Ofício de Vigília.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1º DOMINGO DA QUARESMA - A
Advertisements

Oração Eucarística VI-C
Oração Eucarística VI - B
Oração Eucarística V Senhor, vós que sempre quisestes ficar muito perto de nós, vivendo conosco no Cristo,
Preparando para a Páscoa do Senhor!
EUCARISTIA = ACÇÃO de GRAÇAS
encontro pessoal e comunitário com Jesus
CURSILHO 2 DIAS.
Oração Eucarística V I- A
MISSA.
Vida Nova.
CRISMA 2012 Romualdo Caetano Catequista.
Vigília Pascal.
ENCONTRO DAS EQUIPES DE CELEBRAÇÃO
A Comunidade.
A VIDA venceu a morte.
O dia do senhor ressuscitado
Que a Páscoa aconteça....
O ANO LITÚRGICO..
Cores Litúrgicas; Ano Litúrgico;
Domingo, o Coração fala ao coração
A luz de Cristo.
Símbolos da Páscoa.
Semana Santa.
"Amou-os até o fim".
Como orientar as Catequeses da Fé?
TEMPO LITURGICO. TEMPO LITURGICO Ano litúrgico ou calendário litúrgico é o ciclo das celebrações litúrgicas durante o ano da igreja cristã que determina.
NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
Site: Blog: Twitter: tesouroescondid Novas.
Sobre a Ressurreição de Cristo
MEU DOMINGO MEU DOMINGO O Evangelho dominical animado em slides.
A Comunidade.
A Comunidade.
Liturgia – 2011.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - A
CRISTO RESSUSCITOU, ALELUIA!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
Elementos para viver a Quaresma: fé autêntica, conversão
DOMINGO DA RESSURREIÇÃO
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
PROCLAMAÇÃO DA PÁSCOA.
TOD A AUTORIDADE FOI DADA A MIM NO CÉU E SOB A TERRA.
Monjas de S. Bento de Montserrat Para SEMPRE Os sons de “ A ETERNIDADE ” de Vangelis convidam-nos a meditar na VIDA que não ACABA.
(*cf. I Coríntios 15,17) Meu irmão, minha irmã, Você sabia que a Igreja celebra a Páscoa durante 50 dias? Meu irmão, minha irmã, Você sabia que a Igreja.
A ressurreição de Jesus, é conseqüência de uma vida gasta em fazer o bem. Libertar aqueles que estão presos em seu interior. Disse Jesus: “Eu Sou a.
«Vimos o Senhor»..
Santa Rita de Cássia Área Missionária
A Comunidade A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA, e nos convida a viver a fé em Cristo.
Caríssimos, Estamos novamente no Tempo Comum, dentro do Ano Litúrgico. Neste Tempo, “comemora-se o próprio mistério de Cristo em sua plenitude, principalmente.
UM NOVO TEMPO.
Olhando para o Céu Ascensão.
FELIZ PÁSCOA Ressuscitei e estou com você...
PRIMEIRAS FESTAS Deuteronômio PÁSCOA: CELEBRAMOS A SALVAÇÃO DE DEUS O Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, foi morto em nosso lugar.
CATEQUESE COM ADULTO.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
SOMOS+ DESENVOLVIMENTO 2 - Identificar as sessões mais propícias para desenvolver o tema da caridade; 3 - Trabalho de Grupos: Sugestões de gestão de períodos.
A ressurreição e a ascensão de Cristo ao céu 15 ALTDORFER, Albrecht A ressurreição de Cristo c Kunsthistorisches Museum, Viena.
Começo de conversa... “Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas,
A vida é liturgia. A vida é liturgia… Quando as pessoas trabalham para ganhar a vida e para melhorar o mundo, estão continuando o ato de amor pelo qual.
OBJECTIVOS GERAIS DA ETAPA
Tempo Pascal. Os 50 dias entre o domingo da Ressurreição e o domingo de Pentecostes, É o tempo da alegria e da exultação, um só dia de festa, "um grande.
Símbolos e Ministérios no ODC no ODC. Símbolos e ministérios Sabemos o quanto o espaço bem arrumado e harmonioso é decisivo para o bom êxito de uma celebração.
A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA. A sua missão consiste em revelar aos homens.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Transcrição da apresentação:

Ofício de Vigília

Ofício de Vigília A Vigília foi o primeiro tipo de oração das Igrejas cristãs. As comunidades se reuniam durante a noite de sábado para domingo e aí celebravam a eucaristia. As festas populares começavam na véspera.

Essa importância da Vigília na tradição cristã e nas religiões populares nos leva a valorizar o ofício da Vigília. Nos sábados e, especialmente na véspera das festas maiores, somos convidados a nos reunira à noite para uma celebração festiva, sinal da expectativa do Reino.

O ODC destaca o Ofício de Vigília no inicio do domingo (sábado à noite) e das festas, resgatando a forma exemplar a antiga tradição das vigílias ocasionais e da Vigília Pascal, ressaltando a dimensão pascal de cada domingo.

Tendo a mesma estrutura do Ofício da Tarde, a vigília, celebrada à noite, começa no escuro, em silêncio, às vezes com um refrão meditativo, que ajuda a assembléia a entrar em oração com Jesus que passou pela noite escura e venceu a morte pela ressurreição.

Incorporou na abertura o rito da luz, rito antigo que dava as boas-vindas à luz no inicio da noite e reconhecia na chama da lâmpada o sinal do Cristo ressuscitado.

“MESMO AS TREVAS, NÃO SÃO TREVAS PARA TI, A NOITE É LUMINOSA COMO O DIA”

O Hino “Luz radiante, luz da alegria...” (séc. III) faz referência ao mistério da luz que vence as trevas, Jesus Cristo. Segue o salmo, evangelho da festa ou um dos evangelhos da ressurreição, precedido da aclamação:

Cântico de Maria ou de Simeão (de preferência); preces e a benção Cântico de Maria ou de Simeão (de preferência); preces e a benção. Tudo leva em conta o sentido pascal do domingo e expressa a alegria da vida nova, dom da Páscoa de Jesus.

COMPROMETENDO-SE NA RENOVAÇÃO DO MUNDO À LUZ DO PLANO DE DEUS. SOMOS CHAMADOS A SER “SENTINELAS DA MANHÔ, COMPROMETENDO-SE NA RENOVAÇÃO DO MUNDO À LUZ DO PLANO DE DEUS. DA 443

Para as nossas comunidades que vivem a fé enfrentando tantas situações de escuridão, a vigília é um sinal de que acreditamos na força da vida sobre a morte...

Justamente porque faz escuro é que acendemos a luz, expressa nossa confiança de que a luz irromperá tão certa como a aurora. O Ofício de Vigília expressa a esperança das comunidades em um Novo Mundo possível...

Montagem: Renato,SJ.