mandou construir os famosos Jardins Suspensos da Babilônia. Strabo, geógrafo grego, toca no aspecto mais extraordinário dos Jardins, pois a região era extremamente seca, e para levar água até o seu topo era usado um sistema de bombeamento, pelo qual a água do rio Eufrates chegava no cume dos Jardins.

O ANTIGO EGITO O Egito surgiu da união dos nomos, dando origem a dois reinos: o Alto Egito e o Baixo Egito Menés, considerado o primeiro faraó, fez a unificação dos reinos criando um Estado forte e Centralizado. A coroa dupla do Faraó representa a unificação do Egito.

EVOLUÇÃO POLÍTICA Antigo Império(3200-2300)aC. Fortalecimento do poder do estado. Construção de obras públicas. Expansão agrícola. Médio Império(2300-1580)aC. Desenvolvimento das trocas comerciais com povos vizinhos(Fenícios – Hebreus – Babilônicos e Cretenses). A chegada de correntes migratórias vindas do oriente(Hebreus – Hicsos). Novo Império(1750-525)aC. Expansão territorial Desenvolvimento cultura: Apogeu Egípcio (XVI-XI)aC. A Reforma religiosa de Amenófis IV: tentativa de introduzir o monoteísmo.

ECONOMIA EGÍPCIA Agricultura - pastagem – Comércio marítimo- mineração e Imperialismo. Servidão coletiva e escravidão de povos conquistados.

SOCIEDADE EGÍPCIA:

A ESCRITA EGÍPCIA São três os tipos de escrita utilizada pelos egípcios; Hieroglífico - o mais complexo, era utilizada pelos escribas, também era utilizado para decorar os templos e câmaras funerárias. Hierático - considerado sagrado, era muito utilizado pelos sacerdotes. Demótico - era o mais simples e popular. 80% do povo egípcio não sabia escrever, pois esse direito era só para os nobres, sacerdotes e para a família do faraó.

A religião: Politeístas e antropozoomórficos. Acreditam na vida após a morte. Alguns deuses eram adorados localmente, enquanto que outros assumiam um caráter nacional, sobretudo quando estava associados com determinada dinastia. A principal tríade religiosa era composta pelos deuses Osíris sua esposa Ísis e o filho Hórus

DECADÊNCIA DO IMPÉRIO EGÍPCIO No século XI aC, O Alto e Baixo impérios se separaram a partir de uma revolta dos sacerdotes tebanos. A Núbia conquista o Alto Império e a cidade de Saís passa a governar o Baixo Império.(século VIII aC). Os assírios conquistam os dois impérios e a partir de então o Egito passa e ser dominado por vários Povos(Assírios – Persas – Gregos e Romanos).