“ O EGITO É UMA DÁDIVA DO NILO” HERÓDOTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Quem foram os Maias?.
Advertisements

CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA A RIQUEZA DO NILO.
O EGITO ANTIGO.
AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES ORIENTAIS
Localização Geográfica
A Antiguidade Oriental
Prof. MSc. Wilson de Oliveira Neto
O EGITO ANTIGO “ A DÁDIVA DO NILO ”.
O império Persa.
Aula de História EGITO ANTIGO Profº Sérgio Augusto.
Paleolitico. O Paleolítico (pedra antiga), também conhecido como Idade da Pedra Lascada, refere-se ao período pré- histórico que vai de cerca de 2,5.
EGITO ANTIGO.
Egito Antigo Profº paulo Henrique
ANTIGO EGITO.
Egito Antigo.
Civilização do crescente fértil- MESOPOTAMIA essa região recebeu o nome de Crescente Fértil, porque a área que vai do Rio Nilo até o Golfo Pérsico, passando.
Prof. Jeferson C. de Souza
Egito – terra dos deuses
Passado e Presente Antigo Egito foi uma civilização da antiguidade oriental do Norte da África, concentrada ao longo ao curso inferior do rio Nilo, no.
CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA A RIQUEZA DO NILO.
CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA Aula 01
MESOPOTÂMIA E EGITO PAULA GRACIELE CARNEIRO  .
O RIO NILO.
TEMA DA AULA.
A CIVILIZAÇÃO DOS HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS
Unidade II – As civilizações Antigas do Oriente
Egito.
MESOPOTÂMIA.
Antiguidade Oriental.
HISTÓRIA PROFESSORA: ROSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA
Geografia Bíblica Um Panorama das Terras Bíblicas.
Egito.
Geografia Bíblica Um Panorama das Terras Bíblicas. Unidade III.
Colégio da Policia Militar 1° ano Aula: Historia e Geografia
Colégio da Polícia Militar – Cruz Azul Eduarda Damascena nº3 1º ano
Grécia Revista Eletrônica Nome:Isabelle Sobral Professor: Arthur Costa
Núbia, berço da Civilização na África.
Escola Secundária Antero de Quental 2010/2011 Língua Portuguesa, 8.º ano Antigo Egipto Elaborado por: Mariana Barreira Pavão 8.ºD, n.º
Grécia principais características
IMPÉRIO TEOCRÁTICO DE REGADIO
Passado e Presente Antigo Egito foi uma civilização da antiguidade oriental do Norte da África, concentrada ao longo ao curso inferior do rio Nilo, no.
ÁFRICA O continente africano com 30 milhões de km² é formados por 53 países independentes onde os limites do continente são: Mar Mediterrâneo (Norte),
Geografia Bíblica Um Panorama das Terras Bíblicas. Unidade II.
Revista Eletrônica Trabalho apresentado ao prof. Arthur e Ailton na disciplina de Historia e Geografia.
Ensino Médio 3ª Série..
AS CIVILIZAÇÕES DOS GRANDES RIOS EGIPTO E A LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
QUESTÕES DE VESTIBULAR - PERSAS
CIVILIZAÇÕES DO EXTREMO ORIENTE
Hebreus.
EGITO ANTIGO PROF. SILVIA REGINA.
CP1 – Liberdade Responsabilidade Democráticas
Hebreus Egito.
HEBREUS: Geografia: ocuparam a maior parte da Palestina composta por terras áridas, com um pequeno vale fértil junto ao Rio Jordão. Origens: eram pastores.
1- Características físicas:
ANTIGUIDADE ORIENTAL.
Berço das primeiras civilizações; Atual Iraque até Egito;
E G I T O A N T I G O.
EGITO ANTIGO.
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
Prof. Luis Marques 6º ANO A/B.
Prof. Susan Brodhage Sant ´Anna
O Império Romano.
GRÉCIA.
IMPÉRIO TEOCRÁTICO DE REGADIO
Capítulo 3. Formação dos Grandes Impérios do Oriente Próximo (Oriente Médio) ∆Egito ∆ Egito ∆ Mesopotâmia ∆Persas – Hebreus - Fenícios ∆ Persas – Hebreus.
ANTIGO EGITO. Localização A civilização egípcia desenvolveu-se a partir de a.C. e durou cerca de anos. Inicialmente o Egito era constituído.
Antiguidade Oriental: Egito e Mesopotâmia Prof. Alan.
A Antiguidade Oriental: O Egito Antigo
Analisar as propostas teóricas do pesquisador Cheikh Anta Diop acerca da origem e diversidade cultural, o problema das fronteiras e das políticas administrativas.
Transcrição da apresentação:

“ O EGITO É UMA DÁDIVA DO NILO” HERÓDOTO EGITO ANTIGO “ O EGITO É UMA DÁDIVA DO NILO” HERÓDOTO

As três pirâmides de Gizé – Quéops, Quéfren e Miquerinos

MESQUITA DO CAIRO- EGITO

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA O território egípcio, situado ao norte de uma vasta região árida do continente africano, possui características de clima desértico, com chuvas escassas e consideráveis diferenças de temperatura entre o dia e a noite. O vento seco do deserto, o khamsin, sopra entre março e junho, provocando tempestades de poeira e areia. Esse vento se origina de correntes tropicais procedentes do sul e é determinado pelas influências do sistema de baixas pressões do Sudão. http://arkatravel.com/portfolio-slug/egito/

LOCALIZAÇÃO E CARACTERÍSTICAS Berço de uma das civilizações mais antigas do mundo, o Egito representa papel estratégico para a paz mundial no cenário contemporâneo do Oriente Médio. O Egito ocupa um território de forma retangular, situado no nordeste do continente africano, com uma área de 1.002.000km2, dos quais apenas 35.500km2 são habitáveis. FONTE:http://arkatravel.com/portfolio-slug/egito/

LOCALIZAÇÃO E CARACTERÍSTICAS Limita-se ao norte com o mar Mediterrâneo, a oeste com a Líbia, ao sul com o Sudão, a leste com Israel, o golfo de Aqaba e o mar Vermelho. O mar Mediterrâneo banha as costas setentrionais, onde se abre o delta do Nilo; o mar Vermelho costeia o litoral oriental. O canal de Suez liga ambos os mares e separa a África da Ásia. http://arkatravel.com/portfolio-slug/egito/

BREVE HISTÓRICO A civilização egípcia se aglutinou por volta do ano 3.150 a.C. com a unificação política do Alto e Baixo Egito, sob o primeiro faraó Narmer, e se desenvolveu ao longo dos três milênios seguintes. Sua história desenvolveu-se ao longo de três grandes reinos marcados pela estabilidade política, prosperidade econômica e florescimento artístico, separados por períodos de relativa instabilidade conhecidos como Períodos Intermediários. 

BREVE HISTÓRICO O Egito Antigo atingiu o seu auge durante o Império Novo, uma era cosmopolita durante a qual o Egito dominou, graças às campanhas militares do faraó Tutmés III, uma área que se estendia desde a Núbia, entre a quarta e quinta cataratas do rio Nilo, até ao rio Eufrates, tendo após esta fase entrado em um período de lento declínio.

BREVE HISTÓRICO O Egito foi conquistado por uma sucessão de potências estrangeiras em sua reta final. O governo dos faraós terminou oficialmente em 31 a.C., quando o Egito caiu sob o domínio do Império Romano e se tornou uma província, após a derrota da rainha Cleópatra VII na famosa Batalha de Ácio.

ESFINGE DE GIZÉ

EGITO E SUAS MARAVILHAS

TEMPLO EGÍPCIO

TEMPLO DE KARNAK

TEMPLO DE KARNAK 2

TEMPLO DE KARNAK 3

SUCESSO EGÍPCIO O sucesso da antiga civilização egípcia foi propiciada em parte por sua capacidade de se adaptar às condições climáticas do Vale do Nilo. A inundação previsível e a irrigação controlada do vale fértil produziam excelentes colheitas, o que alimentou o desenvolvimento social e cultural.

Com recursos de sobra, o governo patrocinou a exploração mineral do vale e nas regiões do deserto ao redor, o desenvolvimento inicial de um sistema de escrita independente, a organização de construções coletivas e projetos de agricultura, o comércio com regiões vizinhas, e campanhas militares para derrotar os inimigos estrangeiros e afirmar o domínio egípcio. 

Motivar e organizar estas atividades foi uma tarefa burocrática dos escribas de elite, dos líderes religiosos, e dos administradores sob o controle de um faraó que garantiu a cooperação e a unidade do povo egípcio, no âmbito de um elaborado sistema de crenças religiosas.

PERIODIZAÇÃO HISTÓRICA Os historiadores dividem a história egípcia em vários períodos, baseando-se em dois critérios. O primeiro fundamenta-se nos escritos de Maneton, um sacerdote egípcio do século III a.C., autor de uma história do Egito, na qual dividia os soberanos egípcios em trinta dinastias. A outra habitual divisão é em três períodos principais, os denominados "impérios" que correspondem a épocas de prosperidade, intercalados por três períodos de decadência social, cultural e política, conhecidos como "períodos intermediários". A estes seis períodos juntam-se o período pré-dinástico (anterior ao surgimento das dinastias) e protodinástico, o período tardio (ou época baixa) e por fim a era greco-romana.