O Islamismo. Situação histórico-geográfica O Islão nasceu na Arábia no sec. VII d. C., baseado nos ensinamentos religiosos do profeta Maomé, registados.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O ISLÃ “A RELIGIÃO DE MAOMÉ’’.
Advertisements

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
O Fenômeno religioso Islã
A verdadeira história do Natal
JESUS ANUNCIA-NOS O REINO DE DEUS
CIVILIZAÇÃO MUÇULMANA
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
Árabes.
A Arábia e os árabes A península Arábica:
MECA Não USE o Mouse e CONECTE o ÁUDIO.
13 Dhu al-Qidah 1428 (23 Novembro de 2007).
Islamismo.
“Não há terra sem senhor nem senhor sem terra.”
O MUNDO MUÇULMANO EM EXPANSÃO
IDADE MÉDIA Capítulo 8.
Religiões Abraâmicas.
A Expansão Muçulmana Os Muçulmanos na Península Ibérica
A Ocupação Muçulmana.
Natal Natal História de Natal.
O Alcorão (do árabe al-qur'ãn, leitura) é a coletânea das revelações divinas recebidas por Maomé de 610 a 632. É dividido em 114 suras (capítulos), ordenadas.
CIVILIZAÇÃO ÁRABE O ISLAMISMO.
Império Islâmico Professor Romildo Tavares.
ISLAMISMO E.B 2/3 do Couto Mineiro
História da Cultura e das Artes
A verdadeira história do Natal
OS ÁRABES E O ISLAMISMO.
Professor Romildo Tavares
ISLAMISMO.
OS ÁRABES E O ISLAMISMO.
Quem era Elcana? (1 Samuel 1:1-3) 1 Samuel 1:8 H Elcana era um homem temente a Deus, anualmente fazia sacrifícios e atos de adoração ao Senhor tinha duas.
SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná.
“Então Jesus lhes disse: Como vocês demoram a entender e a crer em tudo o que os profetas disseram!” Lucas
A qual vaga você responderia?. Indústria automobilística tem 670 vagas de empregos para homens sem as duas pernas.
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
Temas: O que é história? e O tempo e a história Avaliação 1 – 13/03/2015 PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Compreender os diferentes tipos de fontes históricas.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
A EXPANSÃO MUÇULMANA A RELIGIÃO ISLÂMICA
7 DE MAIO DE 2016 O ministério do Filho do Homem Então, ele respondeu aos mensageiros: “Voltem e anunciem a João o que vocês viram e ouviram: os cegos.
Música: “Noche de vela” popular catalão Pedro Serra (gótico catalão)
Agrupamento de Escolas de Abrigada Islamismo. 01 definição islamismo Independentemente do que pensamos da religião, ela é uma realidade estruturante das.
A religião, segundo Rubem Alves Sociologia da Religião Júlio Paulo T. Zabatiero FUV
Estamos no primeiro domingo da QUARESMA, tempo sagrado para uma renovação interior como preparação para a grande festa da Páscoa. A Palavra de Deus.
As aplicações do Genius X. No cenário atual do mundo dos negócios e da vida de um modo geral a tecnologia está substituindo muitas funções que antigamente.
A Revelação de Deus Evangelho de João. A Revelação de Deus - Compreender que Cristo participou do ato original da criação. (Saber) - Refletir sobre a.
Escola Bíblica Dominical
A EXPANSÃO MUÇULMANA As três razões principais que levaram os muçulmanos a lançar- se à conquista de novos territórios: - A pobreza e o superpovoamento.
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
Os sete saberes necessários à educação do futuro
A NÚBIA E O REINO DE CUXE. NÚBIA, BERÇO DA CIVILIZAÇÃO NA ÁFRICA Situada a nordeste da África Serviu nos tempos antigos como elo entre povos da África.
TESTEMUNHAR RELAÇÕES RELAÇÕES PESSOAIS SINCERAS ACOLHEDORAS PACIENTES RECONCILIADORAS.
“Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo
Avanço Automático Toninho Vendramini Formatações.
TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: por um turismo mais solidário, menos perverso e mais justo.
FOUCAULT: REFLEXÕES SOBRE A CRISE NA MEDICINA. BREVE RESGATE HISTÓRICO O SURGIMENTO DO DIREITO À SAÚDE A SOMATOCRACIA.
OS MUÇULMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA
Preparemo-nos para “Ver salir la más grande Estrella”, música de Pau Casals MRegina.
Fundamentalismo Islamismo É uma ideologia política e religiosa fundamentalista que sustenta que o Islão não é apenas uma religião mas um sistema que também.
Catequese 3 A terra de Jesus.
CURSO DE DINÂMICA PARA LÍDERES FICHA DE INSCRIÇÃO – Favor preencher com letra legível Nome: ________________________________________________________Data.
e Espíritos Protetores
Doenças Auto imunes Trabalho realizado por: Disciplina : Biologia
Roteiro 1 Adoração: significado e objetivo
Vivemos numa sociedade globalizada, em que o dinheiro parece mandar em tudo e é procurado a qualquer custo. Para muita gente, ter dinheiro significa.
Arábia Saudita Discente: Izabella Estremote nº04 e Maria Eduarda Peralva nº07 Docente: Solange Satie Sakae.
Mundo árabe.
O Fenômeno religioso Islã
CIVILIZAÇÃO MUÇULMANA
O Islamismo.
Bem-aventurados os crentes, os que na oração são humildes, os que fogem da intriga, os que dão esmola […] Os que respeitam os seus contratos, os que.
Transcrição da apresentação:

O Islamismo

Situação histórico-geográfica O Islão nasceu na Arábia no sec. VII d. C., baseado nos ensinamentos religiosos do profeta Maomé, registados no Livro Sagrado, O Alcorão. O Islão nasceu na Arábia no sec. VII d. C., baseado nos ensinamentos religiosos do profeta Maomé, registados no Livro Sagrado, O Alcorão. Até Maomé, os árabes eram politeístas, adorando várias divindades. Até Maomé, os árabes eram politeístas, adorando várias divindades. Meca já era um centro de peregrinação. A Kaaba, onde se encontrava a Pedra Negra (provavelmente um meteorito) eram alvo de veneração. Meca já era um centro de peregrinação. A Kaaba, onde se encontrava a Pedra Negra (provavelmente um meteorito) eram alvo de veneração.

O Profeta Maomé –( d.C.) Maomé nasceu em Meca (Arábia Saudita) entre os anos 570 e 580 d.C. filho de pais pobres, ficou órfão muito cedo tendo de trabalhar como pastor. Entretanto entrou ao serviço de uma viúva rica, como condutor de camelos. Impressionada pela sua inteligência e beleza, casa com ele apesar de muito mais novo. A sua vida de comerciante rico alterou-se profundamente ao ser alvo de visões numa caverna perto de Meca, numa noite de 611. O próprio Anjo Gabriel, aparecendo-lhe numa nuvem de luz, anuncia- lhe que ele é o profeta de Allah (nome árabe de Deus). Maomé nasceu em Meca (Arábia Saudita) entre os anos 570 e 580 d.C. filho de pais pobres, ficou órfão muito cedo tendo de trabalhar como pastor. Entretanto entrou ao serviço de uma viúva rica, como condutor de camelos. Impressionada pela sua inteligência e beleza, casa com ele apesar de muito mais novo. A sua vida de comerciante rico alterou-se profundamente ao ser alvo de visões numa caverna perto de Meca, numa noite de 611. O próprio Anjo Gabriel, aparecendo-lhe numa nuvem de luz, anuncia- lhe que ele é o profeta de Allah (nome árabe de Deus). Iniciou então as suas pregações, as quais foram alvo de tremendas contestações por parte dos habitantes da sua terra natal. Prega contra o politeísmo e a idolatria. Iniciou então as suas pregações, as quais foram alvo de tremendas contestações por parte dos habitantes da sua terra natal. Prega contra o politeísmo e a idolatria.

Hégira -Início da era Muçulmana Fuga de Maomé de Meca para Medina. Fuga de Maomé de Meca para Medina. A esta fuga deu-se o nome de Hégira. Estávamos então no ano 622 d.C. Esta data constitui o início da contagem cronológica islâmica. Em Medina depressa se tornou importante a nível político, social, e militar. E em 630, conquistou pela força Meca, tendo-a reconhecido como lugar de peregrinação. A esta fuga deu-se o nome de Hégira. Estávamos então no ano 622 d.C. Esta data constitui o início da contagem cronológica islâmica. Em Medina depressa se tornou importante a nível político, social, e militar. E em 630, conquistou pela força Meca, tendo-a reconhecido como lugar de peregrinação.

Meca – local sagrado e de peregrinação.

O Islão no mundo

Princípios básicos do Islão O Islão assenta em seis crenças principais: 1. Ter fé em Alá, único Deus existente; 2. Acreditar nos Anjos, seres criados por Alá; 3. Acreditar no Alcorão como o derradeiro e completo Livro sagrado; 4. Acreditar nos vários profetas(Abraão,Moisés, Jesus e Maomé, o último e maior); 5. Acreditar no dia do Juízo Final; 6. Acreditar na predestinação.

Os cinco Pilares do Islão 1. Profissão de fé :“Não há outra divindade senão Allah e Maomé é o seu Profeta” («Lã ilãh illã'llah Mohammad rasoul Allãh»).

2 - oração - feita 5 vezes por dia, ajoelhando num tapete, voltado para Meca. (Antes do nascer do sol, ao meio-dia, à tarde, ao pôr – do - sol e à noite.

A oração é um acto de adoração a Allah. As roupas e o corpo devem estar limpos de todas as impurezas. Além disso, no homem, a parte do corpo entre o umbigo e os joelhos deve estar tapada e, na mulher, só as mãos e a cara poderão estar destapadas A oração é um acto de adoração a Allah. As roupas e o corpo devem estar limpos de todas as impurezas. Além disso, no homem, a parte do corpo entre o umbigo e os joelhos deve estar tapada e, na mulher, só as mãos e a cara poderão estar destapadas

3- Esmola islâmica (zakat) – é a quantia, em géneros ou em dinheiro, que o Muçulmano que possui meios deve distribuir entre os necessitados. O zakat é obrigatório para quem tem em seu poder, durante um ano, ouro com o peso mínimo de 88 gramas ou prata como peso mínimo de 612 gramas.

4- Jejum do Ramadão É o acto de se abster de comer, beber, fumar, etc. durante um mês, desde o nascer até ao pôr do sol. Estão dispensadas as crianças, os dementes, os inválidos, os idosos e os fracos. O viajante, o doente ou a mulher que amamenta, podem adiar este jejum. É feito no mês de Ramadão, mês em que Allah revelou o Alcorão. É o acto de se abster de comer, beber, fumar, etc. durante um mês, desde o nascer até ao pôr do sol. Estão dispensadas as crianças, os dementes, os inválidos, os idosos e os fracos. O viajante, o doente ou a mulher que amamenta, podem adiar este jejum. É feito no mês de Ramadão, mês em que Allah revelou o Alcorão.

No fim do Ramadão fazem uma grande festa. As casas são decoradas, visitam-se os familiares e agradece-se a Deus a força que lhes foi concedida para levar a cabo o jejum. As casas são decoradas, visitam-se os familiares e agradece-se a Deus a força que lhes foi concedida para levar a cabo o jejum. As festividades servem também para o perdão e a reconciliação entre pessoas desavindas. As festividades servem também para o perdão e a reconciliação entre pessoas desavindas.

5- Peregrinação a Meca - Deve fazer-se uma vez na vida, se as circunstâncias o permitirem, isto é, se estiverem em condições físicas e materiais para empreenderem a viagem. Lá, devem dar sete voltas à Kaaba. - Deve fazer-se uma vez na vida, se as circunstâncias o permitirem, isto é, se estiverem em condições físicas e materiais para empreenderem a viagem. Lá, devem dar sete voltas à Kaaba.

Livro Sagrado - Alcorão

Local de culto- Mesquita Dia de culto – Sexta - Feira

Mesquita de Lisboa

Sala de orações

Local do Imam

Sala de culto das mulheres

Calendário Islâmico