6º GBM - Nova Friburgo - Setembro 2011

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rios Poluídos Os rios são fonte de vida. Desde a Antigüidade, suas águas são essenciais para que as pessoas possam viver, bebendo, banhando-se, navegando,
Advertisements

Prefeitura Municipal de Curitiba Secretaria Municipal da Educação III Miniconferência sobre Biodiversidade Aquecimento Global e Exploração dos Recursos.
DIA ESTADUAL DE REDUÇÃO DE DESASTRES
Tutorial da fossa bioséptica para área de várzea
DEFESA CIVIL - ES Noções Básicas Sobre Avaliação de Risco Geológico
2010 A Rede Globo fez um levantamento em várias capitais do País para verificar qual a quantidade de lixo jogado em suas vias públicas. O programa.
Slides/automáticos...aguarde
Quem responde 10 vezes "sim"? O teste para os profissionais da escada!
Meio Ambiente Vera Cristina Ramos.
Você foi escolhido!.
Oi Bailarina, tudo bem?. Oi Bailarina, tudo bem?
O Que é são Riscos ?.
Fragmentos do livro de Carlos Costa “Time is flowing in the middle oft the night.”Tennyson. (O tempo corre no meio da noite) Carlos Costa.
I) SOLTEIROS (25 minutos) 1) Tem gente que diz que eu escolho demais, mas eu quero o melhor e tenho meus critérios, estou errado?
Correção da tarefa de História – 6º ano p. 60 PAULA GRACIELE CARNEIRO.
AÇÃO EDUCACIONAL DE DESCARTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS: PROJETO CARROCEIRO CIDADÃO Mauro Lúcio Salmente Autor do projeto.
Do campo para a cidade Migração: mudança de um lugar para outro dentro do próprio país.
A DENGUE CAUSA FEBRE MUITO ALTA, MANCHAS NO CORPO E DOR NOS OSSOS. NÃO PODEMOS DEIXAR ÁGUA NAS GARRAFAS.
MOSTRA FÍSICA CONTEXTUALIZADA EM CANÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INCIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROGRAMA.
Em função da tragédia ocorrida em janeiro de 2011 no Município de Nova Friburgo e em grande parte da região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, o Corpo.
Sentei em uma varanda, em um dia de verão, bebendo chá gelado enquanto visitava minha mãe. "Nunca esqueça de suas amigas" ela falou, mexendo nos cubos.
Venha agora criançada Venha aqui neste lugar Para você escutar O que agora vou contar.
Professor : Nailton Rodrigues de Castro Disciplina : Prática de Convivência com o Semiárido.
AGENTES DO RELEVO Professor: Jeferson. Forças ou agentes modificadores do relevo Porém, a superfície terrestre sofreu grandes alterações ao longo do tempo.
MOTIVANDO PARA VENCER MOTIVAÇÃO São os Motivos – de Ordem Lógica – Que Nos Levam Por Um Caminho e Não Por Outro; ou Seja, São os Motivos Que Nos Levam.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA SUBPROGRAMA PIBID/FÍSICA MOSTRA FÍSICA CONTEXTUALIZADA.

OBRAS EXECUTADAS INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA GESTÃO RENOVAÇÃO
INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS Professora: Ana Elza Dalla Roza Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT – Campus Sinop – FACET – Engenharia.
T ERRACEAMENTO Professor : Nailton Rodrigues de Castro Disciplina : Prática de Convivência com o semiárido.
Tipo de Costa Arribas baixas praia Arribas Arribas
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2015/1 AULA 8 Monitores: NATALIA GARCIA HUGO BRITO.
Professor: Carlos William Disciplina: Gestão Ambiental Acadêmicos : Amélia Fernanda Jefferson Rodrigo Bertolino João Paulo Alves de Lisbôa Julianna Karine.
Os impactos ambientais e os problemas sociais Dionelma da Conceição Silva Sousa Santarém – Pará Março 2016.
PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA
INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS
To aprendendo a conhecer uma pessoa... como posso conhecer uma outra pessoa, Sem antes a conhecê-la? É um processo lento, mas vale a pena conhecer.
PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA GERÊNCIA DE PLANEJAMENTO E OBRAS DICAS DE ACESSIBILIDADE.
ESPAÇO E FORMA.
Sabe quem está chegando? A família Real de Marte, uma simpática família extra-terrestre. E sabe o que eles acharam de mais intrigante em suas primeiras.
PREFEITURA MUNICIPAL DE IMBITUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA PAES LEME.
Relevo Agentes internos e externos Estrutura Geológica
BOM DIA! Às vezes deixamos de prestar atenção no que está nos acontecendo, nas pessoas que estão cruzando nosso caminho, no que estamos falando, no que.
6º Grupamento de Bombeiros de Nova Friburgo
INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS
PROJETO DE CANAIS Capacitação Tecnológica e Transferência de Tecnologia em Drenagem Urbana FUNDAÇÃO CENTRO TECNOLÓGICO DE HIDRÁULICA Engº José Rodolfo.
. Parada Cardíaca e Transporte de pacientes. Professora, como saber se uma pessoa está com parada cardíaca?
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Linguagem, língua e variação linguística.
Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro Comando de Bombeiros de Área – CBA SERRANA.
CONDUTORES EM EQUILÍBRIO ELETROSTÁTICO Vamos estudar o campo elétrico e o potencial elétrico de uma distribuição de cargas em um condutor em equilíbrio.
Comissão do Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle Senado Federal.
NR 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE.
Eu, tirar minhas marcas de expressão? Qual o por quê de extraí-las, se foram elas que me deram expressão? Limpar da minha vida as tristezas que fizeram.
PREVENÇÃO DE ACIDENTE NOS TRABALHOS EM ALTURA
O Planeta da Vida Na Natureza existe uma grande diversidade de seres vivos que foram aparecendo e desaparecendo ao longo de muitos milhões de anos. Os.
Aula 1 - O que é lugar Aula 1 - O que é lugar Conhecendo e desenhando a Terra.
Isto é realmente fascinante. Transtorna e deslumbra vê-lo desta maneira.
A Estrutura da Terra Prof. Viana. Placas Tectônicas.
1 Margem Alunos curso Técnico de Enfermagem Nilviane; Ana Jéssic; Fernanda; Jéssica; Raquel; Maria de Lourdes; Natália. A importância F iltro do S olar.
Padrões de Projeto Aula 14 – Padrão Abstract Factory.
REPÚBLICA DE ANGOLA GOVERNO DA PROVÍNCIA DO CUANDO CUBANGO DIRECÇÃO PROVINCIAL DA ENERGIA E ÁGUAS.
Quanto aos melhores líderes, as pessoas não percebem sua existência.” Lao Tsu.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Objetivo O projeto Reutilizando + tem como objetivo incentivar as pessoas à reciclar e melhorar a qualidade de vida visando poupar os recursos naturais.
REFÉNS DA GEOGRAFIA DO PREÇO DESATRES NATURAIS E AMBIENTAIS.
Tratamento de Resíduos Lixeiras // Aterros Manuela Cardoso.
Título do Trabalho: Estudo da estabilidade de encostas através de simulações computacionais – Aplicações nos solos de Tubarão. Ciências Exatas e Engenharias.
K4 Riscos e proteção das populações CienTIC 7 Ciências Naturais – 7.º ano.
Olá, hoje vamos aprender como fazer um resgate de emergência. A primeira medida é chamar o Corpo de Bombeiros através do telefone 193.
Olá, hoje vamos aprender como fazer um resgate de emergência. A primeira medida é chamar o Corpo de Bombeiros através do telefone 193.
Transcrição da apresentação:

6º GBM - Nova Friburgo - Setembro 2011 Governo do Estado do Rio de Janeiro PREVENÇÃO CONTRA ESCORREGAMENTO DE ENCOSTAS 6º GBM - Nova Friburgo - Setembro 2011

A região serrana do Rio de Janeiro possui cidades como Nova Friburgo onde parte de sua topografia é constituída de encostas íngremes e um solo rochoso coberto por saibro (argila e areia) que fica protegido por uma camada de terra fértil onde cresce a linda mata que embeleza a região.

Apesar da beleza da região, sua topografia e seu tipo de solo tornam as cidades vulneráveis às tempestades. Esta aula vai ensinar você sobre as medidas preventivas para evitar o escorregamento destas encostas.

Olá! Meu nome é João Brasa e como você pode ver, eu sou um Bombeiro. Hoje vamos aprender como funciona o fluxo da água da chuva no nosso solo. Quando a água é lançada no terreno, ela tem 2 caminhos a seguir: Uma parte entra no terreno e a outra corre pela superfície. A parte que entra no terreno chamamos de infiltração e a quantidade vai depender da porosidade do terreno. Veja o próximo slide!

A água que entra no terreno quer sair em algum lugar. Quando a chuva é muito forte, a quantidade que entra é muito maior que a quantidade que sai. Se sai menos do que entra, então essa água acumulada vai encharcando o terreno até um ponto conhecido como SATURAÇÃO. .

A água que causa a saturação pode causar a erosão. A erosão pode causar desmoronamentos.

Para reduzir o risco de erosão, devem ser instalados bueiros, calhas e outros sistema de drenagem.

Além da chuva, nós também lançamos água no terreno: São chamadas de água servida, como a água da pia e do chuveiro. Veja o próximo slide!

Outro problema que causa infiltração é a obstrução das calhas urbanas e bueiros.

Será que isto não está acontecendo onde você mora? Você sabe como evitar?

As águas servidas devem ser coletadas através da rede de esgotos As águas servidas devem ser coletadas através da rede de esgotos. Nunca jogue água servida no ambiente.

Se não houver rede de esgotos, deve ser instalada uma fossa com filtro e sumidouro. A distância entre a fossa e o banheiro é de 4 metros.

Agora vamos aprender outras situações que podem causar escorregamentos.

Existem pessoas que jogam lixo nas encostas. Veja o próximo slide.

O que devemos fazer?

Jogue lixo na lixeira. Se não existir coleta regular de lixo, exija da Prefeitura. Cuide de sua comunidade. Mantenha limpas as descidas de água, escadarias e outras obras de drenagem

Agora vamos falar de uma prática que é responsável por vários acidentes. O corte das encostas. Não permita que se corte uma encosta sem a orientação técnica. VEJA O PRÓXIMO SLIDE!

ESTA É A MANEIRA CORRETA DE SE CONSTRUIR UM MURO DE ARRIMO. Drenagem para escoamento da água que penetra no solo Amarras fixadas na rocha

COMO FUNCIONAM OS MUROS DE ARRIMO Todo muro de arrimo, para funcionar direito, precisa que seja construído entre ele e o terreno, um FILTRO. O filtro tem como função aliviar a pressão neutra (a pressão da água) sobre o muro. Sem o filtro, a água existente dentro do terreno tende a derrubar o muro. Com o filtro, a água é drenada e o muro fica livre da pressão da água.

MURO DE ARRIMO CONSTRUÍDO SEM FILTRO E SEM DRENAGEM

Você conhece um lugar assim?

Veja as canalizações de drenagem! O certo é fazer assim? Grama de cobertura Veja as canalizações de drenagem!

Além de realizar uma inclinação na encosta, devemos cobri-la com vegetação adequada Qual é a vegetação adequada?

Devemos plantar: Grama batatáis, amendoim; Capim vertiver ou outras gramíneas.

A bananeira e o coqueiro são proibidos em encostas pois aumentam o risco de erosão.

Uma encosta sem proteção é um risco para você, sua família e toda a sociedade.

Agora que você aprendeu o que deve ser feito, vamos a um pequeno teste.

Deve ser construído por profissionais e possuir filtro e drenagem. O que devemos fazer para que um muro de arrimo possa resistir as chuvas? Deve ser construído por profissionais e possuir filtro e drenagem.

Que tipo de planta não devemos colocar nas encostas? Não devemos plantar bananeiras nem coqueiro nas encostas pois eles deixam o solo mais frágil.

Como podemos reduzir o risco de queda de uma encosta? Podemos construir muros de arrimo; Fazer o corte do talude em diagonal com degraus de abatimento; Plantar gramas que protejam o solo; Construir canaletas, calhas e outros sistemas de drenagem .

Finalmente, qual é o melhor tipo de plantação para uma encosta? Devemos plantar grama. As melhores são: Grama batatais Amendoim Grama vertiver 33

Corpo de Bombeiros – 6º GBM REALIZAÇÃO Corpo de Bombeiros – 6º GBM Agora que você já sabe o que fazer, lembre-se que o telefone de emergência da Defesa Civil é 199 e o do Corpo de Bombeiros é 193. 6º GBM – NOVA FRIBURGO 2533 0298 / 2533 5743 www.6gbm.cbmerj.rj.gov.br gbm06@cbmerj.rj.gov.br