Prática Guiada Aplicação Funcionamento da Língua FICHA DE PRÁTICA NOME

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GRAU DO SUBSTANTIVO Que casa grande! aumentativo analítico
Advertisements

O sapo estava sentado à beira do rio. Sentia- se esquisito. Não sabia se estava contente ou se estava triste.
História da Carochinha.
Os Sinais de Pontuação Olá amiguinhos!.
ADJETIVOS.
Introdução Indicativo Conjuntivo Condicional VERBOS Imperativo
Eu :) Sou um pouco de tudo sou atleta,sou palhaço e muitas outras fantasias isso começou quando entrei em um novo colégio o Otavio rosa q antes eu estudava.
SER CRIANÇA!.
Trabalho para a disciplina de Moral
EB1 \JI DE VILARINHO PROJECTO “BAÚ DE GRAMATICA4”
O EGA chega à Escola.
Língua Portuguesa Nome : ______________________________________
- Quando for grande quero ser maçã!
A EQUIPA COMPREENSÃO.
Leitura e Interpretação
Jardim de Infância de Igrejinha Agrupamento de Escolas de Arraiolos
Adjetivos.
Animação da Leitura HORA DO CONTO.
Advérbio?! Advérbio de afirmação e advérbio de negação?
Sei lá… Vamos descobrir…
DESCRIÇÃO DE PERSONAGENS
Eufrásia Bica.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Brincando Olá! Bem-vindos ao jogo.
alegre estudiosa bonita simpática brincalhona delicada sadia
Nova Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário
“AVÓS SÃO O MÁXIMO !".
"Seu namorado faz direito? Vem cá que eu faço".
TORRADAS QUEIMADAS... CLICAR.
Língua Portuguesa Adjetivo.
Luis Filipe Silva Borges Professora: Lilian 3ºIntegral
Feliz dia dos pais ! Turma 105.
Diálogos, 5.º ano, Porto Editora
CLASSE GRAMATICAL Nome (substantivo).
Olá meninos. Eu sou a formiga Rabina e sou muito trabalhadora.
Trabalho feito por: Ana Santos nº2 5ºA
(Francês Rodrigo Pinto)
Flexão dos Adjetivos Gênero: Carro bonito / cadeira bonita.
TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA
NOME: ANO: TURMA: PROFESSORA: DATA:
PROJETO PEQUENOS LITRATOS
Os adjectivos 2º ano Agrupamento de Escolas Elias Garcia
peixe O meu animal preferido André O meu animal preferido é o peixe.
A CASTANHA CAROLINA.
COITADO DO PROCESSADOR!!
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Elementos da oração Funções sintácticas
Sou Uma Poetisa.
Determinantes Subclasses.
• O complemento indireto
Era uma vez um rapaz que vivia numa casa branca.
SUBSTANTIVOS COLETIVOS
É BOM SER CRIANÇA   Ser criança é respeitar as pessoas, a mãe e o pai. É comer tudo para crescer saudável. Cristiano Ser criança é muito importante porque.
Menina menino Ler e escrever Clica para avançar sapato uva.
TORRADAS QUEIMADAS... CLICAR.
O adjetivo Classes e flexão.
Era uma vez uma menina ajuizada. Chamava-se Menina Vírgula
Se tu visses o que eu vejo da janela do meu quarto
Tecnologias da Informação e Comunicação 4.º ano - Vimieiro.
Avós Perguntaram a uma menina de nove anos o que ela gostaria de ser quando crescesse. Ela respondeu: - Eu gostaria de ser avó! Ao ser interrogada sobre.
9º Ano LPO 2008/ sujeito sujeitoFundamentais predicado predicado Simples Composto Indeterminado Subentendido Inexistente Verbal Nominal Predicativo.
FICHA DE AVALIAÇÃO GRAMATICAL
Funcionamento da Língua FICHA DE PRÁTICA
Língua Portuguesa I Um rato na máquina de café
Língua Portuguesa Eu chamo-me Verão Interpretação do Texto
Avaliação do mês de __________________
Ficha Final de Funcionamento da Língua
A BRINCADEIRA DAS LETRAS Uma história criada por Maria Jesus Sousa (Juca) com imagens retiradas de
A Metáfora Sabes como se constrói?.
Transcrição da apresentação:

Prática Guiada Aplicação Funcionamento da Língua FICHA DE PRÁTICA NOME DATA Prática Guiada Aplicação 1 – Legenda as imagens com as palavras do quadro. 1 – Nomeia os grupos indicados pelos nomes colectivos. ● junta ● magote ● esquadrilha multidão : ____________________________ alcateia : ____________________________ bando : _____________________________ cáfila : ______________________________ cardume : ____________________________ enxame : ____________________________ frota : _______________________________ sobral : ______________________________ souto : _______________________________ equipa : ______________________________ magote : _____________________________ 2 – Liga cada nome colectivo ao seu significado. nomes colectivos grupo 2 – Resolve a pilha de palavras com os nomes colectivos indicados. pinhal alunos junta cães 1. grupo de lobos 3. grupo de camelos 5. grupo de peixes 7. grupo de militares 9. grupo de aves 2. grupo de barcos 4. grupo de ovelhas 6. grupo de cães 8. grupo de porcos 10. grupo de sobreiros vara castanheiros matilha bois arvoredo pinheiros turma porcos souto soldados 1. 2. exército árvores 3. armada navios 4. 5. 3 – Inventa uma frase usando os nomes colectivos do quadro. 6. 7. ● equipa ● cardume 8. 9. 10.

Prática Guiada Aplicação Funcionamento da Língua FICHA DE PRÁTICA NOME DATA Prática Guiada Aplicação 1 – Responde: 1 – Sublinha as palavras que não são determinantes artigos. Quando é que usamos os determinantes artigos o, os, a, as ? uma aquele ela este o meu as nosso uma 2 – Completa as frases com os determinantes artigos definidos o, os, a, as. Quando não sabemos de qual pessoa, animal ou coisa estamos a falar, que determinantes artigos usamos ? O ___ Paulo comeu um gelado. ___ flor cresce no jardim. ___ carro anda depressa. ___ Luís joga à bola. ___ casas são brancas. 2 – Completa as frases. Usa os determinantes artigos mais adequados. 3 – Escreve um nome para cada um dos determinantes artigos dados. _____ meninos sabem o que querem. _____ homens já vieram do rally. _____ Paula comprou uma boneca. _____ horas passam depressa. _____ António é bom rapaz. Um ______________________________ Uma _____________________________ Uns ______________________________ Umas _____________________________ A ________________________________ 3 – Completa o texto. Usa todos os determinantes artigos. 4 – Escreve frases em que entrem cada um dos seguintes determinantes artigos : ● um ● as ● os ● uma ● uns Numa escola, ___ professora manda ____ alunos fazer ____ composição sobre ____ família pobre. ____ filha de ____ ricaço começou assim : «Era ____ vez, ____ família pobre. ____ pai era pobre, ____ mãe era pobre, ____ filhos eram pobres, ____ jardineiro era pobre, ____ cozinheira era pobre, ____ motorista era pobre. Eram todos pobres.»

Prática Guiada Aplicação Funcionamento da Língua FICHA DE PRÁTICA NOME DATA Prática Guiada Aplicação 1 – Sublinha os adjectivos que estão no grau normal. 1 – Sublinha os adjectivos que estão no grau normal. pequeníssimo altérrimo verde bonito verdíssimo alto A Gramática é bonita. Os exercícios são fáceis. Uns são muito fáceis, outros são mais difíceis. 2 – Observa os três meninos. 2 – Completa as frases com adjectivos no grau normal. A Soraia é _________________________ O Joaquim é _______________________ 3 – Escreve uma frase para cada um dos seguintes adjectivos, no grau normal : João Mariana André Completa as frases com adjectivos no grau normal. amarelo Eu tenho um caderno amarelo. pequeno O João tem uma camisola ____________. A Mariana tem uma camisola __________. O André tem uns óculos ______________. Os três amigos são __________________. cansado grande 3 – Indica os adjectivos que estão no grau normal. 4 – Modifica os adjectivos das seguintes frases para o grau normal. - Queria uma cama forte, resistente e bem acabada. - Mas… o senhor nem sequer é gordo! - É verdade. Mas tenho um sono pesado. O José é altíssimo. O José é alto. A cama é duríssima. O Nuno é pontualíssimo.

Prática Guiada Aplicação Funcionamento da Língua FICHA DE PRÁTICA NOME DATA Prática Guiada Aplicação 1 – Sublinha as frases que têm adjectivos no grau comparativo de superioridade. 1 – Indica em que grau é que está cada um dos adjectivos destacados. O Miguel é tão alto como o António. grau comparativo de igualdade O Bruno é mais alto que o Jorge. A Judite é menos magra que a Graça. O Miguel é mais bonito que o Carlos. A mota é mais rápido que a bicicleta. A Marisa é menos gorda que a Ana. O camião é mais largo que o automóvel. 2 – Inventa uma frase para cada um dos adjectivos do quadro, usando o grau comparativo de igualdade. A praia é tão saudável como o campo. ● simpático ● triste ● lento ● fácil Ninguém consegue ser tão simpática como a Carolina. 2 – Completa as frases : O Marco é __________________________ que o Vasco. A Beatriz é tão ______________________ como a Florbela. A Antónia é menos ___________________ que o Ruben. 3 – Inventa uma frase para cada um dos adjectivos do quadro, no grau comparativo à tua escolha : 3 – Passa os adjectivos das frases para o grau comparativo de inferioridade. ● pequeno ● engraçado ● branco ● bondoso O cão é mais esperto que o rato. O cão é tão pequeno como o gato. A Inês é mais alta que a Catarina. O chocolate é melhor que a sopa.

Prática Guiada Aplicação Funcionamento da Língua FICHA DE PRÁTICA NOME DATA Prática Guiada Aplicação 1 – Quando é que se utiliza o grau superlativo ? 1 – Sublinha os adjectivos que estão no grau superlativo. O Manuel é altíssimo. A cama é muito dura. O cão é pequeno. O João é gordo. Os exercícios são muito fáceis. O preto é a cor mais escura. 2 – Sublinha os adjectivos que estejam no grau superlativo. O Ambrósio é pequeníssimo. O carro é rápido. A rosa é a planta mais bonita. O sapo é verde. A mesa é muito cara. 2 – Passa os adjectivos seguintes para o grau superlativo. estreito : _estreitíssimo________________ lento : _____________________________ difícil : _____________________________ rápido : ____________________________ 3 – Completa as frases com adjectivos no grau superlativo. O André é __________________________ A Sofia está _________________________ 3 – Sublinha o adjectivo e reescreve as frases colocando o adjectivo no grau superlativo. 4 – Escreve o grau superlativo de cada um dos seguintes adjectivos : O meu carro é grande. O meu carro é muito grande. Eu sou alto. gordo : _muito gordo_________________ pequeno : __________________________ bom : _____________________________ magro : ____________________________ velho : _____________________________ Tu és gordo. A baleia é grande. 5 – Inventa três frases que tenham adjectivos no grau superlativo. 4 – Inventa uma frase com um adjectivo no grau superlativo.