2 ÍNDICE 1.PasswordPassword 2.Privacidade na InternetPrivacidade na Internet 3.CyberbullyingCyberbullying 4.Esquemas de FraudeEsquemas de Fraude 5.Segurança.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Perigos e Cuidados a Ter Trabalho realizado por: Bárbara e Cláudia
Advertisements

Como melhorar a segurança da sua família na Internet
BENEFÍCIOS E RISCOS DA INTERNET
Segurança na Internet.
  Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação Curso: Educação Básica Ano Lectivo: 2009/2010 Disciplina: TICE Discente: Ana Filipa.
Vícios em Jogos Encontros Online
2. As Funcionalidades O Correio Electrónico
Boas Práticas nas Redes Sociais
2010. Conteúdo pode ser livremente usado sem edição 1 CRIANÇA MAIS SEGURA NA INTERNET Como educar.
Escolas Secundárias. Comunicar Aprender Jogar Explorar Partilhar.
Trabalho realizado por: Miriam Alves Nº17 8D Marta Santos Nº16 8 D
, Chats E Videoconferência
Actividade A - Sendo um meio de comunicação muito atractivo, tanto visual como auditivo: pode restringir a vontade da criança comunicar por outras formas.
UFCD 5:Redes de Informação e Comunicação Tema: 4 Redes e Tecnologias
Agrupamento de Escolas da Cidadela – Ano letivo 2012/2013
Perigos e cuidados Daniela Balena
O que é a internet ?.
“Como tornar a Internet Segura”
O que é, exemplos de esquemas, cuidados a ter e como agir.
DICAS E SUGESTÕES PARA NAVEGAR EM SEGURANÇA NA INTERNET
Segurança na 8ºA Trabalho elaborado por: João Dias nº 12
Na Internet Segurança.
Ferramentas de comunicação
Trabalho de Tecnologias de Informação e Comunicação
Segurança na Internet1 Workshop Internet Segura Europa - Encontro Nacional eTwinning
Perigos relacionados com a internet
Cyberbullying É uma forma de violência verbal e psicológica, usada para humilhar e atormentar vítimas indefesas.
Segurança na Internet Escola básica de perafita 2014/2015
1 As Crianças na Web. Brincadeira de crianças? criancas.pcseguro.pt.
CC8 Comunicação e colaboração Correio eletrónico
Desafio virtual Descubra se você está on-line ou off-line quando o assunto é internet Entrar Conte os acertos!
Tiago Santos Nº 15 T-IOSI Segurança na Internet.  Cyberbulling - é uma prática que envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar.
Escola E.B 2,3 Professor Agostinho da Silva
Perigos relacionados com a internet
Correio eletrónico.
Segurança na Internet -Trabalho feito por: Vanessa Reis.
Escolas Secundárias. Comunicar Aprender Jogar Explorar Partilhar.
Tema: Internet e Segurança
Teste de avaliação TIC – 7ºano
Segurança Online Entenda e aprenda a driblar os perigos de compartilhar informações pessoais online.
A Internet, hoje. Transações financeiras  Consulta de saldos, transferências…
CUIDADOS A TER COM A INTERNTE
Segurança Online e Offline
Internet Segura Docente: João Antunes TICE Educa ç ão B á sica, turma /2011 Discente: Carla Sofia Nabais.
na Net Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira.
Grupo 1 Catarina Moita Marisa Solheiro Rui Vilas Tiago Pires Maria João Contas Mestrado em Ciências da Educação – Edição 5 Internet e Educação Tema: Segurança.
Segurança em Redes Sociais
O FENÔMENO DA INTERNET:
Tecnologias da Informação e Comunicação Castelo Branco, 17 de Maio de 2011 A Discente: Daniela Sofia Santo nº ºAno / 2ºSemestre - Turma:1A/EB.
Segurança “on” e “offline”
BE/CRE ESCOLA E. B. 2-3/S JOSEFA DE ÓBIDOS GUIA PARA AVALIAR PÁGINAS WEB.
4. As políticas de segurança Carácter Técnico o Utilize uma firewall o Actualize o computador o Instale Antivirus e AntiSpyware o Utilize canais seguros.
DIA DA INFORMÁTICA ESCOLA SECUNDÁRIA JOSÉ SARAMAGO 7 DE MAIO DE 2008 Oradores António Ferreira Helena Ferreira Isabel Caetano Segurança na Internet.
Segurança na Internet -Trabalho feito por: Vanessa Reis.
 Passwords_______________ Slides 3,4  Downloads ______________ Slides 5,6  Redes Sociais_____________ Slides 7,8,9  Vírus e spyware _________ Slides.
Phishing.
é uma prática que envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar apoio a comportamentos deliberados, repetidos e hostis praticados.
Nome da escola: Instituto de ciências educativas Nome das alunas: Camila Almeida e Cátia Pinto Números: 8 e 11 Ano: 8º Turma: B.
SEGURANÇA – responsabilidade de todos; também sua! António Morgado prof. Ed. Física – EB 2,3 de Rio Tinto.
Biblioteca Escolar André Soares. O que andas a fazer na Internet? 2.
Dia da Internet mais Segura Trabalho realizado pelos alunos do 9ºC.
COMUNICAR EM SEGURANÇA Pais e Encarregados de Educação.
ÍNDICE 1.PasswordPassword 2.Privacidade na InternetPrivacidade na Internet 3.Esquemas de FraudeEsquemas de Fraude 4.Segurança no telemóvelSegurança no.
O que andas a fazer na Internet? 2 Começando pelo básico…. Escrever a = 3.
T ECNOLOGIAS DA I NFORMAÇÃO E C OMUNICAÇÃO EB 2,3 S OEIRO P EREIRA G OMES P ENSA ANTES DE C LICARES.
2 Usas a Internet para quê? Aprender Comunicar Jogar Descobrir 3.
2 Usas a Internet para quê? 3 Aprender Comunicar Jogar Descobrir.
2 O que andas a fazer na Internet? 3 Qual o 1.º passo quando ligas o Computador? Escrever a = 4.
Projeto «Formação em Literacia Digital» N AVEGAR NA I NTERNET COM SEGURANÇA Agrupamento de Escolas de Porto de Mós Biblioteca Escolar / Centro de Recursos.
2 ÍNDICE 1.PasswordPassword 2.Privacidade na InternetPrivacidade na Internet 3.CyberbullyingCyberbullying 4.Esquemas de FraudeEsquemas de Fraude 5.Segurança.
Transcrição da apresentação:

2 ÍNDICE 1.PasswordPassword 2.Privacidade na InternetPrivacidade na Internet 3.CyberbullyingCyberbullying 4.Esquemas de FraudeEsquemas de Fraude 5.Segurança no telemóvelSegurança no telemóvel 6.Controlo ParentalControlo Parental 7.Responsabilidade CriminalResponsabilidade Criminal 2

3 Fonte: Observatório Europeu do Jornalismo.Estudo feito em parceria com a Universidade Autónoma de Lisboa e Porto, Junho

Pesquisamos Partilhamos Comunicamos Aprendemos Esquemas de Fraude Cyberbullying Stalking Vírus Privacidade ESTAMOS TODOS LIGADOS PELA INTERNET… 4

NAVEGAR Ensine o seu filho a ser responsável na internet Converse com o seu filho sobre o que ele faz e vê na Internet. Oriente as pesquisas do seu filho na Internet, estimule o sentido crítico. Participe nas atividades online da criança. Defina regras de utilização da Internet. JOGAR REDES SOCIAIS Alerte para ter um PERFIL PRIVADO. Ensine a não partilhar informação pessoal. Informe que os amigos virtuais não são amigos reais. Alerte para criarem Grupos (amigos, família, escola). Limite o tempo que a criança joga diariamente Informe para terem atenção a conversas com pessoas e estranhas Informe para o cuidado da partilha de informação 5

PASSWORD 1.Ter mais de 8 carateres. 2.Não utilizar nomes próprios ou de familiares. 3.Não colocar só números. 4.Não utilizar datas de nascimento, nome da escola. 5.Combinar letras maiúsculas, minúsculas, números e carateres especiais (!"#$%&). 6.Alterar a password com frequência. Não escolher a opção de “guardar password“. 7. Várias passwords para vários acessos. 8. Fazer sempre LOGOUT ou SAIR. Ensine o seu filho a ter uma password segura: Password = É pessoal! Não deve ser partilhada! 6

Porque é que os jovens utilizam as Redes Sociais ? Falar com os colegas da escola Ver fotografias e informações de amigos Afirmar a sua personalidade Descobrir novos interesses Saber coisas de figuras públicas Saber o que se passa no mundo Trabalhos da escola Fazer parte do “grupo”

1.Alerte para não partilharem os dados pessoais(nome da escola, números de telefone, dados de localização, as atividades do dia a dia) 2.Explique que na Internet os amigos virtuais podem não ser aquilo que dizem. 3.Ter atenção às fotografias que colocam nas Redes Sociais porque podem ser utilizadas para outros fins. 4.Alerte para não aceitarem pedidos de amizade de pessoas que não conhecem. 5.Ensine a não partilharem fotografias de outras pessoas sem autorização. 6.Sensibilize para terem um PERFIL PRIVADO nas Redes Sociais. NA INTERNET TER OS MESMOS CUIDADOS DO DIA-A-DIA Preocupa-se mais com a segurança no dia-a-dia ou na Internet? 8

Porque partilham os jovens as suas fotografias? I NTERNET = RÁPIDO ACESSIVEL 1 MOTIVAÇÕES 1ºencontro Relação Sentimental Diversão Experiência Afirmação Confiança 2 CONSEQUÊNCIAS DA PARTILHA DE FOTOS 3 Imediatas Partilha por terceiros Ao longo do tempo 9

10

Hora de entrada Data e hora de entrada Idade Nome completo Partilha de Dados Pessoais através de uma foto “inofensiva”. 11

Pensarem nas consequências antes de postarem fotografias! Atenção aos comentários que fazem no próprio perfil e de outros! As fotografias e comentários podem ser usados para outros fins! ALERTE PARA: PRIVACIDADE NA INTERNET EXPLIQUE ao seu filho que uma vez na Internet, para sempre na Internet Post Facebook:  “A caça não é uma questão de vida ou morte. É muito mais importante do que isso... isto foi aproximadamente há 1 ano atrás... Americanos prontos para caçar hoje. Haha” 12

13

1.Incentive o seu filho a falar consigo se alguma coisa o incomodar. 2.Ensine-o a não responder ao agressor. 3.Relembre a criança que se deve tratar os colegas como gostavam de ser tratados. 4.Não castigue as crianças, deixando-as sem Internet. 5.Acompanhe o uso da Internet, os sites visitados. 6.Reporte a situação às autoridades(situação de crime ou muito grave). Decisão partilhada com a criança Não ignore, nem minimize as situações CYBERBULLYING …. Como ajudar o seu filho? 14

Forma de fraude online. Por norma, chega por que direciona para páginas WEB falsas. Tentativa de adquirir dados pessoais( password; nrs cartão crédito, etc) através de páginas que imitam sites verdadeiros. PHISHING Envio de s não solicitados que são enviados para um grande nrº de pessoas. ESQUEMAS DE FRAUDE Diga ao seu filho que na Internet também existem burlas e esquemas maliciosos…. SPAM 15

17

18

Computadores que estão comprometidos por códigos maliciosos, como vírus e cavalos de tróia. Estes códigos maliciosos permitem que spammers utilizem o computador para o envio de spam, sem o conhecimento do utilizador. Os spam zombies são muito explorados pelos spammers, por proporcionar o anonimato que tanto os protege. Correntes – Envie para todos os amigos ; Não quebre a corrente…. Publicidade anónima e/ou não solicitada. SPAM ZOMBIES TIPO DE SPAM 19

1.Não carregar em links dos s ou facebook. 2.Escrever os endereços/links enviados por no browser – Não fazer cópia do endereço ou link. 3.Suspeitar de s de origem desconhecida. 4.Suspeitar de s com assuntos sugestivos ou aliciantes. 5.Ter atenção a remetentes omissos. 6.Ter um filtro anti-spam. 7.Ter atenção ao fornecer o endereço de em sites, redes sociais, etc para evitar receber este tipo de mensagens. 8.Ter vários endereços de – Um para registo em redes sociais e outro para sites/serviços. Ensine o seu filho a: 20

1.Colocar sempre um código para desbloquear o telemóvel/dispositivo 2.Ter atenção à informação pessoal que coloca no telemóvel(fotos/agenda) 3.Instalar aplicações(APPS) de fonte segura. Ter a noção que quase todas as APPS ficam com acesso aos contactos de telemóvel e fotografias”. 4.Ter atenção a fotografias pessoais tiradas com o telemóvel para não irem parar à Internet. 5.Ligar o GPS apenas quando necessário e sabendo que a sua localização vai ser partilhada, por exemplo nas fotos que tira. Incentive o seu filho a: LEMBRE-SE! TELEMÓVEL = COMPUTADOR 21

APPS …Serão Seguras? De acordo com um estudo realizado em 2012 pela TrustGo, pelo menos 10 das 500 melhores APPS do Google Play são aplicativos de "alto risco". 22

Estudo de 2014 da Global Privacy Enforcement Network 75% das aplicações móveis recolhem dados do utilizador 23

2 APPS …SERÃO IGUAIS? 24

Instalar software que bloqueie e filtre conteúdos impróprios para crianças. Acompanhar o histórico dos sites visualizados. Identificar tempos de utilização – ex: 1 hora por dia. Ter perfil de administrador. Não instalar programas. Proteger a rede sem fios com passwords fortes e seguras. Ter o computador num espaço público (ex: sala de estar). LEMBRE-SE … 25

SABIA QUE: Os menores podem ser responsabilizados pelas atitudes “online”. Crianças até 16 anos – Existem consequências (Ex.: centros educativos). 16 anos - Responsabilidade Criminal. CYBERBULLYING COAÇÃO AMEAÇAS DIFAMAÇÃO VIOLAÇÃO DE PRIVACIDADE Prova é essencial Tem que existir queixa 26

ENSINE O SEU FILHO A TER COMPORTAMENTOS SEGUROS PARA SER UM CIDADÃO CONSCIENTE, RESPONSÁVEL E AUTÓNOMO A tecnologia pode ser um elo de ligação com o seu filho. Acompanhe o seu filho na utilização da Internet. Participe nas suas atividades. Converse com ele sobre as regras de segurança online. BOAS NAVEGAÇÕES 27

28 OUTRAS INFORMAÇÕES SITE | SAPO | Internet Segura | PSP |

29 Guia de Segurança MEO - Antivírus grátis para clientes SAPO - Antivírus grátis para clientes MEO - Antivírus grátis para clientes TMN - Funcionalidades de Controlo Parental Bitdefender OUTRAS INFORMAÇÕES