ÁGUA REAGENTE NO LABORATÓRIO CLÍNICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tratamento de Água Filtração em Areia
Advertisements

Tratamento de Água Remoção de Fe e Mn
VOLUMETRIA.
Gestão de Recursos Hídricos
Padrões, calibradores e amostras controle
Oxidação através de H2O2/UV
Saneamento Básico COAGULAÇÃO
SERÁ QUE OS METAIS TAMBÉM REAGEM?
Operações de separação e purificação de compostos
ÁGUA.
PROF. VANEIR INOCÊNCIO BEZERRA (MESTRE EM CIÊNCIAS BIOMÉDICAS)
Tratamento de Água Desmineralização
QUÍMICA GERAL Aula 09 – SOLUÇÕES E REAÇÕES EM SOLUÇÃO AQUOSA
ETA da CABEÇA GORDA.
Reações de identificação dos cátions do grupo 1
Química –ENEM jozimar.com
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO POR MEMBRANAS
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Elementos do grupo 1 Usos e seus compostos.
Métodos de Purificação de Baixa Resolução
MEMBRANA CELULAR - Transporte
Métodos gerais de análise
Tratamento de Águas de Abastecimento
F o t o s s í n t e s e O2 CO2 açúcar Água + sais minerais.
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Sistemas de Separação por Membrana
Seminário de Química Reações em solução e estequiometria de soluções Elisa C Guida.
ESPECTROFOTOMETRIA CROMATOGRAFIA ELETROFORESE
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS
Controle da Qualidade em Microbiologia (parte II)
SISTEMAS DE TRATAMENTO/PURIFICAÇÃO DE AGUA
PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I
PALESTRANTE: CARLOS MARCIO SOARES ROCHA QUÍMICO INDUSTRIAL
Parâmetros de Caracterização da Qualidade das Águas
QUÍMICA.
Capítulo 17 Aspectos Adicionais dos Equilíbrios Aquosos
PRINCÍPIOS DA ANÁLISE VOLUMÉTRICA
REAÇÕES EM SOLUÇÕES AQUOSAS E ESTEQUIOMETRIA DE SOLUÇÕES
Centro Federal de Educação tecnológica de Minas gerais
Metais e Metalurgia Eric Alexsander Poscidônio de Souza Cléderson Vinícios Rosa
Processos Químicos Específicos e Tratamentos Terciários
Carina Schumann, Flávia Rodrigues de Souza, 13184
ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Funções da Química Inorgânica
Estações de Tratamento de Água
Metabolismo Nutricional
Determinação de Carboidratos em alimentos
Tecnologia Farmacêutica e de Cosméticos
Dissolução de cloreto de amónio e preparação de um refresco
MÉTODOS ANALÍTICOS OFF-LINE
Matéria Orgânica e Oxigênio Dissolvido.
Líquidos Não Estéreis Fabio Penariol Dourado
Parâmetros - Qualidade de Água
SEPARAÇÃO POR MEMBRANAS
PROCESSOS ENERGÉTICOS: FOTOSSÍNTESE E RESPIRAÇÃO
Substâncias Metálicas, iônicas e moleculares
TRATAMENTO DE ÁGUA.
Professor Otavio M. Neto
As Ligações Químicas.
Estequiometria de Reações Trata da interpretação quantitativa das substâncias participantes de uma reação química. Você precisará: Calcular a massa.
EXTRATO SECO E MATÉRIAS MINERAIS
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO POR MEMBRANAS
É aquela com nível de pureza necessária para a utilização
PHD 5750 – Tratamento avançado de águas de abastecimento
Docente: Josiane Dantas Costa
Tipos de água reagente Prof. Leonardo Sokolnik de Oliveira.
ÁGUA ÁGUA. MOLÉCULA DE ÁGUA Substância líquida que parece incolor a olho nu essencial a todas as formas de vida, composta por hidrogênio e oxigênio.
POTENCIOMETRIA EQUIPE:.
POTÁSSIO ESTADO NATURAL E OCORRÊNCIA.
Transcrição da apresentação:

ÁGUA REAGENTE NO LABORATÓRIO CLÍNICO

Água reagente no laboratório clínico Água de grau reagente (água pura); Processos de purificação: destilação e deionização (+ usado atualmente).

Especificações da NCCLS* para água com grau reagente Tipo I Tipo IIa Tipo IIb Tipo III Bactérias (UFC/mL) <10 10 100 - pH ND NM 5,0-8,0 Condutividade (Megaohm/cm) 1,0 0,1 Silicatos – mg/L 0,05 Partículas <0,02 µm Substâncias orgânicas ~ 0 * National Committee for Clinical Laboratory Standards

Parâmetros estabelecidos UFC/mL: usar cultura quantitativa pH: potenciômetro ou tiras Condutividade: condutivímetro Silicatos: fazer prova em branco para dosagem do fósforo; Partículas: filtrar em poro 0,2 µm Substâncias orgânicas: avaliar redução do permanganato; não armazenar a água purificada.

Aplicações da água de grau reagente Tipo I Tipo IIa Tipo IIb Tipo III Dosagem de traços de elementos Enzimologia Testes gerais de laboratório Corantes e colorações Preparação de meios de cultura Testes que requeiram máxima precisão e exatidão (HPLC) Microbiologia (sistemas não esterilizados) Limpeza geral da vidraria Preparação de calibradores e controles Reagentes sem preservativos Procedimentos qualitativos

Procedimentos para preparação da água com grau reagente Filtração: Pré-filtros: algodão ou vidro, removem 98% das partículas Carvão ativado: remoção de matéria orgânica e cloro Filtro sub-mícron: último estágio do sistema de purificação. Remove todas as partículas ou microrganismos maiores que 0,2 µm.

Filtro de carvão ativado sintetizado

Procedimentos para preparação da água com grau reagente 2. Destilação: Remoção de impurezas não voláteis; Ebulição vigorosa origina contaminação do destilado com sódio, potássio, manganês, sulfatos, carbonatos. Grande gasto de energia

Procedimentos para preparação da água com grau reagente 3. Deionização Remoção dos sais ionizados por meio de troca iônica. Baixo custo de manutenção e pouco consumo de energia elétrica. As colunas de troca iônica podem ser regeneradas.

As colunas podem conter trocadores de cátions, de ânions ou ambos (Resina Trocadora de Leito Misto). Reação típica da resina trocadora de cátions (RSO3)H + Na+ (RSO3)Na + H+ Reação típica da resina trocadora de ânions: (RNR3)OH + Cl- (RNR3)Cl + OH-

Procedimentos para preparação da água com grau reagente 4. Osmose Reversa Consiste na passagem da água por uma membrana filtro molecular. Remoção de 95 a 97% das substâncias orgânicas, bactérias e outras substâncias particuladas. Remoção de 90 a 97% dos minerais dissolvidos e ionizados.

PROCESSO DA OSMOSE REVERSA a água de alimentação é forçada a passar longitudinalmente pelo interior da membrana; a pressão aplicada faz com que parte da água atravesse as paredes porosas da membrana e saia purificada.

vasos de pressão tubulares, em série ou em paralelo, contendo as membranas de osmose reversa. as membranas são formadas por um conjunto de filtros semi-permeáveis, geralmente de poliamida com polisulfona, enroladas em forma de espiral. contém bomba de alta pressão para pressurizar a água para dentro dos vasos.

Eficiência dos Processos de Purificação da Água Sólidos Ionizados Gases Ionizados Matéria Orgânica Bactérias Partículas Destilação E/B P B E Deionização Osmose Reversa Carvão ativado E = Excelente B = Bom P = Pobre

Sistema eficiente e de baixo custo para uso no LAC Filtro inicial para reter partículas e bactéria; Filtro de carvão ativado para eliminar matéria orgânica; Sistema deionizador de leito misto para reter íons.

Recipientes para depositar água reagente Metálicos: aço, titânio ou pintura metálica. Cuidado para que não haja transferência de traços de metal para a água. Não metálicos: polipropileno, polietileno, fluoropolímeros (Teflon® ), e mais comumente, o PVC®. O NCCLS não recomenda depositar água reagente tipo I ou II , em frascos de PVC. Traços de contaminantes orgânicos e metálicos são extraídos pela água do PVC. É recomendado utilizar frascos de fluoropolímeros. De vidros: são inaceitáveis para estocar água reagente, pois transferem traços de chumbo, boro, sódio, arsênico e sílica, para a água reagente depositada. Nenhuma água reagente deve permanecer muito tempo estocada, pois todos os recipientes tendem a transferir algo para a mesma e causar contaminação bacteriana. 

Controle de Qualidade da Água Reagente Cloro erros de até 25% na dosagem de cloretos. Metais ativam ou inibem várias reações e podem interferir nas dosagens enzimáticas ou nas reações que utilizam enzimas. Na+ (1mg/L) 4,3 mEq/L na dosagem do íon. K+ (1mg/L) 2,5 mEq/L na dosagem do íon.

Controle de Qualidade da Água Reagente - Determinação da resistividade ou condutância: diariamente. - Teste de esterilidade, com contagem de colônias: semanalmente (água tipo I). - Determinação do pH a 25° C: quando necessário. Contaminação com matéria orgânica ou bactérias: alcalinidade da água. - Determinação da contaminação por substâncias orgânicas: quando necessário. - Determinação da sílica solúvel, como SiO2: quando necessário.

Controle de Qualidade da Água Reagente os registros que devem ser realizados com referência ao controle da qualidade da água reagente, assim como a periodicidade dos mesmos.

Água Mili-Q Compõe-se de uma série de estágios de purificação: Sistema de ultrapurificação de água (Milipore®) Compõe-se de uma série de estágios de purificação: Contaminantes orgânicos fotooxidação (irradiando-se a água com luz UV) formação de O3 a partir do O2 dissolvido oxidação de compostos orgânicos dissolvidos, convertendo-os CO2 o qual juntamente com ácido carbônico, íons carbonato e bicarbonato é removido por resinas de troca iônica, também existentes no sistema. Água tipo I Destruição de DNA (remoção de bactérias) Gera OH-

Água Mili-Q Espectrometria Absorção atómica Emissão atómica. Voltametria. Monit. TOC HPLC, IC, GC, Análise de TOC, Electroforese capilar, Toxicologia Monit. TOC Culturas de células vegetais, Electroforese Culturas de células animais e vegetais, Genómica, Proteómica.  Analise elementar de traços (PPT, PPQ) ICP-MS,