Arte Bizantina A denominação bizantina deriva de Bizâncio, antiga e grandiosa cidade grega situada no estreito de Bósforo (passagem que liga a Ásia a Europa),

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ARTE BIZANTINA.
Advertisements

IMPÉRIO BIZANTINO e ISLÂMICO
ARTE ROMÂNICA.
Arte gótica Renascimento Barroco
Igreja de Santa Sabina.
Maravilhas do Mundo Antigo Trabalho realizado por :
IMPÉRIO BIZANTINO.
CULTURA MEDIEVAL As construções que mais representam o período medieval são: As catedrais Os castelos A Igreja nessa época possuía grande influência na.
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
Idade MÉDIA Queda do Império Romano do Ocidente e do Oriente – ( ).
CIVILIZAÇÃO BIZANTINA
Arte Paleocristã.
ARTE BIZANTINA E IDADE MÉDIA.
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
ARTE BIZANTINA 6º ANO REYNALDO MASSI. O que significa a palavra BIZANTINA ? BIZANTINA vem de Bizâncio, nome de uma cidade Grega, depois batizada por Constantinopla.
1 – O IMPÉRIO BIZANTINO: Império Romano do Oriente ou Império Grego.
Império Bizantino.
ARTE BIZANTINA.
A arte do antigo Egito Baixo relevo de Hathor e do Faraó Seti I.
AS CAVERNAS DE AJANTA INDIA.
A ARTE MEDIEVAL ROMÂNICO E O GÓTICO COLÉGIO SALESIANO
HISTÓRIA DA ARTE Prof.Overlane Especialista em História das Artes e
Uma arte que expressa riqueza e poder
Império Bizantino (335 – 1453).
Arte Bizantina.
Arte Medieval.
Arte na Idade Média Séc. V ao séc. XV.
Arte Bizantina.
Uma arte que expressa riqueza e poder
ARQUITETURA BIZANTINA
CIVILIZAÇÃO BIZANTINA
Arte Romana.
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ- CEAP DISCIPLINA: HISTORIA DA ARTE PROFESSORA: ELANE CARNEIRO DE ALBUQUERQUE ACADÊMICOS: JOSE RAIMUNDO BARBOSA FREITAS.
Arte Gótica.
Comunicação, Arte e Cultura
Arte Bizantina.
“O Império Romano do Oriente”
Império Bizantino (335 – 1453) 13/04/2017
Enquanto isso, no Oriente....
IMPÉRIO BIZANTINO 14/04/2017
OU IMPÉRIO ROMANO DO ORIENTE Professora Vanessa Martins
IMPÉRIO BIZANTINO Império Romano do Oriente Origens:
Arquitetura Bizantina e paleo-cristã A conquista da planta quadrada com cúpula circular O primeiro problema foi colocada pelos romanos: ao desenvolverem.
HISTÓRIA DA ARTE.
CULTURA MEDIEVAL As construções que mais representam o período medieval são: As catedrais Os castelos A Igreja nessa época possuía grande influência na.
ARTE MEDIEVAL E RENASCENÇA
Idade Média: Povos Europeus e o início da era Cristã
Arte Romana.
Barroco no Brasil Alunas: Bruna Torres - 02 Daniela Fadul - 21
CAPÍTULO 11 O BARROCO NO BRASIL.
Arte Grega Trabalho realizado por: Cristiana Araújo Turma:10º12
Arte Paleocristã Arte Bizantina.
Disciplina de Artes Ensino Médio Profª Katiuscia
Arte Bizantina Nomes: Ana Luiza, Ágatha, Carolina, Eduarda, Fernanda, Gabriela, Kimberly, Laís, Manuela, Maria Eduarda, Natalia Maggi, Renata e Roberta.
ARTE PALEOCRISTÃ.
Império Bizantino Nome dado a porção oriental do Império Romano, quando este foi dividido em dois no final do século IV.
ARTE ROMANA ARQUITETURA.
Santo Apolinário, mosaico do século VI, Ravena - Itália
MOSAICOS ARTE BIZANTINA Disciplina: Metodologia do ensino de Arte
ARTE GÓTICA.
PROGRAMA I ETAPA 7º ANO Capítulo 1 – O Império Bizantino
1 – O IMPÉRIO BIZANTINO: Império Romano do Oriente ou Império Grego.
Arte Romana.
A Arte Bizantina.
História da arte: breves considerações
ARTES VISUAIS PROF.: ANDERSON MORAES.
Arte bizantina – mosaico
ARTE BIZANTINA A arte bizantina está dirigida pela religião, ao clero cabia, além das suas funções, organizar também as artes, tornando os artistas meros.
ARTE GÓTICA.
A palavra mosaico origina-se do termo “mosaicon” que significa “musa”, algumas fontes traduzem como “paciência das musas”. Esta arte teve origem nas antigas.
Transcrição da apresentação:

Arte Bizantina A denominação bizantina deriva de Bizâncio, antiga e grandiosa cidade grega situada no estreito de Bósforo (passagem que liga a Ásia a Europa), e que se tornou sede do império romano com o nome de Constantinopla, hoje Istambul. O mais importante dos imperadores bizantinos foi Justiniano (527 – 565 d. C.). Seu governo foi marcado por lutas sociais mas também pela arte e pela cultura. Os imperadores eram representantes de Deus na terra. Portanto, são comuns desenhos que mostram o imperador com a auréola sobre a cabeça.

Arte Bizantina destaca-se na arquitetura sacra e nos mosaicos O edifício típico da arquitetura bizantina era a igreja, mas construíram também teatros, termas, hipódromos e palácios. Igreja de Santa Sofia, conhecida como sagrada sabedoria: seu plano é clássico, o da velha basílica de cúpula. A arquitetura monumental bizantina, obedece em suntuosidade, a uma ordem construtiva que favorece a riqueza de detalhes em seu interior. Tem forma de um vasto retângulo de 77 metros de comprimento por 72 de largura, e o centro da nave central é coberto por uma imensa cúpula de 55 metros, apoiada em 4 arcos plenos.

Igreja Santa Sofia - Istambul

Igreja Santa Sofia – Istambul Interior

Igreja Santa Sofia – Istambul As paredes são revestidas por placas de mármore multicoloridas, as colunas são de mármore verde ou de porfírio (púrpura) e os capitéis, as arcadas e as cornijas (parte superior que serve de arremate a fachadas ocultando o telhado) são esculpidas também em mármore parecendo rendas. As abóbodas são recobertas de mosaicos de fundo de ouro, enquanto o trono onde se sentou o patriarca é de prata e ouro. Há uma enorme quantidade de lâmpadas e candelabros que permitem iluminar a igreja tanto de noite como de dia.

Santo Apolinário, mosaico do século VI, Ravena - Itália Basílica de Santo Apolinário, mosaico do século VI, Ravena - Itália

Mosaico – Arte bastante expressiva entre os bizantinos Mosaico é a arte de produzir desenhos utilizando-se pequenos fragmentos de pedra ou vidro colorido, tendo como orientação um desenho antes elaborado. Os bizantinos uniam esses pedaços com uma mistura de cal, areia e óleo. Gostavam de usar o fundo dourado e sobre ele as figuras em posição frontal, ricas em detalhes, vestes preciosas, místicas e irreais, mas, as vezes, extremamente realista nas particularidades.

Os mosaicos adornam o interior dos edifícios religiosos Os mosaicos adornam o interior dos edifícios religiosos. O tema predominante é portanto, sempre religioso, envolvendo Cristo, a Virgem e os Santos mudando apenas a iconografia circundante. No mausoléu da Galla Placídia, Ravena, vemos no seu interior o pastor, a cruz grega e as ovelhas. O pastor representa Cristo, e se encontra em meio a paisagem natural sentado sobre uma pedra, acariciando a cara de uma ovelha. Há um grande naturalismo nas posições das ovelhas, no claro – escuro das figuras e na profundidade espacial do mosaico.

O Bom Pastor. Mausoléu de Galla Placídia - Ravena

Além da figura de Cristo, aparecem muitos mosaicos com a figura do imperador Justiniano, da imperatriz Teodora e sua corte. No rígido código bizantino Cristo está sempre na cúpula, a Virgem sempre na abside (arco ou abóboda) e os Santos ao longo da nave da basílica.

O imperador Justiniano e sua corte – Basílica de São Vitale – Sec. VI

Atividade Prática Realizar colagem mosaico em folha de papel Canson A4 com margem, utilizando pequenas formas recortadas em papéis coloridos – Entregar sem falta dia 18/04.