Conquista e Formação Territorial do Brasil Colonial Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Disciplina: História do.

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Transcrição da apresentação:

Conquista e Formação Territorial do Brasil Colonial Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Disciplina: História do RN Professora: Débora Loane do Amaral e Souza

Vista Aérea de um canavial no Brasil (Disponível em: Acesso em: 14 Out Leitura de Imagens Acampamento do MST em São Paulo do Potengi (Disponível em: Acesso em: 14 Out. 2012)

Comunidade Quilombola (Disponível em: Acesso em: 14 Out Leitura de Imagens Indígenas no Supremo Trbunal Federal (Disponível em: Acesso em: 14 Out. 2012)

Conceitos Descobrir: Conquistar: 1. Tirar cobertura que ocultava, deixando à vista. 2. Deixar ver; mostrar. 3. Encontrar pela primeira vez. 1. Submeter pela força de armas; vencer.

O Início da Conquista... Período Pré-Colonial ( ): Postura de Portugal: Relativo abandono do território Expedições (reconhecimento) Primeiros habitantes do Brasil: Índios: Escambo Mão-de-Obra

A Colonização Colonizar é preciso... Assédio dos franceses ao litoral Expedições guarda-costas Fundação de vilas (São Vicente, SP) Portugal em crise

As Capitanias Hereditárias Consistia em dividir um território em grandes extensões de terra a conceder a particulares – os capitães donatários – o direito de explorá- las. Disponível em: Acesso em: 14 Out. 2012

As Capitanias Hereditárias A cana-de-açúcar: Sesmarias Plantation: grande lavoura caracterizada pelo latifúndio, monocultura, mão-de-obra escrava e produção voltada para o mercado externo. Tráfico Negreiro.

As Capitanias Hereditárias Causas do fracasso do sistema de capitanias: A grande extensão de terra; A difícil comunicação com Portugal e entre as próprias capitanias; Os ataques indígenas; O poder disperso entre os donatários; A falta de recursos dos donatários; A falta de financiamento por parte do rei;

O Governo-Geral e os Jesuítas Centralização do poder (governadores- gerais): Catequização indígena; Violência. Jesuítas: Penetração no sertão (interior); Catequização de crianças; Missões, aldeamentos ou reduções; Desintegração da sociedade indígena; Doenças.

Os Indígenas no RN Os Indígenas no território: Tupis (faixa literânea) Jês (região central) Nuaruaques (Ilha de Marajó) Caraíbas (Rio Amazonas) No Rio Grande do Norte: Potiguares Tapuias (“Bárbaros”) Cariris (Serra da Borborema) Tarairiou (Rio Grande e Cunhaú) Canindés (Sertão do Acauã ou Seridó)

A Demarcação de Terras Hoje Fundação Nacional do Indio – FUNAI: Órgão federal responsável pelo estabelecimento e execução da política indigenista brasileira em cumprimento ao que determina a Constituição Federal Brasileira de Os índios hoje: Compõem 0,4% da população, segundo senso de 2010, somando 817 mil índios. Violência; Invasão de terras; Preconceitos.

Cara de Índio (Djavan) Índio cara pálida, cara de índio. Índio cara pálida, cara de índio. Sua ação é válida, meu caro índio. Sua ação é válida, válida ao índio. Nessa terra tudo dá, terra de índio. Nessa terra tudo dá, não para o índio. Quando alguém puder plantar, quem sabe índio. Quando alguém puder plantar, não é índio. Índio quer se nomear, nome de índio Índio quer se nomear, duvido índio.. Isso pode demorar, te cuida índio. Isso pode demorar, coisa de índio. Índio sua pipoca, tá pouca índio. Índio quer pipoca, te toca índio. Se o índio se tocar, touca de índio. Se o índio toca, não chove índio. Se quer abrir a boca, pra sorrir índio. Se quer abrir a boca, na toca índio. A minha também tá pouca, cota de índio. Apesar da minha roupa, também sou índio.

Bibliografia Básica: SERIACOPI, Gislane Campos Azevedo; SERIACOPI, Reinaldo. História. 1.ed. São Paulo: Ática, (Vol. Único). VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo. História para o ensino médio: história geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, (Série Parâmetros – Vol. Único). FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO. Disponível em: Acesso em: 15 de Out

Bibliografia Complementar: GUIMARÃES, Alberto Passos. Quatro séculos de latifúndio. São Paulo: Fulgor, LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.