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FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.

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1 FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo Garrett da Costa 2, Larissa Codeço Crespo 2 1 Colégio Estadual José do Patrocínio - Rua Cora de Alvarenga - Parque Leopoldina, Campos dos Goytacazes/RJ. mssdiz@yahoo.com.br 2 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – IFF. Rua Dr. Siqueira, 273 - Parque Dom Bosco - Campos dos Goytacazes/R J. INTRODUÇÃO A proposta do PIBID-Química do IF Fluminense está em consonância com as ideias vislumbradas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), bem como de suas orientações complementares, ao destacar a necessidade de que "o aluno reconheça e compreenda, de forma integrada e significativa, as transformações químicas que ocorrem nos processos naturais e tecnológicos em diferentes contextos (...) e suas relações com os sistemas produtivo, industrial e agrícola" (PCN+, 2002, p 87). Sendo assim, procura-se privilegiar as ações que favorecem a mudança de postura dos estudantes, para que os mesmos possam agir, interferir e questionar o universo a sua volta. OBJETIVO Aproximar os diversos atores do processo educativo, estimulando a participação ativa dos licenciandos no contexto da escola parceira, com foco na integralidade da formação docente. Além disso, busca- se integrar as ações do PIBID-Química com outros Projetos do IF Fluminense voltados aos temas de Meio Ambiente e Divulgação Científica (Sala Verde - IFF), Tutoria e Monitoria (Programa de Educação Tutorial/PET-IFF), Informática Educativa (Núcleo de Informática Educativa/NIE-IFF) e Experimentação (Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores/LIFE-IFF). A Figura 1 mostra as ações com outros projetos e colaboradores da instituição. AÇÕES DO PIBID-QUÍMICA NA ESCOLA PARCEIRA 1) Organização do Laboratório de Ciências da escola parceira visando o planejamento e execução de aulas experimentais (Figuras 2 e 3); 2) Organização do Laboratório de Informática visando o planejamento e a execução de ações na área de Informática Educativa (Projeto FAPERJ) (Figura 4); Figura 1: Parcerias no âmbito do PIBID-Química. 5) Realização de Feira de Ciências (Figura 7); 6) Realização de aulas de reforço (monitoria) e de aulas preparatórias para as provas do ENEM (Figura 8). 3) Realização de jogos didáticos como recurso para as aulas de química (Figura 5); 4) Realização de oficina de Combustíveis e oficina de Fotografia (Figura 6); Figura 5: Alunos participando do jogo “Bingo Atômico”. Figura 6: Câmaras de pinhole para a oficina de fotografia. CONCLUSÕES As experiências in loco vivenciadas pelos bolsistas do PIBID- Química no Colégio Estadual José do Patrocínio têm propiciado diversas reflexões teóricas que os levam a evoluir e a buscar uma maior integração entre teoria (abordada no curso de licenciatura) e prática docente. Sendo assim, no sentido de inserir os licenciandos no cotidiano da escola parceira, busca-se proporcionar-lhes o contato direto e constante com professores da educação básica e estudantes de ensino médio, por meio da realização de aulas de monitoria, aulas de campo, como também da participação em reuniões pedagógicas, conselhos de classe e projetos educacionais. Pretende-se, dessa forma, contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos futuros docentes, valorizando as atividades interdisciplinares com foco no estudo de temas como: meio ambiente, divulgação científica, informática educativa, jogos didáticos, atividades experimentais e educação em espaços não formais. Figura 8 Realização de aulas preparatórias para o ENEM. Figura 7: Participação na Feira de Ciências. REFERÊNCIA BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília: MEC; SEMTEC, 1999. BRASIL. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. PCN+: Ensino Médio – orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 2002. Agradecimentos: Figura 4: Organização do Laboratório de Informática. Figura 2: Realização de aulas experimentais de Química. Figura 3: Realização de aulas Experimentais no laboratório de Química


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