ESTUDO DO SUBSISTEMA DE ENERGIA E POTÊNCIA PARA PEQUENOS SATÉLITES PARA POSTERIOR APLICAÇÃO AO NANOSATC-BR SICINPE 2008 INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola secundária Martins Sarmento
Advertisements

Vera Lúcia Lopes Vergas Fidalgo Sardo Escola Básica da Gafanha da Encarnação Gafanha da Encarnação - Aveiro 9º ano de escolaridade: Área de Projecto; Ciências.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO UltrasIDL Alunos: Bruno Chantre; Diogo Branco; Emanuel Rodrigues; João Oliveira; Ricardo.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS CÂMPUS DE BOTUCATU Departamento de Engenharia Rural Curso de Pós-Graduação em Energia.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
UFBA Universidade Federal da Bahia
Propagação de Ondas e Antenas
Ciência, Saúde e Esporte
Apresentação do projeto
A Demonstração do Valor Adicionado como Instrumento de Análise do Impacto Tributário para as Empresas do Setor Elétrico Rafael Borges Morch – Pesquisador.
Agrupamento de Escolas Diogo Cão
Satélites de Comunicação
[ ] Deivis Luis Marinoski, Eng. Civil.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do INPE Uma visão sobre as realizações entre 1995 e 2010 Comitê Interno - Gestão 2010/2011:
PROJETO E CONSTRUÇÃO DE MOTORES ROTATIVOS ULTRA-SÔNICOS DE
VidroFotovoltaico.
Div. Telecomunicações Energia Solar Fotovoltaica em Sistemas de Telecomunicações MAIO DE 2007 Apresentação: Roberto Basso Gazzana CEEE-GT.
Líder: Prof(a). Dr(a). Wanda Aparecida Machado Hoffmann - CECH – Departamento de Ciência da Informação Núcleo de Informação.
TÍTULO Nome do autor Aluno/professor da Faculdade São Marcos
Desenvolvimento das Energias Renováveis em Pato Branco
ENERGIAS RENOVÁVEIS A energia renovável é uma fonte de energia alternativa que pode ser indefinidamente utilizada e cuja produção e utilização não são.
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CepelApresentação Projeto META | Mar-2012 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica 14/05/2012 Projeto META TR.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba IV Mostra de Pesquisa e Extensão Título do projeto Coordenador: Bolsista(s) e voluntários.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO “T E A M L A M A S “ – ESCOLA SECUNDÁRIA MARIA LAMAS –TORRES NOVAS Professores : Arlindo.
Definição de Energia. Energia é tudo aquilo capaz de produzir calor, trabalho mecânico, luz, radiação etc. Em sentido geral, poderia ser definida como.
Sistemas trifásicos Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
AHMED, A. Eletrônica de Potência, Prentice-Hall, São Paulo, 2000
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO LemosMobile Alunos: André Santos, Bruno Almeida, João Marques, Jorge Garcia, Pedro Matos,
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
O POTENCIAL DOS SISTEMAS FOTOVOLTAICOS INTERLIGADOS À REDE ELÉTRICA EM ÁREAS URBANAS: DOIS ESTUDOS DE CASO Carolina da Silva Jardim, Eng. Civil
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NORTE – RS CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES Profa. Dra. Marta Cocco da Costa Profa.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Engenharia de.
Assimilação de Dados no Clima Espacial, Aplicações Estatísticas.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Agricultura de.
Eletrostática – Campo Elétrico continuação
ecoValsassina solar João Carlos Gomes Colégio Valsassina Lisboa
VICTOR PALMINHA + PEDRO AJUDA ESCOLA,2,3, D. FRANCISCO MANUEL DE MELO AMADORA - LISBOA 5º + 6º ANO MARCIANOS + BRAZINHA
Física Geral VI - Aula 1 - Apresentação da Disciplina 60 horas (2 vezes por semana - 15 semanas) FÍSICA GERAL VI APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA FÍSICA GERAL.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
Neste trabalho descreve-se a importância e a necessidade do desenvolvimento de equipamentos que facilitem e viabilizem a utilização da energia solar, ajudando.
UFRGS A utilização de Tecnologias de Internet na Educação à Distância: O Caso de uma disciplina de graduação da Escola de Administração da UFRGS Aluno:
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MG
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Psicologia Conceito.
GERADORES ELÉTRICOS Geração de Energia Prof. Wildson W de Aragão
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Agronomia – Agricultura.
Painéis fotovoltaicos Este tipo de sistema converte a luz do sol em energia elétrica Os painéis solares fotovoltaicos são dispositivos utilizados para.
DETERMINAÇÃO AUTOMÁTICA DA MATRIZ CARACTERÍSTICA DE UM SISTEMA RLC SÉRIE EM CASCATA E DE GRANDE PORTE PARA UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE REDUÇÃO DE ORDEM PET.
Neste trabalho descreve-se a importância e a necessidade do desenvolvimento de equipamentos que facilitem e viabilizem a utilização da energia solar, ajudando.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.
Objetivos 1.Realizar comunicação USB entre o MATLAB e o PIC18F4550; 2.Criar uma interface amigável que facilite a monitoração das principais variáveis.
Nome do aluno Nome do professor orientador
INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS – INPE/MCT CENTRO REGIONAL SUL DE PESQUISAS ESPACIAIS – CRS/CIE/INPE - MCT OBSERVATÓRIO ESPACIAL DO SUL – OES/CRS/CIE/INPE.
O POTENCIAL DOS SISTEMAS FOTOVOLTAICOS INTEGRADOS À EDIFICAÇÃO E INTERLIGADOS À REDE ELÉTRICA EM CENTROS URBANOS DO BRASIL:DOIS ESTUDOS DE CASO Isabel.
Missão Governamental à República Tcheca
Construção civil projeto, construção e administração de obras
METODOLOGIA PARA CÁLCULO DE GERAÇÃO FOTOVOLTAICA EM ÁREAS URBANAS Autor: Isabel Tourinho Salamoni Disciplina: Gerenciamento pelo Lado da Demanda Professor:
Modelo para Apresentação de Pôster para a Segunda Feira de Ciência - PFRH Nome do autor (aluno), Nome Orientador ( do autor, orientador) Curso.
AMPLIAÇÃO DO PROTÓTIPO DO TELESCÓPIO DETECTOR DE MUONS - TDM RAIOS CÓSMICOS DE ALTA ENERGIA – SICINPE 2008 INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS –
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE/MCT Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais – CRS/CIE/INPE – MCT Observatório Espacial do Sul – OES/CRS/CIE/INPE.
ESTUDO DA VELOCIDADE DE DERIVA ZONAL DAS IRREGULARIDADES IONOSFÉRICAS UTILIZANDO RECEPTORES ESPAÇADOS DE GPS E RECEPTORES VHF – SICINPE 2008 Lilian P.
Estudo das Marés Atmosféricas na alta atmosfera do sul brasileiro SICINPE 2008 Tiago D. dos Santos 1, Barclay R. Clemesha 2, Nelson J. Schuch 1. [1] Centro.
TÍTULO TAMANHO 50, NEGRITO AMORA DA SILVA MARIA LOPES Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Instituto Federal de Santa Catarina
ESTUDO DA ELETRODINÂMICA DA IONOSFERA BASEADO EM DADOS DE RADARES COERENTES E SONDADORES DIGITAIS – SICINPE 2008 Daroit, C. A. 1 ; Abdu, M. A. 2 ; Schuch,
ESTUDOS DE SPRITES E EVENTOS LUMINOSOS TRANSIENTES (TLES) – SICINPE 2008 INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS – INPE/MCT CENTRO REGIONAL SUL DE PESQUISAS.
23ª Jornada Acadêmica Integrada UFSM De 03 a 06 de novembro de 2008 INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS – INPE/MCT CENTRO REGIONAL SUL DE PESQUISAS.
VARIAÇÃO COM O CICLO SOLAR DAS PULSAÇÕES GEOMAGNÉTICAS DE PERÍODOS LONGOS (1,0 – 10 mHZ) NA REGIÃO DA ANOMALIA MAGNÉTICA DO ATLÂNTICO SUL – AMAS SICINPE.
Eduardo Ceretta Dalla Favera [1], Otavio Santos Cupertino Durão [2], Nelson Jorge Schuch [1]; [1] Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais – CRS/CIE/INPE.
Guilherme Grams1, Delano Gobbi2, Nelson J. Schuch1
Transcrição da apresentação:

ESTUDO DO SUBSISTEMA DE ENERGIA E POTÊNCIA PARA PEQUENOS SATÉLITES PARA POSTERIOR APLICAÇÃO AO NANOSATC-BR SICINPE 2008 INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS – INPE/MCT CENTRO REGIONAL SUL DE PESQUISAS ESPACIAIS – CRS/CIE/INPE - MCT OBSERVATÓRIO ESPACIAL DO SUL – OES/CRS/CIE/INPE – MCT UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA – UFSM CENTRO DE TECNOLOGIA – CT/UFSM LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS ESPACIAIS DE SANTA MARIA – LACESM/CT/UFSM Rafael Lopes Costa¹, Petrônio Noronha de Souza², Nelson Jorge Schuch¹ [1] Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais – CRS/CIE/INPE – MCT em parceria com o Laboratório de Ciências Espaciais de Santa Maria – LACESM/CT/UFSM, Santa Maria, RS. [2] Laboratório de Integração e Testes - LIT/INPE – MCT, São José dos Campos, SP.

INTRODUÇÃO Programas de pesquisas de Iniciação Científica e Tecnológica estão sendo desenvolvidos no Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais – CRS/CIE/INPE – MCT por alunos de graduação da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, com o apoio de engenheiros do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE/MCT, para a consolidação do projeto do um pequeno satélite da classe dos CubeSats, o NANOSATC-BR que será o primeiro satélite Brasileiro da classe. O presente trabalho concentra-se no Subsistema de Suprimento de Energia para o satélite NANOSATC-BR.

 São pequenos satélites da classe dos picosatélites;  Possuem formato cúbico com aresta de 10 cm e massa de até 1 kg; CUBESATS Fonte: Desenhado por PROCHNOW, S. L., Fonte:

CUBESATS  Baixo custo e rápida execução de projeto e construção;  São uma boa alternativa para missões com orçamento modesto;  Ótima ferramenta educativa. Fonte: Fonte:

SUBSISTEMA DE SUPRIMENTO DE ENERGIA Principais funções:  Geração de energia elétrica;  Armazenamento;  Distribuição e controle. Fonte:

GERAÇÃO DE ENERGIA O satélite produz energia elétrica útil para o satélite a partir da energia do Sol. Essa conversão geralmente é feita através de:  Geradores termoelétricos (TEGs) - Utiliza o efeito Seebeck; - Pouco aplicado em satélites. Fonte: Azeem, Dr. Irfan, “Solar Spectroscopy Satellite Solar Spectroscopy Satellite – S 3 Fonte:

GERAÇÃO DE ENERGIA  Painéis com células fotovoltaicas - Utiliza o efeito fotoelétrico; - Para aplicações espaciais são utilizadas células de tripla junção, com rendimentos de até 29%; - São fixados nas faces do satélite. Fonte: Fonte: Fonte:

GERAÇÃO DE ENERGIA  Considerando a radiação solar direta como sendo de aproximadamente 1360 W/m² pode-se calcular aproximadamente o quanto pode ser convertido para energia útil para o satélite se uma face estivesse completamente coberta por células solares (considerando 28% de eficiência): 13,6 W ≈ 3,8 W 28%

ARMAZENAMENTO DE ENERGIA A energia produzida que não for utilizada de imediato no satélite é armazenada em baterias recarregáveis.  Bateria Lítio-Íon (Li-ion) - Alta densidade e peso leve; - Vida longa; - Não tem problemas com o “efeito memória”; - Não apresenta boa performance em baixas temperaturas. Fonte:

AGRADECIMENTOS Gostaríamos de agradecer ao Programa PIBIC/INPE –CNPq/MCT pela aprovação do Projeto e à organização da JAI 2008 pela oportunidade de mostrar o trabalho desenvolvido. para contato: