Domingo Sangrento. Introdução Um país: Rússia Aspetos Políticos: Monarquia absoluta A Rússia no início do século XX estendia-se desde a Europa de Leste.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A REVOLUÇÃO RUSSA.
Advertisements

Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
Os grandes espaços religiosos
A REVOLUÇÃO RUSSA Prof. Emerson Guimarães.
A REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
A Russia na primeira guerra mundial
Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
O mundo do ponto de vista de Moscou
REVOLUÇÃO RUSSA (XIX e início do século XX)
AS REVOLTAS DA PRIMEIRA REPÚBLICA
REVOLUÇÃO RUSSA - País gigantesco. SITUAÇÃO: - Rico em matéria-primas.
História das Cavernas ao terceiro milênio
REVOLUÇÃO RUSSA 1917 OUTUBRO VERMELHO.
Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
A REVOLUÇÃO RUSSA Temas de História.
Revolução Russa..
Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
Tema I: A Europa e o Mundo no limiar do século XX
O PERÍODO REGENCIAL 1831 – d. Pedro I abdica- vai para Portugal e deixa seu filho, Pedro de Alcântara, com 5 anos – este deveria assumir o trono.
Em Maio de 1968 a França mergulhou no caos: o protesto de amplos sectores da sociedade francesa contra a situação económica e social provocou graves confrontos.
Professor Fabio.
Da queda da monarquia à formação da URSS.
Transformar é possível....
A REVOLUÇÃO CHINESA 1949.
Irlanda do Norte e País Basco
POLÍTICAS DE MASSAS E REFORMAS SOCIAIS. COLÔMBIA.
É ai que vem o desenho. Eu vou escanealo com a inpressora
 T RANSFORMAÇÃO R ADICAL, R ÁPIDA E V IOLENTA.  R OMPIMENTO COM A ORDEM ESTABELECIDA.  A INVERSÃO DA H IERARQUIA.  D ESTRUIR PARA RECONSTRUIR. PORTANTO,
“ A Rússia na primeira guerra mundial “
Conjuntura económica e social_1
Revoluções do século XX (I)
Da queda da monarquia à formação da URSS.
Conceitos Históricos: socialismo, revolução
REVOLUÇÃO RUSSA.
Prof. Ruy Sérgio Incerti Júnior
Revolução Bolchevista Revolução Socialista
A RÚSSIA E A CEI.
Revolução Russa Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com.
A REVOLUÇÃO BOLCHEVIQUE
A Revolução Russa A Rússia Pré-Revolucionária Monarquia Absolutista
Revolução Russa Antecedentes Autocracia Czarista
Revolução Cubana Nathalia K. R Turma: 82 Número: 26.
CP1 – Liberdade Responsabilidade Democráticas
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA
Rússia- Pré revolucionária
Revolução Russa.
Revisão P3 História pontos importantes!
Revolução Russa Rússia.
Revolução Russa.
A REVOLUÇÃO RUSSA Uma revolução perdida.
A CRÍTICA AO CAPITALISMO Prof. Max DANTAS
REVOLUÇÃO RUSSA 1917
da 1.a República à ditadura militar
A REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
1960: China e URSS rompem relações
Cap. 7 – Totalitarismo na Europa e na Ásia
Da queda da monarquia à formação da URSS.
REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
Economia: Tipicamente agrária (85% da população vivia no campo
HISTÓRIA DO SINDICALISMO
GUERRAS E CRISES: MARCAS DO SÉCULO XX
Revolução Russa 1917 Prof. Alan. Antecedentes: Situação Social e Econômica 85 % da população vivia no campo A Rússia era dividida em Latifúndios (grande.
“paz, terra, pão, liberdade e trabalho”.
Prof. Luiz Felipe. Contexto da Rússia no inicio do século XX: Sociedade submetida a um Estado despótico (poder na mão do Czar com o apoio da Aristocracia);
Rússia e Europa Oriental
A Revolução Russa Rússia antes de 1905 Política=Império russo: várias nações - Governo autocrático – absoluto Economia=agrária-trabalho servil MAS,
PROLETARIADOS DE TUDO MUNDO, UNI-VOS!.  SOCIALISMO  SUBSTANTIVO MASCULINO  POL. DOUTRINA POLÍTICA E ECONÔMICA QUE PREGA A COLETIVIZAÇÃO DOS MEIOS DE.
R EVOLUÇÃO R USSA. Império Russo 170 milhões de pessoas. 50% pessoas de outras nacionalidades. Vasto território – da Europa a Ásia Opressão do Czar –
Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com 1.
Transcrição da apresentação:

Domingo Sangrento

Introdução Um país: Rússia Aspetos Políticos: Monarquia absoluta A Rússia no início do século XX estendia-se desde a Europa de Leste à Costa Oriental da Ásia, por um território de 22 milhões de Km2. Cerca de 170 milhões de habitantes, que englobava várias etnias (Eslavos, Mongóis, Arménios e Turcos, etc.) Um povo

Aspetos económicos A agricultura continuava a ser a base da vida económica, funcionando ainda num regime quase feudal. A industrialização concentrava-se apenas em alguns centros urbanos (Baku, Moscovo e S. Petersburgo). A sociedade russa apresentava profundas diferenças sociais: - A Igreja, a Coroa e a Aristocracia possuíam a maior parte das terras que eram trabalhadas por camponeses (80% da população). - Os operários, cerca de 3 milhões, levavam uma vida de miséria, recebendo baixos salários a troco de longas horas de trabalho. Aspetos Sociais

Janeiro de 1905 No domingo do dia 22 de janeiro de 1905, foi organizada uma manifestação pacífica e em marcha lenta, liderada pelo padre ortodoxo Gregori Gapone, com destino ao Palácio de inverno do czar Nicolau II, em São Petersburgo. Os manifestantes pretendiam entregar uma petição, assinada por cerca de 135 mil trabalhadores, reivindicando direitos ao povo, como a reforma agrária, a tolerância religiosa, o fim da censura e a presença de representantes do povo no governo.

Durante a caminhada eram cantadas músicas religiosas e também a canção nacional “Deus Salve o Czar”. No entanto, Sergei Alexandrovich, grão-duque, ordenou que a guarda do czar não permitisse que povo se aproximasse do palácio e ordenou-lhes que dispersassem a manifestação.

O povo não se mexeu. Então, a guarda, ao ver que não seria obedecida, disparou contra a multidão. A manifestação rapidamente se dispersou deixando centenas de mortos.

Conclusão Este episódio ficou conhecido como o Domingo Sangrento. O povo estava indignado com a atitude do czar que, até então, era visto com bons olhos por eles. A partir desse dia, muitos grupos sociais descontentes, iniciaram movimentos de protesto, cada um com os seus objectivos: - Trabalhadores, camponeses e forças armadas protestavam contra a economia e desigualdade; - Intelectuais e liberais contra os direitos civis e nacionalidades minoritárias contra a liberdade cultural e política.

Nos campos ocuparam terras (violência e incêndio), pilharam grandes propriedades, reivindicando o aluguer das mesmas a preços mais baixos. Pediam melhores salários e mais terras. Nas cidades, os trabalhadores fizeram greves, como instrumento de luta e as instituições académicas foram obrigadas a fechar, visto que os estudantes se juntaram à greve. A 13 de outubro, mais de 2 milhões de trabalhadores estavam em greve. Assim, o Domingo Sangrento, marcou o início de um movimento revolucionário, que conduziu à implementação de uma política comunista na URSS - dezembro de 1922.

Escola Básica e Secundária de Sever do Vouga Trabalho realizado por: Beatriz Coelho, 9ºA, nº4