Universidade Federal do Espírito Santo - UFES Laboratório de Computação de Alto Desempenho - LCAD Banco de Registradores e ALU Prof. Alberto F. De Souza.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À LÓGICA DIGITAL
Advertisements

Arquitetura e organização de computadores
Sistemas Digitais Projeto RTL – Unidade de Execução
Unidades de Execução e de Controle Sistemas Digitais.
Exemplo de arquitetura registrador-registrador- MIPS
Processador Fluxo de Dados e Controle
Introdução a circuitos lógicos
Joao Cláudio Soares Otero
Fundamentos do Projeto Lógico
Silvane Gonçalves Analista de Sistemas
Funcionamento básico de um computador
GSI008 – Sistemas Digitais
Usando Microsoft Access 2010
Infra-Estrutura de Hardware
Processamento de dados na UCP e memória UCP
Capítulo 5 Structures. A - Sequence E - Formula Node B - Case F - Variável Global C - For Loop G - Variável Local D - While Loop ABCD FG E.
Microsoft Access: Criar relatórios para um novo banco de dados
Turmas A e B SEGUNDO BIMESTRE MATERIAL PARA ESTUDO
Parte 3 Seção de Dados e Unidade de Controle
Software Básico Introdução à Organização de Computadores Capítulo 1 Mitsuo Takaki
Aula 1 Eletrônica Digital Codificadores/Decodificadores e Multiplexadores/Demultiplexadores Prof. Wanderley.
Prof. André Luis Roland Tancredo Engenheiro da Computação e Pesquisador em Desenvolvimento Tecnológico para Semicondutores pelo CNPq Especialista em Microeletrônica.
Trabalho Calculadora Giovanni Camargo Silva. Desenvolver uma calculadora Modelar primeiramente interface Desenvolver os métodos que executam as operações.
Programação para Web I AULA 2 BANCO DE DADOS.
Registradores Prof.: José Mauricio Neto
Organização de Computadores Implementação da UCP Construção do caminho de dados Controle Implementação monociclo.
José Antônio da cunha IFRN Administração de Banco de Dados.
Clique em Espere carregar a página. Na parte inferior branca, selecione o idioma português e depois clique no botão amarelo.
Aula 01 Conhecendo o Computador Prof. Filipe Mutz.
M ICROSOFT W ORD 2007 C OMANDOS Disciplina - Intermática Prof.ª Andréia Vieira do Nascimento.
Somadores e Multiplicadores
Guia de Referência para Fornecedores Visão Fornecedor.
Base de dados Iniciantes APOIO VOLUNTARIO PARTILHADO Orientador- Victor Passos.
Universidade Federal do Espírito Santo - UFES Laboratório de Computação de Alto Desempenho - LCAD Introdução ao Logisim Prof. Alberto F. De Souza LCAD/DI/UFES.
Glossário Autor: Skyup Informática. Atividade - Glossário A atividade glossário permite que o administrador crie páginas de definições, um dicionário.
Conhecendo o Tutorial support.ebsco.com. EBSCOhost é uma poderosa ferramenta de referência online que oferece uma variedade de bases de dados de texto.
GRASP: Projeto de Objetos com Responsabilidade. 2 Pauta Responsabilidades e métodos Responsabilidades e métodos Padrões Padrões GRASP: Padrões e princípios.
C suporta algumas Constantes de caráteres especiais de barra invertida (backslash) que são usados em funções de saída. Constantes de caráteres especiais.
Codificadores e Decodificadores Prof. Lucas Santos Pereira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE SERIDÓ – CERES DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS CAMPUS DE CURRAIS NOVOS.
Trabalho realizado por: Maria José Costa Nº: 11 Ano: 9º Turma: 8 Agrupamento de Escolas De Lamaçães CEF Operador de Informática.
Lógica Programável e VHDL Prof. Marcio Cunha Aula 05 – Projeto RTL.
TRABALHO AVALIATIVO ALUNO: FRANCISCO HELIÉSUS DE MEDEIROS MATÉRIA: ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES.
CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA INSTRUTORA: JOSILENE BRAGA
Informática Industrial N8INF Prof. Dr. Cesar da Costa 4.a Aula: Rede ModBus.
Construção de Via de dados Trabalho Avaliativo do Primeiro Bimestre. Marcos André de Sena Silva.
Prof. João Ricardo Andrêo Programação p/ INTERNET - HTML 2/6/ :22 1 Neste exercício vamos testar os diversos tipos de links comentados. Para isso.
Programação p/ INTERNET - HTML Prof. João Ricardo Andrêo 2/6/ :46 1 TABELAS A TAG é utilizada para apresentação de dados no formato de tabelas (apresentação.
Normalização (4FN) Na literatura aparecem outras formas normais, como a forma normal de Boyce/Codd, a 4FN e a 5FN. Destas a única que tem importância na.
Prof. Marcio Cunha Aula 06 – Projeto de Circuitos Combinacionais
Lição (Editando Lição) Autor: Skyup Informática. Lição – Página Principal Assim que for concluída a criação do módulo e a adição de suas configurações.
Projeto de Circuitos Integrados Semidedicados Prof. Marcio Cunha Aula 02 – Arquiteturas de Sistemas Digitais.
Circuitos Digitais Multiplexador (MUX) e Demultiplexador (DEMUX)
Estrutura do computador
Lógica de Programação Aula 08 Prof. Marcelo Marcony.
INE5408 Estruturas de Dados Árvores Rubro- Características Algoritmos.
INE5408 Estruturas de Dados Estruturas de Dados básicas utilizando Vetores - Listas.
Lógica de programação Estruturas de seleção Estruturas de repetição Sub-Rotinas 1.
Minimização de Funções Booleanas
EDITOR DE PLANILHAS MICROSOFT EXCEL 2010
Prof. Gustavo Fernandes de Lima Descrevendo Circuitos Lógicos Capítulo 3 Parte II.
Disciplina: Circuitos Digitais Curso: Engenharia de Telecomunicações
Subtratores e Comparadores
Tutorial Webnode parte 2 Criando site 1. Ao abrir o editor de imagem, clique em Adicionar imagem para selecionar uma imagem de seu computador ou da galeria.
Circuitos Digitais Prof. Marcio Cunha
Algoritmos Grupos de Slides No 3. Prof. SIMÃO Estrutura de decisão composta "se senão" if else end Feito por Prof. Jean Marcelo SIMÃO e revisado por Prof.
Banco de Registradores e ALU
Instruções de Acesso à Memória e de Desvio Condicional
Prof. Alberto F. De Souza LCAD/DI/UFES
Instruções de Acesso à Memória e de Desvio Condicional
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal do Espírito Santo - UFES Laboratório de Computação de Alto Desempenho - LCAD Banco de Registradores e ALU Prof. Alberto F. De Souza LCAD/DI/UFES Apresentação baseada em:

Banco de Registradores e ALU Os componentes ao abaixo podem ser usados para compor a parte do datapath de um processador MIPS responsável por implementar a maioria das instruções lógicas e aritméticas –add, sub, and, or, xor, etc. 2

Banco de Registradores Vamos implementar uma versão preliminar do banco de registradores Ele contém 32 registradores de 32 bits Dois deles podem ser lidos simultaneamente Um pode ser escrito $0 sempre é lido como zero 3

Logisim – Subcircuitos 4 No Logisim, um circuito menor que seja usado em outro maior é chamado de subcircuito Cada projeto Logisim é realmente uma biblioteca de circuitos e subcircuitos Em sua forma mais simples, cada projeto terá um único circuito (chamado "Principal" por padrão) Mas é fácil adicionar mais: basta selecionar Adicionar Circuito... a partir do menu Project, e digitar qualquer nome Você poderá reaproveitar, então, o novo circuito que criar Vamos criar o circuito “Registers” Para projetar nosso Registers vamos precisar usar cabos e distribuidores

Logisim – Para Criar Cabos 5 No Logisim, cada entrada e saída em cada componente de um circuito tem uma largura de bits associada a ela Muitas vezes a largura de bits será 1 Mas muitos dos componentes predefinidos do Logisim incluem atributos cujas as larguras de bits de suas entradas e saídas poderão ser escolhidas Você pode conectar com fios dois componentes com larguras de bits iguais. Mas, se um fio conectar dois componentes que exijam larguras diferentes, o Logisim irá reclamar que são "larguras incompatíveis“ Para conexões de um único bit, é possível ver o valor no fio. Mas conexões multi-bit devem ser examinadas clicando com a ferramenta Testar (Poke)

Logisim – Distribuidores ( Splitters ) 6 Quando você trabalha com valores multi-bit, muitas vezes poderá querer rotear bits em direções diferentes A ferramenta Distribuidor (Splitter) da biblioteca Base ( ) lhe permitirá fazer isso. A chave para o entendimento dos distribuidores são seus atributos –Direção (Facing): posição relativa das terminações –Distribuição (Fan Out) especificará quantas terminações –Largura em Bits à Entrada (Bit Width In) especificará a quantidade de bits combinados

Registers 7 Vamos adicionar 32 registradores de 32 bits (lembre-se que o $0 sempre contém zero) Precisamos de dois multiplexadores de saída, um para cada saída Read data E um demultiplexador para o Write register

ALU Vamos implementar uma versão preliminar da ALU: –Crie um subcircuito chamado ALU Vamos fazer uma ALU de 32 bits capaz de somar, subtrair, e fazer as operações lógicas and, or e nor (!($2 | $3)) Ela deve também computar um bit de Zero, que terá nível lógico 1 quando todos os 32 bits de ALUresult forem iguais a zero 8

Trabalho 02 9 Implementar o circuito abaixo de parte do datapath de um processador MIPS usando o Logisim (FAÇA SEU TRABALHO USANDO A VESÃO DO LOGISIM) Instruction é uma instrução lógica ou aritmética MIPS (ligue os bits de acordo com instruções deste formato de instrução) Os trabalhos podem ser feitos em grupos de até 3 alunos e devem ser enviados para O deve conter o nome completo dos alunos componentes do grupo